Pular para o conteúdo

PIB do Agronegócio baiano cresce 1% em 2022 e atinge 27,6% de participação.

17/03/2023

Agronegócio baiano cresce 11,2% no quarto trimestre de 2020 | Let's Go

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio baiano, calculado e divulgado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), registrou crescimento de 1,0% em 2022, totalizando R$ 110,7 bilhões, equivalente a 27,6% da atividade econômica baiana.

Nessa mesma comparação, o conjunto da economia baiana apontou crescimento de 2,6%. Apesar do recuo na participação, na comparação com o ano de 2021, a série histórica mostra que a participação do agronegócio na economia baiana vem se elevando ao longo dos anos, denotando uma tendência de aumento de sua importância.

No quarto trimestre de 2022, na comparação com o quarto trimestre de 2021, foi registrado crescimento de 3,6%. Em valores correntes, o PIB do agronegócio totalizou R$ 22,1 bilhões no quarto trimestre, equivalendo a 23,5% da atividade econômica baiana.

A maior contribuição foi observada no segmento de distribuição e consumo final (agregado IV), respondendo por 63,1% da atividade do agronegócio. Tradicionalmente, o agronegócio baiano tem melhor desempenho do segmento de demanda final no 4º trimestre em função de se ter poucas culturas com colheitas realizadas nesse período, o que impacta diretamente nos agregados I e II (insumos e agropecuária).

Além disso, o consumo cresce no último trimestre em decorrência de vários fatores, tais como 13º salário e festas de final de ano.

Acesse o boletim: https://bit.ly/3n2SqIY

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: