Prefeitura de Luís Eduardo promove preservação de nascentes.
24/02/2023
“Nascentes do Oeste: Prefeitura de Luís Eduardo e Aiba promovem o segundo encontro de educação ambiental na Vila 2 do Assentamento Rio de Ondas.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Sustentabilidade, em conjunto com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), realizaram na última semana o segundo encontro de educação ambiental: ação de conscientização do projeto Nascentes do Oeste, na Vila 2 do Assentamento Rio de Ondas. A iniciativa tem como objetivo a identificação, preservação e recuperação de nascentes degradadas.
Além das ações de preservação, como a limpeza das margens dos rios e o plantio de mudas do bioma Cerrado, os técnicos levaram discussões voltadas ao uso dos recursos ambientais, a identificação de fatores agravantes para as áreas degradadas do assentamento e buscou-se, de todo modo, envolver os moradores, já que essa é uma das finalidades desse projeto.
O Diretor Ambiental da Secretaria de Sustentabilidade, Leanderson Barreto falou sobre a importância da ação. “O projeto nascentes do Oeste é uma iniciativa pioneira na região oeste da Bahia que a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães só aderiu nessa gestão, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). A proposta é promover a proteção dos recursos hídricos, contribuindo para a disponibilidade e melhoria da qualidade da água e dos recursos naturais, visando a conscientização da população quanto a importância da preservação das nascentes e dos cursos d’água da região”, pontuou.
2 Comentários
leave one →
Acredito que não estão no lugar mais adequado pra fazer as recuperações de nascentes. As cabeceiras dos rios, de ondas e borá, ficam aos pés da Serra Geral, na divisa, cercada por alguns metros de mata, o resto só lavoura. Nada contra o agro, mas essa conta não bate. E, aliás, “todas” as nascentes dos rios afluentes do rio grande, Principal rio a esquerda do São Francisco estão nessa situação, de degradação quase que total.
Pois é plantar , qualquer bocó, planta! Quero ver cuidar na época da seca e fogo.