Pular para o conteúdo

Barreiras: pintor Igor Arantes desenvolve oficina em escola estadual

12/06/2022

A pintura conceitual inspiradas na linha estética moderna e contemporânea é o tema característico das obras do pintor barreirense Igor Arantes, que nesta sexta-feira, 10 de junho desenvolveu uma oficina para os estudantes de educação integral do Colégio Democrático Estadual Marcos Freire em Barreiras.

A perspectiva de abordagem e estratégia faz parte do processo de ensino-aprendizagem, que teve início nas aulas de Artes do primeiro trimestre letivo, com o estudo das Vanguardas Européias e a Semana de Arte Moderna, e a oficina faz parte do processo.

Para a professora de artes, “A manifestação artística pode ser realizada em diversas formas, como música, dança, poesia, pintura, entre outros. Elementos que agregam de maneira veemente na vida das pessoas. Com isso, a escola deve utilizar a arte como meio de aprendizagem. Vale lembrar ainda, que a Arte desperta e é um meio de expressar sentimentos, imaginação e criação. A proposta em pauta é a Cultura e a expressão livre da produção artística. Os estudantes estão e ficam super empolgados com este tipo de atividade”. Conclui Zauri Almeida, professora de artes.

A escolha do estilo conceitual de Igor, insere no contexto das abordagens interdisciplinares trabalhadas nos componentes curriculares que busca resgatar as temáticas com os elementos resultantes da arte moderna e contemporânea, aprimorando processos artísticos pouco reconhecidos na estética clássica e conservadora.

A oficina é resultado do esforço coletivo e integrado dos professores Adalto, Carla e Renata e contou com apoio da gestão e coordenação pedagógica da instituição escolar.

Para Igor Arantes “oficinas dessa natureza contribui para fortalecer a dimensão da arte e os valores culturais do nosso país, valorizando sempre as nossas expressões.” conclui.

As produções dos estudantes durante a oficina do pintor, além da exposição na escola, integram a seleção de obras do Projeto AVE – Amostra de Arte Visuais Estudantis, promovido pela Secretaria de Educação do estado da Bahia e serão avaliadas na etapa territorial.

Cinco produções estudantis foram selecionadas para a próxima fase e receberam aplausos dos colegas e da equipe escolar: 1° lugar – Bruno Rocha, 2° lugar – Ariadne Larissa, 3° lugar – Rhana Gabriele, 4° lugar – José Armando, 5° lugar – Clailton Oliveira.

Um pouco da trajetória de Igor Arantes

Natural de Rio Verde-Goiás, reside em Barreiras há seis anos.
Desde os dez anos de idade se identifica com as artes plásticas e desde então já fazia pequenos registros em desenho e consequentemente a pintura em tela. Iniciou uma formação em teatro na adolescência que durou até os 17 anos de idade. Quando começou seu contato com outras linguagens artísticas, como: muralismo e o grafite. Atualmente atua como professor de Arte e História da Arte em duas escolas privadas, com formação em Artes Visuais, utiliza a arte em tudo na sua vida e suas obras bem reconhecimento público.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: