Pular para o conteúdo

Gilberto Gil recebe título de Doutor Honoris Causa do IFBA

19/01/2023

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) vai conceder o título de Doutor Honoris Causa ao cantor, compositor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, que se tornou membro “imortal” na Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2022. A novidade foi anunciada pela Instituição e por Gil nas redes sociais.

A cerimônia de outorga da honraria será realizada às 17h do dia 7 de fevereiro, no Teatro Castro Alves, em Salvador. A concessão do título foi aprovada pelo Conselho Superior (Consup).

De acordo com o Gabinete da Reitoria, todas as unidades do IFBA receberão uma cota de convites que contemplará todos os segmentos da comunidade interna: estudantes, docentes e técnicos administrativos.

“É uma grande honra e uma imensa alegria para toda a comunidade IFBA conferir esse título a esse artista magnífico que é Gilberto Gil. A cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa a este baiano aplaudido e reverenciado mundialmente estará inscrita como um capítulo especial na história da nossa Instituição, da educação e da cultura da Bahia e do Brasil”, afirma a reitora do Instituto Federal da Bahia, Luzia Mota.

A expressão honoris causa vem do latim e significa “por causa da honra”. O título de doutor honoris causa é diferente daquele recebido pela pessoa que conclui um curso doutorado. A concessão do título honorífico expressa a premissa de que a atuação da personalidade em sua área é tão relevante e honrosa que lhe confere legitimidade para ser considerada doutora.

Trata-se da mais alta honraria concedida por universidades – públicas e privadas – como forma de premiar e reconhecer o empenho de pessoas que se destacam em suas áreas de atuação, independentemente da formação educacional da personalidade homenageada.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: