Os chineses da Geely são donos de quase tudo entre os fabricantes de carros europeus.

Aston Martin

Chinesa Geely, dona da Volvo Cars, compra participação na Aston Martin. Dono de marcas como Volvo e Lotus, grupo chinês compra 7,6% da Aston Martin; marca inglesa de esportivos anunciou novos rumos há dois meses

De Vagner Aquino, no Jornal do Carro do Estadão.

Desde 2020, especulações apontavam que a Geely compraria parte da Aston Martin. Pois, agora, esse desejo se realizou. A gigante chinesa adquiriu uma participação de 7,6% na fabricante inglesa, que comemora 109 anos de existência.

O Geely Holding Group é atualmente o maior grupo de tecnologia automotiva de propriedade privada da China. Na lista de aquisições, estão a divisão de automóveis da sueca Volvo, bem como a marca de elétricos Polestar, a Lynk&Co, a Zeekr, a (também inglesa) Lotus e a London Electric Vehicle Company (LEVC). Sem contar a participação de 50% na Smart e os 9,69% que tem da alemã Daimler, que é dona da marca Mercedes-Benz.

Sobre a nova aquisição, em comunicado oficial, Daniel Donghui Li, CEO do Geely Holding Group, disse estar muito satisfeito em anunciar o investimento. “Acreditamos que, com nosso histórico bem estabelecido e ofertas de tecnologia, a Geely Holding pode contribuir para o sucesso futuro da Aston Martin”, declarou o executivo.

Apesar de não ter revelado o valor da compra, trata-se de um aporte e tanto na Aston Martin. A inglesa já havia recebido investimento do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, cuja participação na empresa é de 16,7%. Já a Yew Tree, o consórcio liderado pelo bilionário canadense Lawrence Stroll, detém 18,3% da marca de esportivos de luxo.

Novo logotipo, nova era

Aston Martin

A parceria entre Geely e Aston Martin acontece pouco mais de dois meses depois de a marca britânica atualizar seu logotipo. Com colaboração do designer britânico, Peter Saville, o novo logo foi feito à mão por artesãos e, assim, perdeu algumas linhas das tradicionais asas. Além disso, acompanha o slogan “Intensity. Driven.”, algo como “dirigir intensamente” em tradução livre. Este é, portanto, o oitavo logotipo em 109 anos de história.

Assim como busca mostrar uma renovação, o símbolo mostra o novo posicionamento da Aston Martin, com foco na eletromobilidade. Nos planos da marca, o primeiro carro elétrico chegará em 2025. Em seguida, a promessa é eletrificar todos os produtos até 2026.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário