Pular para o conteúdo

Koo ganhará versão em português até terça-feira; conheça rival do Twitter.

19/11/2022

De Laura Intrieri, pra o Terra, editado

Rede social palavra homófona à palavrão em Português promete rivalizar contra o Twitter e caiu nas graças no espírito “quinta série” dos internautas brasileiros.

Aos que estão acompanhando a ascensão da nova rede social de nome inusitado que promete desbancar o Twitter, boas notícias. A partir deste sábado (19), a Koo deve oficialmente ganhar uma comunidade apenas para nativos em português, e o app deverá ganhar interface no idioma até terça-feira (22). As informações foram fornecidas a Byte pelo CEO da companhia, Aprameya Radhakrishna.

Imagem

Equipe do aplicativo está tentando processar e certificar usuários do Brasil. No próprio Twitter, mais de 160 mil citações aconteceram no dia de ontem, com os usuários indicando seus novos nicknames.

“Estaremos habilitando a comunidade de língua portuguesa amanhã e isso permitiriá que os brasileiros possam se ver no feed de pessoas e também ver as tendências de hashtag específicas do Brasil. Vamos lançar todos os principais idiomas internacionais em breve”, disse. Até o momento, a plataforma e o app estão disponíveis em dez línguas locais da Índia e o inglês.

Koo: o que é e quem criou a rede social que bombou após demissões no Twitter | Tecnologia | PEGN

Os indianos dirigentes do aplicativo 

A rede social funciona de uma forma semelhante ao Twitter, com usuários podendo interagir através de postagens no estilo “microblogging”. Como arma para desbancar a concorrência, a plataforma aposta no oferecimento de serviços gratuitos.

“A Koo oferece gratuitamente o que o Twitter planeja cobrar — verificação, uploads de vídeos mais longos, recurso de edição. Tudo isso sempre permanecerá gratuito”, afirma Radhakrishna.

“Ser capaz de se identificar, acreditamos ser um direito fundamental de todas as pessoas”, diz, se referindo à recente polêmica envolvendo os selos de verificação azuis do Twitter.

A rede foi criada em 2020 na Índia, em meio a uma crise entre o governo de Narenda Modi e o Twitter. Enquanto Modi acusava a plataforma norte-americana de se omitir quanto a perfis criados para incitar manifestações contra o governo, a Koo se aproveitou para receber os dissidentes e fortalecer a sua base de usuários.

A estratégia comercial da companhia era, inicialmente, alcançar o máximo de indianos possível. Mas, com a expansão da popularidade por outros países, a empresa já projeta adaptar a interface para outras línguas, incluindo o português.

Entenda febre

A Koo tem sido apontada como uma alternativa viável ao Twitter, gigante passando por diversas crises desde a chegada de Elon Musk ao comando da companhia.

Imagem

Elon Musk trabalhando sozinho depois de demitir 75% dos funcionários do Twitter é o meme do dia.

Com pronúncia similar ao óbvio palavrão na língua portuguesa, não demorou muito para que as piadas e trocadilhos aumentassem a popularidade da nova rede entre os brasileiros.

Os donos da Koo, que não são nada bobos, perceberam a tendência e até se pronunciaram publicamente, afirmando que o nome da companhia remetia ao som emitido pelo mascote da rede: “Não é o que vocês pensam!”

A Byte, Radhakrishna disse que eles perguntaram aos brasileiros se eles gostariam de mudar de nome, mas tinha a impressão de que, no longo prazoo, “koo” poderia acabar sendo associada ao som do pássaro.

“Também somos uma empresa jovem que pode se divertir. Então vamos manter os memes fluindo”, afirmou.

O passarinho amarelo começou a receber atenções desde que o outro passarinho, o branco e azul, começou a enfrentar problemas relacionados a seu novo dono.

Com a chegada de Musk ao comando do Twitter, demissões em massa, e-mails com ameaças e declarações duras por parte do CEO se tornaram rotina para os funcionários. Agora, existem até expectativas de que a rede poderá parar de existir graças a tantos problemas.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: