Pular para o conteúdo

Emanuelly é o primeiro bebê a nascer no Centro de Parto Normal Vilma Ramos Guerra, em Luís Eduardo Magalhães

04/08/2022

Emanuelly nasceu na madrugada desta quinta-feira, dia 04 de agosto de 2022, com 51 centímetros e pesando 3.5 kg, totalmente saudável e tranquila, que nem mesmo a nossa equipe de reportagem foi capaz de acordá-la. O parto aconteceu na suíte Flamboyant. A pequena é o primeiro bebê a nascer no Centro de Parto Normal Vilma Ramos Guerra, em Luís Eduardo Magalhães. A unidade foi inaugurada no último dia 19 de julho.

A mamãe Edilane Brito, de 33 anos, falou da experiência. “Superou as minhas expectativas. Estrutura excelente, profissionais excelentes, pessoas que realmente sabem o que estão fazendo e deixam a gente à vontade”, pontuou.

Lane contou que quando engravidou de Emanuelly não pensou no parto normal, humanizado, porque essa possibilidade ainda não existia pelo SUS do município. “Eu dei sorte, porque logo que inaugurou a Casa, a minha filha foi a primeira”, comemorou.

Um dos objetivos do Centro é garantir o protagonismo da mulher na hora do parto, e foi essa a experiência vivenciada por Lane. “A maioria das mães não têm muita escolha na hora do nascimento e a Casa de Parto está de parabéns, porque aqui quem decide é a gente. Por isso, eu recomendo a qualquer mãezinha que venha sem medo”, finalizou.

Estrutura e equipe
O Centro de Parto Normal dispõe de cinco ambientes para os nascimentos, construídos visando o bem-estar da mãe, do recém-nascido e dos acompanhantes. No local são utilizados métodos não farmacológicos para alívio da dor, como cromoterapia, musicoterapia, aromaterapia e massagem.

Fortalecimento do pré-natal
A triagem para realização do parto humanizado, ocorrerá pela atenção básica, através dos postos de saúde. Para usufruir do direito, a paciente deverá ser de baixo risco, ter feito pré-natal com pelo menos seis consultas e os exames laboratoriais de 1º e 3º trimestre. Ter realizado ultrassonografia até a 14º semana de gestação, além da realização das consultas de vinculação, na Casa de Parto. Pacientes que realizarem pré-natal em atendimento particular poderão ser incluídas, desde que realizem pelo menos uma consulta no SUS e respeitem os outros critérios elencados.

Equipe multidisciplinar
A equipe do Centro de Parto Normal Vilma Ramos Guerra é multidisciplinar, composta por 11 enfermeiros obstetras e 10 técnicos de enfermagem, além do coordenador, que também é especialista. A unidade também conta com os serviços de psicologia e fisioterapia. O Hospital e Maternidade Dr. Gileno de Sá é o hospital de referência, caso haja alguma emergência durante os atendimentos.

Contatos
– (77) 3628-0322
– cpnlem2021@gmail.com
– Endereço: Praça Arnaldo Horácio Ferreira, Quadra E, Lote 4-A – Bairro Mimoso (Próximo à UPA).

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: