Pular para o conteúdo

Instalação de quintais produtivos e galinheiros fortalece produção de mulheres de cooperativa do Baixo Sul.

22/12/2022

As mulheres da Cooperativa Feminina da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Valença (Coomafes) já podem comemorar o Natal antecipado. Elas receberam, nesta quarta-feira (21/12), kits de produção, irrigação e quintais produtivos com hortas e galinheiros para fortalecer a agricultura familiar da região. 

No total, 20 famílias agricultoras foram beneficiadas com mais de R$ 371 mil, via Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

A presidente da Cooperativa Maria Joselita Santos, conhecida como Branca, analisou como os equipamentos serão fundamentais para essas mulheres. “Esses equipamentos vão ajudar na geração de renda e as mulheres vão poder fazer melhor a questão de planejar para que elas possam ter a produção com mais frequência porque quando começa o verão a água diminui, precisa molhar, mas com o sistema de irrigação, tudo vai ficar melhor. Elas vão poder fazer o planejamento e a gestão dessa produção. A gente sentiu no olhar das meninas, durante a entrega, a gratidão e o desejo de que elas vão prosperar”.

Uma das mulheres beneficiárias entusiasmadas foi a agricultora Stela de Jesus, que citou as diferenças que os kits vão trazer para a sua vida. “Além do galinheiro, com comedouro, bebedouro, bomba d´água, cano e fita gotejadora, hoje a gente recebeu o carro de mão, pá, enxada, facão, caixa plástica e tesoura para podar hortaliças. O meu galinheiro antes era de tela e de plástico e os animais silvestres sempre rasgavam a tela e prejudicavam a produção. Com a tela de arame, mais resistente, vai ser melhor, vai me ajudar em torno de 80 a 100% do que eu produzia”.

A diretora de comercialização da Coomafes, Cosmira Evangelista, comemorou a chegada dos kits que irão alavancar o desenvolvimento nas comunidades rurais da região: Gereba, Candimba, Formiga, Una Mirim, Derradeira, Dois Riachos, Paraná, Gervásio, Tatu, Matão e Jiquiriçá. “A implantação desses equipamentos irá dinamizar os trabalhos desenvolvidos pela cooperadas porque antes elas vinham desenvolvendo o trabalho totalmente braçal, principalmente na irrigação das hortas”.

As entregas dos kits aconteceu durante a comemoração natalina das mulheres quando foram celebrados os cinco anos de formalização dos trabalhos da cooperativa.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: