Pular para o conteúdo

Núcleos para conservação e multiplicação de Galinhas de Capoeira são implantados no Piemonte da Diamantina e Piemonte Norte do Itapicuru

07/11/2022

Dezoito núcleos para a conservação de aves estão sendo implantados em comunidades rurais atendidas por meio do projeto Pró-Semiárido, nos municípios de Mirangaba, Caém, Várzea do Poço, Filadélfia, Antônio Gonçalves e Queimadas. Os núcleos têm como objetivo a preservação das conhecidas galinhas de capoeira, de quintal ou pé dura, e serão compostos por famílias que já trabalham com essas espécies. Após diagnóstico, os criadores recebem a estrutura mínima para otimizar a produção, para a construção ou reforma de aviário e a aquisição de chocadeiras, com capacidade para 72 ovos, o que possibilitará a incubação de ovos férteis das aves selecionadas.

As famílias receberão ainda Assistência Técnica Continuada (ATC) para auxiliar na seleção das aves, a partir das características desejadas, seja para a produção de ovos e/ou carne. “Eu agora vou poder ter mais produção com minhas galinhas de Pimpão. Aqui no quintal já temos dela há mais de 10 anos e agora, com essa estrutura, vamos poder produzir mais e mais, porque é uma galinha muito boa e acostumada aqui para a gente. Com esse projeto vamos multiplicar”, comenta a agricultora Jucelma Pereira, da comunidade Porções, município de Caém.

A implantação dos núcleos faz parte do projeto Sementes Crioulas, iniciativa desenvolvida no âmbito do Pró-Semiárido para a preservação das espécies animais e vegetais nativas da Caatinga, que conta com o apoio da Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa da Bahia (CPC). A expectativa é assegurar a conservação das características dessas galinhas, dentre elas a rusticidade, aspecto resultante da adaptação ao ambiente em que já vivem por muitos anos, por meio de cruzamentos naturais ocorridos nos quintais de camponeses e camponesas.

“Essa é uma estratégia importante para a conservação das galinhas de capoeira. Dificilmente encontramos experiências desse modo ocorrendo. É uma missão desafiadora, mas que tem perspectivas muito boas, pois possibilitarão novas ações neste contexto da conservação da genética dos animais manejados pelos produtores da agricultura familiar camponesa”, defende Jeferson Marques, coordenador do Projeto Sementes Crioulas.

O Pró-Semiárido é uma ação de combate à pobreza rural, do Governo do Estado da Bahia, cofinanciada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), e executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: