Pular para o conteúdo

Lula e ACM Neto lideram pesquisa por extensa margem na Bahia.

15/07/2022

Lula comemora Independência da Bahia, mas conversa com PSB sobre chapa em SP

Segundo a Pesquisa Genial/ Quaest, o ex-prefeito ACM Neto (União) é favorito ao governo da Bahia, com 61% das intenções de voto. Jerônimo Rodrigues (PT) aparece em segundo lugar, com 11%, seguido de João Roma (PL), com 6%. Kleber Rosa (PSOL) tem 1% e Giovani Damico (PCB) não pontuou.

Na disputa para o Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está 43 pontos a frente do presidente Jair Bolsonaro. Se a disputa fosse hoje, Lula teria 62% dos votos contra 19% de Bolsonaro. Ciro Gomes está com 5%; André Janones (Avante), com 2%; Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PCO), com 1%. Os demais candidatos não pontuaram

Foram feitas 1.140 entrevistas, de forma presencial, entre os dias 9 e 12 de julho. A margem de erro é de 2.9 pontos percentuais. Em uma simulação de segundo turno, o ex-prefeito teria 73% dos votos contra 11% de Rodrigues.

O atual resultado, porém, indica a vitória já no primeiro turno. Em relação a apoios, 50% dos baianos torcem pela vitória de um candidato apoiado por Lula, enquanto 16% preferem alguém ligado a Bolsonaro. Em contrapartida, 30% dos eleitores gostariam que o vitorioso não fosse próximo nem do atual nem do ex-presidente.

A pesquisa Genial/Quaest também aponta Oto Alencar como favorito ao Senado, com 32% das intenções de voto. Em seguida, aparece Cacá Leão (Progressistas), com 10%; Raíssa Soares (PL) e Marcelo Nilo (Republicanos), ambos com 6%; e Tâmara Azevedo (PSOL), com 4%.

Já na corrida presidencial, houve pouca mudança em relação à sondagem anterior, realizada em maio. Lula passou de 63% da preferência dos eleitores para 62%, enquanto Bolsonaro subiu de 17% para 19%. Anteriormente, 76% consideravam que Bolsonaro não merecia ser reeleito. Agora, são 73%.

A avaliação negativa do governo caiu de 59% para 56% e a positiva subiu de 16% para 19%. Em uma simulação de segundo turno, Lula teria 69% das intenções de voto (mesmo número da pesquisa de maio) contra 21% de Bolsonaro, que cresceu um ponto.

Metodologia

A Pesquisa Genial/Quaest trabalha com metodologia inédita de acompanhamento da opinião pública. A partir das entrevistas domiciliares, é feita a decupagem, análise e estratificação dos dados por sexo, idade, escolaridade, renda e População Economicamente Ativa (PEA).

A pesquisa também recebe tratamento estatístico de pós-estratificação para reduzir as chances de viés de seleção e de não-resposta. Trata-se do primeiro levantamento feito em âmbito nacional que combina coleta domiciliar com modelagem em pós-estratificação.

O nível de confiança da pesquisa Genial/Quaest é de 95%, com margem de erro máxima de 2%, para cima ou para baixo, em relação ao total da amostra.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: