
O golpista Elon Musk fecha a rede social X no Brasil, manda todo mundo embora e culpa Alexandre de Moraes.
O ministro ameaçou prender o representante legal da rede caso não fossem excluídas algumas contas e publicações de envolvidos em inquéritos que investigam a disseminação de notícias falsas.
A plataforma social de microblogging X, pertencente ao bilionário Elon Musk, demitiu todos os seus funcionários e encerrou suas atividades no Brasil, neste sábado (17/8).
Musk diz que tomou a decisão por causa do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, que ameaçou prender o representante legal da rede no país, caso não fossem excluídas algumas contas e publicações relacionadas à disseminação de notícias falsas.
Um total de 30 funcionários da equipe foram demitidos hoje. Após a notícia, há relatos de instabilidade no acesso à plataforma no Brasil, mas neste momento parece estável.
A rede social X, ex-Twitter, encerrou suas operações no Brasil.
Silvio Santos morre em São Paulo aos 93 anos
Ele estava internado em um hospital particular na capital paulista. O Estado de São Paulo e a prefeitura da capital paulista decretaram luto oficial de sete dias em razão da morte do apresentador e empresário Silvio Santos, ocorrida na madrugada deste sábado (17). 

Morreu neste sábado (17) o empresário e apresentador Silvio Santos. Ele tinha 93 anos. Estava internado na capital paulista desde o início de agosto. A informação foi confirmada pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), emissora da qual ele era proprietário.

A família do apresentador lamentou a morte em uma publicação nas redes sociais. “Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria”, afirmou.
Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório.
Das ruas para o rádio
Conhecido como o homem do Baú da Felicidade, Silvio Santos nasceu na Lapa, no Rio de Janeiro, em 1930. Senor Abravanel – seu nome de batismo – era filho de imigrantes judeus e tinha cinco irmãos. Dono de uma voz e risada marcantes, a história dele se confunde, desde os anos 60, com a da própria televisão no Brasil.
Aos 14 anos, começou a trabalhar como camelô, no centro do Rio. Pego por um fiscal da prefeitura, que enxergou talento no vendedor, Abravanel foi levado pela primeira vez para fazer teste numa rádio. Começava aí a carreira do comunicador.
Televisão
O empresário iniciou sua carreira, nos veículos de comunicação, como locutor na Rádio Nacional de São Paulo na década de 1950, na mesma época em que assumiu a empresa Baú da Felicidade, do amigo Manuel de Nóbrega. Na década seguinte, passou a apresentar programas televisivos na antiga TV Paulista, que foi adquirida posteriormente pela TV Globo. Seus primeiros passos na televisão foram no programa “Vamos brincar de forca”.
Na década de 1960 tem início o programa com seu nome na TV Globo, o Programa Silvio Santos, que inicialmente era exibido apenas para a praça de São Paulo. A atração só passaria a ser transmitida em rede nacional em 1969. O programa tinha oito horas de duração e tornou o apresentador uma das estrelas da TV brasileira.
Em 1975, uniu de vez as carreiras de apresentador e de empresário. O então presidente da República Ernesto Geisel assinou a outorga de um canal de TV no Rio de Janeiro, embrião para a fundação, em 1981, do SBT.
No SBT, apresentou programas que fizeram história na televisão brasileira, como Show de Calouros, Porta da Esperança e Topa Tudo por Dinheiro. Silvio passava várias horas no ar todos os domingos, recebendo pessoas comuns que participavam de gincanas variadas, geralmente em troca de pagamento em dinheiro.
Mesmo a plateia poderia sair com um dinheiro a mais no bolso. Bastava pegar um dos inúmeros aviõezinhos feitos com cédulas e jogados pelo apresentador, uma das suas marcas registradas ao longo de décadas.
Política, homenagem e polêmicas
Em 1989, Silvio Santos tentou concorrer à presidência da República, na primeira eleição direta após a ditadura, mas sua candidatura foi questionada pelos demais partidos e não foi aceita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As eleições acabaram sendo vencidas por Fernando Collor.
Em 2001, viveu um ano conturbado e de extrema exposição pública. Foi homenageado pela escola de samba Tradição, no carnaval carioca e, em agosto, viveu o sequestro da filha Patrícia e, na sequência, o dele próprio, que só terminou com a presença do então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Em 2010, enfrentou um rombo bilionário nas contas do Banco Panamericano, uma de suas empresas, que acabou tendo o controle vendido para o BTG.
Comunicador de talento e carisma inquestionáveis, Silvio Santos também se envolveu em polêmicas ao longo da carreira, desde o lobby junto aos generais da ditadura para conseguir as concessões dos canais de TV, até declarações discriminatórias nos últimos anos, em seu programa de auditório.
Silvio santos deixa a esposa Íris, duas filhas do primeiro casamento, quatro filhas do segundo casamento, além de netos e bisnetos.
Porto Seguro: Juiz e empresário são alvos de operação que investiga crime de agiotagem.

Um juiz e um empresário foram alvos de mandados de busca e apreensão na tarde desta sexta-feira (16), em Porto Seguro, através da Operação Descobrimento. Eles são investigados por crime de agiotagem.
Segundo informações encaminhadas ao BNews, um dos alvos é o juiz Fernando Machado Paropat, titular da 1ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais e Registros Públicos.
Segundo as investigações, o juiz e o empresário, que não foi identificado, estariam realizando empréstimos a juros superiores aos limites legais pelo magistrado, por intermédio do empresário.
Os valores desses empréstimos eram transferidos para contas bancárias indicadas pelos beneficiários, que emitiam cheques em garantia, os quais eram repassados pelo empresário ao magistrado para que ficassem custodiados até o pagamento integral da dívida.
As investigações do MP foram iniciadas a partir do compartilhamento, pela Corregedoria-Geral da Justiça do TJBA, de informações trazidas em procedimento administrativo que constatou indícios de condutas delitivas na comarca de Porto Seguro. Os mandados de busca a apreensão cumpridos hoje foram expedidos pelo Tribunal de Justiça.
A ação foi deflagrada pelo Ministério Público estadual, por meio da Unidade de Assessoramento e Investigação da Procuradoria-Geral de Justiça (Unai) e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do Sul (Gaeco Sul), com apoio da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar, através do Comando de Policiamento (CPR Sul) e da Rondesp Extremo Sul.
Vulcões explodem na Sícilia e deixam autoridades em alerta.

O vulcão Etna, na Itália, entrou em erupção, nesta quinta-feira, 15, o que desencadeou problemas aos moradores locais. Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia informou, as lavas geraram uma nuvem de cinzas de 9,5 km e resultaram no fechamento do Aeroporto Catania-Fontanarossa, no sul do país.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/1/9/WXVn0uT6KtFpMuyZWzVg/globo-canal-5-20240705-1800-frame-281331.jpeg)
Em 8 de março de 1669, o vulcão Etna, localizado na ilha da Sicília da atual Itália, começa a ribombar fortemente. Múltiplas erupções durante as semanas que se seguiram mataram mais de 20 mil pessoas, deixando outros milhares sem teto.
A erupção de dois vulcões, o Etna e o Stromboli, na Itália deixou regiões em alerta máxima.
A Itália, país onde se encontram os únicos vulcões ativos da Europa continental, ficou com a respiração suspensa. Dois dos seus dez vulcões em atividade explodiram ao mesmo tempo, assustando a população da Sicília, no sul do país.
Os moradores que vivem à sombra do Etna viram as explosões produzirem fragmentos incandescentes e fontes de lava. As cinzas cobriram as ruas e até pistas do aeroporto de Catânia, impedindo pousos e decolagens. Com 3.330 metros de altura, o Etna possui erupções documentadas desde o ano 425 a.C.
Simultaneamente, o Stromboli criou uma nuvem de calor de até 2 km. A Proteção Civil elevou o estado de alerta do nível laranja para o vermelho. As autoridades verificam os planos de retirada da população.
O vídeo divulgado pelos bombeiros mostra a matéria vulcânica descendo rapidamente para o litoral e se estendendo para o mar por centenas de metros.
Faltam 50 dias para o dia 6 de outubro!

Daqui a 50 dias vá dormir cedo, com o título impresso ou no celular. No dia seguinte será a hora para exercer a democracia e o seu direito de escolher Prefeito, Vice e vereadores da sua cidade.
‘Mais de 600 carros adesivados, isso é inédito’, diz Danilo Henrique sobre ação na madrugada


A coligação “Pra frente Barreiras”, encabeçada pelo candidato a prefeito, Danilo Henrique (PP), e sua vice, Karlúcia Macedo (MDB), realizou um adesivação de carros na madrugada desta sexta-feira (16), iniciando às 0h11. Para a organização, a ação adesivou mais de 600 veículos, fato inédito na cena política-eleitoral do município.
“As ruas da cidade amanheceram com a nossa cara, com as cores da nossa campanha. O adesivaço foi uma ação importante para a nossa caminhada, porque toda essa mobilização demonstra do tamanho, a força do nosso grupo e também mostra o apoio que temos recebido da população”, disse Danilo.
Ginástica Rítmica será destaque da OILEM hoje e amanhã

Cerca de 250 atletas de ginástica rítmica de Luís Eduardo Magalhães, competem na 22ª edição da OILEM. Hoje (16), a partir das 19h, no Ginásio poliesportivo José Queiroz Barreto Neto, na Avenida JK. E amanhã (17), a partir das 8h, no Ginásio poliesportivo José Queiroz Barreto Neto, na Avenida JK.
Estão previstas 110 apresentações ao todo, sendo 36 em conjunto, e 74 solo, sendo elas com mãos livres e com aparelhos: bola e arco. Serão 26 escolas participantes nessa modalidade (sendo elas da rede municipal, estadual e particular de ensino). A equipe de arbitragem faz parte da Federação Baiana de Ginástica.
Sobre a OILEM
A competição reúne 45 escolas participantes e 7.500 alunos (municipais, estaduais e participantes). As Olimpíadas iniciaram-se no dia 27 de julho e se encerram em 27 de setembro, com 15 modalidades, sendo elas: vôlei, basquete, futsal, futebol Society, handebol, queimada, vôlei, natação, atletismo, tênis de mesa, xadrez, ginástica rítmica, judô, jiu-jitsu e karatê.
Maioria do STF confirma suspensão da execução de emendas ao Orçamento
Até o momento votaram o relator, Flávio Dino e mais cinco ministros
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta sexta-feira (16) por confirmar a suspensão, por tempo indeterminado, da execução de emendas parlamentares ao Orçamento da União.

Até o momento votaram o relator, Flávio Dino, que foi acompanhado por André Mendonça, Edson Fachin, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. Os demais ministros têm até as 23h59 desta sexta (16) para votar na sessão virtual extraordinária convocada somente sobre o tema.
Com isso, ficam confirmadas três liminares (decisões provisórias) de Dino, que suspendem a execução de diferentes tipos de emendas feitas por parlamentares ao Orçamento, incluindo as impositivas individuais e de bancada dos estados, cuja execução seria obrigatória.
Também foram suspensas as emendas individuais de transferência especial, as chamadas “emendas Pix”, que permitem a transferência direta a estados e municípios, por indicação individual de parlamentar, mas sem que seja necessário vincular a verba a projeto, programa ou convênio específicos.
Pelas decisões de Dino, a suspensão dos repasses deve vigorar até que o Congresso implemente regras que garantam a transparência e a rastreabilidade das emendas parlamentares. O ministro destacou que o plenário do Supremo já definiu restrições às emendas no julgamento de 2023, em que proibiu o chamado “orçamento secreto”.
Dino atendeu a pedidos que haviam sido feitos pela Procuradoria-Geral da República (PGR), pelo Psol e pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Em comum, todos alegaram que a dinâmica atual da execução de emendas parlamentares não atende a requisitos constitucionais mínimos de transparência, rastreabilidade e eficiência.
No voto em que mantém as liminares, Dino disse que deve levar adiante esforços por uma solução consensual para o tem. Ele escreveu que “a busca por conciliação deve prosseguir”.
Mais cedo, o presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, negou um pedido feito pelo Congresso para derrubar por conta própria as liminares de Dino, alegando que a interferência da presidência da Corte só se justificaria em circunstância “excepcionalíssima”, o que não seria o caso.
Na decisão, Barroso destacou que o assunto está em votação no plenário virtual, outro motivo pelo qual ele não poderia interferir. A sessão foi antecipada pelo presidente do Supremo para esta sexta após pedido de Dino. Antes, o julgamento havia sido marcado para 30 de agosto.
Contrárias à suspensão na execução das emendas parlamentares ao Orçamento, as mesas diretoras do Senado e da Câmara alegaram ao Supremo que a medida é uma “interferência drástica e indevida nas decisões políticas dos poderes Executivo e Legislativo”, violando o princípio constitucional da separação de Poderes.
Outro argumento do Legislativo federal é o de que a determinação de Dino “suspende a execução de políticas, serviços e obras públicas essenciais para a vida cotidiana de milhões de brasileiros”.
Outras medidas
Com a confirmação das liminares, o Supremo referendou também outras medidas determinadas por Dino. O ministro ordenou, por exemplo, que a Controladoria-Geral da União (CGU) faça a auditoria da aplicação, economicidade e efetividade sobre as transferências especiais (“emendas PIX”), em execução em 2024.
Outra ordem é para que a CGU realize, no prazo de 90 dias, a auditoria de todos os repasses de emendas Pix em benefício de organizações não-governamentais e demais entidades do terceiro setor, realizados nos anos de 2020 a 2024.
Dino determinou ainda que emendas destinadas a área de Saúde somente sejam executadas após prévio parecer das instâncias competentes do SUS no sentido de que há estrito cumprimento de regras técnicas.
O ministro liberou as transferências somente no caso de obras em andamento ou de situação de calamidade pública. Dino determinou que a suspensão vigore até que sejam implementadas medidas que garantam as exigências constitucionais de transparência, rastreabilidade e eficiência na liberação das verbas do Orçamento da União.
Valores
O valor total da execução de emendas parlamentares vêm aumentando ano a ano. Segundo o Portal da Transparência, em 2023 foram efetivamente pagos pelo governo federal R$ 21,91 bilhões em emendas, valor que já foi ultrapassado em 2024, com o repasse de R$ 23 bilhões até o momento.
No Orçamento da União de 2024, estão previstos um total de R$ 52 bilhões em emendas parlamentares. Somente em relação às emendas de comissão, o valor previsto dobrou de R$ 7,5 bilhões para R$ 15,2 bilhões, por exemplo.
Em seu recurso ao Supremo, o próprio Congresso reconhece que a liberação de emendas tem funcionado como moeda de troca entre o Legislativo e o Executivo, tendo se mostrado “mecanismo de incentivo à cooperação e à solução de impasses na aprovação da agenda do governo”.
Calor vai tomar conta de todo o Centro-Nor-Nordeste do País
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_afe5c125c3bb42f0b5ae633b58923923/internal_photos/bs/2024/B/J/DoXqRBQyCkQoBXMh8BPg/calor.png)
Uma forte onda de calor começou a se instalar no país. Embora o centro da bolha de calor estar situado entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o calor será sentido em vários Estados de todas as regiões, com temperaturas próximas a 40ºC.
O fenômeno começa no próximo domingo (18/8) e terá duração de quatro dias, terminando na quinta-feira (22/8), conforme aponta a previsão.
Em agosto, setembro e outubro teremos aquela época em que dá vontade de migrar para a Patagônia.
Junior Marabá e Franklin Willer inauguram Comitê no bairro Santa Cruz


Em clima de festa e grande participação dos candidatos a vereadores da Coligação a Mudança Vai Continuar, o prefeito Junior Marabá e o candidato a vice, Franklin Willer entregaram o Comitê Central de Campanha.
“Nosso QG foi entregue a população aos 11 minutos do dia 16 de agosto. Estaremos mostrando tudo que nós falamos que iríamos fazer e fizemos durante o nosso primeiro mandato e vamos continuar fazendo neste segundo mandato se Deus e população de Luís Eduardo Magalhães assim quiserem”, disse o prefeito Junior Marabá.
A entrega do material de campanha para os vereadores aconteceu durante a festa de inauguração do Comitê Central, nos espaços destinados aos partidos coligados.
“Já começamos a campanha com força e vamos assim até o final. Muito bom ver os nossos candidatos a vereador aqui presente e já com material para trabalhar. Vamos pra cima por que essa mudança que iniciamos nestes primeiros três anos de governo, tem que continuar”, disse o candidato a vice Prefeito, Franklin Willer.
Agroindústria familiar comunitária transforma comunidade rural de Santo Antônio de Jesus



Na comunidade de Sapucaia, no município de Santo Antônio de Jesus, a 110 km de Salvador, via Itaparica, a Associação de Agricultores da Comunidade da Sapucaia vem transformando a realidade local com a força do trabalho coletivo e o apoio de políticas públicas voltadas à agricultura familiar. Composta por 118 associados, a maioria dos quais mantém quintais produtivos, a Associação não apenas está ajudando a fortalecer a economia local, mas também está fazendo a diferença no combate à fome.
Há pouco mais de um ano, a comunidade deu um salto significativo com a inauguração de uma agroindústria de beneficiamento de mandioca, com modernos equipamentos, a exemplo de amassadeira, forno, batedeira, divisora de pães, e até um caminhão para logística, entregues pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Antes dessa conquista, a produção de pizzas, sequilhos e bolos era realizada de forma manual e em condições improvisadas na casa de uma das associadas. Com a nova infraestrutura, a produção foi ampliada e passou a atender demandas de programas governamentais e ao comércio local.
Sob a liderança da presidente Ana Paula Peixoto, a agroindústria agora produz cerca de dois mil pães por semana, entre tradicionais, doces, de sal, de milho, batata e aipim. Os produtos são comercializados com o nome Sabor do Recôncavo, não só na própria comunidade, mas também em feiras regionais e através de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além dos pães, a broa de tapioca, uma criação original do grupo, e os sequilhos de aipim, que são fornecidos para o PNAE, destacam-se como os principais carros-chefes da produção.
Ana Paula destaca a importância do suporte recebido. “Sem a cozinha comunitária, fazíamos uma produção menor, manual e em espaços improvisados. Com os maquinários que recebemos, conseguimos melhorar e aumentar nossa produção. A cada dia que passa, vejo que estamos avançando, e isso garante uma melhor sobrevivência para os agricultores e uma maior circulação de recursos para todo o município. Quando a comunidade ganha, todo o município ganha, porque faz a economia girar”.
A importância da nova estrutura também é enfatizada por Maria da Conceição Peixoto, conhecida na comunidade como Dona Mariazinha. “Antes, tudo era feito à mão. Eu sempre achei errado os jovens saírem para procurar trabalho fora. Hoje, com esse projeto, é possível que nossos filhos e netos se mantenham aqui”.
O impacto da Associação não se limita à produção e comercialização de alimentos. A Associação de Agricultores da Sapucaia foi uma das 100 selecionadas no edital “Comida no Prato”, iniciativa que integra o Programa Estadual “Bahia Sem Fome”, iniciativa que busca garantir o acesso à alimentação para mais de 20 mil baianos em situação de vulnerabilidade alimentar, com um investimento superior a R$ 24 milhões. A ação, realizada em parceria com a CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem como objetivo fornecer mais de dois milhões de refeições saudáveis em 17 municípios baianos.
Ana Paula reforça a importância dessa iniciativa. “Já tínhamos uma ação de doar cestas de alimentos da agricultura familiar. Quando surgiu o edital, achamos interessante participar, pois já tínhamos a cozinha como ponto de apoio. Agora, estamos neste desafio de levar comida no prato para as famílias que passam fome. Vamos fornecer 600 refeições, acompanhadas por nutricionistas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), duas a três vezes por semana, durante um ano. Tudo será confeccionado na agroindústria e distribuído para os bairros contemplados em Santo Antônio de Jesus”.
Xandão tinha obrigação de fazer o que fez como Presidente do TSE
Mais de 400 mil candidatos estão registrados para eleições municipais.
Prazo para o registro presencial se encerra às 19h desta quinta-feira.
Os partidos, coligações e federações têm até esta quinta-feira (15) para registrar os candidatos a prefeito e vereador para as eleições municipais deste ano, marcadas para 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro em municípios com mais de 200 mil eleitores. 

Até o momento, foram registrados mais de 400 mil candidatos, sendo 13.997 a prefeito, 379.320 a vereador e os demais a vice-prefeito (cerca de 6.680).
Pelo calendário eleitoral, o prazo para a solicitação de registro pela internet se encerrou às 8h desta quinta-feira. Os partidos, federações ou o próprio candidato, porém, ainda podem apresentar o registro presencialmente, no cartório eleitoral, até as 19h.
O registro é um procedimento por meio do qual a legenda informa à Justiça Eleitoral todos os dados exigidos sobre uma candidatura, incluindo fotografia, parentescos, patrimônio e antecedentes criminais, entre outros.
É preciso apresentar ainda a ata da convenção partidária que ratificou a candidatura. No caso de candidatos a prefeito, deve ser anexado ainda um programa com as propostas do candidato.
Cada registro gera um processo que deve ser julgado pela Justiça Eleitoral, no qual deve ser analisado se toda a documentação está em ordem, ou seja, se a candidatura atende a todos os critérios legais. É verificado ainda se o candidato ou candidata não incorre em nenhuma hipótese da Lei da Ficha Limpa, por exemplo.
Segundo as regras eleitorais, os juízes eleitorais têm até 16 de setembro para julgar todos os registros. Não raro, contudo, os candidatos que têm o registro negado conseguem manter o nome na urna por meio de liminares (decisões provisórias), enquanto recorrem da negativa.
Alguns candidatos podem chegar a tomar posse, caso eleitos, mas terão o mandato cassado se não conseguirem confirmar a validade do registro.
De acordo com a Constituição, para se candidatar a prefeito é necessário ter ao menos 21 anos de idade. Para vereador, a idade mínima é 18 anos. Em todos casos, é preciso ter nacionalidade brasileira e filiação partidária, além de ter domicílio eleitoral na localidade onde pretende concorrer.
Não podem se candidatar os analfabetos, estrangeiros e militares em serviço obrigatório. Parentes até segundo grau, por consanguinidade ou não, de prefeitos também não podem se candidatar a nenhum cargo. A jurisprudência também veda que um prefeito que já cumpriu dois mandatos em um município volte a se candidatar para o mesmo cargo em outro município.
Os registros de candidatura podem ser questionados por adversários ou legenda, ou pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), no prazo de 5 dias desde a publicação de edital que informa o pedido do registro.
Cada sigla, coligação ou federação partidária pode ter somente um candidato a prefeito e vice em cada município. No caso de vereadores, não são permitidas coligações, e cada partido ou federação pode ter como candidatos até o número total de cadeiras a serem ocupadas nas respectivas assembleias, mais um.
Pesquisa Atlas-INTEL em Barreiras foi mal conduzida. Por inabilidade ou má-intenção.
Reprodução TV Bahia
A pesquisa AtlasIntel/A TARDE, divulgada em 14 de agosto de 2024, desencadeou uma onda de críticas e polêmica em Barreiras, refletindo a intensidade da disputa pela prefeitura da cidade. A pesquisa, que aponta uma competição acirrada entre os quatro principais candidatos, tem sido amplamente criticada por sua metodologia e pelo tratamento dado aos dados.
Veículos de comunicação claramente vinculados à candidatura de Otoniel Teixeira (UB) foram acusados de distorcer os resultados da pesquisa para favorecer seu candidato.
Esses meios interpretaram de maneira questionável um trecho do jornal A Tarde, que indicava que 81,6% dos eleitores que votaram em Zito Barbosa nas últimas eleições municipais repetiriam o voto.
Essa interpretação sugeriu que a suposta fidelidade poderia transferir votos para Otoniel, elevando-o a até 65% das intenções de voto na cidade. No entanto, os dados reais revelam que, dos 797 eleitores entrevistados, apenas 208 (32,3%) manifestaram intenção de votar em Otoniel, enquanto 589 não transferiram seu apoio.
A metodologia da pesquisa, que utilizou uma abordagem virtual, também prejudicou as candidaturas de Tito (PT), Danilo Henrique (PP) e Davi Schmidt (Novo).
Um exemplo notável é o Bairro Santa Luzia, o maior e um dos mais carentes da cidade, que representa cerca de 20% do eleitorado municipal, mas apenas 25 pessoas foram entrevistadas. Além disso, a pesquisa desconsiderou regiões rurais, levantando críticas sobre a representatividade dos dados coletados.
Outro ponto controverso é a falta de divulgação da rejeição dos candidatos, um dado essencial que poderia oferecer uma visão mais completa da aceitação e rejeição dos candidatos na cidade. A ausência dessa informação levanta dúvidas adicionais sobre a transparência e a precisão da pesquisa.
A situação se agravou ainda mais quando o jornal A Tarde cometeu um erro significativo ao afirmar que Jair Bolsonaro foi o mais votado em Barreiras nas eleições de 2022.
Na realidade, o presidente Lula venceu em ambos os turnos, com 58,05% no primeiro turno e 59,47% no segundo turno. Esse erro comprometeu a análise feita pelo jornal e gerou dúvidas sobre a interpretação dos dados da pesquisa.
De Luís Carlos Nunes, no Caso de Política.
Deputado Leo Prates entra na defesa do aumento da capacidade energética do Oeste da Bahia

O Oeste da Bahia já se consolidou como um dos mais importantes polos produtivos do agronegócio do Estado e do Brasil. Rica na produção de soja, algodão e milho a região Oeste baiana, que é responsável por 14% de tudo que o Estado produz, já poderia ser destaque também no beneficiamento da sua produção.
O único impedimento para que a região não se destaque também como polo industrial é a sua falta da capacidade energética. Indústrias têxteis e alimentícias aguardam por uma oportunidade de se instalarem na região.
Diante deste antigo impedimento o deputado federal Leo Prates fará uma audiência pública, a partir de uma solicitação do Secretário de Governo de Luís Eduardo Magalhães, Jader Borges, em defesa da capacidade energética da região Oeste da Bahia.
“Estávamos aqui reunidos com a equipe do ministro Alexandre Silveira e toda equipe do Ministério de Minas e Energia, tratando sobre a questão da energia do Oeste, e nós estaremos aí em Audiência Pública. Jader, Secretário de Governo de Luís Eduardo Magalhães participou aqui dessa conversa sobre os investimentos na energia do Oeste”, disse o deputado Leo Prates.
Em breve acontecerá a renovação da concessão da energia e “nós vamos lutar para que várias contrapartidas sejam colocadas. Tanto na Comissão de Minas e Energia, quanto aqui com o Ministro”, afirmou o deputado.
“Durante a reunião recebi a boa notícia da licitação da linha de transmissão de Formosa do Rio Preto, que deverá permitir o aumento da carga de energia no Oeste da Bahia”, disse o Secretário de Governo de Luís Eduardo Magalhães, Jader Borges.
Fachin julga prejudicado recurso com pedido de habeas corpus de desembargadora investigada na Operação Faroeste

Por Camila São José, na Bahia Notícias
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, em decisão monocrática, julgou prejudicado o pedido de habeas corpus – e consequentemente o recurso – da desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Ligia Maria Ramos Cunha Lima, uma das investigadas da Operação Faroeste. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (14). Ao julgar prejudicado, o ministro relator indica que o recurso perdeu seu objeto.
A magistrada, afastada das funções desde dezembro de 2020, queria derrubar o acórdão da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que prorrogou o afastamento cautelar por mais um ano, até 1º de fevereiro de 2025.
Lígia Maria Ramos Cunha Lima chegou a ser presa preventivamente. Ela é acusada de, supostamente, integrar organização criminosa e interferir nas investigações da Operação Faroeste.
Em junho de 2021, o ministro do STJ, Og Fernandes, revogou a prisão preventiva da desembargadora e, em abril de 2022, flexibilizou as medidas cautelares ordenando a retirada da monitoração por tornozeleira eletrônica.
Amanhã, sexta-feira, 16, começa a propaganda eleitoral gratuita, no Rádio e TV.
A partir da próxima sexta-feira (16) estão liberadas as propagandas para as eleições municipais de outubro, no que deve ser o primeiro pleito no Brasil diretamente impactado por novas tecnologias de inteligência artificial (IA), aquelas capazes de produzir imagens e sons sintéticos muito próximos do real. As propagandas vão até o dia 30 de setembro.
Diante da ausência de leis sobre IA no país, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu se adiantar e aprovar regras para regular a utilização desse tipo de tecnologia nas propagandas eleitorais. Pelas regras aprovadas, o uso de “conteúdo sintético multimídia” gerado por IA deve sempre vir acompanhado de um alerta sobre sua utilização, seja em qualquer modalidade de propaganda eleitoral.
Nas peças no rádio, por exemplo, se houver sons criados por IA deve ser alertado ao ouvinte antes da propaganda ir ao ar. Imagens estáticas exigem uma marca d’água, enquanto material audiovisual deve fazer o alerta prévio e estampar a marca d’água. Em material impresso, o aviso deve constar em cada página que contenha imagens geradas por meio de IA.
Em caso de descumprimento, qualquer propaganda pode ser tirada de circulação, seja por ordem judicial ou mesmo por iniciativa dos próprios provedores de serviços de comunicação, prevê a resolução eleitoral que trata do tema.
Não bastasse a vedação à desinformação em geral, um dos artigos da resolução traz a vedação explícita ao deep fake, proibindo “o uso, para prejudicar ou para favorecer candidatura, de conteúdo sintético em formato de áudio, vídeo ou combinação de ambos, que tenha sido gerado ou manipulado digitalmente, ainda que mediante autorização, para criar, substituir ou alterar imagem ou voz de pessoa viva, falecida ou fictícia”.
Nesse caso, as consequências em caso de descumprimento são mais graves, podendo acarretar a cassação do registro de candidatura ou mesmo eventual mandato. Há ainda a abertura de investigação por crime eleitoral. Quem divulgar fatos que saiba serem inverídicos sobre partidos ou candidatos, e que sejam capazes de exercer influência perante o eleitorado, por exemplo, pode estar sujeito a pena de 2 meses a 1 ano de detenção.
Em se tratando de desinformação, a Justiça Eleitoral tem poder de polícia, isto é, pode determinar de ofício, sem ser provocada, a remoção do material em questão. A ordem de remoção pode ter prazo inferior a 24 horas, se o caso for grave.
As ordens podem ser direcionadas a plataformas de redes sociais, por exemplo, que são obrigadas a cumpri-las por meio de acesso identificado aos sistemas, que deve ser comunicado à Justiça Eleitoral.
Todos os detalhes do regramento sobre a propaganda eleitoral podem ser encontrados na resolução publicada no portal do TSE.
Regras gerais
De resto, aplicam-se às propagandas feitas com IA as mesmas regras que valem para os demais tipos de material – tudo deve sempre vir acompanhado da legenda partidária e ser produzido em português.
Uma regra já antiga é que nenhuma propaganda eleitoral pode “empregar meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais”. É vedado ainda o anonimato.
Além de divulgar desinformação, também é proibido veicular preconceitos de origem, etnia, raça, sexo, cor, idade, religiosidade, orientação sexual e identidade de gênero, bem como qualquer forma de discriminação; depreciar a condição de mulher ou estimular sua discriminação; veicular conteúdo ofensivo que constitua calúnia, difamação ou injúria; entre outras.
No caso da campanha na rua, é vedado “perturbar o sossego público”, seja com “com algazarra ou abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos, inclusive aqueles provocados por fogos de artifício”.
Assim como em pleitos anteriores, continuam proibidos os outdoors, o telemarketing e os showmícios, bem como a utilização de artefato que se assemelhe à urna eletrônica como veículo de propaganda eleitoral.
As caminhadas, passeatas e carreatas estão liberadas, desde que ocorram entre as 8h e as 22h e até a véspera da eleição. Tais eventos podem utilizar carro de som ou minitrio elétrico, assim como em reuniões e comícios. Não há necessidade de autorização pela polícia, mas as autoridades de segurança precisam ser avisadas com no mínimo 24 horas de antecedência ao ato de campanha.
As normas eleitorais detalham ainda a potência máxima que deve ter cada um desses equipamentos sonoros – 10.000W para carros de som, 20.000W para minitrios e acima disso para trios elétricos, permitidos somente em comícios. Ainda assim, tais ferramentas só podem ser utilizadas no contexto de algum evento eleitoral, nunca de forma isolada.
Outra proibição antiga é a confecção ou distribuição diretamente ao eleitor de brindes com propaganda de candidatos, tais como chaveiros, bonés, canetas ou camisetas.
Essas e outras autorizações e proibições sobre propaganda eleitoral podem ser encontradas numa cartilha produzida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).
Denúncias
Qualquer pessoa que flagrar alguma irregularidade pode denunciá-la à Justiça Eleitoral por meio do aplicativo Pardal, disponível para celulares com sistema operacional Android ou iOS.
O TSE disponibiliza também o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), que pode ser acionado em casos de desinformação, ameaças e incitação à violência, perturbação ou ameaça ao Estado Democrático de Direito, irregularidades no uso de IA, comportamentos ou discursos de ódio e recebimento de mensagens irregulares
Caixa Preta do ATR da VoePass: desespero, gritos e o estrondo final.
A caixa-preta do avião ATR-72 da Voepass que caiu na última sexta-feira em Vinhedo (SP) registrou falas dos pilotos instantes antes da colisão com o solo, segundo a TV Globo.
Um pedido do copiloto para dar potência ao avião, bem como gritos e um estrondo foram gravados pelo sistema, analisado no momento pelo Centro de Investigação e Prevenção e Acidentes (Cenipa), da Força Aérea.
A maioria das vítimas era oriunda do Paraná. A aeronave partiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP) na sexta-feira. Havia entre as vítimas três venezuelanos e uma mulher com cidadania portuguesa.
Glenn, jornalista que acusa Xandão, já trocou tapas com bozonaritas xiitas.
O jornalista Glenn Greenwald, ex-Intercept, que agora acusa o ministro Alexandre de Moraes de agir “fora do rito” no TSE e STF, em reportagem da Folha, foi protagonista de baixarias com o bozonarita radical Augusto Nunes, no programa Pânico, na “assinalada e laureada” Jovem Pan. Bons tempos em que eles partiam para o desforço físico para o nosso gáudio.
Momento relevante da criação: Pablo PCC Marçal.

Motorista de caçamba graneleira é tirado das ferragens pelos bombeiros depois de tombar.

Na noite desta terça-feira (13), por volta das 19h, uma carreta basculante carregada com sementes tombou na BA-459, na zona rural de Barreiras, acionando as equipes da 2ª Companhia de Bombeiros Militar do 17º BBM para um resgate veicular.

Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram a vítima, um homem de 46 anos, presa nas ferragens do veículo. Utilizando equipamentos especializados, os bombeiros realizaram a remoção da vítima com segurança, entregue aos cuidados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A ocorrência foi registrada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
Atualização do Cadastro Único é realizado em nove bairros de LEM
A Prefeitura de Luís Eduardo está atendendo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, os municípes que devem atualizar o Cadastro Único. Estar com o cadastro único atualizado é fundamental para ter acesso e manter benefícios sociais, a exemplo de Bolsa Família, ID Jovem, carteirinha do idoso, dentre outras.
A documentação necessária para a atualização são o RG (carteira de identidade), CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço e título de eleitor (do titular e dependente).
Locais para a realização do CADASTRO:
– Sede da Secretaria Municipal de Cidadania, na rua Regina Gomes Bergamini Nº 129, bairro Jardim Imperial;
– Centro de convivência, rua F, Sol do Cerrado;
– Centro de Convivência, rua J, setor W4 nº 275, Jardim das Oliveiras;
– CRAS Major Pedro Paulo, rua Flamboyant nº 731, Jardim das Acácias;
– CRAS Cladis Brito, Rua Paraná, nº 1555, Mimoso 1;
– Centro de Convivência, rua H, Vista Alegre;
– CRAS, rua Ibitiba, ao lado da antiga Escola Modelo, Santa Cruz;
– Centro de Convivência, rua Ibitiba em frente ao Estádio Municipal Coronel Aroldo, bairro Conquista;
– Centro de Convivência, Avenida Ayrton Senna, no conjunto habitacional Solar Santa Cruz.
Mais de 200 ginastas vão competir na OILEM nesta sexta e sábado, em Luís Eduardo Magalhães.


Cerca de 250 atletas de ginástica rítmica de Luís Eduardo Magalhães, competem na 22ª edição da OILEM, nos dias 16 e 17 de agosto. Na sexta-feira (16), a partir das 19h, no Ginásio poliesportivo José Queiroz Barreto Neto, na Avenida JK, e no sábado (17), a partir das 8h, no Ginásio poliesportivo José Queiroz Barreto Neto, na Avenida JK.
Estão previstas 110 apresentações ao todo, sendo 36 em conjunto, e 74 solo, sendo elas com mãos livres e com aparelhos: bola e arco. Ao todo, 26 escolas participarão nessa modalidade (sendo elas da rede municipal, estadual e particular de ensino), sob os cuidados da equipe de arbitragem da Federação Baiana de Ginástica.
A OILEM conta com 45 escolas participantes e 7.500 alunos (municipais, estaduais e participantes)
A competição iniciou no dia 27 de julho e se encerra em 27 de setembro, com 15 modalidades, sendo elas: vôlei, basquete, futsal, futebol Society, handebol, queimada, vôlei, natação, atletismo, tênis de mesa, xadrez, ginástica rítmica, judô, jiu-jitsu e karatê.
Cientista político critica pesquisa Atlas-Intel realizada em Barreiras.

Rony Moreno, proprietário do Instituto de Pesquisa Insight e empresário e cientista político, criticou fortemente a metodologia usada na pesquisa de intenção de voto para prefeito de Barreiras recente encomendada pelo jornal A Tarde.
A pesquisa dá como resultado a liderança de Otoniel, o candidato situacionista, seguido de perto pelo candidato do PT, Carlos Tito, este secundado pelo pepista Danilo Henrique.
Moreno aponta que a pesquisa realizada pela AtlasIntel apresenta falhas expressiva, especialmente em cidades de menor porte, como Barreiras, onde as particularidades dos bairros desempenham um papel fundamental.
“Esse sistema que a Atlas usa não funciona corretamente em cidades com menos de 500 mil eleitores, onde existem lideranças locais muito fortes”, afirmou Moreno, ressaltando que tais características exigem uma abordagem mais cuidadosa na distribuição das amostras.
O cientista político sublinhou a importância de uma amostragem bem distribuída para refletir adequadamente a realidade eleitoral do município.
“Não se pode desconsiderar que nessas cidades existem bairros onde determinados candidatos têm lideranças significativas. É preciso ter amostras representativas nesses bairros”, destacou.
Ele criticou a distribuição das amostras na pesquisa da AtlasIntel, citando exemplos específicos:
“Você não pode tirar 55 amostras num bairro como Renato Gonçalves e apenas 25 no maior bairro da cidade (Santa Luzia), onde há uma grande diversidade de classes sociais. Isso prejudica um candidato em detrimento de outro.”
Moreno alerta que a falta de amostras adequadas em bairros populosos e diversos pode distorcer os resultados finais da pesquisa.
Ele concluiu sua análise enfatizando que “cada bairro tem seus líderes políticos, e isso deve ser refletido na amostragem. Quando a amostra é mal distribuída, o resultado final fica comprometido.”
Do Fala Barreiras, editado.
Dino diz que Moraes pediu legalmente relatórios ao TSE.
Segundo o ministro, atos do colega são previstos na Justiça Eleitoral.
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu na manhã desta quarta-feira (14) o ministro Alexandre de Moraes, seu colega no Supremo, de afirmações de que tenha se valido “de forma não oficial” da estrutura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tomar decisões contra alvos em inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF).

Dino rechaçou qualquer irregularidade nos procedimentos de Moraes, que disse ter “cumprido estritamente o seu dever legal”. Por isso, avaliou, o assunto “perecerá como as ondas que quebram contra a praia”. O ministro afirmou que todos os atos do colega estão amparados pelo poder de polícia que a Justiça Eleitoral tem, e que permite a sua atuação de ofício, sem ser provocada.
“Confesso que desde a noite até aqui não consegui encontrar em que capítulo, dispositivo ou preceito isso viola qualquer tipo de determinação da nossa ordem jurídica”, afirmou Dino, antes de sua fala em um seminário sobre a necessidade de regulamentação das redes sociais. Ele disse ter certeza de que Moraes “caminha com a consciência tranquila por ter cumprido estritamente seu dever legal”.
Reportagens do jornal Folha de S. Paulo publicadas na noite de terça (13) e na manhã desta quarta (14) trazem diálogos de auxiliares diretos de Moraes segundo os quais o ministro encomendaria relatórios à unidade de combate à desinformação do TSE para que embasassem decisões do STF sobre o bloqueio de contas em redes sociais e a aplicação de multas e outras sanções aos envolvidos com determinadas publicações.
Segundo o jornal, que diz ter acesso a 6 gigabytes de material digital, os diálogos foram travados pelo WhatsApp entre o desembargador Airton Vieira, juiz auxiliar do gabinete, e Eduardo Tagliaferro, então chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação, antes das eleições de 2022, quando Moraes era presidente do TSE.
Tais relatórios foram utilizados para dar suporte a decisões de Moraes no chamado inquérito das fake news, aberto de ofício pelo Supremo, e que tem como objeto ataques e ameaças virtuais aos ministros da Corte. Os alvos dessas decisões foram apoiadores do então candidato à reeleição Jair Bolsonaro. Nos despachos, contudo, não consta a informação de que tais relatórios teriam sido produzidos a pedido do próprio ministro.
Em sua fala posterior, Dino defendeu a regulação das redes sociais. Ele citou ameaças à democracia e aos jovens em decorrência do uso dessas plataformas sem balizas legais. Ele classificou o assunto de “supranacional”, ao lado de outros como a crise climática.
O ministro Alexandre de Moraes também participou do seminário, na mesma mesa de Dino, bem como a ministra Cármen Lúcia, também do Supremo e atual presidente do TSE.
Em sua fala, Cármen Lúcia defendeu a regulação das redes sociais, sobretudo em contextos eleitorais, mas não mencionou diretamente o caso sobre os relatórios do TSE. Moraes também fez uma defesa enfática da aprovação de regras relativas às redes. Para ele, as redes sociais não podem ser “terra sem lei”.
“Cooptação da imprensa livre”
Sem citar diretamente o caso noticiado pela Folha de S. Paulo, Moraes frisou que a imprensa foi um dos primeiros pilares da democracia a terem sua credibilidade atacada por populistas nas redes sociais, acrescentando a cooptação da mídia tradicional como um dos riscos adicionais da falta de regras.
“Em vez de brigar pelo papel da liberdade de imprensa, alguns meios de comunicação estão se rendendo ao dinheiro fácil nas redes sociais”, disse Moraes. “Jornalistas atuando como blogueiros, eles mesmo publicam sem checar nada e depois vão publicando comentário sobre comentário para ganhar likes… Isso é um novo perigo, de termos a cooptação da imprensa livre, que é um pilar da democracia, pelos métodos fáceis de ganhar dinheiro nas redes sociais”.
Ainda na noite de terça (13), o gabinete de Moraes divulgou nota sobre as reportagens. O documento afirma que foram oficiais e regulares todos os procedimentos realizados para requisitar informações ao TSE no âmbito dos inquéritos que investigam a disseminação de fake news e a atuação de milícias digitais durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Bozonaritas xiitas querem é escapar da cadeia. Por isso falam em impeachment de Alexandre de Moraes.
Ricardo Noblat, em O Globo:
Mais que pressionar pelo impeachment de Alexandre de Moraes, o que não há nenhuma chance de acontecer, bolsonaristas querem que o ministro deixe a relatoria do inquérito das Fake News, que investiga a disseminação de notícias falsas contra ministros do STF (outra coisa bem difícil de acontecer).
Em mais uma declaração contra Moraes, Eduardo Bolsonaro defendeu que seja alegada a suspeição do ministro sob o argumento da doutrina dos frutos da árvore envenenada, metáfora que faz comunicar o vício da ilicitude da prova obtida com violação a regra de direito material a todas as demais provas produzidas a partir daquela. (Globo)
Sobre as renovadas tentativas de golpe e o fascismo, a cadela que está sempre no cio.
Mouzar Benedito, jornalista, nasceu em Nova Resende (MG) em 1946, o quinto entre dez filhos de um barbeiro. Trabalhou em vários jornais alternativos (Versus, Pasquim, Em Tempo, Movimento, Jornal dos Bairros – MG, Brasil Mulher).
Estudou Geografia na USP e Jornalismo na Cásper Líbero, em São Paulo. É autor de muitos livros, dentre os quais, publicados pela Boitempo, Ousar Lutar (2000), em coautoria com José Roberto Rezende, Pequena enciclopédia sanitária (1996), Meneghetti – O gato dos telhados (2010, Coleção Pauliceia) e Chegou a tua vez, moleque! (2021, Editora Limiar).
Aqui ele nos apresenta uma farta coleta de definições sobre o fascismo e sobre o golpismo, que se abateram sobre esta pátria morena e infectaram, como a lepra, legiões de ignorantes e mal intencionados.
Leonardo Sciascia: “Quando uma aliança for estabelecida entre os imbecis e os espertos, cuidado: o fascismo está sobre nós”.
***
Andrea Camilleri: “O fascismo é um vírus mutante. Ele nunca morreu. Nós nunca o matamos. E agora está de volta, mudado”.
***
Umberto Eco: “O fascismo ainda está ao nosso redor, às vezes em trajes civis”.
***
Umberto Eco, de novo: “O fascismo não tinha bases filosóficas, mas do ponto de vista emocional era firmemente articulado a alguns arquétipos”.
***
Umberto Eco, mais uma vez: “Uma das características dos fascismos históricos tem sido o apelo às classes médias frustradas, desvalorizadas por alguma crise econômica ou humilhação política, assustadas pela pressão dos grupos sociais subalternos”.
***
Wilhelm Reich: “A classe média começou a movimentar-se e apareceu como força social, sob a forma de fascismo. Assim, não se trata das intenções reacionários de Hitler e de Göring, mas sim os interesses sociais das camadas da classe média”.
***
Fred Hampton: “Nada é mais importante do que parar o fascismo, porque o fascismo vai parar todos nós”.
***
Roland Barthes: “O fascismo não é impedir-nos de dizer, é obrigar-nos a dizer”.
***
Sandro Pertini: “O fascismo não é uma opinião, é um crime”.
***
Roberto Gervaso: “Mais que um acidente, o fascismo foi uma doença”.
***
Ernesto Rossi: O fascismo não foi um acidente a ser atribuído à iniciativa criminosa de Mussolini. Foi fruto de toda a nossa História”.
***
Aldo Busi: “O fascismo é a destilação final do machismo, é a perda da virilidade”.
***
Engenheiros do Hawaii: “O fascismo é fascinante, deixa a gente ignorante e fascinada”.
***
Jason Stanley: “O objetivo do fascismo […] é destruir nosso respeito pela verdade, destruir nosso senso de realidade”.
***
Miguel de Unamuno: “O que os fascistas odeiam, acima de tudo, é a inteligência”.
***
Carl Sagan: “Não seria demasia lembrar que os arautos das devassas ilegais odiosas e fascistas acabam por ter que quebrar seus próprios espelhos”.
***
Roque Dalton: “Nunca se esqueça que os menos fascistas entre os fascistas são sempre fascistas”.
***
Albert Camus: “O fascismo, na verdade, é o desprezo. Inversamente, qualquer forma de desprezo, se intervém na política, prepara ou instaura o fascismo”.
***
Heinrich Heine: “Onde livros são queimados, no fim, as pessoas também serão queimadas”.
***
Roger Chartier: “Desde a Inquisição até os nazistas, destruição obceca os opressores que, ao aniquilar os livros e autores, pensam estar erradicando para sempre suas ideias”.
***
Jonah Goldberg: “A ideologia nazista não pode ser resumida em um programa de plataforma. Pode ser entendida como um redemoinho de preconceitos, paixões, ódios, emoções, ressentimentos, esperanças e atitudes que, quando combinadas, na maioria das vezes se assemelha a uma cruzada religiosa sob a máscara de uma ideologia política”.
***
Carlos Bardem: “Ela não gosta de você, mas ela não te odeia. Esse é uma diferença que um nazista como você não entende”.
***
Bertrand Russell: “A maioria dos seres humanos, embora em graus variados, deseja controlar não apenas suas próprias vidas, mas também as vidas dos outros”.
***
Jean Paul Sartre: “O fascismo não se define pelo número de vítimas, mas pela forma como se mata”.
***
Aneurin Bevan: “O fascismo não é uma nova ordem social, é o futuro que se recusa a nascer”.
***
Primo Levi: “No ódio nazista não há nada de racional; é um ódio que está dentro de nós, que é estranho ao homem”.
***
Primo Levi, de novo: “Ao fascismo de hoje falta apenas o poder de voltar a ser o que foi, ou seja, consagração do privilégio e da desigualdade”.
***
George Orwell: “A palavra fascismo não tem significado algum, exceto algo não desejável”.
***
Orwell, de novo: “Todas as tiranias governam através de fraudes e força, mas uma vez que a fraude é exposta devem depender exclusivamente da força”.
***
Friedrich Nietzsche: “Quem combate monstruosidades deve cuidar para que não se torne um monstro. E se você olhar longamente para um abismo, o abismo também olha para dentro de você”.
***
Eric Voegelin: “Não se pode enfrentar uma força satânica apenas com humanismo e moralidade”.
***
Giancarlo Pajetta (sobre a Itália): “Terminamos de conversar com os fascistas em 25 de abril de 1945”.
***
Jorge Bocca: “Somos o único país moderno [Itália] em que um sistema político, o fascismo, dado como morto em 25 de abril de 1945, viu um partido neo ou pós-fascista retomar o governo em 1994, que herdou diretamente suas ideias, costumes e formas”.
***
Michele Serra: “Está fora de moda falar de uma emergência antifascista neste país; só que é o país que o fascismo incubou, deu à luz e ao mundo e, como tal, deve passar por algumas verificações periódicas”.
***
Antonio Gramsci: “O Ministério Público italiano, durante o fascismo de Benito Mussolini, proclamou durante o julgamento, em 1928: ‘Por vinte anos devemos impedir que este cérebro funcione’”.
***
Indro Montanelli: “Fascismo: a tentativa mais cômica de estabelecer a seriedade”.
***
André Malraux: “Vi as democracias intervirem contra quase tudo, salvo contra os fascismos”.
***
Michel Foucault (sobre o “inimigo maior, o fascismo”): “Não somente o fascismo histórico de Hitler e Mussolini – que soube tão bem mobilizar e utilizar o desejo das massas –, mas também o fascismo que está em todos nós, que ronda nossos espíritos e nossas condutas cotidianas, o fascismo que nos faz gostar do poder, desejar essa coisa mesma que nos domina e explora”.
***
Foucault, de novo: “Todos estes dizem defender a vida, mas que tipo de vida? A vida impotente, subjugada, deprimida, incapaz, explorada, dócil? Nós não! Precisamos desmontar esta máquina de adestramento”.
***
John Malkovich: “Não me preocupo com o nazista que cruza comigo na rua. O que me preocupa é o nazista que vive dentro de mim”.
***
Hannah Arendt: “O súdito ideal do governo totalitário não é o nazista convicto nem o comunista convicto, mas aquele para quem já não existe a diferença entre o fato e a ficção”.
***
Langston Hughes: “Claro, sou contra o fascismo com sua propagação de preconceito de cor, de ódio racial e opressão da classe trabalhadora. Como qualquer mano sensato poderia ser diferente?”.
***
Bertolt Brecht: “A cadela do fascismo está sempre no cio”.
***
Brecht, de novo: “O fascismo é um vírus, como o vírus da peste, da cólera e do tifo”.
***
Brecht, mais uma vez: “Aqueles que são contra o fascismo sem serem contra o capitalismo, que lamentam a barbárie que sai da barbárie, são como pessoas que desejam comer carne de vitela sem matar o bezerro”.
***
Paul M. Sweezy: “Toda nação capitalista traz em si, no período do imperialismo, as sementes do fascismo. Surge naturalmente o problema de saber se essas sementes devem deitar raízes e crescer”.
***
Márcia Tiburi: “O fascismo é o lado terrorista do capitalismo, ele incita o ódio para exorcizar o medo”.
***
Max Horkheimer: “Quem não tem nada a dizer sobre o capitalismo, também deve se calar sobre o fascismo”.
***
Marco Rizzo: “O fascismo se combate hoje retomando as lutas dos trabalhadores, levando aos bairros e subúrbios as palavras de ordem de solidariedade e igualdade, rejeitando a guerra entre os pobres e dando uma alternativa real de luta às classes populares. Hoje o antifascismo é o anticapitalismo”.
***
Oskar Schindler (alemão que salvou 1200 judeus durante o Holocausto e inspirou o livro A lista de Schindler): “Eu odiava a brutalidade, o sadismo e a insanidade do nazismo. Eu simplesmente não podia ficar parado e ver as pessoas destruídas. Fiz o que pude, o que tive que fazer, o que minha consciência me dizia que devia fazer. Isso é tudo. Realmente. Nada mais”.
Agora é a vez deles e de uns simpatizantes deles, que se dizem “cidadãos de bem”…
Benito Mussolini:
“Enterramos o cadáver pútrido da liberdade”.
“Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado”.
“Eu sempre achei mais fácil convencer uma grande massa do que uma só pessoa”.
“O fascismo é uma religião. O século XX será conhecido como o século do fascismo”.
Adolf Hitler:
“A única emoção estável é o ódio”.
“A natureza é cruel; então também estamos destinados a ser cruéis. Ao enviar a flor da juventude alemã para a chuva de metais da guerra sem o menor remorso pelo precioso sangue deles que está sendo derramado, eu deveria ter o direito de eliminar milhões de uma raça inferior que se multiplica como verme”.
“Que sorte para os ditadores que os homens não pensem”.
“As grandes massas do povo cairão mais facilmente vítimas de uma grande mentira que de uma pequena”.
“Se você quer a simpatia das massas, você tem que dizer a elas as coisas mais estúpidas e cruéis”.
“Toda propaganda tem que ser popular e tem que se acomodar à compreensão dos menos inteligentes, daqueles a quem ela busca atingir”.
“O terrorismo é a melhor arma política, pois nada motiva mais as pessoas do que o medo de uma morte súbita”.
Heinrich Himmler (comandante da SS, polícia nazista):
“Aquele que jura pela suástica deve renunciar a qualquer outra lealdade”.
“Temos apenas uma tarefa: permanecer firme e continuar a luta racial sem piedade”.
“A melhor arma política é a arma do terror. Crueldade exige respeito. Os homens podem nos odiar, mas não pedimos o amor deles, apenas seu medo”.
Joseph Goebbels:
“É direito absoluto do Estado fiscalizar a formação da opinião pública”.
“Um mentira contada mil vezes torna-se verdade”.
Jair Bolsonaro:
“O grande erro da ditadura foi não matar vagabundos e canalhas como Fernando Henrique”.
“O erro da ditadura foi torturar e não matar”.
“Pinochet devia ter matado mais gente”.
Olavo de Carvalho: “Falar manso e agir com brutalidade é uma fórmula que jamais falhou. E invertê-la foi sempre receita de suicídio”.
Silvio Berlusconi: “Mussolini nunca matou qualquer pessoa. Mussolini enviou pessoas de férias para o confinamento”.
Impasse na Venezuela leva Brasil a estudar proposta de uma nova eleição no país
Ideia seria fazer um ‘2º turno’ com a mediação de órgãos internacionais. A ideia é defendida por integrantes do governo Lula, como Celso Amorim, como uma das possibilidades para destravar o cenário crítico após a eleição venezuelana.
Por Julia Duailibi, Gerson Camarotti, Guilherme Balza, Globonews
O impasse após as eleições presidenciais da Venezuela levou o Brasil a estudar a proposta de um novo pleito no país. A ideia é a realização de um “2º turno” com a mediação de órgãos internacionais.
A realização desta nova eleição é defendida por integrantes do governo Lula, entre os quais o assessor especial internacional do presidente, Celso Amorim, como uma das possibilidades para destravar o cenário político venezuelano que está em estado crítico após a disputa de 28 de julho.
A informação é do jornal “Valor Econômico” e foi confirmada pelo blog.
O assunto foi debatido na reunião ministerial realizada em Brasília, realizada na quinta-feira (8) e conta com a simpatia do presidente Lula.
A cédula eleitoral da primeira consulta pública:

Empresas impugnam licitação da ponte Barreirinhas-Vila Dulce por irregularidades
Duas empresas questionam processo licitatório em Barreiras, alegando falhas graves no edital e solicitam anulação da concorrência pública. A quarta ponte de Barreiras, obra tão sonhada pelo prefeito Zito Barbosa parece ficar cada vez mais longe.
Caso de Política | Luís Carlos Nunes – Duas empresas, Cristata Empreendimentos em Engenharia Eireli e M.A. da Silva Construtora Empresarial LTDA, entraram com pedidos de impugnação contra a licitação da Prefeitura de Barreiras para a construção de uma ponte sobre o Rio Grande, ligando Barreirinhas à Vila Dulce. O certame, marcado para ocorrer nesta quarta-feira (14), é alvo de críticas por supostas irregularidades no edital e ausência de projetos executivos.
As empresas alegam que “a prefeitura não apresentou projetos executivos” e que há “divergência entre projetos básicos e a planilha de preços.” Elas destacam que a Lei 14.133 exige a utilização do Sistema de Custos Referenciais de Obras (SICRO) para obras de infraestrutura de transportes, o que, segundo elas, não foi observado.
No pedido de impugnação, as empresas afirmam que as exigências do edital “são bastante específicas e limitam a participação de profissionais que não tenham exatamente esse tipo de experiência documentada,” caracterizando, segundo elas, “uma violação a diversos princípios do Direito Administrativo e da legislação vigente.”
A concorrência pública foi publicada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte. De acordo com os pedidos de impugnação, as disposições da licitação “não condizem com a legislação aplicável, não respeita o regime jurídico-administrativo, nem tampouco às melhores práticas para realização de licitação,” solicitando, por isso, a republicação do edital com as correções necessárias.
A empresa Cristata enfatiza que, “diante de todo o exposto, a ora Impugnante se utiliza da presente para requerer que: a) Seja conhecida a presente impugnação, para sua devida análise do mérito pelo Agente de Contratação/Comissão; b) Sejam reconhecidas as patentes irregularidades apontadas na presente impugnação sobre o Edital da Concorrência Pública Eletrônica nº 001/2024, de modo que esse seja declarado nulo e haja a republicação do Edital com a correção de todos os vícios apresentados.”
Até o momento, a gestão municipal de Barreiras não se manifestou sobre as impugnações apresentadas.
Está na hora de escolher o novo presidente do Banco Central
Galípolo, o provável indicado
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (13) que a indicação do novo presidente do Banco Central (BC) entrou no radar do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Ele ficou de discutir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a questão da sabatina, em virtude do calendário eleitoral. Ele quer garantir que o seu nome indicado possa ser sabatinado nesses esforços concentrados que são feitos [antes das eleições municipais]”, afirmou Haddad.
Questionado sobre quem será o indicado, o ministro disse que o anúncio é atribuição exclusiva do presidente Lula.
Sobre a data da sabatina e a divulgação do nome do indicado, o ministro da Fazenda disse que fica a depender da conversa de Lula com Pacheco.
“Eu acredito que vai ser nas próximas semanas”, pontuou Haddad à jornalistas na portaria do Ministério da Fazenda.
Entre os principais cotados a assumir a cadeira de Roberto Campos Neto está o diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo.
Declarações recentes de Galípolo alimentaram no entorno do presidente Lula a ideia de que o diretor do BC deveria aumentar sua exposição pública e se mostrar mais “atuante”.
A avaliação feita à CNN por fontes próximas ao presidente é que o martelo na escolha do novo presidente do Banco Central está batido.
“Nem sempre a melhor resposta é aumentar juros”
Questionado sobre a possibilidade de o BC voltar a elevar a taxa Selic, o ministro da Fazenda, disse que “fazer a conta” não é uma atribuição da pasta, mas sim dos nove diretores da autarquia, que devem pesar uma série de variáveis para tomar a decisão.
Ainda sim, Haddad indicou que nem sempre a melhor resposta é aumentar os juros.
“A decisão sobre juros impacta os preços em um tempo dilatado, não acontece imediatamente. Então, o Banco Central tem que pesar muitas variáveis sobre preços, como vão se comportar os outros bancos centrais do mundo nos próximos meses, se diferencial de juros entre o Brasil e o resto do mundo vai aumentar por conta disso, se vai ter impacto no câmbio”, ponderou.
“Então, tem uma série de considerações técnicas que tem que ser feitas. Nem sempre a melhor resposta é aumentar juros, as vezes é manter no mesmo patamar restritivo que ele está”, concluiu.
Em sua última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC manteve a Selic no patamar de 10,5%. Os diretores sinalizaram que iriam adotar “maior vigilância” daqui para frente, o que foi visto como uma sinalização de que um aumento de juros é avaliado eventualmente.
Mais cedo nesta terça, o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, voltou a dizer que a busca pela meta de inflação pode exigir o aumento dos juros, e que os quatro diretores indicados por Lula estão em “consonância total” caso haja necessidade de elevar a Selic.
Entre os movimentos de outros bancos centrais destacados por Haddad estão o aumento de juros no Japão e o adiamento do corte nos Estados Unidos.
“O que eu to feliz é que o Brasil está crescendo com inflação controlada, mesmo com um susto ou outro que tivemos. Nós temos que comprender que não podemos tomar decisões sem uma série de considerações sobre comportamento dos preços no tempo”, pontuou o ministro da Fazenda.
Com informações de Cristiane Noberto e Clarissa Oliveira, da CNN
SOS Agro RS: Produtores se manifestam em mais de 100 cidades no RS, paralelamente à reunião de líderes em Brasília
![]()
Enquanto representantes do Movimento SOS Agro RS e de instituições do agronegócio do Rio Grande do Sul estiveram reunidos com parlamentares em uma audiência pública em Brasília e, na sequência, com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, mais de cem municípios no estado realizaram atos de protesto, nesta terça-feira (13), contra a falta de “medidas eficientes de amparo ao setor” vindas do Governo Federal.
Em entrevista ao Notícias Agrícolas, o assessor da presidência da Farsul (Federação de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul), Luís Fernando Pires analisou o decreto nº 12.138 divulgado hoje, que regulamenta a Medida Provisória nº 1.247 e, novamente, afirma se tratar de uma verdadeira “gincana burocrática” que não atende as necessidades do produtor gaúcho.
Mega-sena acumula e prêmio é estimado em R$ 50 milhões
Números sorteados foram: 03, 22, 34, 44, 49 e 57.
Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2761 da Mega-Sena, sorteadas nesta terça-feira (13).

Os números sorteados foram: 03, 22, 34, 44, 49 e 57.
Com isso, o prêmio para o próximo concurso, a ser sorteado na quinta-feira (15), está estimado em R$ 50 milhões.
A quina teve 73 apostas ganhadoras e cada uma vai receber R$ 40.942,72. Já a quadra registrou 4.643 ganhadores, com prêmio de R$ 919,60 para cada.
As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país, ou pela internet, no site da Caixa. No caso das lotéricas, os estabelecimentos podem fechar antes das 19h.
O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.
Soja é empurrada para os piores patamares dos últimos 4 anos em Chicago

No Oeste baiano a cotação da soja teve uma sensível queda de 5,81% para R$108,17 a saca de 60 kg negociada em balcão. Há um ano a soja valia R$123,00
Os preços da soja seguem pressionados nesta terça-feira (13/08) nos futuros da Bolsa de Chicago (CBOT). Fundos continuam a aumentar as posições vendidas e empurram a cotações de soja para os piores patamares em quatro anos.
O bom desenvolvimento da safra norte-americana e as projeções de uma safra recorde, conforme estimado pelo USDA no relatório de oferta e demanda de agosto, apresentado nesta segunda-feira, acabam por criar fundamentos muito baixistas – com boa oferta e estoques em alta.
O relatório do USDA foi extremamente negativo para os preços ao projetar um novo recorde histórico para a colheita dos EUA, em 124,9MT.
O mercado esperava 121,6MT; no mês passado eram 120,7MT. Na temporada anterior foram produzidas 113,3MT.
Os estoques finais vão a 15,3MT, ante 11,85 de julho e 9,4MT do ano passado. Além de melhor produtividade, houve aumento de área.
Para o mundo, os estoques finais vão a 134,3MT, ante 112,4MT da última estação. A produção é estimada em 428,7MT, contra 395,1MT do ciclo passado.
O consumo não segue o mesmo ritmo. Enquanto a produção cresce 8,5%, a demanda avança 5,1%.
Para p Brasil, o USDA manteve a produção em 153,0MT e em 169,0MT para a próxima estação. Para a Argentina, a colheita está avaliada em 49,0MT.
As importações chinesas deste ano são elevadas em 3,5MT de julho para agosto, para 111,5MT. No ano passado foram 104,5MT. Para 2024/25 deve ficar em 109,0MT, segundo o USDA.
Em outro relatório, o USDA atualizou as condições das lavouras, mantendo em 68% as áreas tidas como boas/excelentes; 24%, regulares e 8%, ruins/péssimas.
No mesmo ponto do ano passado, os índices eram, respectivamente, 59%, 29% e 12%.
Quanto ao estágio, 91% entraram em floração, ante 93% do ano passado; 72% entraram na fase de formação de vagens, contra 75% do mesmo ponto de 2023.
A Conab acaba de divulgar uma nova atualização do quadro de oferta e demanda do Brasil. A produção de soja deve ficar em 147,4MT, praticamente a mesma estimativa de julho.
Isto representa uma queda de 4,7% sobre as 154,6MT do ciclo passado. As exportações estão avaliadas em 92,4MT; na temporada passada foram 101,9MT.
O consumo interno é avaliado em 56,0MT – para uma produção de 40,2MT de farelo e 10,6MT de óleo.
Câmbio mais acomodado e preços externos achatados acabam por manter as indicações domésticas sob pressão. Prêmios no spot são indicados na faixa entre 120/150.
Indicações de compra no oeste do Paraná entre R$ 124,00/126,00 e em Paranaguá na faixa de R$ 131,00/134,00 – dependendo do prazo de pagamento e, no interior, também do local e do período de embarque.
Camilo Motter, em Rural News
Deputado Robinson é eleito presidente da CCJ, comissão mais importante da Assembleia Legislativa

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) foi eleito por unanimidade, nesta terça-feira (13), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. A votação para escolha do novo líder do mais importante colegiado do legislativo estadual ocorreu na Sessão Plenária. Ela aconteceu depois do afastamento para tratamento de saúde da deputada Maria Del Carmen (PT).
“Da parte desta presidência haverá sempre a disposição para o diálogo, para o entendimento e que a gente possa colaborar com a produção legislativa porque essa é a expectativa da sociedade, que essa Casa das Leis produza regramentos que melhore a qualidade de vida do povo baiano. Pra isso nós fomos eleitos, pra isso foram criadas as comissões e nós vamos exercer a presidência de forma democrática e compromissada com o interesse publico”, afirmou Robinson logo após assumir o cargo.
A Comissão de Constituição e Justiça analisa os aspectos constitucional, legal, jurídico, regimental e de técnica legislativa de todos os projetos que passam pela Assembleia Legislativa, bem como de emendas ou substitutivos. Outra atribuição da comissão é analisar a admissibilidade de proposta de emenda à Constituição do Estado da Bahia. No mérito, a CCJ analisa assuntos de natureza jurídica ou constitucional e responde consultas feitas pelo presidente da ALBA, pelo Plenário ou por outra comissão sobre esses temas. Tradicionalmente é a comissão mais disputada pelos partidos.
“Exercerei essa função obedecendo os ditames legais e constitucionais. Sei que há um sentimento na Casa, de vários deputados, pra que a gente analise as matérias oriundas dos colegas. Nós vamos fazer uma força tarefa , inclusive nesse período eleitoral, pra que a gente consiga ter quórum nas comissões, nas terças-feiras, e a gente possa avaliar a produtividade de nossos parlamentares”, refletiu o legislador.
Perfil
O novo presidente da CCJ está no seu segundo mandato como deputado estadual. Aos 59 anos, Robinson Almeida é engenheiro eletricista e já exerceu outras funções públicas. Foi chefe de gabinete do ex-deputado Walter Pinheiro, secretário de Comunicação nos Governos Jaques Wagner, deputado federal, chefe de gabinete da Secretaria-Geral da Presidência da República e no Ministério do Trabalho e Previdência Social, ao lado do ministro Miguel Rosseto, na gestão da presidenta Dilma Rousseff.
Operação “Looping”: combate ao tráfico internacional de drogas nos portos do Brasil.

Durante as investigações, a PF e a Receita realizaram 22 apreensões de cocaína, totalizando aproximadamente 6 toneladas da droga, além da prisão em flagrante de 16 pessoas.
Receita Federal participou em conjunto com a Polícia Federal da Operação “Looping”, deflagrada na manhã desta terça-feira, 13 de agosto, com o objetivo de combater uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas por meio de portos do sul do Brasil.
Cerca de 150 policiais federais e seis auditores da Receita Federal estão cumprindo 27 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, em 12 cidades (Criciúma, Itajaí, Navegantes, Brusque, Itapoá, São José dos Pinhais, Curitiba, Paranaguá, Santos, Praia Grande, São Vicente e Guarujá). A justiça ainda autorizou o sequestro de 68 veículos, 6 imóveis, o bloqueio e congelamento de mais 30 contas bancárias de vários investigados.
Durante as investigações, a PF e a Receita realizaram 22 apreensões de cocaína, totalizando aproximadamente 6 toneladas da droga, além da prisão em flagrante de 16 pessoas.
A PF descobriu que a organização criminosa atuava desde a captação de funcionários dos portos, para facilitar a entrada da droga, na preparação de caminhões para transporte de traficantes e cargas para dentro do ambiente portuário, até a criação de empresas de logística de carregamento e transporte de contêineres.
Uma parte dessa droga, que era trazida da Bolívia, embarcava em contêineres a bordo de navios para a África e Europa. A outra parte era pulverizada no Brasil para abastecer facções criminosas do tráfico para consumo interno.
Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas (art. 33 da Lei 11343/06 Lei Antidrogas) e associação para o tráfico (art. 35 da Lei 11.343/06).
Relação dos Mandados:
Criciúma/SC: 2 MBA e 1 MP
Itapoá/SC: 5 MBA e 3 MP
Itajaí/SC: 2 MBA
Navegantes/SC: 1 MBA
Brusque/SC: 1 MBA
Curitiba/PR: 4 MBA 3 MP
São José dos Pinhais/PR: 1 MBA 1 MP
Paranaguá/PR: 3 MBA e 1 MP
Santos/SP: 3 MBA e 2 MP
Guarujá/SP: 2 MBA e 1 MP
São Vicente/SP: 1 MBA e 1 MP
Praia Grande/SP: 1 MBA
Emendas PIX: Parlamento reage e diz que vai responder à determinação do STF.
Mudanças climáticas levam à previsão de queda da safra de grãos da Bahia em 2024

Após a produção recorde de grãos em 2023, tanto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como a Companhia Nacional e Abastecimento (Conab) estimam uma produção menor de grãos na Bahia, em 2024. O fenômeno El Niño afetou negativamente as condições climáticas, prejudicando algumas regiões produtoras no estado. Destaca-se, entre os grãos, a queda em dois dos principais produtos agrícolas: soja e milho. Em sentindo contrário, apesar das dificuldades climáticas, estima-se novo recorde de produção do algodão no estado.
O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo IBGE, relativo ao mês de julho de 2024, com dados sistematizados e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), estima uma produção de cereais, oleaginosas e leguminosas de 11,3 milhões de toneladas, o que representa um recuo de 6,9% na comparação com a safra de 2023.
As áreas plantadas e colhidas estão estimadas em 3,53 milhões de hectares (ha), a mesma em relação à safra de 2023. Assim, o rendimento médio esperado (3,21 toneladas/ha) da lavoura de grãos no estado da Bahia é 6,9% aquém da safra anterior.
O volume de soja a ser colhido pode alcançar 7,53 milhões de toneladas, o que corresponde a uma queda de 0,4% sobre o verificado em 2023. A área plantada com a oleaginosa no estado está projetada em aproximadamente 2,0 milhões de hectares.
As duas safras anuais do milho, estimadas pelo IBGE, podem alcançar 2,25 milhões de toneladas, o que também representa declínio de 27,3% na comparação anual. Com relação à área plantada, houve queda de 15,4% em relação à estimativa da safra anterior de 698 mil ha. A primeira safra do cereal está projetada em 1,55 milhão de toneladas, 34,0% abaixo do que foi observado em 2023. Já o prognóstico para a segunda safra é de um recuo de 6,1% em relação à colheita anterior, totalizando 700 mil toneladas.
Para a lavoura do feijão, espera-se recuo de 5,2% na comparação com a safra de 2023, totalizando 226 mil toneladas. O levantamento tem estimativa de 380 mil ha plantados, 8,9% menor que a safra anterior. Estima-se que a primeira safra da leguminosa (137,1 mil toneladas) seja 4,5% inferior à de 2023, e que a segunda safra (89,2 mil toneladas) tenha uma variação negativa de 6,4%, na mesma base de comparação.
Outro importante produto da safra baiana, o algodão (caroço e pluma), está com a produção estimada em 1,75 milhão de toneladas, o que representa aumento de 0,8% em relação ao ano passado. A área plantada com a fibra aumentou 3,0%, alcançando 375 mil ha em relação à safra de 2023.
Para a lavoura da cana-de-açúcar, o IBGE estimou produção de 5,54 milhões de toneladas, revelando aumento de 1,3% em relação à safra de 2023. A estimativa da produção do cacau, por sua vez, ficou projetada em 123 mil toneladas, apontando um avanço de 2,7% na comparação com a do ano anterior.
Conab estima safra de 12,3 milhões de toneladas de grãos no décimo primeiro levantamento do ciclo 2023/2024
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu décimo primeiro levantamento, estimou uma produção de 12,3 milhões de toneladas de grãos na temporada 2023/2024 – o que representa um recuo de 8,2% em relação ao ciclo 2022/2023.
Com relação à área plantada, observa-se uma ampliação de 0,6% na mesma base de comparação, o que alcança uma área de 3,78 milhões de hectares. Dessa forma, o rendimento médio do conjunto das lavouras pesquisadas deverá ficar em torno de 3,25 toneladas/ha.
A produção de algodão está estimada em 1,63 milhão de toneladas, plantada em 346 mil ha, o que representa um crescimento de 6,8% em relação ao ciclo 2022/2023. Ainda segundo a Conab, essa expansão do cultivo deve-se aos bons resultados obtidos na safra anterior e à expectativa do aumento do mercado internacional.
Há expectativa positiva também associada à produção de feijão, cujo volume estimado em 345 mil toneladas (plantados em 424 mil hectares) representa um crescimento de 19,4% em relação ao ciclo 2022/2023.
A soja, segundo a Conab, deve apresentar um ciclo de baixa, apesar da maior área plantada, com aumento de 3,1% em relação à temporada passada, alcançando um total de quase dois milhões de ha. A produção deve recuar em 3,1%, para 7,48 milhões de toneladas na atual temporada, em comparação com o ciclo anterior. Com isso, a produtividade estimada é de 3,78 toneladas/ha, a maior do país, representando uma queda de 6,0%.
Com relação à safra de milho, a expectativa é de que a safra atual seja bem menor que a anterior, totalizando 2,86 milhões de toneladas. As principais contribuições proveem da primeira (1,60 milhões de toneladas) e da terceira (1,15 milhões de toneladas) safra do cereal. Em seu conjunto, a produção de milho, no estado, apresenta previsão de queda de 27,3% em relação ao período anterior. De acordo análise da Conab, a produtividade obtida está abaixo das estimativas iniciais, e os grãos apresentam tamanho reduzido em virtude das condições climáticas adversas durante o desenvolvimento da planta.
Conab estima produção de grãos e fibras em 298,6 milhões de toneladas na safra 2023/2024
Crescimento da área e da produtividade no Algodão.
A produção brasileira de grãos deverá atingir 298,6 milhões de toneladas na safra 2023/24, uma redução de 21,2 milhões de toneladas quando comparada com o volume obtido na temporada passada. Os dados estão no 11º Levantamento da Safra de Grãos divulgado nesta terça-feira (13) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Essa queda é influenciada principalmente pela perda na produtividade média das lavouras do país, reflexo das adversidades climáticas sobre o desenvolvimento das culturas de primeira safra, em especial, desde o início do plantio até as fases de reprodução das lavouras.
A colheita do milho segunda safra está avançada e segue para a finalização, com produção estimada em 90,28 milhões de toneladas. De acordo com o Progresso de Safra, publicado nesta semana pela Companhia, os trabalhos de colheita superam 90% da área cultivada no país.
As produtividades alcançadas neste ciclo do grão variaram de acordo com o pacote técnico utilizado e, principalmente, da época de plantio da cultura.
Semeaduras realizadas dentro da janela ideal, ou seja entre janeiro até meados de fevereiro, obtiveram produtividades dentro do esperado e até superiores às registradas na última safra devido, principalmente, à regularidade das chuvas durante o desenvolvimento da cultura.
As exceções a esta situação ocorreram no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, onde veranicos ocorridos em março e abril, aliados a altas temperaturas e ataques de pragas, comprometeram o potencial produtivo do cereal.
Aliada à perda de produtividade, a área destinada para o milho também foi reduzida, tanto na segunda como na primeira safra do grão, o que influencia na menor expectativa de colheita. A produção total esperada para o ciclo 2023/24 é de cerca de 115,65 milhões toneladas, cerca de 12,3% inferior à temporada passada.
Outra importante cultura de segunda safra é o algodão. Mas, para a fibra, a Conab prevê aumento tanto na área como no desempenho médio das lavouras, influenciado pelas condições climáticas que favoreceram o desenvolvimento da cultura. Com isso, a previsão é de um novo recorde para a produção da fibra, sendo estimada uma colheita de 3,64 milhões de toneladas de algodão em pluma.
Já para o feijão é esperada uma produção total de 3,26 milhões de toneladas, 7,3% superior à produção de 2022/23. A segunda safra da leguminosa, com a produção estimada em 1,5 milhão de toneladas, teve seu potencial de produtividade reduzido devido à incidência de doenças e da mosca-branca, além da falta de chuvas e temperaturas elevadas em importantes estados produtores.
A terceira safra do grão está estimada em 812,5 mil toneladas, com as lavouras, de modo geral, nos estágios de desenvolvimento à maturação, e em Goiás, em fase inicial de colheita.
Dupla do feijão no prato dos brasileiros, o arroz já está com a colheita finalizada. A produção neste ciclo teve um crescimento de 5,6%, comparada ao volume produzido na safra anterior, chegando a 10,59 milhões de toneladas.
O aumento verificado é influenciado pela maior área cultivada no país, já que a produtividade média das lavouras foi prejudicada, reflexo das adversidades climáticas, com instabilidade durante o ciclo produtivo da cultura, em especial no Rio Grande do Sul, maior estado produtor do grão.
Já a soja, principal grão cultivado no país, a produção na atual safra é de 147,38 milhões de toneladas, redução de 4,7% sobre o ciclo anterior. Nas áreas semeadas entre setembro e outubro, nas Regiões Centro-Oeste, Sudeste e na região do Matopiba, houve alterações no potencial produtivo das lavouras, com os baixos índices pluviométricos e as altas temperaturas, situações que causaram replantios e perdas de produtividade, diferente das áreas com lavouras mais tardias.
Dentre as culturas de inverno, destaque para o trigo. A semeadura nos estados da Região Sul, maior produtora do cereal no país, onde se concentra 85% da área cultivada, está quase concluída, restando áreas em Santa Catarina para serem plantadas. No Rio Grande do Sul, após o atraso inicial da semeadura em razão do excesso de chuvas, teve o plantio concluído, assim como as áreas semeadas no Paraná. A expectativa é de uma redução de 11,6% na área destinada ao cereal, estimada em 3,07 milhões de hectares.
Mercado – Neste 11º levantamento, a Conab manteve estáveis as projeções do quadro de suprimentos da safra 2023/2024 para os principais produtos analisados, com exceção do milho. A Companhia aumentou em 2,5 milhões de toneladas a estimativa de exportação desse produto. Este incremento ocorre em meio a recente desvalorização da moeda brasileira, a qual tem refletido em um aquecimento no fluxo das vendas ao mercado externo do cereal.
A questão cambial também pode afetar as exportações de arroz que hoje estão estimadas em 1,3 milhão de toneladas. No último mês, o volume embarcado do grão chegou a 175 mil toneladas, enquanto que em junho as exportações chegaram a 62 mil toneladas. Entretanto, cabe pontuar que a menor disponibilidade interna do grão deverá limitar o volume embarcado até o ciclo 2024/205.
Para outras informações acesse os arquivos do 11º Levantamento – Safra 2023/2024, publicados no Portal da Conab.
Contadora cria comunidade para capacitar mulheres a empreender pela primeira vez
Projeto oferece suporte nos setores de contabilidade, finanças, recursos humanos e planejamento de carreira

Alexandra Bettine é formada em ciências contábeis, técnica em contabilidade, especialista em gestão de negócios pela USP e gestora da Organize Contabilidade


/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/B/B/XasAF0SDiKF6wZuq79Ag/globo-canal-5-20240705-1800-frame-282536.jpeg)






