Pular para o conteúdo

Amapá amanhece com 50% da energia elétrica necessária

18/11/2020

Tempestade deu início ao blackout em 3 de novembro, há 15 dias.

Do Poder360

A CEA (Companha de Eletricidade do Amapá) disse que já foi restabelecida metade da energia no Estado após a interrupção no fornecimento no Estado, na noite de 3ª feira (17.nov.2020).

A queda ocorreu por volta das 21h e o restabelecimento do serviço começou a ser realizado uma hora depois. É o 2º apagão no Estado em duas semanas.

Em contato com o Poder360, a CEA informou que o problema foi causado por uma sobrecarga no único transformador em funcionamento no Estado.

Em nota divulgada por volta das 23h de 3ª feira (17.nov), a empresa disse ainda que “após o restabelecimento, já inseriu no sistema 97 megawatts de carga que corresponde à metade da energia que estava anteriormente disponível”.

“Por questões de segurança este procedimento é feito com inserção de carga de forma gradativa”, diz o comunicado.

O novo apagão no Amapá decorre de sobrecarga no único transformador que está em operação, já que os outros 2 existentes na subestação de Macapá foram danificados durante incêndio em 3 de novembro. Desde então, o Estado enfrenta crise de abastecimento, com famílias e empresas sendo atendidas em esquema de rodízio.

Na 2ª feira (16.nov.2020), antes da 2ª interrupção no fornecimento, o Ministério de Minas e Energia informou que o transformador necessário para normalização dos serviços só deveria funcionar em 26 de novembro.

Pelo Twitter, a pasta informou que o equipamento –que pesa 100 toneladas –está sendo transportado de Laranjal do Pari, no Amapá, para Macapá, capital do Estado. A expectativa de chegada é “nos próximos dias” e de “energização até 26 de novembro”.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: