NY Times: eleições no Brasil vão definir futuro do Planeta.

Do UOL, em São Paulo

O jornal norte-americano The New York Times publicou hoje um vídeo dizendo que a eleição presidencial no Brasil “vai definir o futuro do planeta” e que o vencedor “herdará o controle de mais da metade da floresta amazônica”. Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) disputam o segundo turno das eleições em 30 de outubro.

No vídeo de seis minutos, o NYT condena a gestão ambiental de Bolsonaro e cita medidas adotadas pelo governo, como o desmonte das agências de fiscalização, além do aumento do desmatamento, o descaso do presidente com as terras indígenas e sua proximidade com a banda predadora do agronegócio.

“As elites do agronegócio brasileiro o amam por isso. Eles fizeram bilhões conforme ele transformava a floresta em terras agrícolas”, diz trecho do vídeo do NYT. O jornal lembra que Lula promete acabar com o desmatamento da Amazônia e que, nos mandatos anteriores, ele “provou ser duro com o crime ambiental e entregar resultados”.

A líder indígena Txai Suruí, que denunciou a gestão ambiental do governo Bolsonaro no Conselho de Direitos Humanos da ONU, fala no vídeo que esta eleição “é a última chance de salvar a Amazônia”. No vídeo, o NYT diz que o resultado da eleição brasileira é um assunto importante para todo o mundo. “O dia mais importante para o planeta Terra —e sua sobrevivência —é 30 de outubro”.

Txai Suruí endossa o discurso: “Você também precisa da Amazônia para sobreviver e em breve seu destino vai ser decidido por um desses homens”.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário