Pular para o conteúdo

Disputa comercial EUA x China pode ajudar produtores agropecuários brasileiros

09/03/2018

A par das perdas com a exportação de aço para os EUA – 30% de nossa produção – e de minério de ferro para a China o Brasil poderá lucrar com um eventual veto dos chineses à importação de produtos agrícolas nos Estados Unidos.

Os ianques são grandes fornecedores de soja e milho para a China, justamente para equilibrar a balança com as compras de aço.

A saída do circuito do EUA poderia significar melhores cotações da soja e até do milho aos produtores do Brasil, com o aumento da demanda.

Afinal, os chineses, mesmo sendo grandes produtores de milho (209 milhões de toneladas) e até de soja precisam criar porcos e galinhas para alimentar 1.3 bilhão de pessoas. 

Melhor ainda seria o incremento da exportação de carne de porco (mais de 15% do total exportado) e de frango (34,3 mil toneladas em janeiro/18) para a China, que gera empregos e agrega valor à nossa produção de milho e soja.

Precisamos disto, haja vista o caso da Petrobras – leia-se Pedro Parente – ter decidido fechar estaleiros brasileiros para construir plataformas petrolíferas na China. Só um estaleiro no porto de Rio Grande(RS) dispensou 25 mil trabalhadores.

No comments yet

Deixe um comentário