Pular para o conteúdo

PoderData: nova pesquisa diz que Lula amplia diferença.

28/09/2022

Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet em fotos de eventos de suas campanhas à Presidência em 2022.

A nova pesquisa eleitoral 2022 PoderData mostra que o ex-presidente Lula (PT) tem 48% dos votos válidos a 4 dias das eleições. Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar com 38%.

A distância aumentou três pontos em relação ao levantamento anterior, feito entre 18 e 20 de setembro, quando Lula tinha 7 pontos de vantagem.

Os votos válidos representam as intenções de voto em cada candidato, sem os votos brancos e nulos. Este é o resultado que será divulgado no dia da votação. Para que um candidato vença no primeiro turno, é preciso ter 50% + 1 dos votos.

Os outros candidatos, somados, chegam a 13% dos votos válidos, sendo 6% para Ciro Gomes (PDT) e 5% para Simone Tebet (MDB). Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe D’Ávila (Novo) tiveram 1% cada.

Segundo a pesquisa PoderData, uma das maiores vantagens de Lula é entre as mulheres, com 19 pontos de diferença em relação a Jair Bolsonaro: 53% x 34%. Entre os homens, ambos os candidatos tem 43% das intenções de voto.

O petista tem vantagem entre os mais jovens, de 16 e 24 anos, com 50% contra 35% do atual presidente. Entre os que ganham até 2 salários mínimos, Lula tem o dobro das intenções de voto: 50% x 25%.

Segundo turno

O levantamento PoderData também fez uma simulação do segundo turno, mas em votos totais – não válidos, ou seja, sem excluir os votos brancos e nulos.

Lula ampliou a vantagem em relação a Jair Bolsonaro: no levantamento anterior, a diferença entre os dois era de 8 pontos e, agora, é de 12 pontos. O petista subiu um ponto, chegando a 51%, enquanto Jair Bolsonaro caiu 3 pontos e tem 39%.

Veja as últimas pesquisas eleitorais para presidente:

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: