Chove até junho no Matopiba, garante climatologista.
29/12/2019
O climatologista Luiz Carlos Molion garantiu, em entrevista ao portal Notícias Agrícolas, que o periodo de chuvaradas, que começa a entrar agora em janeiro sobre todo o Brasil, deverá se prolongar até junho, garantindo assim as lavouras de 2.o ciclo (safrinha). O prognóstico vale, inclusive, para o Matopiba.
Por outro lado, os estudos de Molion começam a antever a formação de um El Niño para a safra 2020/2021. O climatologista diz que ainda a formação desse fenômeno climático será por enquanto de fraca atuação. (lembrado que o El Niño tem como característica trazer mais chuvas para Sul do País, cortando as precipitações para as regiões Nordeste e Matopiba).
Na opinião de LCMolion, o ano de 2020 tende a repetir a performance do ano de 2016, quando as chuvas entraram mais tarde mas também se mantiveram por mais tempo.
Alternativas para o Matopiba
Se garantirmos a safra do algodão e uma safra de milho ou sorgo nas áreas ainda não plantadas ainda teremos uma safra significativa no Matopiba. Outra alternativa é plantar uma variedade de soja de ciclo mais longo possível para que o amadurecimento ocorra em final de abril.
Nesta latitude de 12 graus em que está situado o Município de Luís Eduardo Magalhães, os dias tendem a ficar menores que no Rio Grande do Sul, por exemplo, prejudicando o crescimento da soja pelo fotoperíodo menor.
Em contrapartida o Mato Grosso já iniciou a colheita de soja precoce, com rendimentos semelhantes ou melhores do que aqueles da safra anterior.
Veja no vídeo imagens da safra de 2018 no Matopiba:
No comments yet