Pular para o conteúdo

O Brasil salvou-se por um triz, pela consciência dos militares, de tornar-se uma grande e miserável Venezuela.

13/01/2023

Bitcoin salva famílias da fome e miséria na Venezuela

Venezuela: Fome e miséria, até quando? | PSTU

Escassez faz criminosos trocarem tráfico de drogas pelo de alimentos na  Venezuela - BBC News Brasil

 

O Ministério Público Federal no DF instaurou inquérito civil contra Bolsonaro e três ex-ministros para apurar a prática de ato de improbidade administrativa na utilização de aeronaves oficiais da FAB, usadas para o transporte de parentes, pastores e lobistas, informa a Folha.

Jair Messias errou muito desde o primeiro dia de mandato: primeiro com o estabelecimento de gabinete de reeleição e maldades; segundo por aparelhar instituições tão ímpares como a PGR, a PRF, a Polícia Federal e até uma ala do Superior Tribunal de Justiça. Cada vez que removia uma autoridade da chefia de um órgão, engrossava o coro dos descontentes.

Mas o erro mais grosseiro aconteceu, agora vemos,  depois do segundo turno das eleições, ao instigar a arraia miúda contra o TSE e a pedir um golpe de estado.

A melhor explicação que vi e ouvi sobre esse cenário, foi a de um coronel novinho, talvez ainda tenente-coronel, ao conversar com um pequeno grupo de acampados em frente ao Quartel General do Exército, o chamado Forte Apache.

Dizia ele na oportunidade que a tomada do poder por via da força ia gerar uma reação sem precedentes no meio de todos os parceiros comerciais do Brasil, que, ao cortar as relações com o País, criariam uma crise de combustíveis, alimentos, montagem das indústrias de automóveis, caminhões e máquinas agrícolas e até de alimento manufaturados. Ele era incisivo: se o Exército toma o poder, em 90 dias vocês estarão pedindo a cabeça dos militares.

E não foi isso que aconteceu na Venezuela? Não foi a virada para países socialistas, como a Rússia e a China, que tornou os venezuelanos consumidores de cães de rua. Foi o golpe militar do coronel Chavez, contrariando os Estados Unidos.

Hoje a Venezuela dorme e acorda sobre a maior reserva petrolífera do mundo, mas não pode aumentar a perfuração de poços porque não tem recursos técnicos e ferramentas encontráveis nos EUA e países do MCE. E até a venda do petróleo precisa ser feita em navios clandestinos, desviando-se do bloqueio comercial.

A grande maioria dos militares passa a vida estudando: nos colégios preparatórios, na Academia, nos prolongados cursos de aperfeiçoamento, para capitães, depois para coronéis e por fim para aspirantes ao generalato. Nem sempre são os “tabacudos” que o povo acha que são e alguns menos preparados são exceções e não atingem o posto de general de 2 estrelas. Convivi com esse povo durante o estágio de serviço, na tropa, como Aspirante R2 e antes disso no curso do CPOR. Fui comandado por um coronel cavalariano polido, educado e de grande capacidade de raciocínio.

Não seriam eles que confiariam num golpe para entregar novamente o poder nas mãos do “capitão bunda suja”, como bem classificava o ex-presidente Ernesto Geisel. Nem nas mãos de golpistas da chamada linha dura, descendentes do general Sylvio Frota, como seu ex-ajudante de ordens, general Heleno.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: