Pular para o conteúdo

Os chineses da Geely são donos de quase tudo entre os fabricantes de carros europeus.

04/10/2022

Aston Martin

Chinesa Geely, dona da Volvo Cars, compra participação na Aston Martin. Dono de marcas como Volvo e Lotus, grupo chinês compra 7,6% da Aston Martin; marca inglesa de esportivos anunciou novos rumos há dois meses

De Vagner Aquino, no Jornal do Carro do Estadão.

Desde 2020, especulações apontavam que a Geely compraria parte da Aston Martin. Pois, agora, esse desejo se realizou. A gigante chinesa adquiriu uma participação de 7,6% na fabricante inglesa, que comemora 109 anos de existência.

O Geely Holding Group é atualmente o maior grupo de tecnologia automotiva de propriedade privada da China. Na lista de aquisições, estão a divisão de automóveis da sueca Volvo, bem como a marca de elétricos Polestar, a Lynk&Co, a Zeekr, a (também inglesa) Lotus e a London Electric Vehicle Company (LEVC). Sem contar a participação de 50% na Smart e os 9,69% que tem da alemã Daimler, que é dona da marca Mercedes-Benz.

Sobre a nova aquisição, em comunicado oficial, Daniel Donghui Li, CEO do Geely Holding Group, disse estar muito satisfeito em anunciar o investimento. “Acreditamos que, com nosso histórico bem estabelecido e ofertas de tecnologia, a Geely Holding pode contribuir para o sucesso futuro da Aston Martin”, declarou o executivo.

Apesar de não ter revelado o valor da compra, trata-se de um aporte e tanto na Aston Martin. A inglesa já havia recebido investimento do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, cuja participação na empresa é de 16,7%. Já a Yew Tree, o consórcio liderado pelo bilionário canadense Lawrence Stroll, detém 18,3% da marca de esportivos de luxo.

Novo logotipo, nova era

Aston Martin

A parceria entre Geely e Aston Martin acontece pouco mais de dois meses depois de a marca britânica atualizar seu logotipo. Com colaboração do designer britânico, Peter Saville, o novo logo foi feito à mão por artesãos e, assim, perdeu algumas linhas das tradicionais asas. Além disso, acompanha o slogan “Intensity. Driven.”, algo como “dirigir intensamente” em tradução livre. Este é, portanto, o oitavo logotipo em 109 anos de história.

Assim como busca mostrar uma renovação, o símbolo mostra o novo posicionamento da Aston Martin, com foco na eletromobilidade. Nos planos da marca, o primeiro carro elétrico chegará em 2025. Em seguida, a promessa é eletrificar todos os produtos até 2026.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: