Pular para o conteúdo

Depois da frustração da soja, Paraguai colhe safrinha cheia de milho

25/07/2022

Brasil procura maior importação de milho do Paraguai para lidar com aumento de preços

Após uma desastrosa safra de soja na temporada 2021/22, os agricultores no Paraguai esperam colher uma safra recorde de milho safrinha, aponta o analista Michael Cordonnier. “A colheita do milho safrinha chegou a 27% em todo o país, sendo que supera os 50% em algumas áreas”, reporta o portal especializado Soybean & Corn Advisor.

De acordo com ele, houve algumas preocupações sobre a qualidade do milho, mas essas preocupações diminuíram e cereal atingiu um nível “aceitável para exportação”.

Segundo Ester Storch, diretora da DASAGRO – Corretora & Consultora de Agronegocios, a produção de milho 2021/22 no Paraguai agora está estimada na faixa de 5,8 a 6,3 milhões de toneladas, o que supera sua estimativa anterior de 5,5 a 5,8 milhões de toneladas. Ela espera que o Paraguai exporte 3,6 milhões de toneladas de milho em 2022.

“O milho safrinha foi plantado cedo e o clima colaborou durante toda a safra. Em contrapartida, a safra de soja 2021/22 no Paraguai foi plantada tardiamente e sofreu com uma seca severa que resultou em uma queda de 60% na produção de soja. De fato, parte da soja nem foi colhida, o que permitiu que os agricultores plantassem seu milho safrinha mais cedo do que o normal”, complementa Cordonnier.

“Uma safra recorde de milho normalmente levaria a preocupações com problemas de falta de armazenamento, mas esse não é o caso este ano. Como a safra de soja foi tão decepcionante, muitos silos que normalmente estariam cheios de soja estão vazios. O milho será consumido no mercado interno, transportado pelo rio Paraná para terminais de exportação na Argentina ou transportado por caminhão pela fronteira para o vizinho Brasil”, conclui o analista da Soybean & Corn Advisor.

A notícia é boa para as cadeias produtivas da avicultura e suinocultura dos Estados do Sul. Já foram iniciadas as tratativas para a importação do milho paraguaio.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: