As reações ao discurso positivo do Presidente Lula na ONU

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (22/set), na abertura do debate geral da 81ª Assembleia Geral da ONU, que o Brasil não cabe no quintal de ninguém. A frase e o recado contra ingerência externa passaram a estruturar a repercussão internacional imediata, mas não só isso.

A cobertura oficial da Assembleia Geral, no site UN General Debate, registrou a avaliação de que a ONU falha em livrar a humanidade do flagelo da guerra e de que a credibilidade da organização nunca esteve tão baixa. O mesmo resumo atribui a Lula a frase de que todos estão reféns da inação do Conselho de Segurança.

O registro da ONU também destacou a afirmação de que o Brasil não cabe no quintal de ninguém, a crítica a “tentações hegemônicas” na América Latina e no Caribe, o pedido de cooperação contra o crime organizado em vez de porta-aviões e menções a Gaza, ao Estreito de Ormuz, à guerra entre Rússia e Ucrânia e à proposta entregue pessoalmente ao presidente dos Estados Unidos.

Nos ESTADOS UNIDOS

A Reuters concentrou o despacho no combate ao crime organizado. O texto reproduziu a declaração de que o Brasil não precisa de porta-aviões patrulhando suas águas e precisa de cooperação para estancar o fluxo de armas e dinheiro que alimenta o crime. A agência acrescentou que Lula disse ter transmitido essa mensagem a Donald Trump. O enquadramento é factual e enfatiza cooperação versus intervenção.

A versão em português da mesma agência, na Reuters, deu destaque à frase de que o Brasil não cabe no quintal de ninguém, à tese de que a democracia está novamente em xeque e às menções a interferências externas em eleições, além das guerras no Irã e na Ucrânia e da posição de que a Venezuela deve ter o futuro decidido pelo próprio povo.

A UPI descreveu o discurso como rejeição à interferência estrangeira na América Latina. O texto observou que Lula não nomeou os Estados Unidos no trecho do “quintal”, mas associou a fala a tentações hegemônicas, zonas de influência e “investidas neocoloniais” por recursos estratégicos. A reportagem registrou ainda a crítica ao embargo a Cuba, a defesa de que os venezuelanos definam o próprio destino, a cobrança à Nicarágua por impedir a oposição de disputar eleições e o alerta sobre desinformação à véspera da eleição brasileira.

A Bloomberg foi mais direta na leitura política. O título ligou o pronunciamento à eleição de outubro e descreveu um recado velado a Trump para que países estrangeiros não interfiram no pleito. A agência citou a frase de que o Brasil não permitirá que inimigos da democracia, internos ou externos, atentem contra a vontade popular.

A Associated Press teve o conteúdo reproduzido pelo Boston Herald. O texto enfatizou a tese de que a credibilidade da ONU está no nível mais baixo e o pedido de ação mais firme diante de conflitos, com reforma do Conselho de Segurança. Também reproduziu a afirmação de que a democracia brasileira pertence aos brasileiros.

A análise da cobertura norte-americana indica um padrão: as agências trataram o discurso como defesa de soberania e como sinal de tensão com Washington, sem apresentar, nestes textos, uma resposta oficial da Casa Branca ou da delegação dos Estados Unidos ao conteúdo específico da fala.

Na EUROPA

A Deutsche Welle, da Alemanha, inseriu Lula na cobertura ao vivo da abertura da Assembleia. O veículo destacou a crítica à incapacidade da ONU de impedir guerras, a frase de que a credibilidade da instituição nunca esteve tão baixa e a definição da guerra como “falência total da política”. A DW também registrou o alerta de que a democracia está novamente sob ameaça e o chamado para que o povo venezuelano defina o próprio futuro. O tom é descritivo, sem juízo de valor explícito.

O jornal espanhol elDiario.es adotou enquadramento favorável à fala. O título apresentou Lula como alguém que “planta cara” às ingerências de Trump. A reportagem reuniu a denúncia do embargo a Cuba como castigo coletivo, a defesa da autodeterminação venezuelana, a recusa a porta-aviões e a formulação de que, em 4 de outubro, os brasileiros escolherão entre democracia e negacionismo. Também citou a crítica ao governo de Benjamin Netanyahu por Gaza e a defesa da relatora Francesca Albanese.

A revista italiana Internazionale reproduziu o despacho da Reuters sobre cooperação contra o crime, sem acréscimo editorial próprio visível no texto localizado.

O El País incluiu a frase de Lula de que este é o momento mais crítico das Nações Unidas em sua cobertura ao vivo da Assembleia, ao lado dos discursos de António Guterres e de Donald Trump. Não foi localizada, nesta apuração, uma análise longa e autônoma do jornal espanhol só sobre o pronunciamento brasileiro.

Na ÁSIA e na AMÉRICA LATINA

Na Índia, a India Today uniu dois eixos: pedido de ação mais forte da ONU nas guerras e alerta contra interferência em assuntos internos. O texto ligou a fala à eleição brasileira de 4 de outubro, citou a tensão comercial com tarifas dos Estados Unidos e reproduziu a avaliação de que concessões à lei do mais forte ultrapassaram todos os limites. O tom é neutro.

Na Argentina, a Infobae abriu pela crítica institucional. O título isolou a frase de que a ONU fracassa em livrar a humanidade do flagelo da guerra e de que sua credibilidade nunca foi tão baixa. A reportagem destacou o ataque ao imobilismo do Conselho de Segurança, a menção à fragilidade da Organização Mundial do Comércio e o tratamento duplo de Gaza: crítica ao governo Netanyahu e reconhecimento de que civis israelenses pagaram o preço de atos terroristas do Hamas.

REAÇÕES GOVERNAMENTAIS CONFIRMADAS

A reação diplomática mais explícita localizada veio de Cuba. Segundo a UPI, o chanceler Bruno Rodríguez agradeceu a Lula em publicação no X por denunciar o que descreveu como castigo coletivo ao povo cubano por bloqueio econômico e energético ilegal do governo dos Estados Unidos.

Na Venezuela, o portal estatal Últimas Noticias apresentou o discurso como rejeição à “tutela imperialista” e como demanda de reformas na ONU. O texto valorizou a autodeterminação do Sul Global, a crítica à inação diante de Gaza e a recusa a presença militar estrangeira na região. Trata-se de leitura positiva e alinhada ao governo venezuelano, não de uma nota formal isolada do Itamaraty local.

Não foram encontradas, nesta pesquisa, notas oficiais de China, Rússia, Israel, França, Reino Unido, México, Canadá, África do Sul ou da Casa Branca comentando especificamente o discurso de terça-feira (22/set). A ausência não significa inexistência posterior; significa que, no recorte apurado, esses governos não haviam publicado reação identificável.

O QUE CADA BLOCO ARGUMENTOU

Estados Unidos (agências): o núcleo é eleitoral e de segurança. Reuters e UPI trataram a recusa a porta-aviões como resposta à pressão norte-americana sobre facções brasileiras. Bloomberg leu a fala como vacina contra interferência de Trump no pleito de outubro.

Espanha (elDiario.es): o argumento é de confronto político. O jornal descreveu o discurso como denúncia da política externa dos Estados Unidos e defesa da soberania latino-americana.

Avatar de Desconhecido

Autor: jornaloexpresso

Carlos Alberto Reis Sampaio é diretor-editor do Jornal "O Expresso", quinzenário que circula no Oeste baiano, principalmente nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério. Tem 43 anos de jornalismo e foi redator e editor nos jornais Zero Hora, Folha da Manhã e Diário do Paraná, bem como repórter free-lancer de revistas da Editora Abril

Deixe um comentário