Rally Dakar, a mais dura prova do esporte a motor, tem largada hoje

Os Audi E-Tron chegam forte para a competição.

Começando na costa do Mar Vermelho e terminando do outro lado da Península Arábica, atravessando de lado a lado a Arábia Saudita, o rali mais famoso do mundo encara uma maratona no ‘Quarteirão Vazio’ e conta com 8.549km e 14 etapas de ações intensas.

Lucas Moraes, vencedor do Rali dos Sertões em 2022 e que fará sua estreia na competição mundial é o único brasileiro entre os carros. O piloto entra na disputa com um Toyota da equipe belga Overdrive, junto de Timo Gottschalk — vencedor do Dakar em 2011 como co-piloto.

Gugelmin foi campeão em 2022

Os UTV’s são os que mais contam com brasileiros na escalação. Nos protótipos leves, fabricados especificamente para competição, Gustavo Gugelmin vai buscar mais uma taça na parceria com Austin Jones. Gugelmin, inclusive, já havia levantado o troféu em 2018, ao lado do também brasileiro Reinaldo Varela.

Outros brasileiros nos protótipos leves, Pâmela Bozzano/Carlos Sachs Enio Bozzano Júnior/Luciano Gomes vão formar duplas — os primeiros com o #346, os outros dois com o #347. Pâmela, inclusive, será a primeira piloto do Brasil a competir na prova.

A disputa dos quadriciclos conta com 19 participantes, incluindo o brasileiro Marcelo Medeiros, que vai usar um modelo Yamaha, maioria na disputa.

A Kamaz, a vencedora de 18 das 22 edições do Dakar entre os caminhões no século XXI — sempre com pilotos da Rússia —, ficará fora das disputas dos caminhões. A guerra da Rússia com a Ucrânia, apoiada pelo resto da Europa, é o motivo principal. Assim, a lista de inscritos é desfalcada não só da fabricante, mas também de pilotos russos, inclusive do campeão vigente: Dmitry Sotnikov.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário