Pular para o conteúdo

Gigante chinesa do petróleo gasta US$ 1,9 bilhão em participação de 5% em enorme campo petrolífero brasileiro.

25/11/2022

A gigante chinesa de petróleo e gás CNOOC pagou à Petrobras US$ 1,9 bilhão para comprar 5% do contrato de compartilhamento de produção do enorme campo petrolífero offshore de Búzios, informou a empresa estatal brasileira de petróleo em comunicado .

Após a entrada em vigor do acordo, sujeito à aprovação do Ministério de Energia e Minas, a Petrobras passará a deter 85% do contrato de partilha de produção de Búzios, unidade da CNOOC CNOOC Petroleum Brasil Ltda. (CPBL) terá 10%, e a CNODC Brasil Petróleo e Gás Ltda (CNODC), terá 5%, disse a empresa brasileira.

O campo petrolífero de Búzios, no prolífico pré-sal da bacia de Santos, no Brasil, é o ativo mais valioso e o maior campo petrolífero da Petrobras e deve responder por cerca de um terço da produção da empresa estatal em 2026, disse a Petrobras em seus resultados do terceiro trimestre divulgados no início deste mês . . Mais sete etapas de desenvolvimento em várias áreas de Búzios estão sendo planejadas até 2027. 

Búzios produz mais de 600.000 barris de petróleo por dia e espera-se que produza muito mais no futuro, já que a Petrobras está assinando e planeja assinar mais acordos para unidades flutuantes de produção, armazenamento e descarga (FPSO) por meio das quais está desenvolvendo o campo de águas profundas. 

A produção de petróleo e gás do Brasil atingiu um novo recorde em outubro de 4,18 milhões de barris de óleo equivalente por dia em média (boepd), incluindo 3,24 milhões de barris por dia (bpd) de petróleo e 148,7 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, observa o setor ANP disse na semana passada. A produção de petróleo e gás foi 3,2% maior que o recorde anterior estabelecido em setembro e 16% maior que em outubro de 2021.  

A produção brasileira da camada pré-sal aumentou 4,75% em outubro de 2022 em relação a setembro de 2022, atingindo 3,14 milhões de boepd, respondendo por 75,18% de toda a produção de petróleo e gás no Brasil.  

O novo governo de esquerda do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva não terá uma política intervencionista em relação à Petrobras, disse esta semana um membro da transição do presidente eleito. 

Por Tsvetana Paraskova para Oilprice.com

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: