Brasil registra 1.129 mortes e média móvel de casos completa 30 dias acima de 100 mil.

Brasil registra mais 1.129 mortes por Covid; média móvel de casos conhecidos completa 30 dias acima de 100 mil. Do g1.globo.com e Consórcio de Veículos.

O Brasil registrou nesta quarta-feira (17) 1.129 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 641.997 óbitos desde o início da pandemia.

Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 841 –completando 10 dias acima da marca de 800.

Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +15%, indicando tendência de estabilidade nos óbitos decorrentes da doença após 35 dias seguidos em alta.

Além disso, a média móvel de casos completa agora 30 dias seguidos acima da marca de 100 mil (veja detalhes mais abaixo).

  • Total de mortes: 641.997

  • Registro de mortes em 24 horas: 1.129

  • Média de mortes nos últimos 7 dias: 841 (variação em 14 dias: +15%)

  • Total de casos conhecidos confirmados: 27.941.476

  • Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 129.266

  • Média de novos casos nos últimos 7 dias: 116.566 por dia (variação em 14 dias: -36%)

Adrilles triplica seguidores depois da saudação nazista

Adrilles é demitido da Jovem Pan após gesto semelhante a saudação nazista - Politica - Estado de Minas

Adrilles Jorge, ex-sub-celebridade, fala fina, ferino, meio andrógino, metido a grande entendedor de política, fez a célebre saudação nazista, ao vivo, nos estúdios da TV Jovem Pan, e pasmem, triplicou a quantidade de seguidores nas redes sociais.

Só no Twitter hoje tem mais de 492 mil seguidores. Vai se eleger deputado federal e na Câmara continuar sua grande carreira de insignificâncias.

Quer mais surpresas? Nesta segunda-feira Adrilles realizou uma live no You Tube com patrocínio da Associação Sionista Brasil Israel.

Imagem

Alguém mais racional consegue explicar como surgiu, no seio deste povo gentil, amante de futebol, carnaval e cerveja, como surgiu essa raça de nazi-fascistas?

O inferno acabou de instalar portas de vai-e-vem e permite aos capetas desfilar na sociedade brasileira.

Confira como será a vacinação contra o Covid-19, nesta sexta e sábado, em Luís Eduardo Magalhães.

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Saúde, continua com a aplicação da 1°, 2° e 3° doses da vacina contra o Covid-19, em Luís Eduardo Magalhães, nesta sexta (18), das 8h às 16h e no sábado (19), das 8h às 12h. No sistema Drive-Thru e na sede do antigo PROMATI, no bairro Santa Cruz.

1° dose
– Crianças de 5 a 11 anos.

– Pessoas a partir dos 12 anos de idade.

2° dose
Confira a data no seu cartão de vacina.

3° dose
Para maiores de 18 anos que receberam a segunda dose há quatro meses.

IMPORTANTE
Lembrando que a dose de reforço da Janssen e a segunda dose da Oxford, serão feitas com a Pfizer.

Com 113 mortos, Petrópolis volta a enfrentar chuvas e alagamentos.

Bombeiros, moradores e voluntários trabalham no local do deslizamento no Morro da Oficina, após a chuva que castigou Petrópolis, na região serrana fluminense

Em uma hora, houve o registro de 60,54 milímetros de chuva.

Chuvas que caíram no fim desta tarde (17) em Petrópolis voltaram a gerar dificuldades para o município. As ruas Washington Luiz e Coronel Veiga, que ligam o centro histórico ao bairro Quintandinha, foram fechados para o tráfego em decorrência de alagamentos e inundações.

“Em uma hora, houve o registro de 60,54 milímetros”, informou a Defesa Civil municipal. Com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, o órgão atua na sinalização e orientação da população.

Outras vias da cidades foram interditadas pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans). Entre elas, a Estrada da Saudade, a Rua Silva Jardim, a Rua do Túnel, a Rua Marques de Pará, a Rua Santos Dumont e um dos sentidos da Rua do Imperador.

A Defesa Civil municipal emitiu alerta de mobilização para evacuação de moradores das áreas de risco do Quitandinha. Moradores das comunidades receberam o informe por mensagem de celular e por aplicativos. “A orientação é que os moradores de áreas de risco, que não tenham a opção de se acolher em casa de familiares em área segura, se desloquem para os pontos de apoio que funcionam na região”, diz a Defesa Civil. Ao todo, 25 escolas foram designadas pela prefeitura para receber os desabrigados.

Bombeiros, moradores e voluntários trabalham no local do deslizamento no Morro da Oficina, após a chuva que castigou Petrópolis, na região serrana fluminense

Bombeiros, moradores e voluntários trabalham no local do deslizamento no Morro da Oficina, após a chuva que castigou Petrópolis, na região serrana fluminense – Tânia Rêgo/Agência Brasil

Até o momento, já foram registradas 113 mortes desde o temporal de terça-feira (15). Segundo o governo do Rio de Janeiro, foi a pior chuva na cidade desde 1932.

As chuvas impactaram também para os serviços de saúde, tendo sido suspensa alguns atendimentos, incluindo a vacinação contra a covid-19. “Além da dificuldade de acesso de alguns profissionais aos locais de trabalho, devido às interdições, algumas unidades também sofreram danos com a chuva”, informou a Secretaria de Saúde, acrescentando que trabalha para restabelecer a normalidade dos atendimentos.

A pasta está priorizando a atuação em unidades próximas ao Morro da Oficina, o local mais atingido. Houve um grande deslizamento de terra no local, que fica próximo à Rua Tereza, conhecida área comercial perto do centro histórico. A prefeitura estima que cerca de 80 casas tenham sido afetadas.

Hoje mais cedo, um novo deslizamento, dessa vez na comunidade 24 de Maio, exigiu rápida mobilização da Defesa Civil. Após a ocorrência, o órgão organizou a evacuação da Rua Nova.

O receio com novos deslizamentos aumenta diante da previsão meteorológica. Um aviso da Defesa Civil alertou para a possibilidade de pancadas de chuvas moderadas a fortes entre a tarde de hoje (17) e a madrugada de amanhã (18). Nas últimas horas, 14 das 18 sirenes instaladas próximas a áreas de risco da cidade foram acionadas.

Apesar das novas chuvas, o Corpo de Bombeiros informou que mantém as atividades de buscas por vítimas sem interrupção. A corporação conta com mais de 500 pessoas atuando no salvamento em toda a cidade. Segundo os dados divulgados, 24 pessoas já foram resgatas com vida.

Bombeiros, moradores e voluntários trabalham no local do deslizamento no Morro da Oficina, após a chuva que castigou Petrópolis, na região serrana fluminense
Bombeiros, moradores e voluntários trabalham no local do deslizamento no Morro da Oficina, após a chuva que castigou Petrópolis, na região serrana fluminense – Tânia Rêgo/Agência Brasil

Edição: Bruna Saniele, da Agência Brasil.

Depois de questionado, Exército manda tropa e equipamentos para Petrópolis.

Exército manda tropas e equipamentos para Petrópolis - Agita Brasília

O Exército, por meio do Comando Conjunto Leste, passou a atuar na tragédia de Petrópolis (RJ), para ajudar as vítimas da tragédia causada pelas enchentes no município.

De acordo com a instituição, o apoio começou a partir de quarta-feira (16), com emprego de tropas, viaturas e equipamentos. Serão disponibilizados, por exemplo, ambulâncias e equipes de primeiros-socorros, além de maquinário para desobstrução de vias.

O município na região serrana do Rio de Janeiro foi atingido por fortes tempestades na última terça-feira (15), resultando inundações, enxurradas e deslizamentos que levaram à morte ao menos 104 pessoas.

“De imediato, por meio do 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (32º BIL Mth), sediado na região, foram disponibilizadas viaturas 5 Ton (caminhões), ambulâncias e equipes de primeiros socorros, estando a unidade militar em condições de ampliar o apoio, assim como auxiliar desabrigados em uma escola dentro da sua área, em estreita coordenação com a Defesa Civil Estadual”, diz o comando em nota,

Além disso, o texto também afirma que as tropas da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, sediada em Juiz de Fora (MG), também foram acionadas.

O Ministério da Defesa publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira portaria que determina emprego temporário das Forças Armadas em ações de apoio à Defesa Civil na região.

O ministro Walter Braga Netto está em missão oficial à Europa, acompanhando o presidente Jair Bolsonaro (PL). Assim, a portaria foi assinada pelo substituto, general Paulo Sérgio Nogueira, comandante do Exército.

Entre outras coisas, a portaria define que o Exército deve empregar “os recursos operacionais necessários para atuar em apoio à Defesa Civil, em coordenação com os órgãos municipais, estaduais e federais, a fim de contribuir para a mitigação dos efeitos das chuvas na região”.

Até a tarde de quarta, a Defesa Civil Municipal contabilizou 325 ocorrências: 269 deslizamentos de terra e 56 desabamentos e quedas de muro e árvores. As equipes ainda trabalham nos resgates, pois há grande dificuldade de acesso em alguns locais.

O Ministério da Saúde disse, em nota, que enviou 500 kg de medicamentos para auxílio de vítimas das chuvas. Além de equipes para fortalecer os atendimentos. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve na cidade nesta quinta-feira (17).

“[Estamos aqui] para nos comprometermos em trazer apoio aqueles que precisam de assistência em saúde. O Ministério da Saúde já enviou equipes da vigilância em saúde, da Força Nacional e da atenção primária para oferecer suporte necessário para aqueles que estão desabrigados e desalojados. Nós sabemos que numa situação como essa os problemas de saúde vêm, diarreias agudas, muitos problemas”, disse em um vídeo publicado nas redes sociais.

Jair Bolsonaro chegará no Brasil na sexta-feira (18) e deve seguir direto para Petrópolis, onde sobrevoará a região.

O chefe do Executivo, cujo domicílio eleitoral é no estado, afirmou ter feito “várias ligações” para os ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Paulo Guedes (Economia) para que prestassem auxílio imediato às vítimas, e ao governador Cláudio Castro (PL).

“De Moscou tomei conhecimento sobre a tragédia que se abateu em Petrópolis/RJ”, disse. “Bem como conversei com o @DefesaGovBr , General Braga Neto, que me acompanha na Rússia”, afirmou no Twitter.

O mandatário viajou para o país europeu na noite de segunda-feira (14), para encontro que aconteceu nesta manhã com Vladimir Putin.

“Retorno na próxima sexta-feira e, mesmo distante, continuamos empenhados em ajudar ao próximo”, concluiu. Horas mais tarde, em Moscou, ele reafirmou: “Lamentamos as dezenas de mortos. Vamos falar sobre a liberação do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, no caso dos afetados) e de verbas para obras de recuperação”.

As eleições, as notícias falsas e as denúncias vazias.

JOSÉ PASSINI - CRÍTICA LITERÁRIA ESPÍRITA: Internet , redes sociais e os  pseudomédiuns , ambiciosos e mistificadores

É ano de eleições. E basta este fato para despertar os “idiotas da aldeia”, como bem classificou o semiólogo italiano Umberto Eco.

A bordo das mídias sociais, soberano em sua boçalidade, o idiota da aldeia não se sofre em espalhar notícias falsas e denúncias vazias.

“Ai, que a estrela da árvore de natal custou 2 rebilhões de lascas! Ai, que a Prefeitura economizou um montão de dinheiro com a pandemia e não está atendendo os alunos à altura! Ai, que estão faltando ônibus escolares, monitores e professores! Ai, que recolheram as motos irregulares dos moto-taxistas!”

Não confessa, o idiota da aldeia de plantão, que está tentando se apresentar como o paladino das justas causas, dos fracos e oprimidos, apenas para obter simpatizantes à sua causa de conseguir a continuidade de suas sinecuras no legislativo estadual.

As eleições de 2022 tem um fator inédito, as federações, e quem antes se escorava no sistema de legendas, está se sentindo órfão na novidade.

Então, o jeito é espernear e esperneando atingir seus adversários, mesmo que para isso precise aumentar um pouco a invencionice e a notícia carente de qualquer fundamento.

Que estejam atentos os detratores: a Justiça Eleitoral pretende ser reta e dura com os inventores de denúncias vazias.

E afastar, cassar e até condenar os idiotas mais ousados, autores das mais inverossímeis bobagens.

Já vem fazendo isso a nível federal e estender-se para o Estado e para a aldeia é questão simples, decorrente das jurisprudências firmadas nas altas cortes.

Para o Brasil dobrar a produção agropecuária, basta vontade política e bom senso.

4 métodos para recuperar pastagens degradadas | Artigos | Cursos a Distância CPT

O Brasil cultiva atualmente em torno de 72 milhões de hectares de lavouras, contribuintes de super safras contínuas, crescentes a cada ano.

Ao mesmo tempo possui 200 milhões de hectares de pastagens, das quais cerca de 130 milhões estão degradadas. Isto é, improdutivas. Não são capazes de manter um garrote numa área de 10 hectares, enquanto que numa área de pastagem cultivada pode se obter a engorda de até 10 bois.

Estudo mostra redução de 26,8 milhões de hectares de pastagens degradadas entre 2010 e 2018 | Jornal UFG

Por outro lado, a indústria da grilagem continua desmatando de maneira acelerada na Amazônia e no bioma cerrado. Desmata, queima e joga uma semente de pasto, sem correção de solo, sem cultivo adequado.

O único objetivo é formar uma posse, por vezes mantida na base da violência e da corrupção de autoridades.

O próximo governo do Brasil, que espera-se não tenha a mesma orientação predatória do atual, precisa reunir, em comissão permanente, representantes da Agricultura, dos órgãos financiadores e dos órgãos de proteção ao meio ambiente, para incentivar a utilização econômica desse imenso patrimônio perdido com terras degradadas.

É óbvio que parte dessas áreas utilizadas para pastagens não tem a topografia, a pluviosidade ideal, talvez nem mesmo a proximidade da infraestrutura necessária para uma agricultura de alto desempenho e rentabilidade. Mas se for aproveitado apenas 50% dessas áreas o País pode alcançar, num espaço curto de tempo, talvez uma década, dobrar a sua produção, tanto aquela exportável, como para a produção de alimentos que supram o mercado interno ou ainda para a produção de biocombustíveis.

O País precisa apenas de bom senso, de liderança política, de pesquisa e extensão rural. O Brasil precisa disto e o mundo também.

Em menos de 80 anos a população mundial crescerá de 7,9 bilhões para cerca de 10,9 bilhões de habitantes.

E se o alimento ficar difícil e caro, pobres de todo o mundo, inclusive do Brasil, continuarão a perecer de sub-nutrição e doenças decorrentes.

Gasolina cai em todos os estados. Menos na Bahia, onde a refinaria não pertence à Petrobras.

Refinaria privada Mataripe operada pela árabe Acelen vende combustíveis mais caros que a Petrobras e faz com que valor da gasolina na Bahia seja maior que a média nacional

Na refinaria privatizada da Bahia, o preço não decresce. Pelo contrário, subiu na última semana em até 20 centavos. Apesar disso, o preço do barril de petróleo continua caindo no Exterior e a paridade do dólar frente ao Real também caiu.

Desde a privatização da RLAM, a Acelen reajusta os preços por conta própria, prejudicando ainda mais os consumidores nordestinos, já que 90% do combustível vendido no estado vem da Refinaria.

Além disso, o reajuste dos combustíveis acaba impactando outros setores, já que o produto está presente em toda a cadeia produtiva.  

O preço da gasolina caiu 2,18% (para R$ 6,478) no Rio Grande do Sul na primeira quinzena de fevereiro. Foi a maior queda entre os Estados, de acordo com levantamento da Valecard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas.

No Amapá, os preços diminuíram 1,71% (R$ 6,784) e, em Tocantins, a queda chegou a 1,09% (R$ 6,917).

As principais altas no período foram de Acre (1,80%), Rondônia (0,57%) e Roraima (0,55%), para R$ 7,567, R$ 7,041 e R$ 7,039, respectivamente. Os dados foram obtidos por meio do registro das transações realizadas entre os dias 1º e 14 de fevereiro com o cartão de abastecimento da ValeCard em cerca de 25 mil estabelecimentos credenciados.

Em todo o País, o preço da gasolina fechou a primeira quinzena de fevereiro registrando queda de 0,17%. No período, a média nacional chegou a R$ 6,896, enquanto em janeiro o preço médio foi de R$ 6,908. Entre as capitais, o valor médio do combustível foi de R$ 6,831. Rio de Janeiro (R$ 7,241) e Aracaju (R$ 7,096) apresentaram os maiores preços nos primeiros 15 dias de fevereiro. Já os menores valores médios foram encontrados em Macapá (R$ 6,254) e Porto Alegre (R$ 6,311).

O preço médio do etanol no País em janeiro foi de R$ 4,820. Apesar de o preço da gasolina permanecer alto, o combustível segue sendo mais vantajoso para abastecer o veículo em todo o País em comparação com o álcool.

O método utilizado nesta análise, descontando fatores como autonomias individuais de cada veículo, é de que, para compensar completar o tanque com etanol, o valor do litro deve ser inferior a 70% do preço da gasolina.

graf 3

Carluxo: “Quando é que a gente vai conhecer os hackers?”

O que estaria fazendo um vereadorzinho do Rio de Janeiro, sentado à mão direita do todo poderoso Mijair, presidente da 12ª maior economia, dirigente do País com a quinta maior área territorial em todo mundo e dono dos maiores recursos naturais, como água, energia, petróleo, minérios,  biodiversidade e terrenos agricultáveis?

 

As marcas da destruição em Petrópolis depois de quase 300 mm de chuva pesada

 

O número das confirmações de mortes não para de crescer. A perspectiva é de que ultrapassem uma centena com a progressão das buscas nas próximas 24 horas.

Segundo o jornal Folha, no dia anterior aos temporais que já deixaram ao menos 78 mortos em Petrópolis (RJ), a Defesa Civil do Rio de Janeiro recebeu um alerta de possibilidade de “chuvas isoladas ao longo do dia, podendo deflagrar deslizamentos pontuais, especialmente nas regiões de serra e/ou densamente urbanizadas” na região Serrana do Rio de Janeiro, onde fica a cidade.

O aviso foi dado na segunda-feira (14) pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) e deveria ter levado as autoridades a retirarem os moradores do local, diz Paulo Artaxo, professor titular do Instituto de Física da USP e vice-presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

“O governo do Rio de Janeiro deveria ter evacuado Petrópolis quando recebeu o alerta de risco de desastre. Isso é óbvio”, afirma.

Choveu na região em poucas horas mais do que era esperado para todo o mês de fevereiro. Foram 258 mm, e a previsão é de mais chuva forte na quinta (17) e sexta (18).

“Se há um alerta de chuva forte em uma região sabidamente de risco, a primeiríssima coisa a se fazer é retirar todo mundo desse local”, disse Artaxo.

Para o físico, não houve evacuação porque a Defesa Civil do Rio de Janeiro não está preparada para lidar com uma situação como essa. “Uma década depois do desastre de 2011 e isso volta a acontecer. O contexto climático, chuva e região de risco, é similar ao de dez anos atrás e ainda assim vivemos mais um desastre.”

Artaxo avalia que, apesar de ter havido avanços, como a instalação de sirenes na região e o monitoramento de áreas de risco após a criação do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), “de nada adianta monitorar o risco se a Defesa Civil não for capaz de atuar. As defesas civis brasileiras precisam quadruplicar de tamanho urgentemente”, afirma.

Os deslizamentos foram previstos e notificados à Defesa Civil do estado, mas a magnitude pegou a todos de surpresa, diz José Marengo, meteorologista e coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Cemaden.

A violência e intensidade dos deslizamentos remetem à tragédia de 2011 na região serrana do Rio. Na ocasião, mais de 900 pessoas morreram. O caso foi classificado pela ONU como um dos dez piores deslizamentos do mundo em 111 anos.

Para Marengo, não há dúvida de que os eventos climáticos estão cada vez mais extremos, mesmo em comparação à tragédia de 2011. “Menos pessoas morrem hoje porque se criou uma cultura de monitoramento de desastres com a criação do Cemaden. Até 2011, os alertas tratavam apenas da chuva e não de movimentação de massa [deslizamentos, escorregamentos e correlatos].”

O meteorologista reflete sobre a importância do monitoramento para evitar mortes -uma vez que, apesar de ser possível gerar alertas, é praticamente impossível evitar os deslizamentos-, e compara a tragédia de 2011 à da Bahia em dezembro de 2021. “As chuvas na Bahia foram piores do que as de Petrópolis, mas morreram menos pessoas do que em 2011.”

Alguns pontos da região serrana do Rio de Janeiro registraram cerca de 200 mm de chuva em um dos dias mais chuvosos de janeiro de 2011.

Em 24 de janeiro, as prefeituras já haviam resgatado mais de 800 corpos.

Em Itamaraju, no sul da Bahia, uma década mais tarde, em um único dia foram registrados cerca de 324 mm de chuva. No fim do mês, o número de mortos chegava a 24 e pelo menos 58 cidades haviam sido afetadas.

Ainda assim, o país não aprendeu o que deveria, diz Artaxo.

“Escolas foram varridas do mapa ontem em Petrópolis. Essas crianças vão perder um ano de suas vidas por causa de um desastre que poderia ter sido evitado se o Brasil tivesse aprendido a lição após 2011. O Cemaden precisa crescer e receber verba.”

O Cemaden foi criado em julho de 2011 por decreto da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), menos de seis meses após o maior desastre na região Serrana.

A Defesa Civil não respondeu aos emails e mensagens da reportagem da Folha com pedidos de informação e posicionamento enviados às 8h25 e às 11h02 desta quarta (16).

Unidade do SEST SENAT deverá ser inaugurada no final de março em Luís Eduardo Magalhaes.

Com um investimento superior a R$ 12 milhões, a unidade do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte),
de Luís Eduardo Magalhães têm previsão de inauguração para o final de março de 2022.

A estrutura da unidade em LEM conta com três  salas de aula,  uma sala de informática e um simulador de direção, tecnologia de ponta para a qualificação profissional na área de transporte.

“Os nossos serviços são gratuitos para as empresas do transporte e seus trabalhadores, uma vez que são custeados pelas contribuições pagas pelo setor ao SEST SENAT. Para o público em geral são disponibilizados a preços mais baixos do que os praticados pelo mercado”, explicou a gerente da unidade, Adriana Reis.

O prefeito do município, Junior Marabá, acompanhado do secretário de Governo, Danilo Henrique visitou as novas instalações.

Com a implantação dessa unidade do SEST SENAT em Luís Eduardo Magalhães, serão gerados 35 empregos diretos, além da oferta do Programa Jovem Aprendiz.

Bolsonaro fará qualquer coisa pelo apoio dos hackers russos.

Tércio Arnaud, o “rapaz das redes” de Bolsonaro no centro da trama desbaratada pelo Facebook | Atualidade | EL PAÍS Brasil

Segundo Thiago Brasil, um dos youtubers mais odiados no Planalto, Carlos Bolsonaro e Tercio Arnaud (chefe do gabinete do ódio) estão na Rússia.

“Bolsonaro vai entregar o país inteiro se precisar, em troca de apoio hacker da Rússia nas eleições de 2022.

É essa a “coisa que vai nos salvar” a que ele se referia?”

Se trabalhasse em uma empresa privada, Tércio Arnaud Tomaz seria um daqueles raros casos que, em dois anos, sairia do cargo de estagiário para o de assessor direto do CEO, com aumento salarial de sete vezes.

Entre 2017 e 2019 ele foi de secretário parlamentar de Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados, quando era chamado pelo chefe de o “rapaz das redes”, para assessor especial da presidência, com vencimentos de quase 14.000 reais.

Nesse meio tempo, passou uma temporada no gabinete do vereador Carlos Bolsonaro, no Rio, onde foi treinado para virar o número dois da estratégia digital da família.

A promoção se deve à sua extensa ficha de serviços prestados, incluindo a tarefa, de acordo com especialistas e o Facebook, de disseminar desinformação pró-Bolsonaro pela Internet.

A conta de Tércio foi uma das 88 suspensas pelo Facebook e pelo Instagram por infringir as regras de conduta dessas redes sociais. Em outros quatro países – EUA, Canadá, Equador e Ucrânia – foram mais 402, após extensa investigação feita pelo Laboratório Forense Digital do centro de estudos Atlantic Council, a pedido do próprio Facebook.

O assessor íntimo do Planalto é um símbolo da ofensiva da rede social, que está sob pressão para deter a disseminação de conteúdo tóxico em meio a uma campanha global de boicote de marcas.

Parceria entre a Secretaria de Agricultura de LEM e a Bahia Pesca, garante 55 mil alevinos para piscicultores do município.

Nelton Santos, morador da Vila II, na zona rural de Luís Eduardo Magalhães, está apostando na criação de peixes, para garantir a renda da família. “É muito gratificante e a gente agradece o trabalho de toda equipe da Secretaria, que está tornando possível esse projeto”, comemorou.

Ele foi um dos 65 contemplados nesta terça-feira (15), com a distribuição gratuita de 55 mil alevinos de Tambaqui, realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura.

A ação é uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, através da Bahia Pesca.
Com esse investimento, a expectativa é de que na Semana Santa de 2023 os piscicultores do município estejam produzindo 110 toneladas de peixe no comércio de Luís Eduardo, que serão vendidos em feiras livres e mercados, movimentando a economia local.

Reunião em São Paulo, com Lula, pode dar reviravolta na política baiana.

Rui quer Senado e Otto Alencar pode ser o candidato ao governo da Bahia

Otto Alencar se tornou a pedra angular da política situacionista na Bahia.

Os dados ainda estão rolando. No entanto, uma reunião de Lula, com o senador Otto Alencar, João Leão, Jaques Wagner e Rui Costa, pode ter alterado a trajetória da política baiana para outubro deste ano.

Segundo se comenta, Otto poderia ser o novo candidato a governador, reservando um lugar da chapa para o PP. Rui Costa seria o candidato ao Senado e João Leão assumiria o Governo por 8 meses. Jacques Wagner cumpriria os últimos 4 anos do seu mandato e poderia assumir um importante ministério de Lula, caso venha a confirmar-se sua eleição.

Segundo Raul Monteiro, do Política Livre, a reunião fora articulada por Lula com Rui com o objetivo de dar uma demonstração de boa vontade ao PSD, partido que o líder petista gostaria de ver apoiando sua candidatura presidencial, e ao mesmo tempo criar as condições para que o governador se eleja senador, atendendo ao projeto petista de formar bancadas no Congresso.

Mas Otto teria feito ponderações sobre sua idade e saúde, que não gostaria de desgastar numa campanha como titular de uma chapa majoritária, e a dificuldade para assegurar a estrutura para bancá-la, principalmente entre os meses de abril a julho, já que os recursos do fundo eleitoral só estarão disponíveis a partir de agosto.

Wagner, por sua vez, mesmo a contragosto, não fez óbice à proposta, mais por avaliar que ela poderia ser benéfica para garantir o apoio do PSD nacional à candidatura de Lula do que por garantir a eleição de Rui ao Senado, a qual, desde o princípio, não encara com bons olhos.

Para assegurar que o plano não imporia fraturas à bem sucedida coalizão governista, integrada também pelo PP, Rui chegou a apresentar a proposta de transformar o vice-governador João Leão em seu suplente ao Senado, com a garantia de que o progressista assumiria o mandato de senador com sua ida para um eventual ministério de Lula.

Ao plano, naturalmente, Lula deu total aval. Avançando ainda mais com relação ao contorno que a articulação teria, Rui e ele chegaram a apresentar a conformação completa da chapa: Além de integrada por Otto, na cabeça, e o governador disputando a Senatória, incorporaria como nome do PP na vice o deputado federal Ronaldo Carletto.

O parlamentar vinha sendo dado como carta fora do baralho há meses, mas foi ressuscitado pelo governador. Na visão de um parlamentar petista que teve acesso prévio ao conteúdo que Rui levaria para a reunião, a equação seria perfeita, porque contemplaria Rui, como ministro, Leão, como senador, Otto, como governador, e Carletto, de vice.

Quanto a Wagner, completaria seu mandato de senador ao lado de outro aliado, Angelo Coronel (PSD), que, como ele, tem cinco anos de mandato pela frente. “Não tem como você não dizer que todos sairiam ganhando”, avaliou a mesma fonte para o Política Livre ainda ontem à noite, depois que, em seguida à reunião, Wagner anunciou que continuava candidato ao governo.

Os desdobramentos do encontro foram acompanhados com nervosismo ontem à tarde de longe pelos deputados do PT – estaduais e federais  – à espera do que seria definido e do impacto da retirada da candidatura do PT em suas campanhas. Alguns deles chegaram a tratar o plano de Rui e Lula como um verdadeiro “golpe” em Wagner.

Aliados como a deputada federal Lídice da Mata (PSB) trataram de exaltar a manutenção da candidatura do senador petista em suas redes sociais. Muitos, no entanto, no próprio PT, acreditam que Lula não se dará por vencido em relação à negativa de Otto, voltando à carga para tentar convencer o senador em nova oportunidade.

Pode chover ainda hoje em Petrópolis. Mortes confirmadas chegam a 58.

Chuva Petrópolis

Foto de Ricardo Moraes para a Reuters. Publicado na Agência Brasil.

A previsão do tempo para hoje em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, ainda é de chuva fraca a moderada, reforçando a preocupação com novos deslizamentos na cidade, uma vez que o solo está encharcado.

De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Civil, as precipitações podem ocorrer a qualquer momento, por isso o município segue em estágio operacional de crise. A pasta orientou a população para que fique atenta aos informes e alertas que podem ser atualizados a qualquer momento. Em caso de emergência as pessoas devem ligar para o 199.

Segundo a Defesa Civil municipal, “a passagem de uma frente fria pelo oceano, em conjunto com as instabilidades geradas pelo aquecimento diurno, mais a disponibilidade de umidade” foram as causas da chuva muito forte no primeiro distrito do município de Petrópolis no período entre a tarde e a noite de ontem (15).

No Alto da Serra foram registrados 125.8 mm por hora e o acumulado pluviométrico atingiu 259.8 mm em 4h, em São Sebastião. “Durante a madrugada e manhã de quarta-feira (16) não houve registro de chuva significativa na cidade”, informou em nota

“Hoje, devido à elevada disponibilidade de umidade e ao aquecimento diurno, há previsão de pancadas de chuva moderada isoladas à tarde e noite para o Município de Petrópolis.”

Já são 44 mortos em Petrópolis e ninguém sabe quantos estão desaparecidos.

Corpo sendo retirado, na manhã desta quarta (16), da barreira que atingiu o Morro da Oficina, em Petrópolis — Foto: Alexandre Kapiche/g1

Corpo sendo retirado, na manhã desta quarta (16), da barreira que atingiu o Morro da Oficina, em Petrópolis — Foto: Alexandre Kapiche/g1

A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, e o Corpo de Bombeiros informaram na manhã desta quarta-feira (16) que subiu para 44 o número de mortos após a tempestade da tarde de terça (15). O Corpo de Bombeiros ainda não tem ideia do número de desaparecidos.

Prefeitura decretou estado de calamidade pública e informou que as equipes dos hospitais foram reforçadas para o atendimento às vítimas. Quem tiver parentes desaparecidos deve procurar a delegacia.

A Defesa Civil informou que ainda há previsão de chuva moderada a qualquer momento no município nesta quarta-feira (16) .

Já são 18 as vítimas fatais das chuvas torrenciais (260 mm) em Petrópolis.

Barreira desliza atrás de prédio em Petrópolis, RJ, após chuvarada na tarde desta terça-feira (15) — Foto: Reprodução/Redes sociais

Fortes chuvas em Petrópolis, Região Serrana do Rio, deixaram ao menos 18 mortos na tarde desta terça-feira (15), segundo o comando do Corpo de Bombeiros. O Centro da cidade ficou inundado e os corpos apareceram depois que o nível do rio desceu. Houve ainda um deslizamento no Morro da Oficina, no bairro Alto da Serra, informa o G1.Globo.

A enxurrada que atingiu o município de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (15) deixou pelo menos 18 mortos, mas a quantidade de vítimas fatais pode ser maior, pois houve muitos deslizamentos de terra. Segundo a prefeitura, os corpos de um homem e uma mulher foram encontrados após a redução do nível da água nas ruas Buarque de Macedo e Souza Franco.

Carros ficaram submersos no Centro de Petrópolis nesta terça-feira (15) — Foto: Reprodução redes sociais

Foi decretado estado de calamidade pública por causa da chuva, que chegou a 260 milímetros em seis horas.

Equipes dos hospitais foram reforçadas para o atendimento de vítimas. Além da Defesa Civil, agentes das demais áreas do governo seguem no suporte às 95 ocorrências registradas até o momento.

Por volta das 22h, o núcleo de chuva que atuou no município nas últimas horas havia se afastado, permanecendo, contudo, previsão de chuva com intensidade fraca a moderada, o que mantém a cidade em alerta.

RJ: Chuva provoca mortes, deslizamentos e arrasta carros em Petrópolis

Das ocorrências, 80 são de deslizamentos, a maior parte registrada nas localidades de Quitandinha, Alto da Serra, Castelânea, Centro, Coronel Veiga, Duarte da Silveira, Floresta, Caxambu e Chácara Flora.

Houve alagamentos em diversos pontos da cidade. Os 11 registrados pela Defesa Civil foram das regiões do Alto da Serra, Corrêas, Centro e Mosela.

Até às 20h, 120 bombeiros do quartel da cidade estavam nas ruas e 60 militares do Rio seguem em deslocamento para Petrópolis. Também estão sendo enviadas oito ambulâncias para a cidade para atuar no socorro às vítimas. Dez aeronaves foram disponibilizadas para chegar a Petrópolis na manhã desta quarta-feira (16).

Chuvas causam deslizamentos em Petrópolis; seis mortes são confirmadas

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, lamentou a situação em suas redes sociais e disse que o presidente Jair Bolsonaro deu ordens de atendimento imediato às vítimas.

“Esse é o momento de prestar socorro e apoiar as forças estaduais e municipais na remoção das pessoas das áreas de risco, bem como de oferecer todo o suporte aos desabrigados. O PR @jairbolsonaro nos determinou mobilização em benefício das pessoas”, escreveu Marinho.

Chuvas torrenciais inundam Petrópolis e causam quedas de barreiras

Fortes chuvas em Petrópolis, Região Serrana do Rio, deixaram pelo menos uma pessoa morta e três soterradas na tarde de terça-feira (15), após um deslizamento no Morro da Oficina, no bairro Alto da Serra; veja vídeo acima. Diversos pontos da cidade ficaram inundados.

O Coronel Leandro Monteiro, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, confirmou a morte causada pelas chuvas. A Defesa Civil atua nas ocorrências e decretou estágio de crise na região.

 

Detectada pelos pesquisadores da UFOB, Secretaria de Saúde alerta sobre variante Ômicron e casos de Flurona em Barreiras.

Testes para Covid-19: entenda a situação no Brasil e tire dúvidas sobre os exames diagnósticos | Coronavírus | G1

Através da parceria da Secretaria de Saúde de Barreiras, por meio da Vigilância Epidemiológica (VIEP), firmada com a Universidade Federal do Oeste da Bahia que realiza o monitoramento e diagnóstico da doença Covid-19, por meio do Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores (LAIVE), a população tem tido, cada vez mais, celeridade nos resultados dos exames.

Nesta segunda-feira (14), o Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores da UFOB, coordenado pelo Prof. Dr. Jaime Henrique Amorim, apresentou resultados da pesquisa que gerou tecnologias capazes de detectar de forma rápida, simultânea e com baixo custo, os três principais vírus respiratórios circulantes no Brasil, sendo o SARS-CoV-2, causador da Covid-19, Influenza A e B, causadores da gripe, sendo o primeiro, o causador das gripes mais graves em Barreiras.

Com a testagem em massa realizada pela Secretaria de Saúde, foram coletadas amostras de pacientes com sintomas gripais no período de 26 de janeiro a 09 de fevereiro, dos quais foi identificado através de uma tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores, um painel de mutações genéticas presentes nas principais variantes de SARS-CoV-2 sem a necessidade de sequenciamento genético, levando à identificação de variantes, como a ômicron.

Para o resultado apresentado, foram analisadas amostras de secreção nasofaringe de 113 pacientes. Destes, 57 (50,44%) eram positivos para o SARS-CoV-2, quatro (3.57%) eram positivos para Influenza A e dois (1,76%) eram positivos para SARS-CoV-2 e Influenza A simultaneamente, denominado de flurona, um termo do inglês que significa infecção por influenza e coronavírus ao mesmo tempo.

Conforme coordenação do LAIVE, tais resultados foram possíveis graças ao desenvolvimento e validação de painéis moleculares capazes de detectar o material genético de cada tipo de vírus de maneira específica, em sistemas adaptados a técnica de RT-qPCR, a mesma que já vinha sendo utilizada para diagnóstico da Covid-19. O grupo também tem trabalhado no desenvolvimento e validação de painéis moleculares capazes de identificar mutações específicas no SARS-CoV-2, baseado na RT-qPCR. Com isto, a pesquisa verificou que mais de 70% das amostras positivas para SARS-CoV-2 são da variante Ômicron.

De acordo com o coordenador da VIEP, para a concretização desses resultados, a Secretaria de Saúde de Barreiras realizou testagem em massa, com uma média de 200 amostras coletadas semanalmente, realizadas na Central de Coleta e Testagem funcionando no Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade, onde parte dessas amostras eram encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública Profº Gonçalo Moniz – Lacen/BA, em Salvador e outra parte ao Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores (LAIVE), em Barreiras, que viabilizaram o desenvolvimento da pesquisa.

“Durante essa pesquisa, a Secretaria de Saúde de Barreiras atuou, principalmente, na parte logística e na triagem dos pacientes, além de fornecer o espaço e equipamentos para a realização das coletas pela equipe da UFOB. Todos os casos positivos para Covid-19 foram monitorados e acompanhados diariamente, essa estratégia é realizada desde o início de casos positivos no município. Essa parceria entre a gestão municipal e as Instituições de Ensino Superior contribui para o desenvolvimento de ambos, e o resultado dessa parceria aparece em forma de prestação de serviços e pesquisas de excelência para a população”, pontuou Lucas Andrade.

Ele ressaltou também a necessidade da permanência dos cuidados individuais, como o uso de máscara, evitar aglomeração e fazer a higienização das mãos com frequência.

Um comandante sem granadeiros.

Diego Escosteguy escreve em O Bastidor:

Ao contrário do que sugere constantemente, o presidente Jair Bolsonaro não tem apoio firme da cúpula das Forças Armadas, segundo alguns dos próprios integrantes dela fazem questão de ressaltar. Falam reservadamente, para minimizar a quebra de hierarquia aparente nesse tipo de comentário.

Esses militares mandaram – mais uma vez – essa mensagem a ministros do Supremo e do TSE. A posição é relevante. Mina a estratégia de Bolsonaro em usar o capital político das Forças para lançar dúvidas sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas.

Mesmo no Exército, de onde saíram seus principais aliados no campo militar, o apoio ao presidente é escasso. Caso Bolsonaro force novamente o uso institucional das três Forças, enfrentará uma crise como ainda não viu, asseguram dois dos principais militares em postos de poder. Não haverá, garantem, a leniência apresentada no caso Pazuello.

A estratégia de reeleição do presidente alicerça-se no uso indireto do prestígio e da força do corpo militar. O objetivo é impor medo aos adversários, sejam os eleitorais, sejam os atores institucionais que se contrapõem a Bolsonaro – ministros do Supremo e do TSE.

Há um aspecto secundário e tático no uso dos militares, que se subordina ao objetivo estratégico: açular dúvidas no sistema eleitoral do país – o quanto antes, e na maior velocidade possível. É por isso que Bolsonaro e a ala militar de seu governo insistem em apontar “fragilidades” nas urnas.

O presidente tenta usar os especialistas em cibersegurança do Exército para essa missão. A participação do general Braga Netto é capital nesse mister; o ministro da Defesa confere ares de legitimidade à blitzkrieg bolsonarista ao sistema eleitoral. Na pasta e no Estado-Maior, prevalece uma mistura de desprezo e temor à figura do ministro.

Caso o plano de Bolsonaro dê certo, Braga Netto será seu candidato a vice. Seria a consumação, à força, da aparência de aliança sólida entre o presidente e os militares. Mesmo a especulação pública permanente sobre Braga Netto na chapa já favorece Bolsonaro.

Na visão dos estrategistas da campanha de Bolsonaro, é imprescindível neutralizar a “ameaça” representada pelo Supremo e pelo TSE – a “ditadura da caneta” que pode, com sua tinta, pôr fim à permanência do presidente no Planalto.

Os movimentos mais recentes de Bolsonaro obedecem a esse objetivo. Os militares mais moderados da cúpula das Forças esperam que os políticos da ala civil do governo, incluindo os do centrão, “ponham juízo” na cabeça de Bolsonaro, como diz um deles.

E se não puserem? “Ele (o presidente) vai recuar, de um jeito ou de outro”, limitou-se a afirmar outro integrante da cúpula militar.

Média móvel de mortes por Covid é 46% maior que 14 dias atrás.

O Brasil registrou nesta segunda-feira (14) 464 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 638.913 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 885 –completando uma semana acima da marca de 800. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +46%, indicando tendência de alta nos óbitos decorrentes da doença.

Brasil, 14 de fevereiro

  • Total de mortes: 638.913

  • Registro de mortes em 24 horas: 464

  • Média de mortes nos últimos 7 dias: 885 (variação em 14 dias: +46%)

  • Total de casos conhecidos confirmados: 27.541.131

  • Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 58.100

  • Média de novos casos nos últimos 7 dias: 133.713 por dia (variação em 14 dias: -28%)

Marcelo Bretas é envolvido no mínimo em 3 casos de conluio e corrupção.

Não falha nunca: Deus cria, o capeta os separa e eles por si só vão se reunindo.

A subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, encaminhou um ofício ao Conselho Nacional de Justiça na qual informa que a Procuradoria-Geral da República celebrou três acordos de delação premiada envolvendo o juiz da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, Marcelo Bretas.

O documento foi remetido por ela no dia 1º de julho tendo por destinatária Maria Thereza de Assis Moura, corregedora nacional de Justiça.

Ela pediu informações à PGR sobre acusações contra Bretas apontadas em uma reclamação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ao CNJ que pede o afastamento do juiz em razão da delação premiada do advogado Nythalmar Ferreira Dias, que teria na sua delação acusado Bretas de parcialidade e conluio com o Ministério Público nos processos da Lava Jato do Rio.

Na resposta Lindôra responde dizendo que os “fatos narrados” na reclamação guardam relação com três acordos colaboração e que “após a devida homologação dos acordos, poderá ser requerido o compartilhamento das evidências e relatos existentes que guardem relação com os fatos”.

Exército não endossa devaneios de Bolsonaro sobre a urna eletrônica.

Imagem do evento

Após acusação de Bolsonaro, o Exército negou ter apontado, ao Tribunal Superior Eleitoral, problemas na urna eletrônica.

À reportagem do G1, o centro de comunicação das Forças Armadas disse não ter informações sobre a fala do presidente.

Na última quinta-feira, Jair Bolsonaro afirmou que o Exército pediu explicações ao TSE após encontrar falhas de segurança na urna eletrônica.

O ministro Luís Roberto Barroso, do Tribunal Superior Eleitoral, negou que tal pedido tenha sido feito – ele disse que um militar da Comissão de Transparência das Eleições apenas fez uma série de perguntas para entender como funciona o sistema, o que foi respondido em documento de 700 páginas nesta segunda-feira.

O pessoal do Planalto, conhecido como Gabinete do Ódio, é muito criativo. E o Presidente da República não tem bom senso para selecionar as informações falsas e os casuísmos. Certamente o Exército não está disposto a comprometer ainda mais sua imagem com o desequilíbrio emocional de Carlos e Jair Bolsonaro.

Prefeitura de Luís Eduardo vai investir R$ 11 milhões na melhoria da merenda escolar

Entre as novidades para o ano letivo de 2022 em Luís Eduardo Magalhães, está a melhoria da merenda escolar: A Prefeitura vai investir ao longo do ano, R$ 11 milhões.

Nesta segunda-feira (14), primeiro dia de aula, os mais de 20 mil alunos da rede já contaram com o desjejum na merenda.

Os estudantes da manhã tomarão café por volta das 7h15 e, no intervalo será servido o lanche. Os que estudam à tarde, terão a primeira refeição logo que chegarem à escola e depois receberão o lanche da tarde.

Os alunos da educação infantil (de 02 a 05 anos), que recebem uma educacão integral, terão direito a cinco refeições diárias: Desjejum, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar.

O objetivo é promover uma educação inclusiva, respeitando as individualidades de cada aluno, além de possibilitar o aprendizado.

Vacinas em Luís Eduardo: um dia pleno nesta terça-feira, 15.

Estarão disponíveis nesta terça-feira (15), a 1°, 2° e 3° doses da vacina contra o Covid-19

Estarão disponíveis nesta terça-feira (15), em Luís Eduardo Magalhães, a 1°, 2° e 3°doses da vacina contra o Covid-19. Das 8h às 16h, no sistema Drive-Thru e na sede do antigo PROMATI.

1° dose
– Crianças de 5 a 11 anos.

Critérios Para ser vacinada, a criança deverá estar acompanhada pelos pais ou responsável legal. Em caso de ausência dos pais ou responsável, a criança só será vacinada mediante termo de autorização e acompanhada de um adulto. Vale lembrar que após a imunização, a criança será observada por 20 minutos pela equipe de saúde.

Documentação necessária para a criança
Documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS atualizado e caderneta de vacinação.

– Pessoas a partir dos 12 anos de idade.

2° dose
Confira a data no seu cartão de vacina.

3° dose
Para maiores de 18 anos que receberam a segunda dose há quatro meses.

IMPORTANTE
Lembrando que a dose de reforço da Janssen e a segunda dose da Oxford, serão feitas com a Pfizer.

Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer e Trabalho e Assistência Social promovem café da manhã para discutir inclusão para pessoas com deficiência.

As Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer e Trabalho e Assistência Social, promoveram um café da manhã, para discutir a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade em geral.

Na oportunidade foram apresentados os programas governamentais ‘De Bem com a Vida’ e ‘Aqualem’, que possibilitam a prática do exercício físico com a supervisão de profissionais de Educação Física. O segundo, em parceria com a iniciativa privada.

“Esses dois projetos já oferecem vagas para pessoas com deficiência e estamos buscando a inclusão desse público em esportes coletivos e individuais”, destacou a secretária Vânia Cenci.

A Secretária de Trabalho e Assistência Social, Scheilla Bernardes apresentou os programas da pasta voltados para essa parcela da população, como o Passe Livre.

“Esse momento é importante para que possamos discutir ações que venham acolher e beneficiar esse público”, disse.

Investimento contínuo
Desde o ano passado a Prefeitura do município vem investindo em capacitação para os professores da rede municipal e privada, para oferecer atividades para pessoas com deficiência.

O curso foi ministrado pela coordenadora do Centro Paralimpico de Maringá, a professora, mestre em Educação Física, Aryelle Malheiros Caruzzo.

Bairros Conquista e Santa Cruz: títulos de regularização fundiária.

Aproximadamente 200 moradores do Conquista e Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães, não retiraram o título de regularização fundiária dos seus imóveis

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, convoca os moradores do Loteamento Conquista e Santa Cruz, para retirarem o título de regularização fundiária, no setor de Habitação da Secretaria, localizado na Rua Valdemar Klein n°129, Jardim Imperial.

Confira as quadras:
-Loteamento Conquista
Quadras: 01;02;03;09;10;11;12;13;14 e 15.

-Santa Cruz
Quadras: 131;132;133;135;136;137;138;139;140;141;148;149;151;152;153;154 e 155.

Os homens do Presidente e as eleições complicadas de 2022.

Da Folha, editado.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) contabilizava que 11 dos seus ministros se lançariam candidatos nas eleições deste ano, mas arranjos estaduais devem afunilar as possibilidades eleitorais do time ministerial.

Fábio Faria (Comunicações), Anderson Torres (Justiça) e João Roma (Cidadania) ainda aguardam para bater o martelo, mas podem decidir permanecer na Esplanada dos Ministérios.

No caso do primeiro, ele disputava a vaga de Senado pelo Rio Grande do Norte com Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional.

Num evento em Jardim de Piranhas (RN) nesta semana, Faria sinalizou que pode abrir mão da disputa.

“Ele [Marinho], assim como eu, tem o direito de pleitear qualquer pré-candidatura”, disse Faria, num palco ao lado de Bolsonaro e do ministro do Desenvolvimento Regional.

“Nós temos um projeto: reeleger o presidente Bolsonaro. E somos gratos, quem achou que ia ter briga entre nós dois vai quebrar a cara. Entre eu e o Rogério, e em nome do projeto do estado, só vai sair um”, afirmou.

No ato político no Nordeste, Marinho foi recebido aos gritos de “senador”. Depois, na live semanal de Bolsonaro, declarou-se pré-candidato ao Senado.

Faria sempre descartou a possibilidade de concorrer ao governo do estado, onde a governadora Fátima Bezerra (PT) tem bom desempenho eleitoral na disputa pela reeleição.

Para deputado federal, já está sacramentada a candidatura do ex-governador e pai do ministro, Robinson Faria.

A aliados Faria diz ainda que o arranjo definitivo será selado neste mês. A avaliação é de que, se os dois disputarem, ele pelo PP e Marinho pelo PL, quem ganhará a única vaga pelo Senado será um nome do PT.

Segundo a reportagem apurou, Torres também admite que sua candidatura depende do cenário no Distrito Federal.

Ainda que sua intenção fosse disputar o Senado, a ministra Flávia Arruda (Secretaria de Governo) é candidata natural ao posto.

Ela tem acordo com o governador Ibaneis Rocha (MDB) para formar a chapa.

O ministro, que é delegado, filiado ao União Brasil (ex-PSL) e nunca disputou eleição, poderia sair para a Câmara, mas já admite a interlocutores a possibilidade de continuar no governo até o final do mandato.

Na Bahia, João Roma insiste em disputar o governo do estado. O ministro, que criou o auxílio emergencial, disputaria contra seu ex-aliado ACM Neto (União Brasil), ex-prefeito de Salvador, e Jaques Wagner (PT), ex-governador.

A avaliação de interlocutores, contudo, é que o cenário é incerto no estado.

O anseio de aproximar o União Brasil da chapa nacional de Bolsonaro esbarra na candidatura de Neto, que teme a rejeição do presidente na Bahia.

Bolsonaro pode precisar de Roma para fazer palanque no terceiro maior colégio eleitoral do país.

Com o afunilamento, a conta de auxiliares palacianos é de que hoje há oito candidaturas no primeiro escalão do governo.

Tarcísio de Freiras (Infraestrutura) e Onyx Lorenzoni (Trabalho) vão disputar os governos de São Paulo e Rio Grande do Sul, respectivamente. Ambos pelo PL de Valdemar Costa Neto.

Devem sair pelo Senado os titulares do Desenvolvimento Regional, Marinho; Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves; Secretaria de Governo, Flávia Arruda; Turismo, Gilson Machado; e Agricultura, Tereza Cristina. Neste ano, há apenas uma vaga por estado.

Tereza Cristina está bem posicionada nas pesquisas e interlocutores dizem que se lançará mesmo para senadora, embora no entorno de Bolsonaro há quem defenda seu nome para compor chapa do presidente na tentativa de reeleição.

O chefe do Executivo, por outro lado, tem explicitado sua preferência por um general, mesma fórmula adotada em 2018.

Os principais nomes que circulam hoje para a vaga são de Braga Netto, ministro da Defesa, e de Augusto Heleno, do GSI.

Além desses, há também candidatos no segundo escalão do governo.

Mário Frias, que ocupa o cargo de secretário de Cultura, é esperado para se lançar candidato à Câmara dos Deputados pelo PL.

O ex-ministro da Saúde general Eduardo Pazuello também deve se lançar ao Senado por Roraima ou à Câmara dos Deputados pelo Rio de Janeiro.

Em um país em que Bolsonaro, Damares, Pazuello e Mário Frias podem ser candidatos nem deveriam mais existir eleições.