Obras no Aeroporto de Luís Eduardo vão permitir voos com ATR 72
08/03/2023
O Governo da Bahia afirma que a requalificação do Aeroporto de Luís Eduardo Magalhães, que está em fase inicial, vai colaborar para o crescimento urbano e econômico da região, impulsionado pela agroindústria.
Os serviços realizados pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), tem o investimento de aproximadamente R$ 30 milhões, com recursos exclusivamente do estado. As ações a serem realizadas no equipamento aeroviário, delegado ao Estado em 2016, vão beneficiar cerca de 280 mil habitantes e também a região Sudeste do Tocantins.
Dentre os serviços que serão realizados está a adequação e reforço do pavimento da área de movimento (pista de pouso e decolagem com 2000 metros de comprimento por 30 metros de largura e pátio de estacionamento de aeronaves com 315 metros por 83 metros), a construção de RESAs (área de segurança localizada no final da pista, próxima às cabeceiras), além da construção do terminal de passageiros e serviços complementares de balizamento noturno e auxílios à navegação.
Iniciadas no mês de janeiro, os serviços em andamento atualmente são sondagens, a realização de estudo sobre toda a superfície topográfica do aeroporto (levantamento planialtimétrico) e a instalação de tapumes no canteiro de obra.
O equipamento, que opera com aviação geral, poderá receber, com a conclusão dos serviços, voos regulares com aeronave ATR-72, que têm capacidade para até 70 passageiros, a fim de atender as demandas da região. A previsão é de que a obra seja concluída até o mês de outubro.
One Comment
leave one →
Mais um erro estratégico do SEINFRA-BA.
Quem precisa de pista para ATR-72 é Formosa do Rio Preto. LEM e Barreiras merecem uma pista igual a Vitória da Conquista, 2.100 x 45 e resistência do piso PCN44, construída em parceria (73%) com o governo federal Bolsonaro, capacitada a receber desde jatos regionais ao Airbus A320-Neo e Boeing 737-Max, ou no mínimo merece 1.800 x 30m + PCN38. Pensar em ATR-72 nesse país gigantesco e simplesmente retardar o desenvolvimento do modal e de Luís Eduardo Magalhães. Saudações e bons voos,