Magistrado diz à Folha que decisão de Moro foi “ato de força”

marco-aurelio2

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello fez críticas contundentes à decisão do juiz Sergio Moro de conduzir coercitivamente o ex-presidente Lula para depoimento.

“Condução coercitiva? O que é isso? Eu não compreendi. Só se conduz coercitivamente, ou, como se dizia antigamente, debaixo de vara, o cidadão de resiste e não comparece para depor. E o Lula não foi intimado”, afirma ele.

 O ministro diz que “precisamos colocar os pingos nos ‘is’. Vamos consertar o Brasil. Mas não vamos atropelar. O atropelamento não conduz a coisa alguma. Só gera incerteza jurídica para todos os cidadãos. Amanhã constroem um paredão na praça dos Três Poderes.”

A Folha conversou com outro magistrado do STF que concorda com a opinião de Mello, embora prefira não se manifestar publicamente.

Mello ironiza o argumento de Moro e dos procuradores de que a medida foi tomada para assegurar a segurança de Lula.

“Será que ele [Lula] queria essa proteção? Eu acredito que na verdade esse argumento foi dado para justificar um ato de força”, segue o magistrado. “Isso implica em retrocesso, e não em avanço.”

Veja a íntegra da matéria de Monica Bergamo na Folha, para assinantes e leitores cadastrados.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

5 comentários em “Magistrado diz à Folha que decisão de Moro foi “ato de força””

  1. Opaaaaaaaaaa! O nobre Ministro não teve a mesma indignação quando vários investigados da Lava Jato foram conduzidos coercitivamente em outras fases da mesma operação! A lembrar a mulher do Vaccari senhora Giselda Rousie de Lima e mais recentemente, precisamente dia 26/02 passou pelo mesmo procedimento o senhor José Francisco das Neves o vulgo Juquinha da Valec. Será que eles foram perguntados se queriam ser conduzidos a força a depor? Estou cansado desses safados de conta maior se acharem os reis da cocada preta! Marco Aurélio vai procurar uma…

  2. LULA diz que é mais honesto que o juiz Sérgio Moro…
    KKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!

  3. Os bacanas que escreveram os comentários acima certamente nunca viveram no Brasil ou se vivem nunca ouviram falar o que a gangue do PSDB fez nos oito anos que esteve no poder, roubando o pais e pegando dinheiro do FMI para pagar as despesas correntes. Se eles se lembram disso deve ter achado tudo maravilha. Na verdade não sabem é de nada.
    A operação Lava Jato é uma batalha de Mo(u)ro contra Cristãos !!!!!!!!

  4. “LEI COMPLEMENTAR Nº 35, DE 14 DE MARÇO DE 1979
    Dispõe sobre a Lei Orgânica da Magistratura Nacional.
    […]
    TÍTULO III
    Da Disciplina Judiciária
    CAPÍTULO I
    Dos Deveres do Magistrado

    Art. 36 – É vedado ao magistrado:
    […]
    III – manifestar, por qualquer meio de comunicação, opinião sobre processo pendente de julgamento, seu ou de outrem, ou juízo depreciativo sobre despachos, votos ou sentenças, de órgãos judiciais, ressalvada a crítica nos autos e em obras técnicas ou no exercício do magistério.”

    Ou seja… O excelentíssimo senhor doutor ministro irá responder à processo disciplinar por sua opinião ofertada em veículo de publicação periódica?

  5. Não seria o caso da condução Coercitiva ser para evitar violação dos indícios, visto que no mesmo ato o foi feitos mandados de busca e apreensão?

Deixe um comentário