Pular para o conteúdo

Matopiba: Nova fronteira agro do país lidera em desmate e expulsa moradores.

13/08/2022

Transcerrado, rota de escoamento da produção do Matopiba - Governo do Piauí/Divulgação

Transcerrado,  rota de escoamento da produção do Matopiba. Imagem: Governo do Piauí/Divulgação. Na foto, a primavera silenciosa, sem pássaros, fauna ou flora.

Apontada como nova fronteira agrícola do país, a região do Matopiba —sigla que envolve o Cerrado dos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia— se tornou o principal motor do desmatamento do país nos últimos anos, devido à expansão do agronegócio.

A disputa por terras tem ainda pressionado comunidades tradicionais, expulsando alguns povos da região. Com 73 milhões de hectares, o Matopiba responde por aproximadamente 10% da produção de grãos e fibras no país, com destaque para soja, milho e algodão. Em 2021, foi responsável por 23 de cada 100 km² desmatados no país —um recorde para a área.

Segundo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), atualmente essa é a região que mais cresce, em área plantada, em todo o Brasil. A previsão do governo é que chegue a 8,9 milhões de hectares até o final de 2030.

Essa expansão do agro está ocorrendo à custa de grande parte da vegetação nativa da região, levando a área a ser hoje o principal vetor de alta do desmatamento no país.

Veja a matéria de Carlos Madeiro na íntegra, no UOL.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: