Brasil entra no programa espacial nos próximos 10 anos.
26/04/2023
Foto de Raul Carlos, em Alcântara.
O mercado espacial, que envolve empresas e instituições que atuam com veículos lançadores, centros de lançamento, satélites, estações espaciais etc, está em amplo crescimento.
Até 2030, espera-se um mercado global de US$ 6,4 bilhões (um aumento de 74%, se comparado com 2021). Até 2030, a indústria espacial deve crescer 330%, chegando na casa do US$ 1,4 trilhão.
O país terá um protagonismo muito grande com a reabertura da Base de Lançamentos de Alcântara para lançamentos privados e a nossa participação no ousado projeto Artemis.
Os Acordos de Artemis são um conjunto de declarações que estabelecem princípios, diretrizes e práticas recomendadas comuns que são aplicáveis à exploração segura da lua e, eventualmente, além, à medida que a humanidade estende a duração das missões espaciais e seu alcance a Marte. O Brasil deve participar com astronautas, base de lançamento e desenvolvimento de tecnologias específicas.
Na primeira missão de Artemis a tripulação será lançada para a órbita da Terra, onde realizará verificações de sistemas e ajustes do painel solar da Orion.
No comments yet