Pular para o conteúdo

Oeste da Bahia receberá a primeira usina de etanol de milho e sorgo do Nordeste; Cooperfarms estará entre os investidores

19/09/2022

Após o anúncio oficial da construção da primeira unidade de produção de etanol de milho e sorgo com moagem a seco na Bahia pela brasileira Impacto Energia, na execução do projeto de geração de energia, e a norte-americana ICM, líder mundial na tecnologia de conversão dos cereais em etanol, a Cooperfarms (Cooperativa de Produtores Rurais), de Luís Eduardo Magalhães, confirma participação e convoca associados para o investimento.

Segundo o presidente da cooperativa, Marcelino Kuhnen, desde fevereiro passado, o conselho de administração e a executiva têm analisado cautelosamente a entrada da Cooperfarms na cadeia da agroindústria.

“Entendemos que é indiscutível a participação da cooperativa e de seus associados neste importante investimento para a região. Somos um dos elos fundamentais para alavancar o negócio: fornecedores de matéria-prima”, argumentou Kuhnen.

Outro fator que tranquilizou a cooperativa na tomada de decisão foi a expertise do grupo investidor. “O know-how da brasileira e da norte-americana foi determinante para o ingresso da cooperativa, além da garantia da compra da produção de milho e de sorgo dos cooperados investidores, inclusive preferência para contratos futuros”, reforçou Kuhnen. 

De acordo com informações divulgadas, a usina terá uma capacidade diária de moagem de 1,7 mil toneladas de cereal, ou seja, é esperada uma produção de até 260 milhões de litros de etanol anidro por ano. A biorrefinaria também poderá fabricar até 9 mil toneladas de óleo vegetal e 185 mil toneladas de farelo de milho DDGS, material sólido, altamente proteico para o consumo do gado, resultante do processo de fabricação do etanol. A inauguração deverá acontecer no primeiro trimestre de 2025.

Atualmente, a Impacto Bioenergia, braço da Impacto Energia, controla a usina Seresta, em Teotônio Vilela (AL), responsável pelo processamento da cana-de-açúcar. 

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: