Pular para o conteúdo

Iniciativa do cooperativismo de Luís Eduardo Magalhães mobiliza comunidade na doação de sangue.

09/12/2022

 Começa na próxima terça-feira (13) e segue até a sexta-feira (16), em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, a campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea Doar Faz Bem, de iniciativa das cooperativas agrícolas: Cooperfarms (Cooperativa de Produtores Rurais), Cooproeste (Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia) e Unibahia (Sociedade Cooperativa Unibahia), a de crédito, Sicredi, e as de transportes, Cootransf (Cooperativa de Transportes de São Francisco) e COOPGNP (Cooperativa de Transportadores de Luís Eduardo Magalhães).

Com apoio da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), prefeitura municipal e Clínica São Camilo, a campanha chega ao sexto ano consecutivo. A iniciativa faz parte do programa nacional Dia C (Dia de Cooperar) – uma agenda estratégica do cooperativismo brasileiro, com o objetivo de executar a responsabilidade social, colocando em prática os valores e os princípios cooperativistas por meio de ações voluntárias.

Segundo a comissão organizadora, a campanha, além de reforçar o compromisso das cooperativas com a comunidade local, visa conscientizar a população sobre a importância do ato voluntário de doação de sangue e consequentemente fidelizar o número de doadores, revertendo a situação crítica dos estoques sanguíneos nos hemocentros. No Oeste da Bahia, o hemocentro regional é responsável pelo abastecimento sanguíneo de 24 municípios.

Dados do Ministério da Saúde revelam que para cada ato voluntário de doação de sangue até quatro vidas são salvas. Na contramão, o número de doadores é abaixo comparado ao índice ideal estimado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “Apenas 1,8% da população brasileira doa sangue com regularidade, quando o índice ideal para suprir as necessidades de sangue e outros componentes sanguíneos de um país é 3 a 5% da população”, aponta o órgão.

A campanha acontece no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Luís Eduardo Magalhães, no horário das 7h30min às 12h e das 13h às 17h. A meta da campanha é atingir o número de 350 bolsas coletadas.

Condições básicas para doação: Para doar sangue, o voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos (os menores de idade devem ir acompanhados com um responsável legal); apresentar um documento oficial com foto; ter mais de 50kg; estar descansado; ter dormido pelo menos seis horas; estar alimentado, evitando comidas gordurosas nas últimas quatro horas; não ter fumado por duas horas antes da doação e não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Outras informações sobre as condições para a doação de sangue através do fone (77) 3613 3799 – HEMOBA.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: