Pular para o conteúdo

Fugini: empresa confessa uso de ingredientes vencidos na sua produção

31/03/2023

‘Não é o molho de tomate’: Fungini admite outro produto impróprio; saiba mais

Horas depois da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)suspender as atividades da Fugini em Monte Alto, no interior de São Paulo, na última quarta-feira (29), a empresa enviou um comunicado às redes de supermercados com as quais trabalha e admitiu um “erro operacional” no uso de corantes vencidos na produção de maionese. A empresa alega que a porcentagem do ingrediente estragado era pequena e minimiza a ordem de recolhimento decorrente da análise dos demais produtos, incluindo o molho de tomate.

“Esse lote de produtos [maionese] foi fabricado com adição de ingrediente urucum, um agente natural para dar cor ao produto, que representa 0,003% da formulação que estava fora da data de validade”, diz trecho do comunicado. De acordo com o G1, pelo menos duas grandes redes varejistas receberam a mensagem.

O comunicado ainda aponta que a empresa fez um recall do lote 354, produzido entre 20 de dezembro de 2022 e o último dia 21 de março. Também afirma que adequou os procedimentos de produção apontados pela Anvisa e que seus demais produtos estariam aptos para o consumo. Além da maionese, a empresa também produz molho de tomate, mostarda, ketchup, batata palha e conservas vegetais.

Após uma inspeção realizada na empresa na segunda-feira (27) e divulgada dois dias depois na imprensa, a Anvisa constatou falhas graves das chamadas boas práticas de fabricação de alimentos. De acordo com o órgão foram violadas recomendações relacionadas à higienecontrole de qualidade e segurança das matérias-primascontrole de pragasrastreabilidade, entre outros. Por conta disso, a Anvisa determinou a suspensão da fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca até que a empresa se adequasse às novas exigências. Na ocasião, foram recolhidos também pela Anvisa potes da maionese por uso de matéria-prima vencida.

“Alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são considerados impróprios para o consumo, conforme Código de Defesa do Consumidor, e a sua exposição à venda ou ao consumo é considerada infração sanitária. Assim, o recolhimento de alimentos visa retirar do mercado produtos que representem risco ou agravo à saúde do consumidor”, informa a Anvisa.

Em nota, a Fugini afirmou em nota que a fábrica vistoriada já alterou os processos e procedimentos internos indicados. “Seguindo nosso estilo transparente e de respeito aos consumidores, faremos o seguinte esclarecimento sobre as informações incorretas que têm sido divulgadas pelas mídias sociais. Passamos por um processo de vistoria em uma de nossas fábricas, na cidade de Monte Alto – SP, que gerou uma ordem para alteração de alguns processos e procedimentos internos, respeitamos e, rapidamente, alteramos os pontos indicados”.

Editado por Revista Fórum

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: