Pular para o conteúdo

Rio de Contas invade Ipiaú, no Sul da Bahia, desabrigando centenas de famílias.

27/12/2022

Desde a manhã de sábado (24), a Embasa não fornece água aos moradores de Ipiaú, no sul da Bahia. Segundo a empresa, o sistema local de captação está obstruído e a cheia do Rio de Contas impossibilita a resolução do problema, que persiste até esta terça-feira (27), segundo informação da Secretaria de Ação Social.

Como o consumo de água mineral se elevou, o preço do vasilhame de 20 litros já chegou a ser vendido a R$ 50,00, quase cinco vezes a mais que o valor praticado normalmente na cidade.

Neste momento, conforme a Secretaria, Ipiaú tem 366 famílias desabrigadas, que foram acolhidas em quatro escolas do município.

Os abrigos provisórios estão perto da lotação máxima, e a Prefeitura avalia a necessidade da abertura de novos. Outras 1.123 pessoas estão desalojadas, ou seja, buscaram guarida na casa de amigos ou familiares.

Ipiaú tem 366 famílias desabrigadas e 1.123 pessoas desalojadas || Foto PMI

A escassez d’água levou a Prefeitura de Ipiaú a incluí-la na lista donativos prioritários para os abrigos, assim como roupas, calçados, colchões e produtos de limpeza e higiene pessoal. O ponto de coleta é na Escola Municipal Professora Celestina Bittencourt, na Praça Alberto Pinto, Centro.

Ipiaú é uma das cidades sul-baianas à jusante da Barragem de Pedra, operada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

No auge da cheia do Rio de Contas, segundo a empresa, a vazão da barragem teve que ser elevada a 2.400 m³/s, volume que tem sido reduzido gradativamente e, hoje (27), deve chegar a 1.000 m³/s. A diminuição da vazão fez o nível do rio começar a baixar, tendência que se mantém nesta tarde.

Do Pimenta Blog

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: