Pular para o conteúdo

Verstappen escala pelotão, melhora 14 posições e fatura o GP da Bélgica.

28/08/2022

Grandes retas que proporcionam muito vácuo, curvas de alta velocidade e até 1.850 metros com pé no fundo, em 8ª marcha. O GP de Spa-Francorchamps é emoção do princípio ao fim.

Verstappen comemora mais uma vitória na temporada

Max Verstappen venceu de forma avassaladora o Grande Prêmio da Bélgica deste domingo (28), realizado no circuito de Spa-Francorchamps. O campeão do mundo largou em 14º, venceu e convenceu na retomada da temporada 2022 da F1 depois das férias de verão europeu. Foi a 29ª vitória da carreira de Verstappen, a nona somente neste ano.

Sergio Perez garantiu a dobradinha da Red Bull na segunda posição e evidenciou a disparidade da equipe austríaca comparada com as rivais. Sem ser atacada pela Ferrari, a Red Bull sobrou lá na frente, enquanto os vermelhos lutavam para se manter à frente da Mercedes.

Depois de herdar a pole de Verstappen, Carlos Sainz completou o pódio em terceiro. O espanhol parecia que não seguraria a aproximação de George Russell, da Mercedes – que terminou a corrida na P4. Mas no fim, com pneus degradados, Sainz manteve-se à frente do britânico.

Logo na primeira volta, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas ficaram pelo caminho. Hamilton tocou em Alonso e tentou chegar aos boxes, mas a equipe pediu que o heptacampeão encostasse seu W13. Bottas foi acertado por Nicholas Latifi, depois de uma manobra desastrosa do canadense.

Não foi só o desempenho que afetou o resultado da Ferrari na Bélgica. Erros individuais também marcaram o fim de semana da Scuderia. No fim, Charles Leclerc fez uma boa corrida de recuperação, mas acabou perdendo a quinta posição para Fernando Alonso depois de uma penalidade de cinco segundos por ultrapassar os limites em seu último pit-stop, nos estágios finais do GP.

Esteban Ocon terminou na P7, depois de uma ultrapassagem dupla sobre Sebastian Vettel (P8) e Pierre Gasly (P9). Foi um excelente dia para Gasly, depois de largar dos boxes com problemas tardios em seu AlphaTauri.

Alexander Albon coroou o seu bom fim de semana em Spa-Francorchamps e garantiu a última posição da zona de pontuação. O tailandês disputou a pole no Q3 e largou na sexta posição.

A corrida

Sainz largou bem e manteve a primeira posição, mas não foi o mesmo com Perez. O piloto da Red Bull tentou fechar a porta de Alonso e acabou perdendo várias posições. Além do espanhol, a dupla da Mercedes também superou Perez.

Hamilton era o terceiro quando tentou ultrapassar Alonso por fora da Les Combes. Os dois se tocaram, mas foi o heptacampeão que levou a pior e abandonou a corrida algumas curvas depois, trazendo o Safety Car.

Valtteri Bottas também não completou a primeira volta. Nicholas Latifi escapou da pista na curva 7, tocou a brita e voltou sem direção à pista acertando Bottas no caminho.

Já Sebastian Vettel fez uma grande largada. Partindo da P9, já que Pierre Gasly teve problemas em seu AlphaTauri e largou dos boxes, o alemão era o quinto colocado depois que Hamilton abandonou a corrida.

Confira o resultado do GP da Bélgica de F1:

 1) Max Verstappen (Red Bull)
2) Sergio Pérez (Red Bull)
3) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
4) George Russell (Mercedes)
5) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
6) Charles Leclerc (Ferrari)
7) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
8) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
9) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull)
10) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
11) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
12) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
13) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull)
14) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
15) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
16) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
17) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
18) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)

Não completou) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)

Não completou) Lewis Hamilton (Mercedes)

 

Agora a classificação geral ficou assim:

1) Max Verstappen, 284 pts
2) Sergio Pérez, 191
3) Charles Leclerc, 186
4) Carlos Sainz Jr., 171
5) George Russell, 170
6) Lewis Hamilton, 146
7) Lando Norris, 76
8) Esteban Ocon, 64
9) Fernando Alonso, 51
10) Valtteri Bottas, 46

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: