Pular para o conteúdo

Missões estrangeiras observam eleições neste domingo.

27/10/2022

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Sete missões de Observação Eleitoral (MOEs) internacionais monitoram o segundo turno das eleições no Brasil, que este ano acontece no domingo (30).

São elas a Organização dos Estados Americanos (OEA), do Parlamento do Mercosul (Parlasul), da Rede dos Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Roaje-CPLP), Carter Center, Unión Interamericana de Organismos Electorales (Uniore), International Foundation for Electoral Systems (IFES) e Transparência Electoral.

Todas as missões internacionais foram credenciadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e já participaram da observação no primeiro turno. Relatórios preliminares apontaram que não houve qualquer irregularidade no pleito e elogiam a Justiça Eleitoral pela condução do processo eleitoral.

Além do acompanhamento das instituições estrangeiras, este ano também foi criada a primeira Missão de Observação Eleitoral Nacional, composta por entidades, organizações da sociedade civil ou instituições de ensino superior nacionais.

Integram a missão a Associação Brasileira de Juristas Pela Democracia (ABJD); Associação dos Juízes para Democracia (ADJ); Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep); Faculdade de Direito de Vitória (FDV); Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE); Transparência Eleitoral Brasil; Universidade de São Paulo (USP); e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: