Marcados os primeiros julgamentos da insurreição de 8 de janeiro

STF abre nesta segunda-feira (1º) Ano Judiciário - Folha PE

Os julgamentos dos denunciados pela invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, ocorrida em 8 de janeiro, serão realizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A análise das primeiras 100 denúncias está programada para acontecer entre os dias 18 e 24 de abril.

A decisão foi tomada pela presidente do tribunal, ministra Rosa Weber, em resposta a um pedido do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes.

Os casos serão examinados no plenário virtual, onde os ministros inserem seus votos em um sistema eletrônico.

As denúncias foram apresentadas pela Procuradoria Geral da República no inquérito que investiga os responsáveis pelos crimes.

Os documentos são assinados pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos criado pela PGR.

Se os ministros aceitarem as acusações, os denunciados se tornarão réus e responderão por crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência, grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário