Pular para o conteúdo

Prefeitos baianos vão a Brasília pedir corte pela metade de alíquota do INSS.

06/12/2022

Gestores de municípios baianos vão se somar a administradores de todo país em Brasília (DF) entre os dias 12 e 13 de dezembro. Segundo a União dos Municípios da Bahia (UPB), a prioridade é a aprovação da PEC da Redução da Alíquota do INSS (PEC 14/2022) que, segundo a entidade, vai garantir o equilíbrio fiscal das prefeituras. A mobilização é puxada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e as associações municipalistas estaduais.

A PEC 14/2022 – que propõe reduzir a alíquota do INSS dos municípios de 22,5% pela metade – já foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados. O próximo passo é a necessidade de formar uma Comissão Especial para apreciar o mérito da proposta e encaminhar relatório para ser votado pelo plenário da Câmara.

Durante a mobilização, o presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), além de membros da entidade, vão se reunir com os deputados Arthur Maia (União), Paulo Azi (União) e Cacá Leão (PP) para reivindicar a formação da Comissão Especial o mais rápido possível.

“É importante que estejamos organizados e com um grande número de prefeitas e prefeitos, para juntos pressionarmos para formação da comissão especial. Hoje, boa parte do que é arrecadado pelos pequenos municípios, sobretudo do Norte e Nordeste, vai para pagar o INSS. O que buscamos é uma alíquota que possa ser paga e que permita ao município retomar a capacidade de investimento”, disse Zé Cocá.

A comitiva baiana solicitou também reunião com o senador Jaques Wagner (PT), autor de projeto de lei, em tramitação no Senado, que trata também de redução da alíquota de contribuição de INSS dos municípios.

Do Bahia Notícias

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: