Município de Angical sediará reunião itinerante da UMOB

A última reunião itinerante foi no município de Formosa do Rio Preto e teve como tema principal, Infraestrutura. Contou com a presença do Senador Valter Pinheiro e o secretário Estadual de Infraestrutura, Marcus C (1)

 

O presidente da União dos Municípios do Oeste da Bahia (UMOB), e prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz convida a todos, para a Assembleia Geral Itinerante, que será realizada no município de Angical, na próxima quinta-feira, 18 na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no centro da cidade. Está confirmada a presença do secretário de Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto Filho.

As principais pautas do encontro serão: Educação e Resíduos Sólidos. O encontro será aberto também para assuntos gerais da entidade. A Assembleia terá a primeira chamada às 14h e segunda às 14h30. Mais informações, pelo telefone: (77) 3613 3858 / 9942-6595/8124-1700 ou pelo e-mail,  umob@hotmail.com.

Fotos e texto: ASCOM UMOB

Estudantes do Projeto Despertando Talentos da DYP realizam visita a empresa da cidade

??????????

Estudantes da Dynamic Professional – DYP – FAAHF realizaram no dia 06 de setembro uma vista técnica ao Hotel Saint Louis. Esta visita faz parte do Projeto Despertando Talentos e de acordo com a coordenadora do projeto, Catherine dos Santos Alencar, o objetivo da visita é levar aos alunos uma vivência profissional, participando e conhecendo melhor a dinâmica organizacional, aprimorando e consolidando os conhecimentos adquiridos no curso e articulando teoria à prática, por meio do contato com os profissionais da área.

 

Os cursos da DYP são oferecidos em parceria com a Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira – FAAHF com aulas teóricas que acontecem no prédio da faculdade, e o projeto Despertando Talentos além de oferecer as aulas presenciais também proporciona as estudantes visitas técnicas em empresas para o conhecimento próximo do mercado de trabalho.

ASCOM – FAAHF

Luís Eduardo Magalhães inaugura Casa de Armazenamento de Sementes

???????????????????????????????

 

Armazenar sementes durante o ano todo para que elas sejam utilizadas para arborização urbana e recuperação de áreas degradadas, através do plantio mecanizado de sementes florestais, batizado de “Muvuca”. Este é o objetivo da Casa de Armazenamento de Sementes inaugurada na tarde desta quinta-feira, 11, em Luís Eduardo Magalhães.

 

A secretária de Meio Ambiente e Economia Solidária do município, Fernanda Aguiar lembra que a construção de um local específico para este fim se deu após o lançamento do programa LEM APP 100% legal, em agosto de 2011.

 

“As sementes são coletadas durante todo o ano, cada espécie em seu tempo, e para não perderem seu poder germinativo precisam ser armazenadas em ambiente climatizado. A recuperação das áreas degradadas acontece na época das chuvas, final de outubro, início de novembro, e conta com a parceria dos produtores rurais”, explica a secretária.

 

A Campanha LEM APP 100% Legal já acontece a três anos recuperando áreas degradadas em propriedades rurais do município. Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Economia Solidária (SEMA) os produtores rurais se comprometem a cuidar da área supervisionada por técnicos da prefeitura. O foco é recuperar Áreas de Preservação Permanente (APP), porém como a técnica ainda está em fase experimental outras áreas também estão sendo recuperadas.

Durante seu discurso Fernanda Aguiar, falou sobre a dispensa de incrição no RENASEM, por se tratar de um viveiro sem fins lucrativos e voltado para educação ambiental.
Durante seu discurso Fernanda Aguiar, falou sobre a dispensa de inscrição no RENASEM, por se tratar de um viveiro sem fins lucrativos e voltado para educação ambiental.

 

A Casa de Sementes vai armazenar sementes de diferentes espécies e formas de vida, desde genética de grandes árvores, até trepadeiras como o maracujá do mato. Os agricultores familiares, homens e mulheres das comunidades Galhinho, Muriçoca, Emburana e Assentamento Rio de Ondas estão fazendo desta coleta mais uma fonte de renda para as suas famílias. “O que sempre desejamos, e isso é uma marca do meu governo e da minha personalidade como cidadão, propor ideias que contribuam para a geração de trabalho e renda da população sempre a favor da inclusão social”, comentou o prefeito Humberto Santa Cruz.

O prefeito destacou ainda que muitas vezes as pessoas não se dão conta da importância de ações como essa, de preservação das riquezas da nossa terra. “Hoje, minha gente, inaugurar essa casa para armazenamento de sementes tem um significado ainda mais especial, pois é o dia em que se comemora o Dia do Cerrado”, observou, antes de desejar um feliz Dia do Cerrado para todos os presentes.

A Casa de Sementes servirá também, como uma maneira de conseguir parcerias com instituições ambientais para trabalhar Educação Ambiental e preservação do Cerrado.
A Casa de Sementes servirá também, como uma maneira de conseguir parcerias com instituições ambientais para trabalhar Educação Ambiental e preservação do Cerrado.

   Após a inauguração foi exibido o documentário “Artesãs do Cerrado”, dirigido pelo produtor de vídeo, Carlos Adelino Loiola Rosa, que há 12 anos reside no oeste e pela jornalista, Cátia Andreia Dörr,  roteirista do curta-metragem. O curta documental com duração de 10 minutos é uma produção independente e 100% regional, pois segundo eles, destaca o modo de vida local e valoriza a cultura do oeste da Bahia com trilha sonora do barreirense, Martiniano Silva de Carvalho, da Banda Nau de Papel. Ao final um lanche com pratos típicos do Cerrado foi servido aos presentes.

 Fotos e texto – Ascom Lem 

 

Barreiras: motorista de candidato do Piauí é detido pela PRF com R$ 180 mil em espécie

Foto da Polícia Rodoviária Federal
Foto da Polícia Rodoviária Federal

Abordagem ocorreu na BR-242, em Barreiras. Duas pessoas foram levadas à delegacia e não explicaram origem do valor. O dinheiro apreendido estava acondicionado em 18 pacotes com 100 notas de R$100,00, num total de 1.800 notas.

Do G1 BA

Um montante de R$ 180 mil, em espécie, foi encontrado dentro de um carro no Km-805 da BR-242, na cidade de Barreiras, oeste da Bahia, durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta quinta-feira (11).

Duas pessoas foram conduzidos à delegacia. Uma delas, segundo o delegado Francisco de Sá, que investiga o caso, informou que é motorista do senador Wellington Dias (PT), candidato ao governo do Piauí, e apresentou crachá de identificação do Senado. Ele estava no veículo como passageiro, tinha saído de Brasília e informou ter como destino ao interior do Piauí.

Em nota à imprensa, a equipe de Wellington Dias informou que o servidor está de férias e em viagem pessoal, enfatizando que não há qualquer relação do fato com o político. (Veja a íntegra ao fim da notícia).

De acordo com o delegado, o motorista não informou a origem do dinheiro, mas afirmou que ele seria usado para a compra de fazenda e que não há relação com o candidato. “Ele disse que o senador não tem nada a ver com a situação. Todo esse dinheiro será apreendido e depositado judicialmente a favor da Justiça Federal”, afirmou o delegado.

O dinheiro era transportado debaixo do banco traseiro do veículo. Segundo a PRF, o condutor do veículo, que também foi preso, apresentou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa. Por não terem informado a origem do dinheiro, que estava dividido em notas de R$ 100, eles permancem até a noite desta quinta-feira na delegacia.

Íntegra da nota do senador Wellington Dias
“O senador Wellington Dias (PT-PI) esclarece que não tem qualquer relação com o fato ocorrido no município de Barreiras, na Bahia, envolvendo o senhor José Martinho Ferreira de Araújo, servidor do Senado Federal, que, no momento do fato noticiado, se encontra de férias das suas funções, estando, portanto, em viagem pessoal sem qualquer ligação com a atividade do Senado ou do próprio senador”.

Bahia tem saldo de 4.090 postos de trabalho em agosto de 2014

O Ministro do Trabalho, Manoel Dias, divulga ganhos de novos empregos
O Ministro do Trabalho, Manoel Dias, divulga ganhos de novos empregos

No acumulado do ano foram gerados 32.931 novos postos na Bahia. Barreiras abriu 297 novas vagas de emprego de janeiro a agosto deste ano; Correntina, 235; Luís Eduardo Magalhães, 1.063; Santa Maria da Vitória, 75; e São Desidério, 1.233, o melhor desempenho entre os maiores municípios do Oeste.

De acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged/MTE), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/Seplan), referentes ao mês de agosto de 2014, a Bahia contabilizou um saldo de 4.090 postos de trabalho com carteira assinada. Tal resultado expressa a diferença entre o total de 66.900 admissões e 62.810desligamentos. O saldo registrado em agosto situou-se em um patamar superior ao contabilizado em igual período do ano anterior (+3.955 postos) e superior ao mês de julho de 2014 (495 postos), incluindo as declarações fora do prazo. No Brasil, o CAGED aponta abertura de 101.425 novas vagas em agosto, acumulando 751.456 novos postos de trabalho com carteira assinada no ano.

De janeiro a agosto, o estado gerou 32.931 novas vagas, sendo que a participação do interior foi aproximadamente quatro vezes maior em geração de novos postos de trabalho que a verificada na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Enquanto o interior criou 26.703 novos postos, a RMS criou 6.228 novos postos de trabalho com carteira assinada. Continue Lendo “Bahia tem saldo de 4.090 postos de trabalho em agosto de 2014”

Prefeitura supervisiona últimos detalhes de 900 casas populares

062

O prefeito Humberto Santa Cruz visitou na manhã desta quinta-feira, 11, as obras de construção de 900 unidades habitacionais do programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida” do Residencial Sol Nascente 1,2 e 3 localizado no bairro Jardim das Oliveiras. A primeira-dama e secretária de Trabalho e Assistência Social, Maira de Andrada e o sócio da empresa responsável pela construção, Metro Engenharia, Heron Guimarães acompanharam a inspeção do prefeito.

???????????????????????????????

Desde que assumiu a prefeitura para seu primeiro mandato Humberto Santa Cruz entregou 262 casas populares e firmou convênio para construção de outras 1.400 todas no bairro Jardim das Oliveiras. Ao total o número de casas populares para ser entregues no município é de 2.438.  A previsão é que as casas sejam entregues pela empresa no dia 11 de outubro e iniciem os sorteios no dia 15 de novembro.

De acordo com a secretária de Trabalho e Assistência Social, Maira de Andrada, “estamos trabalhando questões sociais de alocação das famílias e um diferencial é que o Residencial terá Centros de Capacitações, com cursos em várias áreas, principalmente estimulando a geração de renda”. O Centro dispõe de Cozinha Industrial e Ilha de Informática para dar suporte às capacitações.

 O Residencial possui locais para diversão, como parques infantis e quadras esportivas

O Residencial possui locais para diversão, como parques infantis e quadras esportivas

“Meu objetivo enquanto prefeito é zerar o déficit habitacional do município. Estou trabalhando para isso e espero até o final do meu mandato ter entregado o equivalente a 3 mil casas populares”, disse, ressaltando, no entanto, que existe a possibilidade do firmamento de convênio para construção de outras 1.800 casas até o final de seu mandato, o que elevaria para 4.238 o número de casas entregues.

???????????????????????????????

A localidade também terá escola municipal e creche para atender os moradores. Até lá, a prefeitura ficará responsável pelo translado dos alunos do residencial Sol Nascente até a escola em que o aluno morador, está matriculado. Em junho deste ano, pensando no excedente de pessoas que se mudarão para as novas casas populares, a prefeitura implantou o projeto “Floresce Jardim das Oliveiras” que vem oferecendo cursos profissionalizantes e integrando a comunidade.

Correntina: Presidente do TSE sepulta pretensões de Laertão

Laerte
Laerte

O ministro Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), parece ter sepultado sob uma pá de cal as pretensões eleitorais de Laerte Caires da Silva e a sua coligação “Coligação Paz, Renovação e Trabalho”, nas eleições municipais de 2012, em Correntina. O Ministro rejeitou arguições de inconstitucionalidade nos recursos impetrados e outros argumentos como  afronta aos princípios do contraditório, da ampla defesa, dos limites da coisa julgada e do devido processo legal,  “insuficiente para amparar o apelo extremo, por não ser dotada de repercussão geral”. Rejeitou, também, Toffoli, as alegações de cerceamento de defesa e de suposta violação aos princípios do contraditório, da ampla defesa, dos limites da coisa julgada e do devido processo legal. Ao negar o seguimento aos recursos extraordinários, o Presidente arrematou:

“Logo, incabível recurso extraordinário para interpretação da legislação infraconstitucional, pois a alegada afronta seria, caso existente, indireta à Constituição Federal”.

Situação irregular da EMBASA em Barreiras é debatida na Câmara

CAM

Na sessão da última terça-feira (09/09), os vereadores debateram sobre a ausência de políticas públicas para a juventude, sobre a aula inaugural da UFOB, e principalmente sobre os prejuízos sofridos pela população em função da situação irregular da Embasa no município.

Inicialmente, ao fazer uso da palavra, o vereador Aguinaldo Júnior (PT do B), falou do produtivo final de semana na companhia de moradores da zona rural, e parabenizou a todos pela realização de mais uma cavalgada ecológica.

Já o vereador Gilson Rodrigues (PROS), enalteceu a importância da aprovação em segundo turno do projeto de lei que estabelece políticas públicas para a juventude no município de Barreiras do qual é coautor, em seu pronunciamento o vereador deixou claro ser contrário à redução da maioridade penal.

Karlúcia Macêdo (PMDB) tratou da ausência de políticas públicas para a juventude no município, disse da importância da aprovação do Projeto de Lei 075/2013, de sua autoria, além de criticar a falta de atendimento médico especialmente para as comunidades mais afastadas do centro urbano.

Em seu pronunciamento a vereadora Beza (PSC), registrou a pontuação de 5,2 no IDEB alcançado pela Escola Municipal Antônia Matos, localizada no Bairro Vila Brasil, e parabenizou os alunos, professores e funcionários pelo empenho na qualidade de ensino desta escola municipal.

Falando na Tribuna, o vereador Vivi Barbosa (PC do B), destacou a melhoria na marcação de procedimentos na Central de Regulação e que as obras do governo estão acontecendo, com a colaboração dos vereadores, que são autores das mais diversas indicações.

Transporte Coletivo

Alcione Rodrigues (PHS), demostrou preocupação com a demora e forma da licitação do transporte coletivo que será realizada em lotes, e que até o presente momento não está claro se atenderá a contento a zona rural.

O vereador Otoniel Teixeira (PC do B), disse que é muito importante estabelecer no âmbito da legislação municipal políticas públicas para a juventude, mas que é imperativo cumprir os regramentos já contidos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Segundo ele, não se trata a criança e o adolescente em primeiro lugar quando deixa faltar combustível para o carro do Conselho Tutelar, exemplificou.

Para Rui Mendes (PT do B), a aula inaugural da UFOB com a presença do governador é um grande marco para a região oeste.

Por seu turno, o vereador Ben-Hir (PROS) afirmou que a saúde em Barreiras continua com uma série de problemas, inclusive com atrasos de pagamentos.

EMBASA IRREGULAR

Fazendo uso da tribuna, o presidente Tito fez um contundente pronunciamento, falando das irregularidades existentes sobre os serviços de saneamento básico do município, atualmente operados pela Embasa. O vereador informou que ha nesse momento uma série de ações populares de sua autoria tramitando na Justiça Estadual e representações no Ministério Público que versam sobre a situação negocial irregular entre prefeitura e Embasa, e que é preciso seguir instigando as autoridades a atuarem em defesa dos direitos da população.

Segundo o presidente, o município perde em média 4 milhões de reais por mês na relação com a Embasa, e que a prefeitura pode e deve intervir no mínimo com a necessária fiscalização das obras de esgotamento sanitário em curso, bem como exigir os 11% de repasse da arrecadação bruta da Embasa em benefício da prefeitura, enquanto a justiça não se manifesta definitivamente, disse.

Passados à Ordem do Dia, foram aprovadas várias indicações e o Projeto de Lei 075/2013, que versa sobre políticas públicas para a juventude, este em segundo turno de votação.

Suricatos e políticos, raças em extinção?

Suricatos: o do meio, discursando, é obviamente um político.
Suricatos: o do meio, discursando, é obviamente um político.

Se cada vez que um político faz uma promessa inviável de campanha morresse um suricato na Namíbia, África do Sul, Sudeste da Angola ou em Botsuana, a raça já estaria em extinção acelerada. Pior ainda seria morrer um político, em praça pública, por cada promessa não cumprida. As duas raças estariam extintas em pouco tempo.

Na Bahia, por exemplo, tem político prometendo metrô de 42 km, quando se levou 15 anos para fazer apenas 6 km.

 

Homicídio no setor de chácaras do Jardim Ipê.

assassinatoUm jovem de 21 anos, Rafael Souza da Mota, foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira, 11, no setor de Chácaras, próximo ao Bairro Jardim Ipê, em Luís Eduardo Magalhães. Ele teria sido morto na noite de ontem, 10, por volta das 21hs30min com  5 tiros, conforme conclusão preliminar da Polícia Técnica.

Toinho faz caminhada com Prefeito e correligionários em Luís Eduardo

LEM1

A rotina de caminhar pelas ruas da cidade buscando estreitar relações com a população, para ouvir os anseios e prioridades dela, é um dos pontos fortes da campanha de Antônio Henrique Júnior. Em Luís Eduardo Magalhães, ele visitou o bairro Santa Cruz ao lado do prefeito Humberto Santa Cruz e seus principais colaboradores, além da maioria dos vereadores daquele município. “Acho importante essa interação com a comunidade, pois me dá a oportunidade de apresentar ideias e propostas para incrementar o desenvolvimento socioeconômico do oeste baiano e a, consequente, melhoria da qualidade de vida da nossa gente”, explicou o candidato a deputado estadual.

Em Barreiras, em companhia dos líderes comunitários Cézar da Vila, Leonardo e JR, Antônio Henrique Júnior foi acompanhado por uma multidão entusiasmada pelas ruas do Conjunto Habitacional Rio Grande. Os moradores do bairro abriram as portas de suas casas e receberam o candidato com a gentileza característica das pessoas simples e hospitaleiras. “Toinho tem moral pra pedir o nosso voto. Ele não é como certos políticos que depois de eleitos não dão mais atenção para os pobres”, explicou o pedreiro Valdemir.

VB3

Duas reuniões bastante proveitosas coroaram a terça-feira (09/09) do candidato. Uma delas na residência do vereador Eurico Queiroz, vice-presidente da Câmara Municipal de Barreiras, aonde dezenas de pessoas se comprometeram a votar no número 11011 para deputado estadual. A outra reunião aconteceu no clube ABCD, com mais de 120 mototaxistas presentes. O presidente da associação, José Nilton Dantas dos Santos (Zezinho) apresentou uma pauta de reivindicações e declarou o apoio da categoria à candidatura de Antônio Henrique Júnior. “Toinho, até agora, foi o único candidato que nos deu atenção, ouviu os nossos pedidos, por isso vamos com ele às urnas do dia 5 de outubro”, afirmou Zezinho.

New Fiesta Hatch 1.5 completo em oferta na Buriti Veículos Ford

Novo-Fiesta-2015-hatch-10New Fiesta Hatch S 1.5 2015 (cat RBB5) a partir de R$ 42.990 à vista com Taxa Zero, Entrada de 60% (R$25.798,30) e saldo em 12 parcelas de R$1.492,00

  • 2 airbags frontais (motorista e passageiro)
  • Alarme volumétrico
  • Ar condicionado
  • Calota Integrada 15″
  • Computador de Bordo
  • Direção elétrica
  • Espelhos retrovisores elétricos
  • Ford Easy-Start
  • Freios ABS com EBD
  • My Connection Gen. 3 (Radio AM, FM / USB / Bluetooth / Controle p/ Ipod )
  • Pneu 195/55 R15
  • Trava elétrica das portas com controle remoto
  • Vidros elétricos dianteiros um toque p/ baixo/cima (motorista/passageiro)

Prefeitura de Luís Eduardo informa : vacinação antirrábica é prorrogada até dia 15

vacina_cao

A Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos foi prorrogada. Quem não conseguiu levar seu animal de estimação para um dos pontos de vacinação no último sábado, 06, ganhou alguns dias extras para isso. Nesta quinta e sexta-feira, 11 e 12 e segunda-feira, 15, a equipe da Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães atenderá no Núcleo de Endemias, localizado na rua Dorival Caymi, no bairro Centro, ao lado do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), das 9 às 14h e das 14h às 17h. A vacina não é recomendada para filhotes menores de 4 meses, mães prenhes ou em lactação.

Colisão frontal causa 2 mortes na BR 242 em Barreiras

sigi 2Matéria editada pela redação Nova Fronteira, com  fotos de Sigi Vilares.

Uma colisão frontal entre um Fiat Strada e um bitrem ocorrida por volta das 16h de ontem, 10, no Km 813 da BR 020/242, próximo à curva do Zé Marizia, deixou duas pessoas mortas. Os ocupantes do Fiat/Strada de placa JQT–8929, Ualas de Souza Almeida, 31 anos, e Edvaldo Paulo de Matos, 40 anos, morreram na hora. A carreta saiu da pista e tombou às margens da rodovia, mas o motorista Antônio Marcos Farias nada sofreu.

sigi 3

Ualas de Souza Almeida, que estava como passageiro da Strada teve suas pernas amputadas ao bater contra o meio fio no acostamento da pista, já o motorista Edvaldo Paulo de Matos ficou preso às ferragens. Policiais rodoviários acreditam que o excesso de velocidade foi à causa do acidente. O Fiat transitava no sentido Luís Eduardo Magalhães/Barreiras, quando o condutor perdeu o controle da direção numa curva e invadiu a contramão, atingido a carreta que seguia em sentido contrário.

sigi 1

“Houve imprudência do condutor do veículo de passeio, que infelizmente resultou neste trágico acidente”, observou o Policial Rodoviário Federal Marcelo Baliza.  Agentes do Corpo de Bombeiros, Samu e Departamento de Polícia Técnica adotaram os procedimentos de praxe e encaminharam os corpos das vítimas para o Instituto Médico Legal do Complexo Policial de Barreiras.O caminhão permanece no local do tombamento e deverá ser rebocado na manhã de hoje. “O trecho fica em uma curva sinuosa, sem iluminação e numa ladeira, entretanto não podemos incorrer ao risco de fazer a remoção deste veículo durante a noite”, concluiu o PRF. Ualas era natural de Riachão das Neves/BA e Edvaldo nasceu em Barreiras, ambos moravam na Rua Amazonas, 311, bairro Barreirinhas, em Barreiras.

Todas as questões sobre o 11 de setembro já foram respondidas?

11 de setembro

Na manhã de 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos foi atingido por um ataque terrorista. Quatro aviões sequestrados, prédios do World Trade Center e Pentágono destruídos, além de 2996 pessoas mortas.  Das vítimas, 246 estavam nos aviões sequestrados, 2.606 em Nova York, e 125 no Pentágono. Naquele dia, 19 homens da rede Al-Qaeda sequestraram quatro aviões, usados para atacar prédios que simbolizavam o poder norte-americano.

Duas das aeronaves atingiram as Torres Gêmeas do World Trade Center (Nova York) e outra bateu no Pentágono (Washington); o quarto avião caiu na Pensilvânia. Um quinto avião estava incluído no plano inicial da Al-Qaeda.

Existem algumas questões sem resposta sobre uma teoria de conspiração interna:

-Larry Silverstein comprou o leasing do WTC entre 2000 e 2001 e dois meses antes do “ataque” ele segurou os prédios em dois bilhões de dólares contra ataque terrorista, algo como todos sabemos um tanto incomum.

-Outros falam em ato de “criação de ódio” contra os árabes e fomentar as guerras americanas na saga pelo petróleo e a hegemonia Israelense no Médio Oriente.

-Desaparecer com 1,5 trilhões de dólares a fundo perdido das contas do Pentágono (Rumsfeld declarou um dia antes).

-Documentos e provas contra a Enron que desapareceram na queda do prédio 7. A Enron Corporation era uma companhia de energia estadunidense, localizada em Houston, Texas. A Enron empregava cerca de 21.000 pessoas, tendo sido uma das companhias líderes no mundo em distribuição de energia (eletricidade, gás natural) e comunicações. Seu faturamento atingia $101 bilhões de dólares em 2000, pouco antes do escândalo financeiro que ocasionou sua falência.1

Alvo de diversas denúncias de fraudes contabilistas e fiscais e com uma dívida de US$ 13 bilhões, o grupo pediu concordata em dezembro de 2001 e arrastou consigo a Arthur Andersen, que fazia a sua auditoria. Na época, as investigações revelaram que a Enron havia manipulado seus balanços financeiros, com a ajuda de empresas e bancos, e escondeu dívidas de US$ 25 bilhões por dois anos consecutivos, tendo seus lucros inflados artificialmente.

O governo dos Estados Unidos abriu dezenas de investigações criminais contra executivos da Enron e da Arthur Andersen. A Enron foi também processada pelas pessoas lesadas. De acordo com os investigadores, os executivos e contadores, assim como instituições financeiras e escritórios de advocacia, que à época trabalhavam para a companhia, foram, de alguma forma e em diferentes graus, responsáveis pelo colapso da empresa.

Na verdade, seguiu-se um período de forte intervenção norte-americana no exterior, em especial no Afeganistão e no Iraque, com investimentos vultosos na indústria bélica, a máquina que impulsiona o crescimento econômico dos EUA.

ACELEM lança Cartão Facilita para compras e crédito na rede associada

gazeta

No segundo dia da I Feira de Ponta de Estoque foi lançado oficialmente para os lojistas o Cartão Facilita. O cartão é um projeto desenvolvido pela  Hiamina Tecnologia em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (Acelem), para ajudar aquecer o comercio local.

Com esse cartão os associados poderão liberar antecipadamente uma parte do pagamento dos funcionários. O valor liberado será negociado entre empregador e empregado, e só poderá ser usado na cidade de Luís Eduardo Magalhães. O empregado terá a possibilidade de realizar compras com descontos especiais  em todas as lojas afiliadas à Acelem e poderá escolher se prefere efetuar o pagamento à vista ou parcelado.

O presidente da Acelem explica que o cartão vai possibilitar  que o dinheiro gerado aqui, permaneça aqui. Conforme ele as melhores vantagens do cartão serão: localidade, pois não poderá ser usado em outra cidade; fixação, pois o valor não será alterado a não ser que o empregado solicite; antecipação, o salário do funcionário poderá ser antecipado, permitindo a antecipação da utilização do abono; segurança, porque o cartão terá um chip e somente a pessoa cadastrada poderá usar, o dinheiro usado será digital, o que impedirá que ocorra fraudes.

O Prefeito Humberto Santa Cruz, esteve presente no evento e manifestou que a prefeitura de Luís Eduardo, também irá usufruir dos benefícios do cartão Facilita. “Eu me sinto muito satisfeito de acompanhar esse projeto e já aviso que a prefeitura vai fazer a sua parte. O melhor de tudo é que estamos caminhando para um progresso ainda maior do comercio da nossa cidade”, declara.

A comerciante da loja Glamurosa, Eliane, acredita no sucesso do projeto: “Bom, primeiro vamos fazer o teste, mas eu acredito que vai dar certo, e que vai ajudar o nosso comercio”.

Uma equipe está sendo devidamente preparada para ir ao encontro de todos os associados e eventualmente cadastrar e assessorar empregador e empregado no uso do cartão.  O cartão Facilita começará a ser o utilizado no comercio eduardense no dia 20 de novembro. Conteúdo e foto do Gazeta News.

 

Yara agosto banner_600x300px

Rádio Prefeitura 1200x433 (1)

A2 escadas

standbyte setembro

hotelcolumbiadavi

Datafolha confirma Marina em viés de baixa. Segundo turno empatado.

Duas pesquisas internas chegaram às mãos da coordenação-geral da campanha de Dilma, baseadas em dados coletados nos últimos três dias.

Em uma deles, a ex-senadora Marina Silva aparece leve viés de queda.

No outro, tido como mais confiável pelos petistas, Marina aparece absolutamente estagnada. Não sobe, nem desce, conforme Clarissa Oliveira, em Poder Online.

datafolha

Na simulação de segundo turno, o Datafolha aponta empate técnico entre Marina e Dilma, com a socialista tendo 47% das intenções de voto, enquanto a petista ficaria com 43%.

As 10.568 entrevistas da pesquisa foram feitas na terça (9) e nesta quarta (10). O levantamento foi realizado por encomenda da Folha de S. Paulo em parceria com a Globo Comunicações. O registro no (TSE) Tribunal Superior Eleitoral é BR-00584/2014.

Pelo que se ouve e se lê, a disputa do segundo turno pode se dar com diferença de menos de um milhão de votos, abaixo do índice de 1% do colégio eleitoral do Brasil. Aécio parece estar preparando a campanha de 2018, ao declarar que será oposição na eventual eleição de Marina Silva.

Por outro lado, impressiona a consistência da pesquisa Datafolha, no aspecto particular de entrevistar mais de 10 mil eleitores, enquanto os institutos concorrentes estão entrevistando menos de 2 mil. 

Colorado gaúcho foi abduzido por ETs pernas-de-pau?

Contatos-Imediatos-do-3-grau-12

Do dia 10 de agosto para cá, o Internacional S.C. entrou em campo nove vezes e venceu apenas três. Empatou um jogo e perdeu outros seis. O que dá 37% de aproveitamento. Mesmo índice do Botafogo, 14º colocado na tabela do Campeonato Brasileiro.

“Já passei por situações muito piores e reverti. A pressão vai acontecer, faz parte. Meu time não está vencendo. Temos que saber conviver com isto. Eu confio no meu time e sei que vamos reverter”, disse Abel Braga após o mais recente insucesso, diante do Vitória.

Os atos de caridade do Internacional com times fracos como Ceará, Bahia (lanterna do Brasileirão) e o Vitória (lanterna até ontem, ainda na zona de desclassificação) parece resultado de uma abdução de seres extraterrestres, o mesmo tipo de ação que os pernas de pau da seleção brasileira sofreram na derrota para a Alemanha por 7×1.

Rui Costa sobe 9 pontos pela pesquisa Ibope. Mas ainda tem metade dos votos de Souto.

Souto-Lídice-Rui-BlogMarcosFrahm1

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (10) aponta que, se a eleição fosse hoje, o candidato do DEM na Bahia, Paulo Souto, venceria a disputa pelo governo do Estado. Souto aparece com 46% das intenções de voto. Na sequência aparecem Rui Costa (PT), com 24%, e Lídice da Mata (PSB), com 6%.

Os candidatos Da Luz (PRTB) e Marcos Mendes (PSOL) alcançaram 1%, enquanto Renata Mallet (PSTU) teve 0%. Brancos e nulos somaram 11%, enquanto indecisos foram outros 11%

No levantamento anterior, realizado pelo instituto nos dias 23 de agosto e 25 de agosto, Paulo Souto tinha 44%, seguido por Rui Costa (15%) e Lídice da Mata (9%). A pesquisa foi encomendada pela TV Bahia.

Segundo Turno

O Ibope fez uma simulação de segundo turno entre Paulo Souto e Rui Costa. Nela, o candidato do DEM venceria por 50% a 29%. Brancos e nulos foram 12%, e não souberam ou não repsonderam 9%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 9 de setembro e ouviu 1.512 eleitores em 84 municípios do Estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro.

A pesquisa está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número 00020/2014, e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 00581/2014.

Otto Alencar se aproxima de Geddel. Ibope confirma agora à noite.

senadores

Dados da nova pesquisa Ibope/ TV Bahia divulgada na noite desta quarta-feira (10) mostram que a disputa pela vaga de senador da Bahia ficou mais acirrada. No novo certame, Geddel Vieira Lima (PMDB) mantém a liderança com 36%, seguido por Otto Alencar (PSD) com 27%. A pesquisa está registrada sob nº BA000020/2014 e tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais e para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento ouviu 1.500 eleitores em 84 municípios. Do Bahia Notícias.

Populares vão fechar, amanhã, BR 242, em Seabra.

seabra

A falta de água potável em Seabra chegou a níveis insuportáveis. Segundo fontes não oficiais, os poços artesianos secaram e a EMBASA não sabe o que fazer. A população está combinando um grande bloqueio na rodovia em protesto pela ausência d’água nas torneiras. Hoje, no final da tarde, algumas ruas e a rodovia foram fechadas por algum tempo. Mas o movimento tende a crescer se a falta d’água continuar.

Perguntar não ofende: onde mesmo que a EMBASA não tem problemas com seus consumidores?

seabra 2

Prefeito recebe reitoria do IFBAIANO para possível implantação de um campus em Luís Eduardo Magalhães

A procuradora geral do município, Danielle Luz  comentou sobre as questões legais das contrapartidas propostas e da possível utilização de uma escola municipal.
A procuradora geral do município, Danielle Luz comentou sobre as questões legais das contrapartidas propostas e da possível utilização de uma escola municipal.

O prefeito Humberto Santa Cruz, recebeu em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira,10, a equipe da reitoria da Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBAIANO), o reitor, Geovane Nascimento, o membro do Banco de Profissionais da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC), Carlos Guedes e o diretor geral do campus de Bom Jesus da Lapa, Ariomar Rodrigues. O encontro teve como objetivo tratar da possível instalação de um campus avançado do instituto no município.

O prefeito comentou sobre a expanssão da cidade  explicou como foi o processo de implantação do campus da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) na cidade.
O Prefeito comentou sobre a expansão da cidade  e explicou como foi o processo de implantação do campus da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob).

Humberto Santa Cruz comentou sobre a situação da Educação em Luís Eduardo Magalhães e as transformações que estão acontecendo na região oeste da Bahia, em especial a partir da vinda da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Segundo o prefeito a chegada da UFOB representa o início de um processo da evolução da região e outros Centros de Ensino serão complemento para uma cadeia educacional. ”A cidade de Luís Eduardo Magalhães possui um crescimento muito acelerado, os estudantes demandam locais para se capacitar, seja em cursos técnicos, graduação e especializações. Toda instituição de ensino é bem vinda”, comentou o prefeito.

O secretário interino de Educação, Carlos Koch, mostrou uma escola municipal disponível para parceria e ouviu a equipe da reitoria.
O secretário interino de Educação, Carlos Koch, mostrou uma escola municipal disponível para parceria e ouviu a equipe da reitoria.

As atividades do IFBAIANO em Luís Eduardo Magalhães, de acordo com o reitor do IFBAIANO, Geovane Nascimento, serão voltadas para a Agricultura e Pecuária, com locais experimentais em diferentes áreas de atuação. “Os jovens da região serão capacitados para atuar no mercado de trabalho local. Oferecemos um estudo de qualidade, de forma gratuita e ainda estimulando esses jovens com auxílios estudantis” relata o reitor. Continue Lendo “Prefeito recebe reitoria do IFBAIANO para possível implantação de um campus em Luís Eduardo Magalhães”

Programa Jovem Aprendiz na Propriedade Rural forma a primeira turma

jovem

Diante de um auditório lotado, 57 jovens do Programa Jovem Aprendiz na Propriedade Rural receberam o certificado de conclusão do curso de cultivo de grãos, ministrado pelo Senar. O Programa é uma realização da Aiba em parceria com o Cetep, Codevasf, Senar/Faeb, Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério Público do Trabalho.

Durante 10 meses, os jovens aprenderam sobre Matemática Aplicada, Saúde do Trabalhador Rural, Importância das Culturas do Milho e da Soja, Preparo do Solo, Manejo da Cultura, Manejo Fitossanitário e Irrigação, dentre outros. As aulas teóricas foram realizadas no Cetep e a parte prática na Fazenda Modelo, onde os alunos puderam ter contato com a terra, aprenderam técnicas de plantio e a operar um trator.

“Com o curso, pudemos conhecer o processo de produção de grãos e também as dificuldades que o agricultor passa no dia a dia com o preparo do solo, armazenagem e tantas outras”, disse Ramon, aluno do curso.

Para o professor e coordenador do curso junto ao Cetep, Levi Guedes, o Programa Jovem Aprendiz trouxe ao ensino rural a prática que faltava. “ O que me move como profissional é ver jovens preparados saindo para o trabalho no campo. Eles estão prontos para trabalhar em qualquer parte do estado, do país e do mundo”, afirmou o professor.

Aos 18 anos, Christian da Silva já é técnico em agropecuária e, agora, também está capacitado para trabalhar com o cultivo de grãos. “Este curso ampliou minha visão sobre o agronegócio, me deu a certeza de que estou no caminho certo. Agora é trabalhar!”, comemorou Christian.

Segundo a chefe de fiscalização do MTE, Liana Carvalho, o Programa Jovem Aprendiz na Propriedade Rural atende a Lei 10.097/2000 que determina que toda empresa, seja ela indústria ou propriedade rural, tenha uma cota de jovens aprendizes. “O Programa foi criado para garantir a primeira oportunidade de trabalho ao estudante. A capacitação rural é difícil, mas também precisa ser feita e esta iniciativa aqui está de parabéns. É louvável e precisa ser valorizada”, afirmou Liana. Continue Lendo “Programa Jovem Aprendiz na Propriedade Rural forma a primeira turma”

Vox Populi diz que Marina parou de crescer. 2º turno está empatado.

Dilma-Marina-e-Aécio-Blog-marcos-frahm (2)
A nova pesquisa Vox Populi/CartaCapital mostra uma vantagem de oito pontos percentuais da candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) sobre a adversária Marina Silva (PSB) no primeiro turno e um cenário de empate técnico no segundo. Na intenção de voto estimulada, Dilma aparece com 36%. Marina tem 28% e Aécio Neves, 15%. Este foi o primeiro levantamento da série após a morte de Eduardo Campos e a escolha de Marina Silva para substituí-lo, portanto não há base de comparação. Os demais candidatos somam 2%. Brancos e nulos seriam 7%. Outros 13% não souberam indicar um candidato ou não quiseram responder.
O Vox fez duas simulações de segundo turno. Marina Silva obteria 42% dos votos, contra 41% de Dilma Rousseff. Brancos e nulos somariam 10%, enquanto 7% estariam indecisos. Entre Dilma e Aécio, a petista venceria por 44% a 36%, com 12% de brancos e nulos e 8% de indecisos.
Apesar de Marina ainda estar numericamente à frente no segundo turno, 49% do eleitorado aposta na vitória de Dilma Rousseff. Para 31%, a ambientalista será a nova presidenta. Apenas 8% ainda acreditam nas possibilidades de Aécio Neves.
Uma maior parcela de eleitores, 45%, afirmou não votar de jeito nenhum no tucano. O índice de Dilma é de 42% e o de Marina, 40%.
O levantamento, com duas mil entrevistas em 147 cidades, foi realizado entre a segunda-feira 8 e a terça 9. Mostra, portanto, que o mais recente escândalo na praça, o vazamento de trechos da delação premiada do ex-diretor da Petrobrás Paulo Roberto da Costa, ainda não surtiu efeitos eleitorais. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o número de registro na Justiça Eleitoral é BR- 00588/2014.
Depois que o PT e Dilma fixaram a mira de campanha em Marina Silva, a queda das indicações da pessebista é lenta, gradual e firme. Veremos como será o primeiro turno, que servirá como demonstrativo fiel do segundo. A tendência de Aécio Neves também é de queda progressiva, antevendo a polarização entre Dilma e Marina.

 

Só no Brasil, vagões viajam por estradas rodoviárias

vagões

Dezenas de vagões destinados ao transporte de minério continuam passando diariamente, transportados em carretas, pela BR 242. Só num país desorganizado como o Brasil vagões ferroviários são transportados pelas estradas. Quem acredita num país de dimensões continentais que não tem ferrovias? Em 2013, as ferrovias brasileiras somavam 28.190 km, menos que no início da década de 60, mas ramais de pouco tráfego continuavam a ser desativados.

A opção pelas estradas rodoviárias de má qualidade no País é um desastre que reverbera por toda a economia durante décadas.

O que a Roberlayne merece, depois de cobrar propina do Hospital do Câncer?

image

O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS) denunciou à Justiça a ex-consultora técnica Roberlayne Patrícia Alves e seu ex-namorado, Pedro Paulo Prince dos Santos, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O casal é acusado de arquitetar a cobrança de propina do Hospital do Câncer (HC) de Campo Grande para a liberação de verbas públicas, pelo Ministério da Saúde, para aquisição de um acelerador linear e de equipamentos para o tratamento contra o câncer.

Segundo investigações policiais, Roberlayne exigiu R$150 mil do HC para “agilizar a aprovação do convênio”, avaliado em R$ 4,6 milhões. Denunciada pelo diretor do hospital, a ex-consultora passou a ser monitorada pela Polícia Federal (PF) e foi presa em flagrante, em 16 de junho, ao receber parte da propina, em mãos, na sede do hospital. (Clique aqui e confira o vídeo do flagrante).
Cúmplice – Escutas telefônicas autorizadas pela Justiça comprovam que Roberlayne não agiu sozinha. Pedro Paulo dos Santos, então namorado da consultora, ajudou a companheira na execução do crime. O rapaz, além de incentivar a prática criminosa, forneceu dados bancários de seu pai para o depósito da propina, com o objetivo de impedir o rastreamento dos valores. Pelo auxílio, Pedro Paulo foi retribuído com R$ 6 mil.
O casal, além do crime de corrupção passiva, deve responder também por lavagem de dinheiro – pela tentativa de ocultar a origem, localização e movimentação do valor recebido ilegalmente. A ex-consultora e seu ex-namorado, se condenados, podem pegar de 5 a 22 anos de prisão.
A denúncia já foi aceita pela Justiça e os dois acusados agora são réus em ação penal.

Até advogado abandona agora o delator do “Petrolão”

O advogado Cássio Quirino Norberto, que integrava o núcleo de defesa de Paulo Roberto Costa, renunciou à causa. Alegando “motivos de foro íntimo”, Norberto deixou a defesa do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras nos autos da Operação Lava Jato na sexta-feira passada – mesmo dia em que a imprensa divulgou detalhes do acordo de delação premiada de Costa, no qual o ex-diretor apontou nomes de pelo menos 32 deputados e senadores, de um governador e de cinco partidos políticos, entre os quais o PT, o PMDB e o PP, que teriam sido contemplados com propinas de empreiteiras contratadas pela estatal petrolífera.

“Passei a noite (de quinta-feira para sexta) pensando muito, mas prefiro não falar nada agora (sobre os motivos da renúncia)”, disse Norberto, no dia em que renunciou. “No momento oportuno vou me manifestar.”

Norberto atuava nos autos da Lava Jato, representando o ex-executivo da Petrobras, desde o início da investigação deflagrada pela Polícia Federal (PF). Pelo fato de declarar residência fixa em Curitiba, os primeiros advogados de Costa substabeleceram procuração para que Norberto pudesse acompanhar pessoalmente todos os atos processuais relativos às ações penais abertas contra o ex-diretor da estatal, inclusive os depoimentos.

Em agosto, Costa decidiu fazer delação premiada e contratou a criminalista Beatriz Catta Preta, com ampla experiência nesse tipo de procedimento. Norberto continuou trabalhando no caso ainda por alguns dias.(Fausto Macedo/AE), com edição do Diário do Poder.

 

Yara agosto banner_600x300px

hotelcolumbiadavi

 

Ofertas de Imóveis da Imobiliária Chapadão – setembro

Imóveis Urbanos
Casa com 140M² de área construida, com sala de estar, sala de jantar, cozinha planejada, banheiro social, dois quartos, uma suíte, área de serviço, garagem para um carro e espaço para outro, bairro cidade universitária.
Terreno 12×31,25
R$ 290.000,00
Terreno medindo 12×31,25 murado, ótima localização. bairro cidade universitária.
R$ 85.000,00
Casa com cerca de 65M² de área construida, com dois quartos sendo uma suíte, sala e cozinha, área de serviço e espaço para garagem, com terreno de 8×25 em condominio MINHA CASA MINHA VIDA.
R$ 105.000,00
casa com 150m² de área construida, na laje e porcelanato, com 3 quartos sendo uma suíte, sala, cozinha, área de serviço, garagem para dois carros, banheiro social, bairro jardim Paraíso.
terreno 10×38
R$ 380.000,00
Terreno medindo 20×38, parcialmente murado, próximo ao futuro shopping, de frente para o sol da manha. OPORTUNIDADE DE NEGOCIO, bairro jardim Paraíso.
R$ 170.000,00
Área de 4 mil metros quadrados com frente para rua cândido Portinari e fundos para avenida Tancredo neves
R$ 650.000,00
casa com 170M² de área construida em um terreno de 14×32 com três quartos sendo uma suíte, sala, cozinha, área de serviço, garagem para dois carros, murada com cerca e portão eletrônico, bairro tropical Ville.
R$ 400.000,00
OPORTUNIDADE: lote comercial / residencial, com 678 M² de frente para a BR, loteamento alto da lagoa, próximo ao posto 020 na saída para Brasília.
somente R$ 100.000,00
IMOVEIS RURAIS
Área com 1.200ha, 900ha de lavoura (média 20 anos), galpão com 140m², 2 casas, depósito, energia trifásica, poço com caixa de água, toda cercada, calcareada e fosfatada, cascalheira. 30 Km da BR 020, Estrada Canto do Rio (Americano) 43 km do LEM.
Preço.: R$ 540.000 sacas – Prazo 1+5 anos
Áreas 804 há + 693ha + 490ha-Baianópolis/BA
1-Escriturada, georeferenciamento foi encaminhado falta só a certificação, área com licença ambiental para agricultura e pecuária, 01 casa alvenaria , 01 casa/cantina , 01 galpão pequeno , 01 poço artesiano, toda cercada ,  120 há pronta pra plantio, e  pastagens.
2-Escriturada, georeferenciamento foi encaminhado falta só a certificação área com licença ambiental para agricultura e pecuária, toda cercada, e aberta com 250 há pronta pra plantio restante com pastagem e brotações.
3-Roteiro: documentação pronta para dar entrada no georeferenciamento, toda cercada, e aberta com 250 há pronta pra plantio restante com pastagem. Escriturada.
Preço: 90 scs p/há. Cond. pgto: 1 + 4 Anos
Área de 1000ha, sendo 700ha lavoura a 7 anos, reserva encaminhada, geo protocolado, são 2 matrículas de  500ha, 80ha para abrir,(se comprar reserva fora consegue mais 160ha para lavoura) sede com casa, galpão pequeno, energia trifásica, oficina, tanque de diesel, poço com caixa de água.
Preço: 400 scs./há – Prazo de Pagamento: 1 + 4 anos
Área com 8.070ha-Tocantins, área de pastagem: 2.500 hectares, área de 2.500 hectares  Quebrada encapoeirada e não enleirada. Distante  200 km de Palmas sendo 60 de chão. altitude: 200m, Solo:  lactossolo vermelho amarelado, plana, 2.100 mm anuais, Córrego Grotão (Perene e de grande porte).
Preço: r$  24.000,00 p/alqueirão ou r$ 4.960,00 p/ há – total de r$ 40.000.000,00.Aceita proposta no valor e condição de pagamento.
Área de 630ha , sendo 425ha de lavoura, 70ha para abrir, sede, alojamento, galpão pequeno, poço, depósito para defensivos, chuva de 1500 a 1600mm/ano, reserva averbada, Rio Novo Paraná  nos fundos. 42 km de Luís Eduardo Magalhães.(Novo Paraná)
Preço: 350 scs p/há – cond. de Pgto 1+ 4 anos
chapadc3a3o-920x180

Prefeitura promove cursos profissionalizantes no bairro Jardim das Oliveiras

O Projeto Floresce Jardim das Oliveiras, oferece cursos de qualificação profissional em diferentes áreas, desde pintura, cabelereiro, depilação e outros.

A prefeitura através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social abriu inscrições para mais três cursos profissionalizantes do projeto Floresce Jardim das Oliveiras. São eles: manicure, pintor e eletricista. O objetivo é proporcionar atividades de incentivo à geração de renda para os moradores do bairro.

O projeto Floresce Jardim das Oliveiras visa preparar o bairro para a chegada das 1.400 famílias contempladas com casas populares do programa Minha Casa Minha Vida que até meados de 2015 estarão residindo no bairro.

A secretária da pasta, Maira de Andrada, destacou também que a prefeitura está incentivando os alunos de diferentes cursos oferecidos pelo governo municipal a montarem seu próprio negócio com o conhecimento adquirido nas capacitações. “Já existem pessoas que começaram um negócio, com empréstimos a juros baixos, através do auxílio do estado. A prefeitura está disposta a ajudar quem quiser investir no seu próprio negócio”, finaliza.

Os cursos de manicure, pintor e eletricista terão início no dia 23 de setembro. Inscrições e informações podem ser adquiridas no Centro de Capacitação do Bairro Jardim das Oliveiras, próximo à creche.

Barreiras: sábado é dia de vacinar cães e gatos contra a raiva

Sábado, 13 de setembro é o Dia Nacional de Vacinação Antirrábica. É dia de levar cães e gatos tomar a dose da vacina que previne a raiva. Em Barreiras 40 postos funcionarão no horário das 8h às 17h, com a meta de imunizar 25mil animais a partir de três meses de idade.

Cerca de 200 profissionais estarão envolvidos na campanha, entre agentes de saúde, de endemias, funcionários de Centro de Controle de Zoonoses, policiais militares e voluntários. A vacina é dose única e é importante que os animais sejam levados na coleira e no caso de animais agressivos, com a focinheira.

Dos 25.817 mil animais a serem vacinados em Barreiras 21.162 são cães, destes, 19.054 da zona urbana e 2.108 da zona rural. E o número de gatos que deve receber a dose da vacina é de 4.191 animais na zona urbana e 464 na zona rural, totalizando 4.655 gatos, segundo dados do Centro de Zoonoses.

Desde o início de julho os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses estão percorrendo localidades da zona rural de Barreiras vacinando cães e gatos contra a raiva, o término do trabalho nas localidades está previsto para sexta-feira, 12 de setembro.

Postos de vacinação: Bar do Bode, Escola Orlando de Carvalho,Antigo Posto Fiscal, Posto de Saúde Hans Werner, Creche Nª Sra. Das Graças, Escola Bento de Freitas, Escola Santa Rafaela, Escola Cleonice Lopes, CAIC, Sede da Associação, Praça Sabino Dourado, Praça dos Sentidos, Eurides Sant’Anna, Igreja São Pedro, Praça Duque de Caxias, Estádio Geraldão, Lar dos Idosos, Praça Joaquim Neto, Escola Juarez de Souza, Escola Paulo Freire, Praça João Durval, Escola Santa Luzia, PSF I e PSF II, PSF III, Escola Eudilton Miranda, Colégio Octávio Mangabeira, Igreja Nª Sra. De Fátima, Escola José de Castro, Posto de Saúde Ouro Branco, Escola Herculano Faria, Sagrado Coração de Jesus, Posto 24 Horas, 25ª Dires, Escola Quininha de Melo, Escola Carmosa Francisca da Silva, Campo de Futebol, Samu, Escola Padre Vieira e Escola  D. Maria de Castro e Silva.

faahf responsabilidade

 

Pesquisa aponta candidatos à Assembleia mais indicados em espontanea

Zé Raimundo, na frente na espontânea.
Zé Raimundo, na frente na espontânea.

A pesquisa do Instituto Babesp divulgada nesta terça-feira (9) apontou também os candidatos a deputado estadual na Bahia com mais intenções de voto na espontânea. Segundo o levantamento, 29 postulantes a uma vaga na Assembleia obtiveram mais que 0,35% das intenções de voto. Zé Raimundo (PT) é quem aparece com o maior número de citações, com 1,05%.

Após o petista, aparecem Fátima Nunes (PT) com 0,85%, Mirela (PSD), Zé Neto (PT) com 0,8% e Fabrício Falcão (PCdoB) com 0,75%. Hildécio Meirelles (PMDB), Temóteo Brito (PSD) e Tom Araújo (DEM) têm 0,6%; Roberto Carlos (PDT) e Sargento Isidório (PSC) tem 0,55%; Coronel Serpa (PTdoB) e Rogério Andrade (PSD) têm 0,5%; Cacá Leão (PP, mas candidato a deputado federal), Ivana Bastos (PSD), Joseildo Ramos (PT), Marcelo Nilo (PDT), Robério Andrade (PSD) e Sandro Régis (DEM) tem 0,45%; Bobô (PCdoB) e Moizés Barbosa (PSDB) têm 0,4%; por fim, Aderbal Caldas (PP), Alan Sanches (PSD), Alex da Piatã (PMDB), Carlos Brasileiro (PT), Euclides Fernandes (PDT), Jânio Natal (PRP), Lucas Bocão (PTC), Robinho (PP) e Zó (PCdoB) têm 0,35% das intenções de voto.

Quase 60% dos entrevistados não sabiam em quem votar e 6,95% escolheram nulo ou branco para as urnas. O falecido senador Antônio Carlos Magalhães e o cantor Edson Gomes, que não são candidatos, também foram citados, com 0,05%. A pesquisa, protocolada sob o registro BA-00018/2014, contou com dois mil entrevistados em 84 municípios baianos. Do Bahia Notícias.

A Universidade que Luís Eduardo sempre sonhou

Jarbas Rocha

Jarbas Rocha, líder do Governo na Câmara Municipal de Luís Eduardo, na companhia de Rosane Marques, diretora pro tempore do campus de Luís Eduardo Magalhães e da reitora Iracema Veloso, na solenidade de instalação do Centro Multidisciplinar da UFOB.

Jarbas Rocha pediu, em audiência pública realizada em abril de 2013, que a UFOB trouxesse para a cidade uma faculdade de Biotecnologia. Veja aqui.

 

2A minipa

Rádio Prefeitura 1200x433 (1)

standbyte setembro

4 - QUARTA - HORÁRIO COLETA WEB

Prefeito solicita escola para o governador em evento de implantação da Universidade Federal do Oeste da Bahia

Humberto recebe o Governador
Humberto recebe o Governador junto com outros prefeitos da UMOB

O prefeito Humberto Santa Cruz protocolou, na manhã desta terça-feira, 09, ofício solicitando a construção de uma unidade de ensino médio em Luís Eduardo Magalhães para o secretário de Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto. Humberto aproveitou a vinda do governador Jaques Wagner e do secretário, para a abertura das atividades da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), no campus Reitor Edgard Santos em Barreiras. Esta semana a equipe da UFOB trabalhará a integração entre os campi com programações em todas as cidades-sede da instituição.

Em conversa com o governador e o secretário, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães informou que o município possui uma área de 5.400m² no bairro Jardim das Acácias inclusive com lei municipal autorizando a doação de área pública para a construção da Escola Estadual. “Vamos tentar apoio do governo Federal no Ministério da Educação, essa demanda é sempre boa, falar em escola é falar do futuro, o prefeito que não pedir não anda”, exclamou o governador do Estado da Bahia, em resposta ao pedido de Humberto.

O protocolo do pedido de uma escola pública.
O protocolo do pedido de uma escola pública.

“Nossa cidade está crescendo e precisamos ajuda do estado para implantar outras unidades de ensino médio”, disse o prefeito Humberto Santa Cruz, reforçando que o município enfrenta dificuldades todos os anos para lidar com a demanda de estudantes egressos do ensino fundamental. O documento entregue ao secretário cita ainda ofícios protocolados junto ao governo do estado dos anos de 2010 e 2012 solicitando a construção da unidade escolar.

O evento contou ainda com as presenças do Secretário da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação, Paulo Speller, a reitora Pro Tempore da UFOB, professora Iracema Veloso, o secretário interino de Educação de Luís Eduardo Magalhães, Carlos Koch, autoridades locais, além dos prefeitos das cidades-sede da UFOB de Barra, Barreiras e Santa Maria da Vitória. A comitiva percorreu o campus e visitou salas e laboratórios que serão utilizados para realização das atividades práticas do curso de Medicina.

Humberto Santa Cruz solicitou o apoio do Estado na Educação dos jovens de Luís Eduardo Magalhães. O governador Jaques Wagner, destacou o empenho do prefeito.
Humberto Santa Cruz solicitou o apoio do Estado na Educação dos jovens de Luís Eduardo Magalhães. O governador Jaques Wagner, destacou o empenho do prefeito.

Segurança – Após o encerramento da cerimônia de abertura das atividades da UFOB, a comitiva do governo Estadual e os prefeitos da União dos Municípios do Oeste da Bahia (UMOB), Antônio Henrique, Ademilton Barbosa e o presidente da entidade Humberto Santa Cruz, acompanhados do governador Jaques Wagner, visitaram a obra do Centro de Detenção Provisório (CDP), na zona rural de Barreiras, que terá 533 vagas. A previsão é que o CDP seja concluído no mês de outubro.

Humberto Santa Cruz ainda reforçou alguns pedidos ao governador Jaques Wagner, tanto para os municípios da UMOB quanto para Luís Eduardo Magalhães. “Tenho um compromisso firmado com o prefeito Humberto em relação ao aeroporto. Ele também já me pediu um presídio e um hospital. Conversamos sobre um modelo hospitalar semelhante ao de Formosa do Rio Preto. Vamos correr atrás desses recursos para que possamos viabilizar essas obras”, disse Wagner enaltecendo ainda o empenho da UMOB e a pro-atividade dos prefeitos que a integram.

Certamente, ao pé do ouvido do Governador, Humberto reiterou o fato de que mais de 1.000 alunos ficam sem vagas no Ensino Médio, após o término do Fundamental, em Luís Eduardo Magalhães.  Soluções paliativas como aluguel de escolas, cessão de escolas municipais em horário noturno e contratação de professores não concursados não resolvem o problema dos alunos. A Universidade Federal que chega agora ao Município tem direito de receber alunos com boa formação e com condições igualitárias para todos, frente aos exames admissionais para o ingresso no terceiro grau.