Pular para o conteúdo

Rally Dakar, a mais dura prova do esporte a motor, tem largada hoje

31/12/2022

Os Audi E-Tron chegam forte para a competição.

Começando na costa do Mar Vermelho e terminando do outro lado da Península Arábica, atravessando de lado a lado a Arábia Saudita, o rali mais famoso do mundo encara uma maratona no ‘Quarteirão Vazio’ e conta com 8.549km e 14 etapas de ações intensas.

Lucas Moraes, vencedor do Rali dos Sertões em 2022 e que fará sua estreia na competição mundial é o único brasileiro entre os carros. O piloto entra na disputa com um Toyota da equipe belga Overdrive, junto de Timo Gottschalk — vencedor do Dakar em 2011 como co-piloto.

Gugelmin foi campeão em 2022

Os UTV’s são os que mais contam com brasileiros na escalação. Nos protótipos leves, fabricados especificamente para competição, Gustavo Gugelmin vai buscar mais uma taça na parceria com Austin Jones. Gugelmin, inclusive, já havia levantado o troféu em 2018, ao lado do também brasileiro Reinaldo Varela.

Outros brasileiros nos protótipos leves, Pâmela Bozzano/Carlos Sachs Enio Bozzano Júnior/Luciano Gomes vão formar duplas — os primeiros com o #346, os outros dois com o #347. Pâmela, inclusive, será a primeira piloto do Brasil a competir na prova.

A disputa dos quadriciclos conta com 19 participantes, incluindo o brasileiro Marcelo Medeiros, que vai usar um modelo Yamaha, maioria na disputa.

A Kamaz, a vencedora de 18 das 22 edições do Dakar entre os caminhões no século XXI — sempre com pilotos da Rússia —, ficará fora das disputas dos caminhões. A guerra da Rússia com a Ucrânia, apoiada pelo resto da Europa, é o motivo principal. Assim, a lista de inscritos é desfalcada não só da fabricante, mas também de pilotos russos, inclusive do campeão vigente: Dmitry Sotnikov.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: