Pular para o conteúdo

Fachin acusa Bolsonaro de “sequestrar a estabilidade política”

19/07/2022

Ministro Edson Fachin

Por Mauro Lopes, da Revista Fórum.

Minutos após os ataques de Jair Bolsonaro às eleições e à democracia brasileira na reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, o presidente do TSE, Edson Fachin, fez um discurso duro na tarde desta segunda-feira (18), na abertura de um evento da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná. Ele convocou a sociedade civil a reagir contra o golpe em articulação por Bolsonaro: “a sociedade civil, além da Justiça Eleitoral, precisa fazer a sua parte na garantia de que a democracia seja preservada”.

O presidente do TSE rebateu as acusações de Bolsonaro e alertou o país para o fato grave de um presidente da República buscar “o envolvimento da política internacional e também das Forças Armadas” em acusações contra o processo eleitoral.

No seu discurso, de 40 minutos, Fachin desnudou a marcha batida de Bolsonaro para o golpe de Estado ao afirmar que as acusações presidenciais “violam as bases históricas do contrato social da comunicação, assim como premissas manifestas da legalidade constitucional”.

Fachin acusou Bolsonaro, sem mencionar seu nome, de um “inaceitável negacionismo eleitoral” e disse aos advogados que é preciso dar um ‘basta à desinformação e ao populismo autoritário”. O presidente do TSE classificou a apresentação do presidente, de tentativa de “sequestrar a ação comunicativa e sequestrar a opinião pública e a estabilidade política”.

Veja um trecho do discurso de Fachin:

A tag Golpe já alcançava 136.000 citações no Twitter no início da madrugada de hoje.

One Comment leave one →
  1. Jose de Oliveira permalink
    19/07/2022 22:57

    Existe um provérbio antigo porém sempre atual, impiedoso e infalível ” quem com ferro fere, com ferro será ferido”. Em 2016 parte das forças políticas fecharam questão em favor do embate patrocinado pelo governo americano tirar o poder do partido de esquerda, tornar Lula inelegível em 2018 e virar a página do petróleo brasileiro. A grande imprensa e o poder judiciário referendaram. Consequência: criou-se então um monstro. Agora boa parte dos políticos, a grande imprensa e o poder judiciário estão imbuídos da tarefa de engolir o monstro regado a muito enxofre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: