Pular para o conteúdo

Começam a chegar os resultados do Oriente.

30/10/2022

Lula vence na Austrália, Coreia e Nova Zelândia; Bolsonaro vence no Japão.

Na Nova Zelândia, o resultado foi 70% para o Lula e 30% para o “Véio do Tiro”.

À 1h deste domingo (30), sete horas antes de começar o segundo turno no território brasileiro, a votação dos eleitores inscritos na Nova Zelândia se encerrou, pois já são 17h pela hora local. Na Austrália, as urnas foram fechadas às 3h, pelo horário de Brasília. Na Coreia do Sul, o encerramento foi às 5h.

As zonas eleitorais da capital Wellington, na Nova Zelândia, foram as primeiras no mundo a abrir e fechar na eleição brasileira. Há 2.951 eleitores inscritos e aptos a votar naquele país da Oceania.

Na manhã do dia de votação, eleitores de ambos os lados ouvidos pelo g1 reclamaram da falta de outra seção eleitoral na Nova Zelândia. Nas eleições de 2018, também foi possível votar em Auckland, a maior e mais populosa cidade neozelandesa, e muitos esperavam que a situação se repetisse este ano.

Eleitores que moram no exterior só podem votar para o cargo de presidente.

O resultado oficial da apuração no exterior, assim como no Brasil, será divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral somente após as 17h (horário de Brasília), quando termina a votação local. No entanto, como ocorreu no primeiro turno, o g1 fará um levantamento de boletins de urna mundo afora, apresentando alguns desses resultados com antecedência.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: