Ibope: Dilma e Marina perdem pouco. Aécio sobe pouco.

Dilma-Marina-e-Aécio-Blog-marcos-frahm (2)Pesquisa Ibope/Rede Globo divulgada nesta terça-feira (16) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República: Dilma Rousseff (PT) tem 36%, Marina Silva (PSB) tem 30% e Aécio Neves (PSDB) tem 19%.

Os demais candidatos não pontuaram, com exceção do Pastor Everaldo (PSC), que tem 1%.

No levantamento anterior do instituto, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgado no dia 12, Dilma tinha 39%, Marina, 31%, e Aécio, 15%.

No segundo turno, Marina Silva e Dilma Rousseff estariam empatadas tecnicamente, com 43% e 40%, respectivamente.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 204 municípios do país entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00657/2014.

Zito e Karlucia rompem acordo político de mutuo apoio.

Karlúcia e os irmãos Barbosa: amor de verão.
Karlúcia e os irmãos Barbosa: amor de verão.

Notícia do blogueiro Itapuan de Vasconcelos Leitão da Cunha, com exclusividade: o ex-prefeito de São Desidério, Zito Barbosa, juntamente com seus irmãos e correligionários daquele município, fecharam um acordo com o deputado federal Benito Gama, do PTB e Tom Araújo, do DEM, que agora serão apoiados pelos Barbosa, na próxima eleição.

A notícia já transpirou dias atrás, mas houve certa reserva para torná-la pública, pois antes havia um acordo entre Zito e a peemedebista Karlúcia Macedo, ele apoiando-a. Segundo o próprio Zito, Karlúcia rompeu o que foi combinado, ao passar a apoiar o candidato Lúcio Vieira Lima, do PMDB, ao invés do que seria indicado por Zito Barbosa.

Luís Eduardo: Complexo Educacional do SESI tem data marcada para inauguração

SESI

O prefeito Humberto Santa Cruz recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira, 16 os representantes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Henrique Costa, gerente do Serviço Social da Indústria (SESI) e a responsável pelas Relações de Mercado, Fernanda Fernandes. O encontro serviu para definição da data de inauguração do Complexo Educação do SESI, a ampliação da parte física e as novidades que serão oferecidas.

Segundo o gerente do SESI a previsão é que o complexo seja inaugurado na segunda quinzena de fevereiro de 2015, em virtude do calendário escolar do município. Uma das novidades é que os estudantes que estiverem cursando o segundo grau poderão também participar dos cursos técnicos oferecidos na unidade. De acordo com Henrique Costa está prevista a abertura de mais 120 vagas para alunos, com cursos voltados a suprir as necessidades das indústrias locais. “Vamos movimentar o mercado, tanto educação quanto financeiro”, disse, lembrando estas vagas serão abertas pelo modelo de processo seletivo.

O Complexo Educacional comportará o prédio do SESI com 1.599m², contendo 2 pavimentos e ofertará atendimentos na área de Saúde, com 5 consultórios médicos, 2 consultórios odontológicos e raio x e na área de Educação EAD/EJA, com 5 salas de aula e 4 laboratórios. O prédio do SENAI com 844m², contendo 1 pavimento e ofertará atendimento na área de educação profissional, com 7 salas de aula e 2 laboratórios práticos, além do galpão com 516m² que ofertará cursos práticos.

 

Hashi delivery

08 - Agosto -_splash expresso copy

4 - QUARTA - HORÁRIO COLETA WEB

Yara agosto banner_600x300px

Brigadas Privadas ajudam a combater incêndios florestais

incendios

Entre os meses de julho e setembro, foram registrados, nos 258 mil ha da Unidade de Combate a Incêndios Florestais do município de Luís Eduardo Magalhães, cerca de 170 focos de calor e 21 incêndios.  Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que monitora focos de calor em todo o país. A combinação de excesso de matéria orgânica e baixa umidade do ar faz com que, nesta época do ano, a vegetação do Cerrado entre em combustão.

Localizada dentro da Área de Preservação Ambiental (APA) do Rio de Janeiro, na divisa entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, a Unidade de Combate a Incêndios Florestais é monitorada diariamente e, quando é detectado algum ponto de calor, os brigadistas são acionados.  De julho a setembro, além das ações realizadas dentro do perímetro da Unidade, 40 brigadistas também atuaram no combate de 18 focos de calor e quatro incêndios fora da Unidade.

mapa unidades

Iniciativa inédita

As Unidades de Combate a Incêndios Florestais dos municípios de São Desidério e Luís Eduardo Magalhães foram criadas para evitar que áreas produtivas, áreas de preservação permanente (APP) e reservas legais sejam destruídas pelo fogo. A iniciativa é da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) em parceria com a secretaria estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Instituto de Meio Ambiente (Inema), Corpo de Bombeiros e secretarias municipais de Meio Ambiente de Luís Eduardo Magalhães e São Desidério.

Diagrama mostra os erros do projeto da travessia

infográfico

Um diagrama simples, que circula pelas mídias sociais, mostra os erros primários do projeto da duplicação da travessia urbana da BR 242 em Luís Eduardo Magalhães, conforme foi apontado pelo O Expresso no final de agosto. A correção não custa caro, não é necessária uma nova licitação e pode ser feito até pela Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura, desde que o DNIT, que cometeu a burrada,  assim a autorize.

Se leigos reconhecem que está errado, por que os engenheiros geniais que fizeram o projeto não podem reconhecer?

Polícia Civil divulga fotos dos foragidos da custódia de Luís Eduardo

foragidos

Os prisioneiros  João Ferreira, o “João do Gado”, José Fernando  e George Ferreira Duarte fugiram na madrugada desta terça-feira, 16, da cadeia pública de Luís Eduardo Magalhães. Policiais Civis impediram fuga em massa, iniciada por volta das 03h.

Eles saíram por um buraco perfurado no teto e usaram uma ” teresa”, corda feita com pedaços de tecido para escalarem o prédio. Para reforçar a segurança no Distrito policial, os delegados Rivaldo Luz e Leonardo Mendes pediram apoio a CIPE/Cerrado e policias militares da 5ª CIA.

Somente depois de uma vistoria nas celas e contagem da população carcerária existente na unidade prisional, os delegados notaram a ausência dos três fugitivos.

 

Travessia urbana de Luís Eduardo: especificando as responsabilidades.

Por Carlos Alberto Reis Sampaio

Alguns pontos a ponderar sobre a obra de duplicação da travessia urbana de Luís Eduardo Magalhães, sob a responsabilidade do DNIT, Ministério dos Transportes e Paviservice.

  • O Governo Federal e a Empresa são diretamente responsáveis pela morosidade das obras.
  • O Governo Federal e o DNIT são responsáveis pelos vícios do projeto, que não contemplam travessia de pedestres, vias de acesso entre uma pista e outra com refúgios, além de mais retornos compatíveis com a travessia urbana de um lado e outro da cidade.
  • Urge a instalação de redutores eletrônicos de velocidade, faixas de segurança, além da completa sinalização horizontal e vertical.
  • Ao prefeito Humberto Santa Cruz cabe a responsabilidade de uso de toda a sua força política, inclusive a de líder regional, através da UMOB e a de líder estadual através da UPB, para intensificar a sua peregrinação ao DNIT, reivindicando a celeridade nas obras, a correção dos vícios no projeto, incluindo aí a necessária sinalização, mesmo que provisória, e a iluminação da via em toda a sua extensão.

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães: nota de pesar

O prefeito Humberto Santa Cruz e toda equipe do governo municipal com pesar lamenta a morte do jovem Leonardo Menezes, 20 anos, ocorrido na manhã de ontem, segunda-feira, 15, vítima de acidente de trânsito em um dos acessos do trecho duplicado da BR 242, em Luís Eduardo Magalhães.

Reforçamos que o prefeito Humberto Santa Cruz sempre primou pela segurança da rodovia mantendo contatos freqüentes com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), visando o bem estar de todos motoristas e pedestres que por ela circulam. Em tempo, informamos que será reiterado o pedido para que seja intensificada a sinalização horizontal e vertical do trecho urbano da BR 020/242 que está sendo duplicado no município.

Por outro lado, reafirmamos a necessidade de todos os motoristas que circulam pela BR 020/242 todos os dias, conduzirem seus veículos com mais prudência, respeitando as leis do trânsito e praticando sempre a direção defensiva, a fim de que possamos diminuir o número de acidentes.

Por fim, ao passo que nos solidarizamos com todos familiares e amigos da vítima, desejamos que Deus conforte o coração de todos amigos e familiares.

Permanecem em mistério as relações do PSB com o avião que caiu em Santos

O PR-AFA: quem pagava ou prometia pagar?
O PR-AFA: quem pagava ou prometia pagar?

Dois dias depois da queda do jato Cessna que levava Eduardo Campos do Rio de Janeiro a Santos, dirigentes do PSB foram chamados a uma reunião num hotel de São Paulo pelos empresários João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho, Apolo Santana Vieira e Luiz Piauhylino.

No encontro, os empresários explicaram que o partido teria problemas para declarar as despesas com a aeronave ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) porque a transação estava “irregular”, segundo afirmou ao O GLOBO um dos participantes da reunião. Leia a história completa em O Globo.

O candidato Ondumar Marabá cumpre extensa agenda no final de semana

Cacá com Ondumar no peito

Cacá, Fabio e Marabá, sinônimo de força

Humberto Santa Cruz esteve ao lado de Ondumar no Assentamento Rio de Ondas

A campanha de Ondumar Marabá, candidato a Deputado Estadual pelo PSC (Partido Social Cristão), mostra a cada dia mais força, e isso nota-se claramente pela quantidade e a intensidade dos eventos que ele tem participado.

No sábado, Ondumar esteve, pela manhã e inicio da tarde, visitando o Assentamento Rio de Ondas. Depois ele esteve participando de uma reunião com grandes lideranças da juventude de LEM. Num descontraído encontro eles discutiram a inclusão da juventude no processo politico, pois hoje com o acesso dos jovens as redes sociais, eles vem a cada dia ganhando um papel de maior destaque no cenário politico do Brasil. Neste evento ele saiu ainda mais fortalecido, pois ganhou apoios como o de Vando, Lindomar e Professor Pierre que estão há anos desenvolvendo atividades com jovens.

Incansável, no domingo cedinho ele já esteva na feira municipal do bairro Santa Cruz. Logo após, participou juntamente com o empresário Fabio Lauck, o Deputado estadual e candidato a deputado Federal pelo PP (Partido Progressista), Cacá Leão, que destacou o propósito de Ondumar Marabá concorrer a uma cadeira no legislativo estadual:

“Ondumar representa a nova politica, e será certamente um grande parlamentar, lutando pelos interesses de LEM e região”.

À tarde, ele participou do Circuito Baiano e Brasileiro de Velocidade na Terra, no autódromo de LEM e fechou o seu movimentado final de semana, visitando, à noite, algumas congregações evangélicas.

O Nordeste está com Dilma, segundo Vox Populi.

Dilma-Marina-e-Aécio-Blog-marcos-frahm (2)

A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), tem a maior vantagem em relação aos seus adversários na região Nordeste. De acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira (15) pelo Vox Populi e pela Rede Record, Dilma tem na região 56% das intenções de voto.

A candidata do PSB, Marina Silva, aparece com 22% e Aécio Neves (PSDB) tem 6%. O total de indecisos no Nordeste chega a 8% e os eleitores que disseram que vão votar em branco ou anular o voto são 6%. Dilma também leva vantagem em relação aos adversários nas regiões Centro-Oeste/Norte e Sul.

No entanto, a vantagem da petista para Marina, que é a segunda colocada, é menor nessas localidades. Na região Centro-Oeste/Norte, Dilma aparece com 35% das intenções de voto, contra 33% de Marina e 16% de Aécio. Os brancos e nulos são 4% na região, e os indecisos somam 10%.

No Sul, a presidente Dilma tem 27% das intenções, em situação de empate técnico com Marina que registra 25% da preferência do eleitorado. Já o tucano tem 18% das intenções na região. Votos brancos e nulos somam 9% e os eleitores indecisos chegam a 18%.

O cenário mais favorável a Marina aparece na região Sudeste, onde ela tem 28% das intenções. A presidente Dilma, no entanto, aparece logo atrás, em empate técnico, com 26% da preferência dos eleitores. O tucano Aécio Neves registra 20% das intenções. Votos brancos e nulos chegam a 11% e os indecisos, 13%.

A pesquisa ouviu 2 mil eleitores em 147 municípios do País, entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00632/2014.

Organizadores dizem que próxima Bahia Farm Show 2015 está 50% vendida

aiba

Consolidada como a maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte/Nordeste e a segunda maior do Brasil em venda por visitante, a Bahia Farm Show não para de atrair expositores interessados em fazerem bons negócios. Para a edição de 2015, 50% dos espaços já estão vendidos e a previsão é de que, nos próximos três meses, esse número chegue a 80%.

Segundo o coordenador da Bahia Farm Show, Thiago Pimenta, o nível de organização da Feira e a presença de um visitante que sabe exatamente o que quer e que vai para realizar negócios, tornam o evento atraente para os expositores. “Se o nível de venda cresce, o expositor quer trazer mais produtos e, consequentemente, ampliar sua área. Se não houvesse esse retorno, a procura não seria tão grande”, afirmou Pimenta.

Na edição de 2014, quando completou 10 anos, a Bahia Farm Show surpreendeu em todos os sentidos. Contrariando uma tendência nacional de baixos rendimentos nas feiras agropecuárias do país, ela superou as expectativas ao atingir R$ 1,019 bilhão em negócios realizados pelos 210 expositores presentes.

Em 2015, a Bahia Farm Show será realizada de 02 a 06 de junho e terá novidades em infraestrutura, ampliação de área e novas metas a serem batidas.

Vox Populi: Dilma abre 9 pontos, mas empata com Marina no 2º turno

Dilma-Marina-e-Aécio-Blog-marcos-frahm (2)

A presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) tem 36% das intenções de voto no primeiro turno, segundo pesquisa Vox Populi/Rede Record, divulgada na noite desta segunda-feira. Marina Silva, do PSB, está na segunda colocação com 27%. Já o tucano Aécio Neves aparece com 15%. 
Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (Psol) têm 1% cada. Votos em branco e nulos somam 8% e os indecisos chegam a 12%.

Apesar da vantagem de Dilma no primeiro turno, o levantamento mostra que Marina Silva está um ponto porcentual acima da petista na simulação de segundo turno. Marina aparece com 42% e Dilma com 41%. O resultado significa empate técnico entre as duas candidatas. Votos em brancos e nulos são 11% e os indecisos, 6%.

O levantamento fez também uma simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio. Neste cenário, a petista aparece com 47% contra 36% do tucano. Nesse cenário, votos em branco e nulos chegam a 12%. Já os indecisos somam 5%

Avaliação da presidente

O levantamento avaliou ainda a situação de aprovação da presidente Dilma Rousseff. Para 38% dos entrevistados, o desempenho de Dilma é “ótimo ou bom”. Já 39% consideram a presidente “regular”. E outros 23% avaliaram a forma de governar de Dilma como “ruim ou péssima”. Os eleitores que não souberam ou não responderam são 1% do total.
A pesquisa ouviu 2 mil eleitores em 147 municípios do país, entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00632/2014. Do Estadão Conteúdo.

Prefeitura

Hashi delivery

08 - Agosto -_splash expresso copy

4 - QUARTA - HORÁRIO COLETA WEB

Yara agosto banner_600x300px

hotelcolumbiadavi

Embasa avisa: vai faltar água, de novo, em Luís Eduardo

O abastecimento de água ficará temporariamente interrompido nesta terça-feira (16) em parte da sede municipal de Luís Eduardo Magalhães. A equipe técnica da EMBASA realizará a manutenção preventiva e melhorias do sistema da cidade o que provocará a suspensão do abastecimento em oito bairros da cidade: Jardim Paraíso, Jardim das Acácias, Jardim Imperial, Vereda Tropical, Tropical Ville, Jardim Ipê, Vale do Amanhecer e parte alta do Santa Cruz.

A previsão é que a equipe termine a manutenção até o final do dia, por volta das 19h, quando o abastecimento será retomado gradativamente.

Os imóveis que possuem reservatório com capacidade para atender as necessidades diárias dos seus moradores não sentirão os efeitos da falta de água temporária. A Embasa recomenda que, até o abastecimento seja regularizado, previsto para quarta-feira (17) os moradores destes bairros de Luís Eduardo Magalhães consumam o mínimo necessário de água e evitem o desperdício. Mais esclarecimentos podem ser obtidos pelo teleatendimento 0800 0555 195.

Antonio Henrique Jr. avança no Noroeste do Estado

Barra11

Acompanhando a comitiva da chapa majoritária da coligação Pra Bahia Mudar Mais, Antônio Henrique Júnior visitou as microrregiões de Barra e Juazeiro. Na quinta-feira (11/09), ao lado de Rui Costa, João Leão e Cacá Leão, participou de uma grande carreata pelas ruas de Barra e, logo depois, do comício para mais de cinco mil pessoas. O candidato a governador Rui Costa comprometeu-se com a construção da ponte sobre o Rio São Francisco, naquele município, e pediu que a população elegesse Antônio Henrique Júnior (deputado estadual) e Cacá Leão (deputado federal) para ajudá-lo a trazer mais benefícios para esta região da Bahia.

Barra12

No dia seguinte, em Xique-Xique, a Caravana 13 foi recepcionada pelo prefeito Dr. Ricardo Magalhães. Em caminhada, seguido por uma multidão que já o denomina de “governador do 0este baiano”, o deputado federal e candidato a vice-governador João Leão destacou as realizações do atual governo na região lembrando que os nomes de Cacá Leão e Antônio Henrique Júnior representam a renovação, com responsabilidade, do grupo político que tem mais serviços prestados ao oeste da Bahia.

Remanso

Em Remanso, o vereador Manoel Oliveira organizou uma reunião com a comunidade de Malhadinha e reafirmou o apoio às candidaturas de Antônio Henrique Júnior e Cacá Leão.

Pilão

A visita à microrregião de Juazeiro terminou no município de Pilão Arcado aonde, em companhia dos vereadores Thaisio Ribeiro, Sérgio Mariano, Márcio do Vale e do suplente Leonildo Teixeira, os candidatos Cacá Leão e Antônio Henrique Júnior circularam pelas ruas e feira livre da cidade e inauguraram mais um comitê de campanha.

Finalmente os dois ocupantes do Paradise sinistrado estão em casa

O local da queda. Foto de Sigi Vilares.
O local da queda. Foto de Sigi Vilares.
O fotógrafo e a piloto.
O fotógrafo e a piloto.

A piloto Ana Maira Moraes, uma das duas vítimas da queda de um avião experimental na divisa entre Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, recebeu alta do Hospital do Subúrbio, em Salvador, na manhã desta segunda-feira (15).

“A memória dela está voltando. Mas é um período normal para  quem sofreu um traumatismo craniano encefálico. Com o tempo,  ela vai recuperar tudo. No momento, ainda está em fase de  recuperar. Ela não lembra do momento do acidente, lembra de  antes, mas do momento não”, disse ao G1.Globo o namorado de Ana  Maira.

O acidente ocorreu no dia 24 de julho e fotógrafo Rui Rezende, que também estava na aeronave, recebeu alta médica no dia 3 de setembro. Os dois chegaram a ficar em coma induzido durante o período que estiveram hospitalizados.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a dupla realizava um voo panorâmico por cima de uma plantação de algodão, que seria fotografada por Rezende, quando caiu. Ainda não há informações sobre o que provocou o acidente.

Menos de 3 segundos antes da queda, o avião força uma curva à esquerda e perde sustentação. Print de um vídeo de anônimo.
Menos de 3 segundos antes da queda, o avião força uma curva à esquerda e perde sustentação. Print de um vídeo de anônimo.

Expedição registra a seca no Alto São Francisco durante 14 dias pelo rio

Foto_Joao Zinclair_AcervoCBHSF
Foto Joao Zinclair AcervoCBHSF

A partir de hoje, 15/09, uma expedição vai percorrer de barco o trecho do rio São Francisco entre a represa de Três Marias, em Minas Gerais, e a divisa com o estado da Bahia. A bordo, uma equipe de professores, cientistas, jornalistas, ambientalistas, dirigentes de entidades e organizações em defesa do rio dará vida ao projeto “Vidas Áridas no Velho Chico”, que pretende retratar, através de fotos, vídeos e documentos, o momento doloroso em que vive o São Francisco, especialmente a região do Alto, vítima da pior estiagem nos últimos anos. A expedição terá duração de 14 dias, encerrando-se no dia 28 de setembro.

O projeto “Vidas Áridas no Velho Chico” tem o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e integra as ações em prol da necessária revitalização do rio. Durante a viagem, a equipe da expedição vai passar pelas seguintes cidades: Montes Claros, Três Marias, Pirapora, Ibiaí, São Romão, São Francisco, Pedra de Maria da Cruz, Januária, Itacarambi, Matias Cardoso e Manga.

O “Vidas Áridas” foi idealizado por jornalistas da Inter TV Grande Minas, afiliada da rede Globo no Norte de Minas, e conta com o apoio da emissora. A divulgação da expedição, no formato de uma série de reportagens, é um dos produtos finais do trabalho. Resultará, também, em um estudo técnico que estará em uma carta endereçada a autoridades e políticos. Também está previsto um livro, relatando todos os detalhes desta aventura da cidadania.

Marina diz que Dilma e Mantega serão demitidos pelo povo.

Marina e índio. Foto de André Coelho para O Globo
Marina e índio. Foto de André Coelho para O Globo

NaniA candidata Marina Silva  criticou pesadamente  a atual gestão econômica do Planalto e disse que a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, serão “demitidos pelo povo brasileiro”, durante comício no Distrito Federal. Segundo ela, o governo fez uma contabilidade criativa e manipulação de preços para controlar artificialmente a inflação.

– A presidente Dilma disse que está revendo tudo isso e até se comprometeu a demitir seu atual ministro da Fazenda. Só que obviamente agora é tarde porque ambos serão demitidos pelo povo brasileiro.

Os tempos de alisar adversário passaram nesta campanha de 2014. Agora o jogo é pesado e o ódio puro e concentrado. Daqui para 25 de outubro vamos ver muito mais dessa troca de acusações.

Jornal Nacional, da Globo, terá nova apresentadora.

Renata, colírio no JN.
Renata, colírio no JN.

Nesta segunda-feira, 15, Carlos Henrique Schroder, diretor geral da Globo, e Ali Kamel, diretor geral de jornalismo e esportes da emissora, informaram em comunicado que haverá uma dança das cadeiras entre as principais estrelas do jornalismo da Globo. Patrícia Poeta, atualmente âncora do “Jornal Nacional” ao lado de William Bonner, deixará a atração para se dedicar a um novo programa de entretenimento da emissora. Quem irá substituí-la será Renata Vasconcellos, que divide desde o ano passado a apresentação do “Fantástico” com Tadeu Schmidt. Caberá à brasiliense Poliana Abritta substituir Renata no dominical.

Começa dragagem do São Francisco em pontos críticos de navegação

Rio-São-Francisco-em-IbotiramaOs trabalhos de dragagem em 21 passos críticos do canal da hidrovia do São Francisco entre Ibotirama e Pilão Arcado, Médio São Francisco baiano, já começaram. A previsão é que, ao final de 90 dias, com sua conclusão, esteja restabelecido o calado de navegação numa extensão de 320 km, permitindo sobretudo a passagem do comboio – composto de empurradores, dique flutuante e barcaças – que transporta grãos, em especial caroço de algodão, provenientes do Oeste baiano.

A ação é fruto de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o DNIT, órgão vinculado ao Ministério dos Transportes, e visa à melhoria da navegabilidade no canal. Os passos ou pontos críticos para a navegação foram identificados pelo DNIT por meio da Administração Hidroviária do São Francisco (Ahsfra). O investimento é de aproximadamente R$ 7,2 milhões.

O trecho de 320 km onde os 21 pontos críticos estão sendo dragados perpassa os municípios de Ibotirama, Muquém do São Francisco, Morpará, Barra, Xique-Xique e Pilão Arcado. “É um trabalho rigoroso, os órgãos ambientais exigem que o façamos com todo o cuidado, porque influencia diretamente em vidas aquáticas e dos nossos ribeirinhos”, disse o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, que acompanhou pessoalmente o início dos trabalhos em Ibotirama.

Ele explicou que, além do investimento na dragagem propriamente dita, também estão sendo investidos outros R$ 1,5 milhão no controle ambiental da dragagem e na batimetria – que é a quantificação do material a ser dragado.

O procedimento de dragagem consiste na retirada de sedimentos (areia ou cascalho) do fundo do rio nos trechos críticos à navegação, aumentando o calado (profundidade) para que as embarcações não encalhem. Com esse serviço, os trechos serão desobstruídos, o que facilitará o escoamento das safras agrícolas provenientes do Oeste baiano, principalmente soja e algodão.

Realidade atual

A viagem de Ibotirama (BA) a Petrolina (PE), antes feita em menos de uma semana, agora leva até 20 dias. Para passar pelo lago de Sobradinho, na Bahia, é preciso esperar a liberação da água da barragem de modo que as embarcações “surfem” numa onda artificial. Atualmente o reservatório está apenas com 32% de sua capacidade. Em geral, empresas faziam 30 viagens por safra no Velho Chico. Na última, foram dez.

“A gente está vivendo um momento crítico. Como você tem grande assoreamento e pouco investimento [na hidrovia], quando vem a seca, a situação fica muito crítica. O que falta é interesse do Estado em sair desse modal rodoviário”, afirma Marcelo Teixeira, diretor da Icofort. Segundo Teixeira, a empresa, que opera na hidrovia desde 2007, avalia deixar o rio, caso o governo federal não o recupere.

Embrapa vai fazer levantamento detalhado da aptidão das terras do Matopiba

Foto de Patrícia Villeroy
Foto de Patrícia Villeroy

A área do Matopiba, com cerca de 70 milhões de hectares, representa importante fronteira para a expansão da produção agropecuária. Aqui já se produzem 10% de soja e 15% do milho no Brasil. Também existem condições básicas para que o Matopiba seja uma boa alternativa para a expansão da produção de aves e suínos.

Em função das limitações do ambiente (fertilidade baixa, temperaturas elevadas e muitas áreas degradadas) a agropecuária na região vai depender de grande aporte de investimentos e tecnologias para se tornar economicamente viável.

Pensando nisso, o governo federal já acionou a Embrapa para estudar a região. A Embrapa Solos (Rio de Janeiro) terá como principal atividade a avaliação da aptidão agrícola das terras.

– Também reuniremos informações sobre os solos. Vale ressaltar a elevada vulnerabilidade à degradação dos solos de textura leve (de classe textural areia, areia franca ou francoarenosa), muito frequentes na área do Matopiba. O solo mais utilizado para a produção agrícola tecnificada nesta região é o Latossolo, que em amplas áreas tem menos de 20% de argila nos primeiros 50 cm a partir da superfície. São também muito frequentes os Neossolos Quartzarênicos (de textura areia ou areia franca até, no mínimo, a profundidade de 150 cm a partir da superfície do solo) e, principalmente nos estados do Maranhão e do Tocantins, os Plintossolos (que apresentam restrições de drenagem e/ou presença de elevada quantidade de cascalhos e pedregosidade) – diz o pesquisador da Embrapa Solos José Francisco Lumbreras.

A Embrapa Solos também se propõe a participar em outras iniciativas nesses primeiros estudos do Matopiba, tais como a elaboração do zoneamento agrícola de risco climático, a definição de oportunidades e prioridades para o avanço do conhecimento e desenvolvimento tecnológico, assim como na elaboração das diretrizes estratégicas de atuação da Embrapa na região.

A ideia é que tais atividades estejam encerradas até agosto de 2015 a fim de apoiar as melhores alternativas de produção sustentável. Adicionalmente, acredita-se que programas governamentais de incentivo à irrigação poderão viabilizar duas ou três safras por ano.

– É o momento perfeito para garantir o desenvolvimento com equidade em que todos ganhem com o progresso da região. Governantes, pesquisadores e agricultores estão juntos no desafio. É o começo de uma transformação benéfica em um ambiente historicamente carente e sofrido. Ainda vamos ouvir falar muito, e bem, do Matopiba. Guarde esse nome– completa o presidente da Embrapa, Maurício Lopes. Da Embrapa.

Luís Eduardo Magalhães recebe os melhores pilotos de Velocidade na Terra do País

A CBA entrevistou o prefeito e agradeceu o apoio ao evento, que é referência nacional.
O prefeito Humberto Santa Cruz acompanhou as “50 voltas de LEM” da Fórmula Tubular e participou da entrega da premiação.Durante três dias, Luís Eduardo Magalhães foi a capital brasileira de Velocidade na Terra. Entre os dias 12 e 14 de setembro, o totalmente reestruturado circuito Junior Poletto recebeu etapas do Campeonato Brasileiro de Superfórmula, da Copa Bahia de Fórmula Turismo e Copa Bahia de Kart Cross.

Para o prefeito Humberto Santa Cruz que acompanhou as “50 voltas de LEM” da Fórmula Tubular e participou da entrega da premiação. “A estrutura ficou belíssima, todos estão de parabéns, fizemos um esforço muito grande para adequar o autódromo às exigências da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e agora, podemos sem medo de errar, afirmar que durante esses três dias de prova fomos a capital brasileira de Velocidade na Terra”, comentou.

Pelo trabalho e apoio ao esporte na cidade, o prefeito Humberto Santa Cruz recebeu das mãos do Dr. Petras Telles, presidente do Clube Pilotos do Oeste de Velocidade na Terra um troféu pelos serviços prestados para o desenvolvimento do esporte na cidade e em toda região oeste. O presidente lembra ainda que Luís Eduardo Magalhães é hoje, possivelmente, a cidade com o maior número de pilotos filiados a CBA com 55 inscritos.

 

Prefeito participa de cavalgada no Assentamento Rio de Ondas.

cavalgada 1O prefeito Humberto Santa Cruz compareceu à IV Cavalgada do Assentamento Rio de Ondas, realizada neste domingo, 14. Na Vila I, local da concentração, montado no cavalo, participou da abertura oficial. Na Vila II, saudou os cavaleiros e na Vila III prestigiou o almoço e a chegada dos participantes.

cavalgada 2

“Só tenho que parabenizar a todos organizadores desse evento pela belíssima festa e dizer podem contar conosco naquilo que for possível atender para as próximas edições”, disse. O empresário Fábio Lauck, um dos patrocinadores da festa, participou de toda cavalgada.

A cavalgada contou com a presença de 300 pessoas e um percurso de 15 km. Após a chegada dos cavaleiros, além do almoço, teve apresentação da dupla Nando e Lucas.

Imagine a responsabilidade dessa eguinha baia malacara. Se derruba o Prefeito, a notícia ia se espalhar como um rastilho de pólvora nas mídias sociais.

Orgia de gastos e dinheiro mal havido nas campanhas eleitorais

Os candidatos a presidente, governador e senador vão gastar mais de R$ 4,4 bilhões nos três meses de campanha eleitoral, de acordo com as próprias previsões informadas ao Tribunal Superior Eleitoral.

Com todos os zeros, isso significa R$4.400.000.000,00 Uma montanha de dinheiro, que é óbvio acaba saindo do lombo do contribuinte.

Esse valor, que é oficial e por isso deve ser superado, é maior que o orçamento anual de 16 dos 39 ministérios criados pelo governo Dilma, incluindo Relações Exteriores e até a própria Presidência da República.

Nenhuma secretaria da Presidência, nem de áreas estratégicas como Portos e Aviação, custa tanto quanto a campanha majoritária.

Supremo Tribunal Federal, Conselho Nacional de Justiça, AGU e TCU, somados, custam pouco mais da metade (R$ 2,7 bilhões) por ano. Do jornalista Cláudio Humberto, com edição deste jornal.

A orgia de dinheiro e gastos, nas campanhas eleitorais, mesmo nos sertões mais humildes. Esse dinheiro não sai só das doações legais de campanha. Sai do surrupio de verbas públicas, do caixa 2 e dos interesses trocados entre empresários e gestores públicos corruptos.

Embasa interrompe trânsito para instalação de redes prediais de esgoto

A frente de trabalho da obra de esgoto continua avançando na rua Capitão Manoel Miranda, no centro de Barreiras. Nesta segunda-feira (15/09), nas proximidades do Corpo de Bombeiros, o trânsito será interditado para a execução de ramal predial (parte da rede que leva o esgoto da caixa de passagem para a rede coletora) e linha de recalque, rede que vai bombear o esgoto desta região até a estação elevatória.

A rua Coronel Magno, descendo a praça Castro Alves, vai ser interditada ao longo do dia para a recomposição do asfalto do trecho danificado pela obra. A obra também continua na Vila Brasil, com paralisação do trânsito nas intermediações das ruas São Jorge e Piauí. E nos bairros Vila Dulce, na rua Altemar Dutra (atrás do posto médico), e na Santa Luzia, na Castelo Branco, também tem frentes de trabalho com assentamento de ramais prediais.

A2 escadas

Morte de motociclista na BR 242, trecho urbano de Luís Eduardo

Leandro MenezesUm jovem motociclista, de nome Leonardo Menezes, morreu agora de manhã, no retorno da pista duplicada, no sentido Barreiras/Luís Eduardo, em frente aos silos da Cooproeste. O motorista do veículo implicado no acidente, evadiu-se do local e foi encontrado no Posto Porto Brasil. A pessoa apresentou-se a Polícia Civil afirmando não ter percebido a colisão do motociclista na traseira do veículo.

Apesar da presença da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Municipal de Trânsito e de reforços da Polícia Militar, a população resolveu interromper a rodovia, que assim permanecia até 11 horas.

No dia 27 de agosto produzimos matéria aqui no blog de O Expresso, afirmando que os acessos da pista principal às pistas laterais da BR estavam errados, que careciam de um refúgio de aceleração, em que o motorista tivesse noção do fluxo de trânsito através do seu retrovisor direito. O projeto é criação de um tecnocrata do DNIT, que certamente conhece pouco de trânsito. As reiteradas visitas do prefeito Humberto Santa Cruz ao DNIT não obtiveram completo êxito e as primeiras consequências os motoristas de LEM estão experimentando agora.  

População revoltada interrompeu o trânsito na rodovia. Foto de Sigi Vilares.
População revoltada interrompeu o trânsito na rodovia. Foto de Sigi Vilares.
Foto de Sigi Vilares
Foto de Sigi Vilares

Prefeitura precisa coibir esgoto cloacal nas ruas do Jardim das Oliveiras

esgoto cloacal

Alguns moradores do Jardim das Oliveiras, que pensam ser mais inteligentes que os seus colegas de bairro, resolveram transformar uma vala de esgoto pluvial em esgoto cloacal, em plena praça entre os setores W3 e W4. É tarefa para a Vigilância Sanitária, que precisa agir com rigor em todo o bairro. Alguns moradores relapsos preferem jogar o esgoto na rua a manter em  dias suas fossas particulares. Um atentado grave à saúde pública: crianças não devem transitar, de chinelos, pelas fezes de alguns relaxados, inclusive aquelas que frequentam a escola Marlei Terezinha Pretto.

Brasileirão: Vitória perde de novo; Bahia recupera-se; Internacional vence; Grêmio empata.

O Internacional passou sufoco no início, mas, contando com a incompetência dos atacantes do Botafogo, reagiu, e venceu o Alvinegro por 2 a 0, neste domingo, no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, interrompendo assim uma série de maus resultados. Alex em chute de fora da área, e Sasha, de cabeça, em falha da defesa alvinegra, consolidaram o triunfo colorado.

O resultado recolocou o Colorado no G4, grupo dos times que garantem vaga na disputa da Copa Libertadores. O time ocupa a terceira posição na tabela de classificação com 37 pontos. Os cariocas caíram uma posição, agora estão em 15º lugar, com os mesmo 22 pontos. Na próxima rodada, na quarta-feira, o Internacional enfrentará o Sport, às 21h, na Arena Pernambuco, em Recife. Já o Botafogo receberá o Bahia, no mesmo dia, às 22h, no Maracanã.

O Grêmio não passou de um melancólico empate com o Atlético-MG. E o São Paulo diminuiu a diferença para o Cruzeiro, no Morumbi, ocupando a vice-liderança isolada do campeonato. Digno de nota, ainda, a vitória do Flamengo sobre o Corinthians por magro 1×0.

Os dois times baianos ocupam, apesar da brilhante vitória do Bahia sobre o Figueirense (3×0), as duas últimas colocações da tabela.

A tabela de classificação do Brasileirão, editada pelo Lancenet:

class

Barreiras: colisão frontal vitima conhecido empresário na BR 242

acid 2Da redação do jornal Nova Fronteira

diego douradoO empresário Diego Dourado, filho do também empresário Junior Dourado, proprietário da Rede de Postos de Combustíveis Dourado morreu em acidente entre a caminhonete em que estava e um caminhão cegonha.

O acidente ocorreu por volta das 17h de hoje, no KM 811 da BR 020/242, distante 17 Km  de Barreiras, Oeste da Bahia, quando a caminhonete Hillux SW4 em que Diego estava colidiu frontalmente contra um caminhão cegonha que seguia de Barreiras sentido Luís Eduardo Magalhães.

Foto de Sigi Vilares
Foto de Sigi Vilares
Os bombeiros lutaram mais de uma hora para desencarcerar Diego, preso às ferragens. Foto de Sigi Vilares.
Os bombeiros lutaram mais de uma hora para desencarcerar Diego, preso às ferragens. Foto de Sigi Vilares.

Diego chegou a receber os primeiros socorros de uma equipe do Samu, mas não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo antes de chegar no Hospital do Oeste. O motorista do caminhão não teve ferimentos. Diego era casado e tinha um filho ainda criança. O trânsito no local do acidente sofreu um grande engarrafamento, por cerca de 3 horas, chegando a formar filas de 20 quilômetros. Veículos que se deslocavam na rodovia chegaram a voltar para Barreiras e Luís Eduardo, esperando a reabertura da pista.

acid 1

Governistas lançam comitê para a reta final da campanha

comite 2

Humberto Santa Cruz, prefeito e líder governista em Luís Eduardo Magalhães, assumiu, hoje, em definitivo, a campanha de Rui Costa, João Leão e Otto Alencar, além dos candidatos a deputado federal, Cacá Leão e, estadual, Antonio Henrique Jr. ao inaugurar o comitê de campanha da rua Enedino Alves da Paixão.

Esteve presente ao evento todo o staff político do Prefeito e mais de duas centenas de cabos eleitorais e simpatizantes da campanha governista, além de Cacá Leão. O candidato Toinho ficou preso no gigantesco engarrafamento que se formou no km 33 da 020, próximo ao Zé da Viola, numa colisão frontal com vítima fatal.

Em inflamado discurso, Humberto falou das realizações dos governos federal e estadual em Luís Eduardo Magalhães, pontuando a intermediação de João Leão pelo desenvolvimento e obras na cidade.

O Prefeito ressaltou principalmente a duplicação da travessia urbana das Brs 020 e 242 e a construção de 3.000 casas populares, entre concluídas, em fase final de construção e contratadas.

O Prefeito só interrompeu o seu discurso para localizar o pai de um garotinho que tinha se perdido.
O Prefeito só interrompeu o seu discurso para localizar o pai de um garotinho que tinha se perdido.

SAÚDE FILA ZERO

Extra oficialmente, informaram este Editor de que o Prefeito faz alterações profundas na Secretaria da Saúde, visando atingir a meta de encolher o tempo de espera nos postos de saúde e na UPA. A meta mesmo é a fila zero, disse meu informante.

Na liderança das pesquisas, Paulo Souto e Geddel atraem lideranças do interior

Apontados por todas as pesquisas como os virtuais vitoriosos nas eleições de cinco de outubro, os candidatos Paulo Souto, a governador, e Geddel Vieira Lima, a senador, da coligação “Unidos pela Bahia” recebem a adesão de lideranças de partidos governistas por onde passam no interior do estado. Neste domingo, em visita a Sítio do Quinto, no Santuário de Santa Cruz do Serrote, a dupla ganhou o apoio do prefeito de Coronel João Sá, Romualdo, do PSD.

Ao lado do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, e do candidato a deputado federal José Carlos Aleluia, a chapa oposicionista continua a maratona deste domingo, visitando Adustina, Monte Santo, Cansanção, Queimadas, Retirolândia e Conceição do Coité, onde haverá comício, à noite.

Ainda, na jornada pelo interior neste final de semana, em Caetité, a chapa majoritária oposicionista ganhou o apoio de todo o grupo político do prefeito de Jacaraci, Deusdedit Rocha (PSD), o Detinho. No encontro de oficialização da adesão, estavam com Detinho, o ex-prefeito Antonio Carlos e vários vereadores.

Indignado com a falta de ajuda do governo do PT à sua administração, o prefeito de Riacho de Santana, Tito (PDT), se deslocou a Bom Jesus da Lapa para declarar seu apoio a Paulo Souto e Geddel. “Venho somar forças para salvar esta região do abandono dos petistas. No tempo de Paulo Souto, fomos contemplados com um mercado novo e a barragem de Riacho. Estou com ele e Geddel”.

O vice-prefeito de Xique-Xique, Dr. Lula, também do PDT, partido da base governista, foi outro que manifestou preferência pela chapa oposicionista na passagem pela cidade. “Paulo Souto e Geddel representam a esperança de construir um futuro melhor para a Bahia, no qual Xique-Xique terá vez”.

Em Buritirama foi anunciada ainda a adesão aos oposicionistas do ex-prefeito de Muquém do São Francisco, José Nicolau. No meio da semana, o prefeito de Cansanção, Ranulfo Gomes (PSD), e 11 dos 13 vereadores da cidade estiveram em Salvador para oficializar o apoio a Paulo Souto e Geddel.

Rui e Leão fazem grande festa na Barra


Em intensa atividade no interior, a chapa majoritária da coligação Pra Bahia Mudar Mais
fez comício em Barra e, nesta sexta-feira, esteve em Xique-Xique e Itabuna

Durante comício para mais de cinco mil pessoas em Barra, na noite da última quinta-feira (11), Rui Costa, candidato a governador pela coligação Pra Bahia Mudar Mais, comprometeu-se com a construção de uma nova ponte sobre o Rio São Francisco, naquela cidade. A ponte é a demanda da região e vai facilitar o acesso ao município pela região de Xique-Xique e a estrada do feijão. “Essa é uma obra prioritária para Barra e se o estado não tiver condição de fazer sozinho, vamos atrás de recursos junto ao Governo Federal”, destacou Rui, salientando a importância da obra para o desenvolvimento da cidade e para a melhoria da mobilidade na região: “Vai facilitar o acesso, não só das pessoas, mas de mercadorias e de oportunidades para Barra e aproximando ainda mais a região oeste do leste da Bahia”.
Ao lado do candidato a vice-governador, João Leão (PP), e do prefeito municipal Artur da Silva Filho (PP), Rui liderou grande carreata pelas ruas de Barra, sendo seguido por uma multidão. A Caravana 13 começou ainda no aeroporto e seguiu até o centro de Barra, com os candidatos sendo saudados durante todo o trajeto pela população. No comício, João Leão destacou as realizações do atual governo na região e saudou a chegada da Universidade Federal do Oeste, que terá campus em Barra.

Isso é uma revolução para Barra, um marco na história dessa cidade. A juventude barrense agora poderá fazer curso de nível superior aqui mesmo, com a qualidade que as Universidades federais têm”.
Na sexta-feira (12), a chapa majoritária da coligação Pra Bahia Mudar Mais prosseguiu em intensa atividade pelo interior, começando por Xique-Xique, onde fez carreata e percorreu a tradicional feira do município. À tarde, os candidatos se deslocaram para a região cacaueira, fazendo carreatas e atos políticos em Itabuna e Camacã.

hotelcolumbiadavi

 

08 - Agosto -_splash expresso copy

Hashi delivery

Prefeitura

 

Jaqueline Roriz: mais uma corrupta do DF desiste de candidatura.

size_590_jaqueline-roriz

A candidata a deputada federal Jaqueline Roriz (PMN) renunciou à disputa eleitoral, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). Filha do ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz, Jaqueline enfrentava uma batalha na justiça para manter a disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados. O TRE-DF havia indeferido o registro de sua candidatura, o que foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por Jaqueline ter sido condenada por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça do DF em julho deste ano, em segunda instância, com a perda de seus direitos políticos por oito anos. Ela já havia sido condenada anteriormente, em primeira instância, pela 2ª Vara da Fazenda Pública do DF. Jaqueline tentava se manter na disputa alegando que o registro da candidatura foi feito dias antes da condenação em segunda instância. Mas, o entendimento do relator do processo no TRE-DF, desembargador Cruz Macedo, foi de que a data de registro não pode ser considerada como prazo limite para a impugnação. Agência Estado

Duas mortes em capotamento próximo ao Sítio Grande, São Desidério.

Image00002

Um grave acidente na madrugada deste domingo (14), matou duas pessoas, no KM 14 da BA-462, há um Km da entrada do povoado do Sitio do Rio Grande, município de São Desidério.

Edilson José de Souza, de 51 anos conduzia uma caminhonete Frontier da Prefeitura de São Desidério, quando perdeu o controle da direção, saiu da pista, bateu em uma árvore e capotou.

Image00003

Testemunhas afirmam que havia mais três ocupantes no veículo. Uma mulher ainda não identificada teria ficado presa debaixo do carro e foi resgatada por agentes do Corpo de Bombeiros de Barreiras sem sinais de vida.

Os dois ocupantes, Iuri de Castro da Silva, de 22 anos, e Heleno Santos da Cruz, de 26 anos, que estavam no banco de trás, foram socorridos pelo SAMU e segundo informações não sofreram ferimentos graves.

As duas vítimas fatais foram removidos para o IML de Barreiras. Com informações e fotos do blogbraga.com.

Barreiras: segue o mistério do dinheiro encontrado com primo do Senador

180 3

Os R$ 180 mil que estavam apreendidos no Complexo Policial de Barreiras, no Oeste da Bahia, foi depositado na última sexta-feira (12/set) em uma conta da Caixa Econômica Federal localizada no município para ficar à disposição da Justiça Federal. O portal de notícias 180, do Piauí, acompanhou o transporte do valor feito pelo delegado Francisco de Sá.

 

180Ainda preso, Paulo Fernando de Sousa – o carona – disse que o destino final da viagem ocorrida dia 11 seria a cidade de Floriano. A declaração foi feita ao portal perante um agente da Polícia Civil. A versão contraria a dada anteriormente pelo motorista do senador e candidato a governador do Piauí,  Wellington Dias (PT), José Martinho Ferreira de Araújo. Segundo o comissionado do Senado, o valor serviria para comprar uma fazenda em São Miguel do Fidalgo.

 

180 2Ao contrário do que divulgou a imprensa local, a suspeita que paira não é a do dinheiro ter sido sacado de um banco privado no feriado de 7 de setembro, mas a de que no dia a transportadora de valores Prosegur teria entregue a quantia ao motorista do senador – que também é primo do petista, ou entregue a outro que repassou ao parente do candidato a governador. De Fernando Machado, do portal ZDA.

Yara agosto banner_600x300px

faahf responsabilidade

2A minipa

standbyte setembro

Rádio Prefeitura 1200x433 (1)

2 - SEGUNDA - HORÁRIO COLETA WEB

Delegado Protógenes diz que morte de Eduardo não foi acidente

Eduardo-Campos-e-Protogenes-Queiroz-copyConhecido por haver prendido o banqueiro Daniel Dantas, o delegado federal e deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) suspeita que a morte de Eduardo Campos nada teve de acidental, foi um atentado, segundo segredou a colegas da PF. Ele chegou a Santos logo após a tragédia, colheu indícios e depoimentos e os enviará à Procuradoria-Geral da República, com o pedido para aprofundar as investigações.

Protógenes disse a policiais ter ficado intrigado porque o local nem sequer foi preservado. Delegados da PF somente apareceriam à noite.

Entre os objetos colhidos, o delegado Protógenes encontrou na lama a capa de um livro do piloto, intacta, mas sem as páginas internas.

No dia da tragédia, Protógenes estava na expectativa de rever Eduardo Campos, com quem se encontrou em 1o de maio e na Semana Santa.

A hipótese de atentado contra Eduardo sempre foi mencionada, mas ninguém a levou tão a sério quanto o delegado Protógenes Queiroz. Do Diário do Poder.

Ofertas de Imóveis Rurais da Imobiliária Chapadão

014Soja-Variado014

2.100ha, Dianópolis-TO, 990ha aberto, 400ha corridos, 7 km de beira Rio Manuel Alves, sede, energia, geo certificado, licenciada, 9km do asfalto, plana, 165 km de LEM. 77-9961-3220

Área  de 2220 ha Rosário, sendo 1650 de lavoura,  100 ha para abrir, corrigida, fosfatada, galpão para máquinas, estrutura de armazenagem de grãos, sede, poço artesiano, alojamento para funcionários, tanque de diesel.

Preço: R$ 430 scs/ha – Prazo de pagamento  5 anos

Área de 1040 ha Anel da Soja, sendo 220 há lavoura de um ano, 200 há desmatados, faltando somente gradear, argila de 24 a 35%, casa com 105m², poço artesiano, galpão aberto com 250m², caixa d’água 25 mil litros, alojamento para 8 pessoas, tudo dentro das normas do ministério do trabalho, reserva averbada, geo, 100% documentada, fundo divisa com Rio Branco. 65 KM do LEM/BA

Preço: 220 scs p/ha – Prazo de pagamento: 1 + 3 anos

Área de 970 ha, 400 há irrigados (4 pivôs), 100 há sequeiro , licença para abrir mais 110ha, sede com o1 casa grande com cantina e caseiro, 01 alojamento para funcionários,  balança rod., barracão de 1000m², piscina para pivôs, 02 rios na fazenda, com todas as licenças. Preço: 400.000 sacas de soja

Área de 1230 Hectares no Anel da soja, a 12 km do asfalto, 300 há abertos, com reserva averbada, com geo, casa com galpão, energia a 5 km. 65 km do LEM/BA. Preço: R$ 140 scs p/há – Prazo: 1 + 6 Anos

Área de 1950 ha, sendo que 350 há já foram lavoura, 200 ha gradeados, com reserva averbada, 25 á 35% de argila, casa simples,  fundo com Rio Branco, estrada do Café, 64 km do LEM-BA. Preço: 220 scs p/ Hectares – cond. de pgto. 1 + 4 anos

chapadc3a3o-920x180

 

Jornalistas são recepcionados por O Boticário em Barreiras

Segunda edição do Passarela Viva Linda: O Boticário promoveu jantar para jornalistas de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães

Por Leila Ribeiro, do Jornal Nova Fronteira

 Aconteceu na noite de ontem, 11, no restaurante Confraria da Cerveja, em Barreiras, um jantar exclusivo promovido pelo O Boticário aos jornalistas de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães que contou com a presença especial de Cynthia Cerqueira vencedora da primeira edição do Passarela Viva Linda. Durante o encontro, Vítor Saback Brechbuhler, gerente geral da franquia de O Boticário em Barreiras, pertencente ao Grupo Urbano Bessa, explicou como funcionará o Passarela Viva Linda aqui na região Oeste da Bahia.

Vítor Saback Brechbuhler, gerente geral da franquia de O Boticário em Barreiras e Cynthia Cerqueira vencedora da primeira edição do Passarela Viva Linda

Este ano, para descobrir a nova representante da new face baiana, o projeto ampliou o número de localidades que receberão as seletivas. Garotas entre 16 e 26 anos poderão realizar as inscrições gratuitas – 13/9, 20/9, 27/9 e 04/10 em Salvador; 20/9 em Barreiras; e 27/9, em Ilhéus. As participantes serão avaliadas por dois bookers, além de outros experts em beleza. A cada seletiva, quatro escolhidas avançam mais um passo na conquista por um ano de contrato com a Agência Mega Model e participação nas principais semanas de moda do país. As fichas de inscrição estão disponíveis nas lojas O Boticário das cidades participantes ou nos locais das seletivas.

A grande final do concurso Passarela Viva Linda acontecerá em Salvador no dia 18 outubro, na Arena Fonte Nova, quando 48 finalistas desfilam na disputa pelo primeiro lugar. O evento contará, ainda, com um show do cantor Adelmo Casé. As candidatas serão avaliadas por um júri que entende tudo de beleza: Sadi Consati, consultor criativo para linha Intense de O Boticário, Ana Ferrell, diretora de Branding e Comunicação de O Boticário, e ainda o idealizador e diretor artístico da São Paulo Fashion Week Paulo Borges, entre outros convidados.

Movimento Viva Linda com O Boticário

O Passarela Viva Linda faz parte do movimento Viva Linda com O Boticário – plataforma que propõe um jeito diferente de conversar e se relacionar com as consumidoras – desenvolvida para multiplicar o poder transformador da beleza, estimulando e inspirando as mulheres a viverem de forma mais alegre e positiva. Na Bahia, a marca já levou experiências de beleza através de blitz e semanas da beleza, estimulou a formação profissional de mais de 300 aspirantes a make up artists em parceria com o Senac, levou cinema itinerante e promoveu a cultura para diversas cidades do interior baiano, além de apoiar um dos mais relevantes festivais de dança de Salvador, o Viva Dança.

A vencedora da primeira edição, realizada em 2013, foi a Cynthia Cerqueira. A baiana, que hoje mora em São Paulo, foi premiada com um contrato de um ano com a Agência Mega Model Brasil. Entre os trabalhos realizados, já desfilou para grandes marcas no SPFW e Fashion Rio, gravou comercial para Zaxi Calçados e campanha O Boticário, além de fotografar para editoriais de moda nas revistas Marie Claire, Glamour e Viva Linda, além do catálogo da FARM.

Atenção para os local e datas para as seletivas:

Seletiva 1 – Data: 13/09/2014

Liberdade – 6 semifinalistas
Local: Colégio Duque de Caxias – Estrada da Liberdade, s/n – Liberdade

Seletiva 2 – Data: 20/09/2014

Pernambués – 6 semifinalistas
Local: Colégio Aliomar Baleeiro – Rua Saturno, s/n – Pernambués/Salvador

Barreiras – 4 semifinalistas

Local em Barreiras: Hotel Solar das Mangueiras – Avenida Aylon Macedo, 2.000 – Boa Vista – Cidade: Barreiras/BA.
Seletiva 3 – Data: 27/09/2014

Mussurunga – 6 semifinalistas

Local: Colégio Newton Sucupira – Rua M, Setor F, Caminho 12, s/n – Mussurunga/Salvador
Ilhéus – 04 semifinalistas
Local em Ilhéus: Colégio Instituto Municipal de Ensino Eusinio Lavigne (IME). Endereço: Avenida Canavieiras s/n°. Bairro: Centro. Cidade: Ilhéus/BA.

Seletiva 4 – Data: 04/10/2014

Dendezeiros/Centro Esportivo do Colégio Análise – 6 semifinalistas
Local: Centro de Esportes Estação Bonfim – Rua Borborema, 03 – Dendezeiros/Salvador

Arruda finalmente desiste da candidatura.

CONVEN«√O DO PRO ex-governador José Roberto Arruda (PR) anunciará na tarde deste sábado (13) a desistência da sua candidatura ao governo do Distrito Federal. A decisão foi tomada em reunião na manhã deste sábado na casa do ex-governador Joaquim Roriz, no Park Way, em Brasília, onde a cúpula da coligação acertou os últimos detalhes. No encontro, foi acertado que o candidato a vice na chapa, Jofran Frejat, assumirá a disputa ao governo e a mulher de Arruda, Flávia Peres, ocupará o posto de candidata à vice na chapa.

Segundo apurou esta Coluna, há informações de que Valdemar da Costa Neto, que cumpre regime semiaberto no Complexo Penitenciário da Papuda, teria participado da reunião na casa de Roriz. Apesar de ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal no processo do mensalão, o dono do PR continua traçando estratégias eleitorais e participando, de dentro da cadeia, das decisões do partido.

A desistência de Arruda já foi confirmada por assessores, e o ex-governador  deverá se pronunciar sobre a renúncia neste sábado, às 15h.

Na última quinta-feira (11), Arruda sofreu mais uma derrota na Justiça Eleitoral. Apesar de garantir, em seu  programa no horário eleitoral gratuito, que não desistiria da campanha, a pressão dos aliados foi mais forte. Na próxima segunda-feira (15), vence o prazo da Justiça Eleitoral para a troca de nomes de candidatos.

Hoje pela manhã, em Brasília, em cada local movimentado, como a Feira do Paraguai, os bandeirinhas de Arruda tomavam as calçadas, em franca agitação. 

Colisão e capotamento na Curva da Morte, BR 242

curva

Texto e fotos de Sigi Vilares.

A Polícia Rodoviária Federal registrou no início da manhã deste sábado, 13, por volta das 6h, um grave acidente no Km 814 da BR 242, na altura da já conhecida Curva da Morte, próximo ao Zé da Viola (KM 30) em Barreiras.

De acordo com informações colhidas no local do acidente, uma família viajava em um veículo Fiat Pálio, com destino a cidade de Cristópolis, quando o condutor perdeu o controle do carro, saiu da pista e capotou.

No carro estava o motorista, sua esposa, um filho, uma sobrinha e um senhor.

Dos cinco ocupantes, o filho do condutor, identificado como Reinaldo de Souza Miranda, de 36 anos, acabou falecendo no local. A mulher ficou gravemente ferida, o condutor e os outros dois caronas, ficaram levemente feridos. As quatro vítimas feridas, haviam sido socorridas e até o fechamento desta matéria não tinham sido identificadas.

O condutor contou à Polícia Rodoviária Federal, que o mesmo acredita que possa ter ocorrido um problema mecânico e assim contribuído para o capotamento. Ele ainda contou que havia trocado o pneu alguns quilômetros antes, e que sentiu que o carro estava sem estabilidade na pista.

Reinaldo revelou que o acidente ocorreu quando, na curva, o carro perdeu a estabilidade. Ele perdeu o controle do veículo, saiu da pista e capotou, caindo em uma ribanceira.

Três equipes do SAMU socorreram as quatro vítimas feridas no local, encaminhadas para o Hospital do Oeste. Uma equipe do Corpo de Bombeiros também foi ao local para retirar duas vítimas, uma grave, e o filho em óbito, que ficaram presos nas ferragens.

O rabecão removeu o corpo da vítima para o IML em Barreiras para ser necropsiado.

O segundo em três dias

Na tarde de quarta-feira, 10, por volta das 16h15, um grave acidente ocorreu nesse trecho da na BR 242, deixando duas mortes.

Edvaldo Paulo de Matos, de 40 anos, e Ualas de Souza Almeida, 31. O carro que eles estavam bateu de frente com um caminhão. Os dois morreram na hora.

Queda no canal

Também hoje pela manhã um carro caiu no canal às margens da BR 020, próximo ao local onde funcionou a Churrascaria Boi na Brasa.

canal 2