Pular para o conteúdo

Plantadeira de mandioca fortalece produção da agricultura familiar em Condeúba

24/11/2022

 

O Governo do Estado continua investindo e apoiando agricultores e agricultoras familiares da Bahia na ampliação da produtividade em diversos sistemas produtivos. Um deles, o da mandiocutura, está cada dia mais fortalecido em municípios como o de Condeúba, no território Sudoeste Baiano.

Na região, os recursos do Bahia Produtiva estão sendo destinados a cooperativas como a Cooperativa dos Produtores dos derivados de mandioca da região do Rio Gavião e Serra Geral (Cooperman) e a Associação de Produtores de Morrinhos e comunidades arredores.

Cientes da importância do cooperativismo e associativismo, as duas entidades firmaram parceria para incrementar a mandiocultura na região. Pela Associação de Morrinhos, foi adquirido por meio do projeto uma plantadeira de mandioca, que foi utilizada para plantar dois hectares de terra cedidos e custeados pela Cooperman.

O Agente Comunitário Rural (ACR) de Morrinhos, Fernando Moreira, comentou a importância desse equipamento para alavancar a produção na região. “É um equipamento revolucionário, que vai melhorar a nossa capacidade de produção e produtividade das nossas áreas. Vai reduzir o tempo que é gasto para plantar. Em uma área como essa, demoraríamos mais de dois dias para plantar de forma manual. Com a plantadeira, são em torno de 4 a 5 horas de trabalho, levando em consideração que nós temos a maniva pronta e a máquina já faz todo o processo: corta, abre a cova, aduba e fecha a cova”.

Os investimentos na Associação foram de R$ 1,1 milhão. “A importância do Bahia Produtiva na comunidade é enorme, porque recebemos trator, plantadeira de maniva, espalhador de calcário, grade niveladora, arado reversível, subsolador, carreta agrícola e roçadeira, além da reforma da agroindústria de processamento de mandioca”, comemora o presidente da Associação, Manoel da Silva.

Já para a Cooperman, foram destinados recursos de R$ 4,4 milhões, para a construção de galpão, entrega de máquinas e equipamentos, sementes/manivas de mandioca e caminhão baú, além de assistência técnica e extensão rural (ATER) qualificada, pelo edital 10 do Bahia Produtiva.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: