EJA Profissionalizante oferece vagas gratuitas em Salvador e no interior, inclusive em Luís Eduardo.

Novo programa do SESI e SENAI Bahia assegura a conclusão do ensino fundamental e médio com oferta de qualificação profissional para jovens a partir de 18 anos. Em Luís Eduardo Magalhães foram abertas 140 vagas, para almoxarife, confeiteiro e auxiliar de laboratório químico. 

Com vagas abertas em Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Alagoinhas, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Jequié, Vitória da Conquista e Luís Eduardo Magalhães, SESI e o SENAI Bahia estão com inscrições abertas para 1.330 vagas gratuitas de EJA Profissionalizante. 

As inscrições podem ser feitas pela internet, no site www.sesibahia.com.br ou nas unidades do SESI. Podem se inscrever jovens a partir de 18 anos que não concluíram o Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e o Ensino Médio (1º ao 3º ano). 

O programa é uma nova ação das duas entidades que unem forças para garantir que jovens e adultos concluam o Ensino Fundamental e Médio enquanto se qualificam profissionalmente.

Os cursos de qualificação profissional oferecidos são de Almoxarife, Assistente de Produção, Auxiliar de Eletrônica, Auxiliar de Laboratório Químico, Confeiteiro, Eletricista de Instalações Prediais, Manutenção de Tablets e Smartphones e Operador Polivalente de Calçados. Para saber quais cursos oferecidos em cada município os candidatos devem acessar o site www.sesibahia.com.br

Os alunos que fazem parte da EJA também têm acesso a um programa de Saúde Bucal oferecido gratuitamente pelo Serviço Social da Indústria (SESI).

Sobre a EJA Profissionalizante 

A EJA Profissionalizante é uma modalidade de ensino que combina aulas presenciais e on-line, em ambiente virtual de aprendizagem, com ferramentas e recursos para auxiliar nos estudos. Por isso, para acompanhar as aulas nas plataformas de estudo, os candidatos devem ter acesso ao computador ou dispositivo móvel com internet. 

Um dos diferenciais é a metodologia de reconhecimento de saberes do SESI, que reconhece e valoriza os conhecimentos e experiências dos estudantes, o que possibilita a organização individual do tempo de formação e de conclusão do curso. 

“O grande ganho para os estudantes é concluir o ensino médio através do SESI e se qualificar para o mercado de trabalho com o SENAI”, destaca a gerente da EJA do SESI Bahia, Gisele Freitas.  “O conhecimento adquirido com o ensino médio e a capacitação profissional ampliam as oportunidades de inclusão no mercado de trabalho”, complementa Patrícia Evangelista do SENAI.  

A EJA Profissionalizante reforça um dos pilares da gestão do Sistema FIEB, que busca cada vez mais a atuação articulada das suas entidades.  

Em Luís Eduardo, a coordenação é da Escola SESI João Ubaldo Ribeiro, que pode ser contatada pelos Telefones: (77) 3639-6400/6401 (77) 98825-5471.

Polícia Civil frustra plano de terrorismo em escola de Barreiras

Em uma operação conjunta entre a Polícia Civil do estado da Bahia e o Departamento de Inteligência Policial da Bahia, a Polícia Civil em Barreiras, através do CATTI/OESTE, conseguiu identificar e qualificar o adolescente M.F.S., que, junto com outros dois adolescentes, planejava um ataque a uma escola na cidade de Barreiras. A ação policial ocorreu no dia de ontem, 12.

Os adolescentes estavam em atos preparatórios para adquirir armas de fogo e armas brancas, incluindo facas de combate e uma katana, com o intuito de realizar o ataque. No entanto, a Polícia Civil, agindo rapidamente, cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência de M.F.S. na manhã de ontem, antes que o plano pudesse ser concretizado.

O Poder Judiciário, sensível à gravidade da situação, atendeu ao pedido da Polícia Civil com urgência, evitando assim uma possível tragédia. A operação, denominada Mane Angelum, continuará com as investigações, e novos desdobramentos são esperados em breve.

Durante a operação, materiais foram apreendidos e encaminhados para perícia.

O adolescente M.F.S. e outras pessoas envolvidas foram ouvidas. Todo o caso está sendo tratado com a máxima discrição, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente. A ocorrência foi registrada na 1ª Delegacia Territorial de Barreiras.

Fonte: 11ª COORPIN”

Vereador Dé do Sol do Cerrado é acusado de ameaça contra servidor público. Veja o B.O. do fato.

Após a investida do vereador Dé do Sol do Cerrado (PSD) contra um servidor público ontem pela manhã (leia aqui), o caso foi parar na Delegacia Territorial – Luís Eduardo Magalhães, onde foi feito o Boletim de Ocorrência de Ameaça, enquadrado no Art. 147 e Perturbação do Trabalho, Art. 42 do Código Penal Brasileiro.

O vereador, que faz parte do grupo político do ex-prefeito Oziel Oliveira (PSD), esteve no trabalho da vítima acompanhado por um policial que faz a sua segurança pessoal. O motivo para essa investida maldosa do vereador, que deveria ser exemplo para a comunidade, foi uma mera discussão em grupo de WhatsApp.

Segundo o Boletim de Ocorrência nº 00541714/2024-A02, registrado ontem (12) às 13h20, “os senhores Natanael da Silva Lobato e José Mauro Souza Borges, ambos funcionários da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, comunicando que na data e horário acima descritos, foram ameaçados e tiveram seu local de trabalho perturbado por parte do senhor Adernoel Mota de Santana, conhecido como “Dé do Sol do Cerrado”, atual vereador do município”.

Dé do Sol do Cerrado

Ainda segunda o B.O. “Adernoel, conhecido como “Dé do Sol do Cerrado”, acompanhado de seu irmão, cujo nome não sabem mencionar, estavam presentes no interior da sede da Prefeitura local afirmando que queriam acertar as contas com eles”.

O Boletim também informa que “ao chegarem para registrar ocorrência policial a respeito da ameaça sofrida, os comunicantes se depararam com Adernoel, conhecido como “Dé do Sol do Cerrado”, o qual, antes de sair do local, se virou para o comunicante José Mauro Souza Borges e disse a seguinte frase: “Quando eu pegar ele, ele vai ver”, certamente se referindo a Natanael da Silva Lobato”.

Um vereador que deveria servir como referência para a sociedade, mais uma vez aparece envolvido em ações de pouco, ou nenhum, exemplo moral.

Produtos da agricultura familiar fazem a diferença na alimentação de estudantes na Bahia.

O dia do estudante na Bahia, celebrado neste domingo (11/08), tem o gostinho da alimentação saudável fornecida pela agricultura familiar, que gera bons resultados, como acontece no Colégio Estadual Eurides Santana, do município de Poções. Tudo isso é possível porque o Governo do Estado, para garantir alimentos de qualidade e nutritivos para estudantes, destinou R$ 410 milhões para a alimentação escolar, no ano letivo de 2024, sendo R$ 92 milhões por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Carina Almeida Santana, Nutricionista do Quadro Técnico do PNAE, no Núcleo de Educação (NTE) do Sudoeste Baiano, observa que quando chegou para trabalhar, em 2019, encontrou uma realidade bem diferente. “É uma alegria enorme ter acompanhando e participado desse processo de mudança. Antigamente, nós chamávamos de merenda e se hoje podemos dizer ‘alimentação escolar’ é porque temos comida de verdade para os estudantes.”

A Nutricionista destaca que a Agricultura Familiar tem um papel chave nesse processo, com a ampliação do seu catálogo de produtos. “Hoje, nas escolas, para além dos gêneros in natura, temos iogurtes premiados, polpas de frutas, biscoitos, farinha, feijão, enfim, uma gama enorme de produtos que fazem a qualidade da alimentação, que estamos ofertando nas escolas.”

Walisson dos Santos da Silva, estudante do 1° A Integral, no Colégio Estadual Eurides Santana, declarou que essa mudança na alimentação está ajudando os estudantes, especialmente àqueles que têm dificuldade de manter uma alimentação saudável, com mais nutrientes, evitando doenças. “A alimentação da escola, além de ser saudável e gostosa, desenvolve no aluno um pensamento com relação ao consumo de comidas saudáveis. Aí vem o desenvolvimento saudável e desenvolvimento do aprendizado do aluno”.

A diretora da unidade escolar, Tânia Cristina Almeida Nolasco, destacou que a agricultura familiar desempenha um papel fundamental e de extrema importância nas escolas, por inúmeras razões. “A gente inclui nesta lista a diversidade e a qualidade nutricional, que contribui para uma alimentação rica e equilibrada. Temos ainda a educação alimentar e cultural, que acaba mostrando aos alunos a importância da agricultura sustentável, quando a gente inclui no nosso cardápio, e promove também uma conexão mais forte com a cultura local”.

Outros aspectos importantes da compra de alimentos da agricultura familiar salientados pela diretora são: a sazonalidade e o frescor; o favorecimento da economia local, criando empregos e sustentando as comunidades rurais; o desenvolvimento regional; a segurança alimentar e a valorização dos produtos da agricultura familiar. “Então, resumindo, a agricultura familiar tem contribuído significativamente para a alimentação da nossa escola, trazendo benefícios nutricionais, econômicos e culturais, ao mesmo tempo em que promove a sustentabilidade e essa tão sonhada segurança alimentar”.

Mais renda para agricultores e agricultoras

A alimentação fornecida para o Colégio Estadual Eurides Santana, vem da Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Sudoeste Baiano (CoopBahia), que preza pela produção mais orgânica, sustentável e de qualidade, ofertando frutas, hortaliças, verduras e legumes, dentre outros.

Regina Graça Sampaio, uma das cooperadas, que atua na área administrativa da cooperativa, explicou que as vendas para o PNAE têm sido um meio importantíssimo de sobrevivência para a cooperativa, representando uma renda para os cooperados, porque os produtos são pagos com um preço justo, atrativo, diferente do que é pago pelo mercado privado, que paga abaixo do praticado. “As vendas públicas vêm gerando um impacto positivo tanto para a cooperativa quanto para os nossos cooperados. Atualmente, nós atendemos, aqui em Poções, três colégios estaduais e também entregamos para as escolas municipais”.

 

Fotos: Ramon Amaral e CoopBahia

Danilo Henrique busca apoio da AIBA para retomar Exposição de Barreiras


Após um final de semana do Dia dos Pais com uma agenda intensa de visitas às comunidades, o candidato a prefeito de Barreiras, Danilo Henrique (PP), e sua vice, Karlúcia Macedo (MDB) iniciaram a semana com uma reunião na Associação de Agricultores de Irrigantes da Bahia (AIBA), com o presidente Odacil Ranzi e a diretoria. Danilo propôs que a AIBA ajude o município a resgatar a realização da exposição, focada na pecuária e na agricultura familiar, para produtores do Vale do Rio Grande.

“Propomos à diretoria da AIBA que ajude a cidade a retomar a realização dessa exposição, junto com todos os produtores, em parceria com a prefeitura, como já faz em Luís Eduardo Magalhães, com a Bahia Farm Show. A AIBA é expert na realização de feiras, prova disso é o case de sucesso da Bahia Farm, garças ao brilhante trabalho que a associação tem em LEM, em parceria com a prefeitura. É o que queremos fazer aqui também”, afirmou Danilo.

Danilo Henrique também afirmou que vai procurar a Associação dos Criadores Gado Oeste da Bahia (Acrioeste) para ajudar nesta empreitada. “Queremos todos que tenham expertise, juntos, nesta missão. A AIBA realiza com maestria a Bahia Farm Show, um dos maiores eventos do agro da América Latina e que movimenta R$ 10 bilhões em volume de negócios. E queremos a Acrioeste, detentora do conhecimento na pecuária em nosso estado, para ajudar no resgate das tradições do nosso município”, reforçou.

Danilo e Karlúcia também falaram da importância de fortalecer os projetos sociais que a AIBA realiza, através do Fundese, com a gestão municipal sendo parceira forte.

“Vamos firmar vários termos de cooperação e pensar na criação de um fundo, com a destinação de parte do Imposto Territorial Rural (ITR) arrecadado, para o desenvolvimento de ações de fomento dos produtores locais”, propôs o candidato a prefeito.

O novo “El Niño” pode ser o interruptor da normalidade climática da Terra.

El Niño aquece as águas e os ventos nos trópicos. A depender de sua intensidade, as consequências climáticas podem ser extremas

Fenômeno denominado pelos especialistas como “novo El Niño” tem início do outro lado do mundo, na região da Austrália e da Nova Zelândia. Pesquisadores dizem ter encontrado “um novo interruptor no clima da Terra”, que pode desencadear mudanças climáticas. Cientistas descobriram que uma pequena área do sudoeste do Oceano Pacífico, próxima à Nova Zelândia e à Austrália, pode desencadear mudanças climáticas que afetam todo o Hemisfério Sul.

É parecido com o El Niño. O novo padrão climático observado compartilha algumas características com o já conhecido El Niño e foi chamado de “Onda Número 4 do Padrão Circumpolar do Hemisfério Sul”, ou SST-W4. As descobertas foram publicadas na revista científica Journal of Geophysical Research: Oceans no dia 6 de julho.

Como El Niño pode impactar a saúde, a alimentação e a economia

Cientistas simularam 300 anos de condições climáticas. De acordo com comunicado oficial, o estudo combinou componentes atmosféricos, oceânicos e de gelo marinho para criar uma representação ampla do sistema climático da Terra. A partir dos dados gerados na simulação, os especialistas identificaram um padrão recorrente de variações da temperatura da superfície do mar no Hemisfério Sul.

Esta descoberta é como encontrar um novo interruptor no clima da Terra. [O estudo] mostra que uma área relativamente pequena do oceano pode ter efeitos de amplo alcance no clima global e nos padrões climáticos, diz Balaji Senapati, da Universidade de Reading, na Inglaterra, autor da pesquisa.

Tudo começa na Austrália e na Nova Zelândia.

Segundo Senapati, o padrão climático funciona como uma reação em cadeia, criando quatro áreas alternadamente quentes e frias nos oceanos e formando um círculo completo no Hemisfério Sul. “Quando a temperatura do oceano muda nesta pequena área, desencadeia um efeito cascata na atmosfera. Isso cria um padrão que viaja por todo o Hemisfério Sul, carregado por fortes ventos do oeste”, diz o pesquisador.

Diferença entre o novo padrão e o El Niño.

Ao contrário do El Niño, que começa nos trópicos, o fenômeno descoberto no estudo tem início nas latitudes médias, mais ao Sul da região do Equador.

Mudança no padrão dos ventos.

A alteração na temperatura dos oceanos causa mudanças também na temperatura da atmosfera e no padrão dos ventos. “Quando a onda atmosférica muda os padrões do vento, ela afeta a forma como o calor se move entre o oceano e o ar. Isso altera a profundidade da camada superior de água mais quente do oceano, o que pode tornar as mudanças de temperatura mais fortes ou mais fracas”, explica o estudo.

Fenômeno acontece independentemente de outros sistemas meteorológicos conhecidos.

De acordo com o estudo, o novo padrão descoberto no Hemisfério Sul ocorre mesmo com a atuação do El Niño (fase de aquecimento das correntes e dos ventos dos trópicos em direção ao Equador) e da La Niña (fase de esfriamento das águas na região). “Isso sugere que [o fenômeno descoberto] sempre fez parte do clima da Terra, mas só foi notado recentemente”, diz Senapati.

Descoberta pode ajudar os cientistas a entenderem melhor eventos climáticos no Hemisfério Sul.

De acordo com Senapati, entender esse novo padrão no Pacífico pode melhorar não só a previsão do tempo e do clima, mas também auxiliar os especialistas na explicação de mudanças climáticas que atingem toda a região e compreender a gravidade crescente dos eventos extremos nesses locais.

El Niño e La Niña afetam clima do planeta.

Ambos os fenômenos são estudados por especialistas há décadas e são considerados um conjunto de mudanças que acontece periodicamente no sistema de ventos e correntes no Oceano Pacífico tropical. As consequências dos fenômenos, que ocorrem geralmente entre dois e e sete anos, afetam o clima em todo o planeta, que sofre com inundações, secas e outros desequilíbrios climáticos.

Morre Delfim Netto, aquele que classificava domésticas como animais em extinção.

Cinco postos de saúde de Luís Eduardo tem horário estendido até as 22 horas

Reforço na Atenção Básica do Município atende aquelas pessoas que não podem se deslocar durante o dia.

Cinco postos de saúde em Luís Eduardo Magalhães atendem à população do município, de segunda a sexta-feira, até às 22h, com equipe formada por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem.

– Moacir Marchesan (Mimoso);

– Luís Yoshio Shirabe (Cidade Universitária);

– Nair Idite Poganski (Florais Léa);

– Oswaldo Cruz (Santa Cruz);

– Jardim das Acácias (Jardim das Acácias)

Segundona de Luís Eduardo tem agenda recheada de bons confrontos

Campeonato Municipal de Luís Eduardo Magalhães inicia com goleada do Santa  Cruz e presença de autoridadesBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste  Baiano)

O Campeonato Municipal da Segunda Divisão de Luís Eduardo Magalhães segue com jogos na próxima terça-feira, dia 28 de julho, às 19h30.
Próximos jogos:
Terça- (23.07)
19h30 – Fenix X Boca Juniors
Quinta- (25.07)
19h30- Maclarem X Realiza
Sábado- (03.08)
16h- GW Esport X Vitória LEM
18h- Esporte Cristal X América Sport.

A competição iniciou em 06 de julho e a  previsão de término é para o dia 21 de setembro. Disputam 23 equipes e 800 atletas. A Liga Desportiva organiza e os jogos acontecem no Estádio Municipal Coronel Aroldo (Aroldão)

Atitude mal educada de Marçal no debate gerou recorde de citações, 58% positivas.

Pablo Marçal, personalidade

Lauro Jardim, em O Globo:

A atuação bizarra e histriônica de Pablo Marçal no debate da Band chocou boa parte da audiência pelo desrespeito com os adversários, total falta de compostura e desconhecimento dos temas discutidos.

Esse é um bom resumo de sua atuação na noite de quinta-feira passada. Mas a “boa parte da audiência” que fez essa avaliação do desempenho do ex-coach Marçal é… minoritária.

É o que revela uma pesquisa inédita feita pela Quaest com uma ferramenta criada pela empresa e batizada de ‘Debate Digital’. Ela mede em tempo real o efeito da repercussão nas redes sociais de debates, calcula os nomes mais mencionados e diz se a repercussão é mais positiva ou mais negativa.

Os dados do primeiro debate Band mostram que Marçal foi o campeão em menções nas quatro plataformas pesquisadas (X, Facebook, Instagram e TikTok). Foi um total de 3,4 milhões, sendo 58%, acredite, positivas.

Em seguida, mas já bem distante surgem José Luiz Datena com 681 mil menções (apenas 23% positivas), Ricardo Nunes (675 mil menções, 63% positivas), Guilherme Boulos (535 mil menções, 52% positivas) e Tabata Amaral (480 mil menções, sendo 58% delas positivas). Marçal vai dar trabalho.

Depois ainda falam que paulistas e paulistanos votam mal. É lenda. Todo o País vota mal. Não fazem falta bons políticos. Faltam são eleitores mais esclarecidos.

Vereador ‘valente’ vai até a prefeitura para ameaçar servidores, depois de discussão no aplicativo whatsapp.

Se valentia desse voto, Lampião, o Rei do Cangaço, teria sido Presidente da República.

Hoje, por volta das 8h00, um vereador que tem histórico obscuro – pois já foi alvo disparos de arma de fogo – esteve na porta da prefeitura a fim de intimidar servidores públicos. O vereador, que faz parte da base do ex-prefeito Oziel Oliveira (PSD), esteve acompanhado por um policial que faz a sua segurança pessoal.

O motivo para essa investida maldosa do vereador – que deveria ser exemplo para a comunidade – foi uma mera discussão em grupo de WhatsApp. Um Boletim de Ocorrência já está sendo registrado, pois ameaça a servidor público é passivo a uma pena de detenção, de seis meses a dois anos ou multa.

O fato é que com o começo do período eleitoral, aliado à sua grande frustração política, após a desistência de Oziel Oliveira em disputar as eleições, parece que o edil perdeu a noção da realidade e decidiu partir para o “tudo ou nada”. Uma vergonha para a Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães.

O Vereador parece ainda não ter entendido as regras do jogo político e do trabalho para conquistar espaço.

Patota da pesada no PRTB de Marçal

Imagem

Um dos homens vinculados ao PRTB municipal, que esteve no palco ao lado do empresário Pablo Marçal (PRTB) na convenção e confirmou sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo, tem passagens pelo sistema penitenciário paulista e já foi condenado por extorsão mediante sequestro.

Maiquel Santos de Assis aparece como vice-presidente do diretório municipal da legenda em informações prestadas à Justiça Eleitoral. Ele tem fotos com Marçal e é seguido nas redes sociais pela vice na chapa do empresário, a policial Antônia de Jesus. (Folha, via XTwitter do blog do Noblat).

OAB reverte suspensão de advogados investigados pelo Ministério Público

Dois advogados investigados investigados pela Operação Data Venia, deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) em abril, poderão voltar ao exercício da profissão. Em maio, João Luiz de Lima Oliveira Junior e Pedro Francisco Guimarães Solino tiveram o cadastro na seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OBA-BA) suspenso

Agora, em caráter liminar, a OAB-BA decidiu aplicar efeito suspensivo à pena e declarar que Oliveira Junior e Solino estão aptos ao exercício da advocacia. Segundo aviso circular publicado nesta quinta-feira (8), o efeito suspensivo é válido até o julgamento de mérito do recurso. A Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) recebeu um ofício da entidade e também divulgou a decisão.

Junto com outros dois advogados, eles são acusados de praticar a advocacia predatória, que se trata do ajuizamento em massa de ações com pedidos semelhantes em face de uma pessoa ou de um grupo específico. João Luiz e Pedro Francisco são sócios no escritório Solino & Oliveira Advogados Associados.

O grupo é acusado de falsificação de documento particular e apropriação indébita. De acordo com levantamento realizado pelo Centro de Inteligência da Justiça Estadual da Bahia (CIJEBA) do TJ-BA, foram ajuizadas milhares de ações judiciais, sobretudo perante as Varas do Juizado Especial de Defesa do Consumidor, em face de uma mesma instituição bancária, com uso de documentos adulterados.

João Luiz Lima de Oliveira Junior e Pedro Francisco Solino alegaram que as acusações “foram gestadas não por clientes, mas por grandes empresas incomodadas com o sucesso do Escritório na combativa defesa dos direitos de seus constituintes, em sua maioria pessoas de baixa renda, aposentados e pensionistas, que muito sofrem com práticas arbitrárias e abusivas de tais instituições, práticas estas que precisam ser levadas à apreciação do Poder Judiciário”.

A 1ª Vara Criminal Especializada havia determinado a suspensão do exercício da atividade de advocacia dos investigados e a indisponibilidade de ativos na ordem de R$ 309.151,00 dos dois escritórios de advocacia e de seus sócios – além dos já citados, Antonio Leonardo Souza Rosa e Leonardo Rodrigues Pimentel. A operação do MP-BA apreendeu 10 mil dólares em espécie, documentos e celulares. 

Internacional leva virada no Beira-Rio mas recupera-se e arranca empate do Atlético-PR

O time gaúcho continua devendo, como porteiro da Z4, mas tem 5 jogos atrasados.  Próximos 5 jogos vão definir real posição na tabela do Brasileirão.

Jogando no Beira-Rio e já com a torcida irritada, o Inter buscou o empate com o Athletico por 2 a 2 no último minuto. O Colorado, há 12 jogos sem vencer, deixou o campo vaiado de qualquer forma.

Wesley abriu o placar para o Inter e João Cruz empatou para o Athletico Paranaense no primeiro tempo. Os 45 minutos iniciais foram marcados pelo equilíbrio.

Com o empate, o Athletico mantém a oitava colocação, com 29 pontos. A equipe paranaense tem 20 jogos no Brasileirão, enquanto o Inter tem apenas 17 e os ponteiros já fizeram 22 jogos.

Traficante morre em confronto com a Polícia Militar

Na madrugada deste domingo, 11, por volta das 2h, ocorreu uma morte por intervenção policial na rua Tomé de Souza no bairro Vila Brasil, em Barreiras.

De acordo com informações policiais, as guarnições da CIPT-O empregadas no serviço ordinário e na Operação Impacto, em conjunto com uma gu do PETO da 83ª CIPM, foram acionadas via CICOM de Barreiras, sobre ocorrência com vítima de disparos de arma de fogo no bairro supramencionado.

As equipes empreenderam diligência ininterrupta e continuada durante toda a madrugada em busca do autor da tentativa de homicídio, quando por volta das 05h00 obtiveram êxito na localização do mesmo, vindo este a atentar contra a vida dos policiais efetuando disparos de arma de fogo, sendo necessário o revide a injusta agressão.
Após o término do confronto armado com o agressor neutralizado, e devido a este apresentar sinais vitais, foi prestado socorro na viatura até a UPA local, sendo constatado seu óbito pelo médico plantonista após entrada na referida unidade hospitalar.

Em seguida, as equipes deslocaram-se para a Central de Flagrantes de Barreiras, onde o auto de oposição foi lavrado e o material apreendido em poder do resistente foi apresentado.

Material apreendido:

✅ 01 pistola marca Taurus, modelo PT 100, cal. 40, mais um carregador, material bélico pertencente a PMDF;
✅ Aproximadamente 40 gramas de substância análoga à maconha;
✅ Aproximadamente 160 gramas de substância análoga à cocaína;
✅ Aproximadamente 60 gramas de substância análoga ao crack;
✅ R$ 904,00 (novecentos e quatro reais) em cédulas;
✅ 01 balança de precisão.

Ascom da CIPT-O

Companheiro acusado de matar delegada já tinha sido preso por agressão a ela

Delegada foi encontrada morta dentro de carroDelegada encontrada morta no banco do carona do seu próprio carro

Antes do São João, ele quebrou um dos dedos de Patrícia Neves Jackes Aires

Por Bruno Wendel, em Correio 24 horas

Acusado de matar a delegada Patrícia Neves Jackes Aires, o companheiro dela, preso em flagrante neste domingo (11), já tinha sido detido por agressão a ela em Santo Antônio de Jesus, onde a vítima trabalhava e residia. Antes do São João deste ano, o acusado, identificado como Tancredo Neves Feliciano de Arruda, foi levado à delegacia com base na Lei Maria da Penha, depois de ter quebrado um dos dedos da esposa.

Segundo moradores da cidade, o companheiro da delegada, morta aos 39 anos, foi solto após a própria vítima pedir sua liberdade. Logo depois, o casal passou a ser visto na cidade. Patrícia, inclusive, o apresentava como marido e médico. No entanto, há informações de que o acusado se formou em Medicina fora do país, mas não tinha sido aprovado no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), realizado anualmente para validar diplomas médicos expedidos por universidades fora do Brasil.

Informações dão conta ainda de que ele já tinha agredido Patrícia outras vezes. A vida conturbada do casal era conhecida pelos vizinhos e pela própria polícia, que foi acionada mais de uma vez para ir à residência após brigas. O acusado teria, ainda, um histórico de violência contra outras mulheres.

Embora a Polícia Civil não tenha informado as circunstâncias da morte da delegada, vestígios de sangue foram encontrados na casa dela, no Condomínio Residencial Vila Olímpica, bairro do Cajueiro.

Em nota, a Polícia Civil informou que o acusado foi autuado em flagrante por feminicídio, após o corpo da vítima ser encontrado no banco do carona do seu veículo, em uma área de mata, no município de São Sebastião do Passé. Fontes ligadas à polícia disseram que havia diversas contradições no depoimento dele.

A Polícia Civil da Bahia disse que lamenta “profundamente a morte da servidora, que estava lotada no plantão da Delegacia Territorial de Santo Antônio de Jesus, e informa que está empenhada com todos os seus departamentos para esclarecer plenamente as circunstâncias do caso e realizar todas as providências de polícia judiciária cabíveis”.

Tancredo Neves Feliciano de Arruda é o principal suspeito da morte da delegadaTancredo Neves Feliciano de Arruda é o principal suspeito da morte da delegada – Foto: Haeckel Dias/Ascom-PC 

A nota diz ainda que a delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Campos de Brito, “compartilha o luto com família e amigos”. “Um dia de muita tristeza na nossa instituição, com uma trágica perda para todos nós. Estamos dedicando todos os nossos recursos e esforços para dar a resposta necessária a esse crime terrível contra Patrícia Jackes”, declara..

Voo 2283: doze corpos já foram identificados, apenas um foi liberado.

Vinhedo (SP) 09/08/2024 - Movimentação proximo ao local do acidente que envolveu o avião da Voepass Linhas Aéreas acaba de divulgar à imprensa a lista contendo os nomes dos passageiros que estavam no voo 2283, operado pela aeronave ATR-72, de Cascavel (PR) à Guarulhos (SP), que caiu no início da tarde desta sexta-feira (9). A morte de 57 passageiros e de 4 tripulantes foi confirmada. A informação corrige o número de 58 passageiros divulgado anteriormente.
A Voepass está prestando informações às famílias pelo número 0800 9419712.
Passageiros do voo 2283: 
Foto: Paulo Pinto/Agência BrasilFoto de Paulo Pinto em conteúdo da Agência Brasil

No final da tarde deste domingo, IML de SP já tinha recebido todos os 62 corpos das vítimas do acidente aéreo com avião da Voepass.

O Instituto Médico Legal (IML) do estado de São Paulo já identificou doze corpos, dos 62 que estavam no voo 2283, da Voepass Linhas Aéreas, que caiu na tarde de sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo.

Um dos corpos foi liberado para os familiares para os trâmites legais. O órgão estima que outros sete devem ter o processo finalizado ainda neste domingo (11). As famílias são as primeiras a serem comunicadas sobre o avanço dos trabalhos de reconhecimento.

As informações constam do boletim mais recente divulgado às 17h de hoje pela Secretaria de Comunicação do estado de São Paulo.

O IML Central foi direcionado para o atendimento exclusivo ao caso e segue trabalhando na identificação dos corpos das vítimas. Cerca de 40 profissionais atuam na demanda, entre médicos, equipes de odontologia legal, antropologia e radiologia, auxiliando nos trabalhos.

A unidade recebeu todos os 62 corpos das vítimas do acidente aéreo, dos quais 34 eram homens e 28 mulheres, entre passageiros e tripulantes. O estado de São Paulo decretou na sexta-feira luto oficial de três dias em homenagem às vítimas.

Informações de familiares

O Instituto Oscar Freire, localizado próximo à unidade do IML Central, tem acolhido, com apoio das equipes da Defesa Civil estadual, as mais de 40 famílias das vítimas fatais do voo operado pela Voepass Linhas Aéreas.

Neste local, os familiares podem fornecer informações para subsidiar o trabalho dos peritos do IML. Os parentes diretos das vítimas forneceram também material biológico e deixaram contatos para posterior comunicação da identificação.

Acolhimento

O governo de São Paulo reservou acomodações em um hotel para os familiares das vítimas que chegam à capital para o reconhecimento dos corpos. A Secretaria de Desenvolvimento Social monitora os atendimentos.

Após a acomodação nos hotéis, onde também receberão acompanhamento psicológico, os familiares são orientados a irem até o Instituto Oscar Freire para o prosseguimento dos procedimentos para o reconhecimento.

Inquérito

A Delegacia de Vinhedo instaurou inquérito policial para investigar o acidente aéreo. O boletim oficial informa que as diligências estão em andamento com o objetivo de esclarecer os fatos.

Paralela à investigação, desde sábado (10) a Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo tem preservado o local do acidente com equipamentos anti drone operados por agentes penitenciários da região de Campinas (SP) para impedir que equipamentos não autorizados sobrevoem a área.

Veja no que virou a política brasileira!

Veja bem que não se trata de um pequeno município brasileiro. Trata-se do governo da maior cidade da América do Sul, com um PIB maior que a maioria dos estados brasileiros, R$ 828.980.607 já em 2021. São Paulo  tem 11,4 milhões de habitantes, segundo o último Censo. 

Caixas-pretas de avião que caiu em Vinhedo serão analisadas

FAB divulga imagens das caixas pretas do avião da Voepass sendo abertas

Trabalhos do relatório preliminar devem ser concluídos em 30 dias

As caixas-pretas contendo os gravadores de voz da cabine e de dados do voo 2283, da Voepass Linhas Aéreas, foram abertas por profissionais do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), neste sábado (10). Segundo nota divulgada pela Força Aérea Brasileira (FAB), os trabalhos de análise dos conteúdos já começaram e devem ser concluídos em 30 dias, quando será divulgado o Relatório Preliminar de Acidente Aeronáutico.

Veja imagens das caixas-pretas recuperadas de avião da VoePass | Metrópoles

De acordo com o Cenipa, o material foi encaminhado ao Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo, em Brasília.

Investigação

A FAB informou ainda que o trabalho de investigação está sendo realizado por funcionários do Cenipa e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), órgão sediado na capital paulista, que já atuam na extração e degravação de dados de forma ininterrupta para que os trabalhos avancem para a fase de análise.

“Neste estágio, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas e infraestrutura, entre outros”, destacou.

A aeronave turboélice, da marca francesa ATR, operada pela empresa Voepass, decolou com 62 pessoas, sendo quatro tripulantes, e caiu pouco depois das 13h20 da sexta-feira (9), em Vinhedos, no interior paulista, a 70 quilômetros do destino do voo. Não houve sobreviventes.

Roberto Campos não tem registro profissional como economista no Brasil

Contestação foi feita pelo órgão representativo da classe após o presidente bolsonarista do Banco Central ser agraciado com o prêmio “Economista do Ano” pela Ordem dos Economistas do Brasil

Em nota divulgada nesta quinta-feira (8) em seu site, o Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP) afirma que causou “estranheza” o fato de Roberto Campos Neto, presidente bolsonarista do Banco Central, ter sido agraciado com o prêmio “Economista do Ano” pela Ordem dos Economistas do Brasil.

Segundo o Conselho Regional, entidade que representa os economistas do país, a “lei 1.411/1951 e o Decreto 31.794/1952, protegendo a sociedade, determinam que só podem ser designados como Economistas os Bacharéis em Ciências Econômicas que sejam registrados no Conselho Regional de Economia que jurisdicione o seu domicílio ou local de trabalho”.

Em seu currículo no site do Banco Central, Campos Neto se apresenta como “Bacharel em Economia, University of California, Los Angeles – EUA, 1993” e “Mestrado em Economia, University of California, Los Angeles – EUA, 1995”, além de registar um “Programa Executivo em Liderança, U.S. Military Academy at West Point, Nova Iorque – EUA, 2017” e outro “Programa Executivo em Inovação Tecnológica, Singularity University, Califórnia – EUA, 2018”.

“Assim como um Bacharel em Direito só pode atuar como Advogado após registrar-se na OAB, um contador no CRC, um médico no CRM, um engenheiro no CREA, etc, igualmente a um Bacharel em Ciências Econômicas só é permitido atuar como economista após registrar-se regularmente no respectivo CORECON”, esclarece o presidente do Corecon-SP, Pedro Afonso Gomes.

“Uma das razões é que os conselhos constituem o tribunal de ética para julgar os atos e as omissões dos profissionais – com maior propriedade porque conhecem a técnica, os direitos e os deveres deles – não deixando a população e as empresas sem ter a quem reclamar de imediato e eficazmente”, complementa.

Gomes afirma que a honraria concedida a Campos Neto causou estranheza pelo fato do presidente do BC não ser um economista.

“Desde 1959, portanto há 65 anos, tal prêmio é conferido, e nunca o foi a alguém que não seja Economista. É estranho atribuir o título de “Economista do Ano” a alguém que é apenas Bacharel em Ciências Econômicas, nunca registrou-se em qualquer dos Conselhos Regionais de Economia em cuja jurisdição atuou, portanto, ou jamais exerceu a profissão de Economista ou a exerceu de forma ilegal”, afirma.

Por Plínio Teodoro, em Revista Fórum

Corpos de vítimas de acidente aéreo serão levados ao IML de SP

Vinhedo (SP) 09/08/2024 - Movimentação próximo ao local do acidente que envolveu o avião da Voepass Linhas Aéreas acaba de divulgar à imprensa a lista contendo os nomes dos passageiros que estavam no voo 2283, operado pela aeronave ATR-72, de Cascavel (PR) à Guarulhos (SP), que caiu no início da tarde desta sexta-feira (9). A morte de 57 passageiros e de 4 tripulantes foi confirmada. A informação corrige o número de 58 passageiros divulgado anteriormente.
A Voepass está prestando informações às famílias pelo número 0800 9419712.
Passageiros do voo 2283: 
Foto: Paulo Pinto/Agência BrasilPaulo Pinto – Agência Brasil

Trabalho de retirada dos corpos seguirá pela madrugada

Os corpos das vítimas do acidente aéreo ocorrido na tarde desta sexta-feira (9), em Vinhedo, interior de São Paulo, serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) da capital paulista. Segundo o governador Tarcísio Freitas, o órgão tem mais estrutura para fazer os testes necessários para a identificação das vítimas, como exames de arcada dentária e de DNA. 

O governador informou que o estado irá providenciar o traslado das famílias das vítimas de Cascavel (PR), de onde o avião partiu, até São Paulo para que possam acompanhar o processo de identificação. As famílias também terão acomodação e receberão assistência psicológica.

O trabalho de retirada dos corpos continuará sendo feito durante a madrugada, segundo o governador. “Esse trabalho já começou e tem que ser feito com muito cuidado. Vamos providenciar mais refletores, o trabalho vai se estender ao longo da noite para ganharmos tempo. Queremos fazer o quanto antes a retirada dos corpos, facilitar ao máximo a identificação dos corpos. À medida em que forem sendo retirados, serão levados ao IML de São Paulo e vamos tentar dar o máximo de celeridade”.

Os três primeiros corpos já foram retirados do local do acidente e serão encaminhados para a capital. O IML Central será fechado para o trabalho exclusivo às vítimas do acidente de Vinhedo, e as demais ocorrências da capital serão distribuídas para outras unidades.

Segundo o governador de São Paulo, o cenário encontrado no local do acidente é de tristeza. “Você imagina ver uma aeronave destruída, você fica imaginando o que as pessoas passaram naqueles momentos que antecederam a queda, porque eles perceberam o que estava acontecendo. Aqueles objetos que estão espalhados pelo terreno, então você imagina que ali estavam sonhos, é um cenário muito triste”, lamentou.

O governador do Paraná, Ratinho Junior, disse que a polícia científica do estado está em contato com profissionais de São Paulo para ajudar na identificação das vítimas, fazendo a coleta de sangue dos familiares.

Ratinho Junior e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, estavam no Espírito Santo participando do encontro do Consórcio de Integração Sul Sudeste (Consud). Após o acidente, os dois se deslocaram até Vinhedo para acompanhar os desdobramentos do acidente aéreo. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também está no local do acidente.

A aeronave, um turboélice modelo ATR-72, matrícula PS-VPB, caiu enquanto fazia o voo 2283, de Cascavel (PR) a Guarulhos (SP). A queda ocorreu em Vinhedo, no interior de São Paulo, e deixou 61 mortos (passageiros e tripulantes).

Lula decreta luto no país pelas vítimas de desastre aéreo em São Paulo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias no país pelas vítimas do acidente aéreo ocorrido nesta sexta-feira (9), em Vinhedo, no interior de São Paulo.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União. “É declarado luto oficial em todo o país, pelo período de três dias, contados a partir da publicação deste decreto, em sinal de pesar pelas vítimas do desastre aéreo, voo 2283, rota Cascavel/Guarulhos, ocorrido no dia 9 de agosto de 2024”, diz o texto do decreto.

Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao saber do desastre, manifestou solidariedade pelas vítimas do acidente aéreo. Ao iniciar seu discurso em um evento em Itajaí, em Santa Catarina (SC), o presidente da República pediu um minuto de silêncio.

“Eu tenho que ser portador de uma notícia muito ruim e eu queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio, porque acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo, com 57 passageiros e quatro tripulantes, e parece que todos morreram. Então, eu queria pedir um minuto de silêncio pelas vítimas”, disse.

O acidente aconteceu por volta das 13h30. Uma aeronave turbohélice, da marca francesa ATR, da empresa Voepass, caiu em Vinhedo, município vizinho de Campinas. O voo saiu de Cascavel, no Paraná, e seguia para o aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo).  A empresa informou, em nota, que o voo 2283 transportava 57 passageiros e quatro tripulantes.

A Voepass Linhas Aéreas divulgou à imprensa a lista contendo os nomes dos passageiros. A companhia informou está prestando informações às famílias pelo número 0800 941971.

Confira lista com os nomes das 61 pessoas a bordo do voo da Voepass

Número de passageiros mortos foi corrigido para 57.

A Voepass Linhas Aéreas acaba de divulgar à imprensa a lista contendo os nomes dos passageiros que estavam no voo 2283, operado pela aeronave ATR-72, de Cascavel (PR) à Guarulhos (SP), que caiu no início da tarde desta sexta-feira (9). A morte de 57 passageiros e de 4 tripulantes foi confirmada. A informação corrige o número de 58 passageiros divulgado anteriormente.

A Voepass está prestando informações às famílias pelo número 0800 9419712.

Leia em infográficos o que se sabe do acidente da Voepass

Passageiros do voo 2283:

ROSANGELA SOUZA

ELIANE ANDRADE FREIRE

LUCIANI CAVALCANTI

JOSE FER

DENILDA ACORDI

MARIA AUXILIADORA VAZ DE ARRUDA

JOSE CLOVES ARRUDA

NELVIO JOSE HUBNER

GRACINDA MARINA CASTELO DA SILVA

RONALDO CAVALIERE

SILVIA CRISTINA OSAKI

WLISSES OLIVEIRA

HIALESCARPINE FODRA

DANIELA SCHULZ FODRA

REGICLAUDIO FREITAS

SIMONE MIRIAN RIZENTAL

JOSGLEIDYS GONZALEZ

MARIA PARRA

JOSLAN PEREZ

MAURO BEDIN

ROSANGELA MARIA DE OLIVEIRA

ANTONIO DEOCLIDES ZINI JUNIOR

KHARINE GAVLIK PESSOA ZINI

MAURO SGUARIZI

LEONARDO HENRIQUE DA SILVA

MARIA VALDETE BARTNIK

RENATO BARTNIK

HADASSA MARIA DA SILVA

RAPHAEL BOHNE

RENATO LIMA

RAFAEL ALVES

LUCAS FELIPE COSTA CAMARGO

ADRIELLE COSTA

LAIANA VASATTA

ANA CAROLINE REDIVO

JOSECARLOS COPETTI

ANDRE MICHEL

SARAH SELLALANGER

EDILSON HOBOLD

RAFAEL FERNANDO DOS SANTOS

LIZIBBA DOS SANTOS

PAULO ALVES

PEDRO GUSSON DO NASCIMENTO

ROSANA SANTOS XAVIER

THIAGO ALMEIDA PAULA

ADRIANA SANTOS

DEONIR SECCO

ALIPIO SANTOS NETO

RAQUEL RIBEIRO MOREIRA

ADRIANO DA LUCA BUENO

MIGUEL ARCANJO RODRIDUES JUNIOR

DIOGO AVILA

LUCIANO TRINDADE ALVES

ISABELLA SANTANA POZZUOLI

TIAGO AZEVEDO

MARIANA BELIM

ARIANNE RISSO

Tripulantes do voo 2283:

EBORA SOPER AVILA

RUBIA SILVA DE LIMA

HUMBERTO DE CAMPOS ALENCAR E SILVA

DANILO SANTOS ROMANO

Edição: Aline Leal, da Agência Brasil.

Frente fria e gelo severo podem ter sido as causas da queda do avião da VoePass

Informações extra-oficiais dão conta que o ATR 72 chegou a pedir ao controle da área autorização para baixar do nível 170 – 17 mil pés – porque estava encontrando no radar uma formação de gelo muito forte. Não sendo autorizado, enfrentou a frente fria e as consequencias, como congelamento das superfícies e redução de velocidade até chegar ao stall.

Com isso entrou em parafuso chato – flat stall – vindo projetar-se ao chão  quase em linha reta, sem possibilidades de retomar a velocidade em que os parâmetros aerodinâmicos voltariam ao voo normal.

O gelo acaba se formando nas asas e altera o perfil aerodinâmico, e aí a aeronave perde a sustentação e vem para o chão. Provavelmente, se ele tivesse mais altura, o gelo poderia descongelar, e ele adquirir as condições de voo normal.

Outro informe importante é que o comandante realizava seu primeiro voo nessa condição.

Avião ATR 72 da Voepass que ia para Guarulhos cai em Vinhedo, no interior paulista

Uma aeronave ATR 72 fazendo um voo regular de passageiros acaba de cair, na tarde desta sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior paulista, atingindo casas. O avião envolvido, de matrícula PS-VPB, é um ATR 72-500 da Voepass, antiga Passaredo, que fazia o voo 2Z-2283 de Cascavel, no Paraná, para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Aeronave comercial é um turbohélice

Entre os 62 ocupantes estavam 58 passageiros e quatro tripulantes, informou a Voepass. A aeronave tinha capacidade para 68 pessoas.

O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4 mil metros às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma.

Vídeos que circulam na internet mostram a aeronave caindo em espiral, antes de atingir o solo e iniciar o incêndio. O turboélice caiu no bairro Capela, na cidade de Vinhedo, enquanto fazia a descida para pouso em Guarulhos.

Dados preliminares de radares apontam que a aeronave atingiu uma razão de descida de 13 mil pés por minuto.

 

 

Acabando em 5 segundos com o coach 171 do Bolsonaro!

Um pouco mais tarde, no debate, o candidato Guilherme Boulos exibiu imagem da sentença condenatória de Pablo, 4 anos de prisão por estelionato e formação de quadrilha.

TSE disponibiliza canal para denúncias de crimes eleitorais.

Justiça Eleitoral define nomes de seus prédios na capital e interior da  Bahia — Tribunal Regional Eleitoral da BahiaSede do TRE Bahia

Divulgação de enquetes e pesquisas sem o devido registro no TSE é uma infração passível de multa entre R$ 55 mil e R$ 105 mil, além de outras penalidades

 O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou um novo canal para a denúncia de crimes eleitorais. Cidadãos podem relatar irregularidades diretamente pelo Portal do TSE, onde um sistema automatizado classifica as informações. Quando há indícios de crime, o Ministério Público e a Polícia Federal são acionados imediatamente.

A pessoa que tiver conhecimento de infração penal prevista na legislação eleitoral deverá comunicá-la, verbalmente ou por escrito, à autoridade policial, ao Ministério Público Eleitoral (http://www.mpf.mp.br/pge) ou à autoridade judiciária da zona eleitoral onde aquela se verificou (Resolução-TSE nº 23.640, de 2021, art. 3º).

Tipos de crimes eleitorais

Entre os crimes eleitorais mais comuns estão:

  • Divulgação de enquetes e pesquisas não registradas: Publicar resultados de pesquisas sem o devido registro no TSE é uma infração passível de multa entre R$ 55 mil e R$ 105 mil, além de outras penalidades.

  • Compra de votos: Oferecer ou prometer qualquer vantagem em troca de voto é crime eleitoral.

  • Propaganda eleitoral irregular: Inclui a propaganda fora do prazo ou em locais proibidos.

  • Abuso de poder econômico e político: Usar posição de poder ou recursos financeiros para influenciar eleitores.

Como funciona o CIEDDE

O Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE) foi inaugurado em março deste ano e tem a função de combater a desinformação e as deepfakes no processo eleitoral. Durante o Seminário Internacional sobre Inteligência Artificial, Democracia e Eleições, realizado em maio, o TSE divulgou um vídeo explicando as atividades do CIEDDE.

O centro opera na sede do TSE, coordenando esforços entre diversas instituições para enfrentar discursos de ódio e práticas antidemocráticas. O CIEDDE promove a cooperação entre a Justiça Eleitoral, órgãos públicos e plataformas de redes sociais para garantir o cumprimento das regras eleitorais.

Procedimento de denúncias

As denúncias recebidas pelo portal são verificadas para determinar se o tema já foi julgado pelo TSE. Se a desinformação for local, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) correspondente é notificado. As redes sociais têm até duas horas para tomar providências sobre o conteúdo denunciado. Se o conteúdo não for removido, a Presidência do TSE pode ordenar a remoção, caso exista uma decisão prévia sobre casos semelhantes.

Missão do CIEDDE

O CIEDDE apoia os tribunais regionais no uso ético da inteligência artificial, no combate à desinformação e na proteção à liberdade de escolha dos eleitores. O centro também desempenha um papel importante na promoção da educação cidadã, dos valores democráticos e dos direitos digitais.

Por Luís Carlos Nunes, em Caso de Política.

PM do Rio apreende 43 veículos roubados e uma tonelada de drogas

PM do Rio apreende 43 veículos roubados e uma tonelada de drogas

Operação recolhe carros de luxo e motos.

A Polícia Militar realizou hoje (8) uma operação nas comunidades que compõem o Complexo de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro, para prender criminosos que atuam no roubo de caminhões que transportam cargas e veículos particulares, além de motocicletas.

Na ação, foram recolhidos 43 veículos roubados, entre eles, carros de luxo e dezenas de motocicletas. Agentes do Batalhão de Ações com Cães apreenderam mais de uma tonelada de drogas, no Parque União.
Os trabalhos da polícia se concentraram principalmente na Favela Nova Holanda.

Os policiais também visavam o cumprimento de mandados de prisão de pessoas ligadas à facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP), diretamente envolvida em diversas tentativas de expansão territorial e que vem promovendo ataques armados em diversas localidades do Rio e do Grande Rio.

O secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo Nogueira, disse que “a operação no Complexo da Maré é resultado do compromisso firmado entre a Polícia Militar e o cidadão carioca e fluminense. Foi uma ação realizada de maneira técnica, com base em informações de inteligência. Seguiremos atuando contra todas as facções criminosas que tentam exercer o domínio territorial. A nossa missão é devolver a sensação de segurança ao povo do Rio de Janeiro”, informou.

Denúncias

Os militares também atuaram em diversas ruas, checando denúncias e realizando diligências nas favelas da Maré. Três homens foram presos, entre eles um acusado de ser um dos seguranças de uma das lideranças do complexo de favelas. Dois menores foram apreendidos.

Durante a ação, agentes do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas e do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidões reforçaram o patrulhamento nos acessos às localidades. Ao término da operação, foram desobstruídas 13 vias, sendo removidos 41 pontos de barricada, totalizando 15 toneladas de concreto e trilhos de trem de aço, colocados para dificultar a entrada de carros das forças de segurança.

Em junho deste ano, uma operação do Batalhão de Operações Especiais (Bope), na Maré, resultou na morte de dois militares da tropa de elite e de cinco pessoas ligadas ao tráfico de drogas. A Avenida Brasil, principal ligação da zona portuária com as zonas norte e oeste da cidade, também foi fechada por medida de segurança.

MInistério Público cobra identificação dos carros da Câmara de Correntinas

Promotoria exige a identificação de veículos de Câmara de Vereadores no Extremo Oeste baiano.

A Promotoria de Justiça de Correntina, no Extremo Oeste, cobrou que a Câmara de Vereadores da cidade passe a identificar os veículos a serviço do órgão. A medida, publicada nesta quinta-feira (8), ocorre após o Ministério Público do Estado (MP-BA) flagrar a falta de identificação nos veículos da Câmara de Vereadores de Correntina, fato que dificulta a fiscalização dos mesmos.

Na recomendação, o MP-BA pede que no prazo de 15 dias, a Câmara identifique os veículos – de propriedade dela ou locados – com plotagem padronizada do órgão, com adesivos “em tamanho razoável” que permita a identificação do veículo com facilidade pela população.

Em caso do não acatamento da medida, o MP-BA pode acionar na Justiça o presidente da Câmara, Jenivaldo Pereira dos Santos, por improbidade administrativa, ato ilegal cometido por agente público. A recomendação foi feita pelo promotor substituto Artur Rios.

Mercado de trabalho: Solar e Instituto Coca-Cola abrem 4.500 vagas para curso gratuito de capacitação na Bahia.

claudiojmpedroso@gmail.com

O Coletivo Online já impactou a vida de mais de 200 mil jovens brasileiros e inseriu mais de 60 mil no mercado, proporcionando emprego e renda em todo o país

Estão abertas 4.500 vagas na Bahia para o curso Coletivo Online, oferecido gratuitamente pelo Instituto Coca-Cola Brasil em parceria com a Solar Coca-Cola. Esta capacitação é voltada para jovens de 16 a 25 anos, com renda familiar de até dois salários-mínimos, que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio. O curso visa auxiliar os jovens a entender o mercado de trabalho e orientá-los na busca por emprego, oferecendo dicas práticas e atualizadas sobre como elaborar um currículo, como se comportar em uma entrevista e até mesmo sobre organização e planejamento financeiro.

A iniciativa Coletivo Online faz parte da Plataforma Coletivo Jovem, que tem como foco a empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Desde o início de sua implementação, em 2009, a Plataforma já impactou mais de 200 mil jovens, chegando a mais de 2 mil municípios. Do total de beneficiados, mais de 60 mil tiveram acesso ao mercado de trabalho

“Como marca empregadora, a Solar tem orgulho de poder impulsionar o protagonismo dos jovens brasileiros junto ao Instituto Coca-Cola Brasil, dando suporte na caminhada e na conquista do primeiro emprego. Auxiliando a juventude, nós conseguimos fomentar o conhecimento, oportunidades e participar ativamente da construção de um futuro melhor para todos”, destaca Fernanda Raizama, diretora regional da Solar.

Além de online e gratuito, o curso é realizado com duração rápida, via WhatsApp, e está disponível em todo o território nacional. São, ao todo, 11 videoaulas, que podem ser maratonadas, bastando ter uma conexão à internet para conseguir receber os vídeos.

Após a capacitação, o jovem irá receber um certificado de conclusão para adicionar ao currículo. Ele também poderá se cadastrar em uma comunidade de vagas exclusivas de mais de 400 empregadores parceiros. Até o momento, a Solar já contratou mais de 300 ex-alunos do coletivo na Bahia, reforçando seu quadro de funcionários.

As inscrições podem ser realizada através deste link: https://www.solarbr.com.br/coletivo

Sobre a Solar Coca-Cola — Entre os 20 maiores fabricantes do mundo do Sistema Coca-Cola, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 18 mil colaboradores (as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 220 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança mais de 80 milhões de brasileiros.

Sobre o Instituto Coca-Cola Brasil – O Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e tem como propósito ser agente de transformação social para reduzir as desigualdades e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país, potencializado por parcerias e pelo Sistema Coca-Cola Reconhecidos por sua tecnologia social e capacidade de escala, assumiu o compromisso público de, até 2030, promover o empoderamento econômico, através da geração de oportunidades no mundo do trabalho para 5 milhões de jovens, prioritariamente negros e mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica no país. Até hoje, o ICCB já beneficiou 531 mil pessoas.

Hospital do Oeste realiza mutirão de cirurgia de urologia pediátrica

O Hospital do Oeste (HO), unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras, realizou nos últimos dias 1º, 2 e 3 de agosto um mutirão de cirurgia de hipospádia – que é uma má-formação genética que ocorre nos meninos, tendo como principal característica a abertura anormal da uretra. A condição ocorre durante o desenvolvimento fetal masculino.

O mutirão, cujo objetivo foi reduzir o tempo de espera das crianças que aguardam por esse tipo de procedimento, foi conduzido pelo cirurgião pediátrico do HO, Angevaldo Lima, e pela especialista em Urologia Pediátrica, Lisieux Eyer de Jesus, que foi convidada especialmente pelo hospital para integrar a nobre iniciativa. Durante os três dias, foram realizadas 10 cirurgias em pacientes pediátricos que estavam em fila de espera.

“Através do mutirão conseguimos ajudar famílias que estavam à espera da cirurgia para suas crianças. Uma ação que só foi possível graças ao envolvimento de todos os profissionais de saúde; a quem agradeço imensamente”, afirma a líder geral do Hospital do Oeste, Marina Barbizan.

“Existe hoje um elevado número de meninos que necessitam dessa operação e, muitas vezes, de uma reoperação, pois nem sempre se consegue realizar a correção de uma única vez. Portanto, vale destacarmos a importância dessa iniciativa, a dedicação das equipes e a vinda da doutora Lisieux, que além de professora titular da Universidade Fluminense é provavelmente hoje o maior nome da cirurgia pediátrica no Brasil, sendo reconhecida também internacionalmente”, ressalta o cirurgião Angevaldo Lima.

Para a moradora da cidade de Angical, Maria Vilma Araújo, “foi um alívio saber do mutirão. Meu filho aguardava desde 2021 por essa cirurgia, sendo essa sua quinta operação. Estamos muito felizes, pois ele sofre com isso desde bebê. Agradeço ao Hospital do Oeste pelo carinho e atenção com nossa família”.

PRF apreende R$500 mil na BR 116. Já começou o trânsito de Caixa 2 de campanha?

Operação Ano Novo da PRF começa nesta sexta-feira | Radioagência Nacional

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de R$ 500 mil em espécie durante uma abordagem realizada na tarde de quarta-feira (7), no km 429 da BR-116, em Feira de Santana. Os agentes de segurança abordaram um veículo de modelo HB20, que transportava uma mala de viagem, que dentro dela tinha a quantia em espécie.

O condutor do veículo apresentou sinais de nervosismo durante a abordagem de rotina, e aparentou estar passando mal, precisando que uma ambulância da concessionária da rodovia fosse acionada para verificar seu estado de saúde.

Ao ser confrontado sobre a origem do dinheiro, o suspeito não apresentou justificativas concretas, nem um documento que comprovasse a origem lícita do dinheiro.

A PRF encaminhou a ocorrência para a Delegacia de Polícia Federal de Feira de Santana, para serem realizados os procedimentos legais cabíveis.

Bahia registra mais de 17 mil casos de Covid em 2024.

O boletim epidemiológico da Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia), divulgado na última semana de julho, compartilhou que o estado baiano registra novos casos de Covid-19, estando com 17 mil registros da doença este ano. Apesar dos números a escala não representa uma nova crise sanitária. 

Em comparação aos últimos 4 anos, os 17.724 mil casos de 2024 estão em queda. Em 2023, foram registrados 54.157 mil registros de coronavírus, com 461 óbitos. 

Por meio do boletim é possível visualizar o perfil dos enfermos. As mulheres são as mais contaminadas, representando 65,3% dos casos. A faixa etária predominante é de 40 a 49 anos, sendo 20,2% dos casos. Quando se refere a raça, 39,4% se identificam como pardas. Com isso, compreende-se que as mulheres negras de meia idade são as mais acometidas pelo coronavírus. 

Apesar dos altos níveis de contaminação, o público que mais falece devido a Covid-19 é o masculino. A distribuição de óbitos também é alta com pessoas que apresentam comorbidade, sendo elas 75,26% dos casos

Deputado Robinson se posiciona contra renovação automática da concessão da Coelba; “presta mau serviço à Bahia”

ROBINSON ALMEIDA É O PRÉ-CANDIDATO DO PT, MAS É O CANDIDATO DA OPOSIÇÃO? -  Bahia Economica

Parlamentar defendeu nova licitação ou a reestatização da empresa de eletricidade, privatizada em 1997.

O deputado Robinson Almeida (PT), apresentou na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (6), uma moção de repúdio contra a má prestação de serviços da Coelba à Bahia e se posicionou, novamente, contra a renovação do contrato de concessão da companhia do grupo Neoenergia. O contrato de exploração do mercado de eletricidade na Bahia pelo grupo espanhol vence em 2027, mas a empresa pode solicitar uma renovação de 30 anos a partir de 2024, com uma resposta do governo federal em até 18 meses.

“A má prestação de serviços da Coelba ao povo baiano persiste, comprometendo o desenvolvimento e a geração de empregos no estado. Hoje completa 27 anos da concessão feita pelo governo Paulo Souto. O contrato estabelece que faltando 3 anos a concessionária pode pedir a renovação por mais 30 anos ao poder concedente.

E ainda: caso o Ministério de Minas e Energia não responda em até 1 ano e meio após o eventual pedido da Coelba, o contrato será renovado automaticamente.

A Bahia não pode continuar sendo maltratada, vítima da ganância deste monopólio privado que, enquanto enriquece os seus acionistas, prejudica o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou Robinson Almeida, que coordena a subcomissão responsável por investigar o contrato de concessão da empresa de eletricidade na Assembleia Legislativa.

“Eu defendo uma nova licitação ou a reestatização da Coelba. Que o povo baiano tenha de volta seu patrimônio, para que ele esteja a serviço do desenvolvimento do nosso estado, da geração de emprego e do bem estar da nossa gente. Eletricidade é um ativo estratégico para a economia, não acredito que deva continuar sob gestão de uma companhia estrangeira, um monopólio privado que comprovou, em quase 3 décadas, ter apenas compromisso com seus acionistas”, criticou o deputado.

“É preciso que a sociedade tenha controle sobre a prestação de serviço, com uma regulação mais efetiva, em que haja punições objetivas para quem descumprir o contrato, exigência de investimentos, com planos e cronogramas transparentes e bem definidos.”

“O estado não pode ficar refém de quem não soma com nosso desenvolvimento”, enfatizou Robinson Almeida, que em 2024 realizou três audiências públicas para discutir os problemas envolvendo à Coelba.

Projetos de agricultura sustentável na Bahia podem concorrer a até R$ 900 mil em chamada pública


Serão selecionados projetos desenvolvidos por cooperativas e associações de negócios rurais inclusivos que já adotam práticas que visam a redução do impacto ambiental e social de suas localidades.Projetos devem ser voltados para produtores rurais de baixa renda da Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa.

Reduzir o impacto ambiental e promover a conservação dos recursos naturais ao mesmo tempo que mira a expansão da produção tem sido o maior desafio do setor agrícola. Para conciliar esses dois caminhos e contribuir para a produção de alimentos saudáveis e a superação do desafio, a AIPÊ (Aliança pela Inclusão Produtiva) lança a chamada pública Práticas de Agricultura Sustentável, voltada para associações ou cooperativas rurais que já iniciaram a transição para a adoção de práticas preocupadas com as questões ambientais, econômicas e sociais.

Iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Fundação Arymax, da Fundação Tide Setubal, do Instituto HEINEKEN, do Instituto humanize, Instituto Votorantim e Santander, a AIPÊ selecionará projetos que receberão até R$ 900 mil cada, totalizando um investimento de R$ 9 milhões.

A chamada prioriza projetos que contem com lideranças ou sejam majoritariamente formados por mulheres, pessoas negras, indígenas, comunidades tradicionais e juventude rural.

O BNDES contribuirá com metade dos recursos, ao passo que os demais parceiros se responsabilizarão pelo restante. Além do aporte financeiro, os projetos serão acompanhados ao longo de sua implementação e receberão aporte técnico por meio de mentorias e oficinas temáticas.

“Essa atuação conjunta com diversos parceiros em favor da inclusão produtiva para população vulnerável, proporciona geração de renda para as pessoas que mais precisam. Além disso, essa chamada elaborada pelos parceiros apoiará iniciativas que viabilizarão a produção de alimentos saudáveis para população local com menor impacto possível ao meio ambiente”, detalha Celina Tura, Chefe de Departamento de Inclusão Produtiva e Educação do BNDES, integrante do comitê gestor da AIPÊ.

“A chamada foi desenhada para apoiar e fortalecer cooperativas e associações na adoção de práticas como: recuperação de áreas de pasto ou plantio degradadas, produção orgânica, criação de sistemas agroflorestais, integração lavoura-pecuária-floresta, manejo de resíduos para geração de energia e compostagem e produção de bioinsumos”, explica Ana Bonimani, gerente de Programas do Instituto Votorantim, integrante do comitê gestor da AIPÊ.

“Um projeto de desenvolvimento sustentável que seja efetivo para o Brasil deve considerar todas as suas diversidades e desigualdades sociais. O edital se alinha a esta visão ao priorizar grupos vulnerabilizados e a promoção de práticas econômicas que consigam demonstrar benefícios para o meio ambiente e as comunidades. A economia do futuro deverá promover uma inclusão produtiva justa e sustentável, onde pequenos produtores serão agentes importantes”, completa Vivianne Naigeborin, Superintendente da Fundação Arymax.

As organizações selecionadas poderão realizar investimentos para implantação de novas tecnologias, fortalecimento de negócios, compra de insumos e assistência técnica.

As inscrições estão abertas no site da AIPÊ (www.aipe.org.br) até o dia 21 de agosto de 2024. Para se inscrever, é preciso que as cooperativas e associações produtivas possuam CNPJ ativo há, no mínimo, dois anos e que, obrigatoriamente, atendam produtores rurais de baixa renda dos quatro biomas contemplados: Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa.

▪︎ Chamadas AIPÊ

No mesmo período, a AIPÊ abre a chamada Turismo Sustentável. Serão destinados até R$ 5 milhões a projetos que promovam a inclusão produtiva por meio do apoio a iniciativas com potencial de fortalecer as redes locais, melhorar os produtos turísticos e promover a preservação do ambiente e respeito às comunidades locais.

▪︎ Sobre a AIPÊ (Aliança pela Inclusão Produtiva)

A AIPÊ (Aliança pela Inclusão Produtiva) é resultado da união de instituições com conhecimento e experiência reconhecidos na atuação pela redução da desigualdade por meio da inclusão produtiva. Juntos, BNDES, Instituto Votorantim, Fundação Arymax, Fundação Tide Setubal, Instituto HEINEKEN, Instituto humanize, e Santander reuniram recursos não reembolsáveis que serão aportados em chamadas públicas com recortes específicos, sempre direcionadas a projetos conduzidos por associações, cooperativas, microempresas e empreendedores individuais com o objetivo de tirar pessoas da vulnerabilidade através da promoção do trabalho e renda.
A Aliança foi criada com um fundo de R$ 40 milhões que serão destinados a projetos de promoção de trabalho e renda para populações mais expostas a vulnerabilidades através de chamadas públicas realizadas ao longo de cinco anos. Suas duas primeiras chamadas públicas foram lançadas em 2023, voltadas para Negócios Rurais Inclusivos e Empreendedorismo Urbano Periférico, que, juntas, somaram R$ 8 milhões. Foram selecionados 18 projetos, que já começaram a ser atendidos com os recursos financeiros, apoio técnico e mentoria oferecidos pela iniciativa.

PGR solicita que STF declare as “emendas PIX” inconstitucionais

O mecanismo das transferências especiais permite a transferência direta de verbas para estados e municípios, sem supervisão governamental.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que declare as “emendas Pix” inconstitucionais. Esta modalidade de emenda parlamentar permite a transferência direta de verbas para estados e municípios, sem supervisão governamental.

Conforme relatado pela CNN, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, destacou que essa modalidade deixa de fornecer “dados e informações indispensáveis para o controle da execução dos recursos transferidos”. Ele comparou as “emendas Pix” ao “orçamento secreto”, destacando a falta de controle, transparência e rastreabilidade das transferências financeiras.

Gonet ainda argumentou que o mecanismo das transferências especiais “encolhe a capacidade de controle sobre a aplicação de verbas federais, com prejuízo para o planejamento orçamentário da União”.

Além disso, ao carecerem de instrumentos constitucionais de fiscalização, as “emendas Pix” podem se transformar em um   “instrumento deturpador das práticas republicanas de relacionamento entre agentes públicos, propiciando o proveito de interesses distintos dos que a atividade política deve buscar”.

Hemoba está com estoque crítico de sangue e pede ajuda à população

Junho Vermelho: a importância da doação de sangue

A Fundação Hemoba necessita de sangue e convida a população baiana para suprir o estoque de sangue que está em nível crítico para todos os tipos sanguíneos. No momento, os estoques podem atender à demanda hospitalar por um período de um a três dias, sendo que o ideal é manter pelo menos cinco dias de capacidade para garantir uma margem de segurança no atendimento.

Com o período de chuvas e de temperaturas mais baixas, que aumenta o índice das doenças respiratórias, há uma diminuição do número de voluntários à doação nas unidades da Hemoba na capital e no interior. Além disso, tem crescido a demanda nas unidades hospitalares da Bahia com a criação de novos leitos e a inclusão de novas solicitações de hemocomponentes na Rede SUS.

Segundo o diretor geral da Hemoba, Luiz Catto, “os doadores de sangue são essenciais para a manutenção dos estoques da Hemoba em níveis seguros e, por conseqüência, para salvar a vida de muitos pacientes que estão nos hospitais precisando dos hemocomponentes para o seu tratamento”. “Venha nos ajudar!”, conclamou Catto.

São várias as situações em que as pessoas necessitam da transfusão de sangue ou de plaquetas, como em alguns tipos de cirurgias, no tratamento oncológico, de lesões graves ou outras formas de doenças. Os homens podem doar até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações, e as mulheres podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.

Onde doar 

Em Salvador, as unidades fixas funcionam com o seguinte horário: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/ .

Unidade móvel

Nesta semana, para reforçar a doação de sangue, principalmente diante do nível baixo do estoque para todos tipos sanguíneos, as unidades móveis da Hemoba atenderão na capital baiana no Salvador Shopping, nos dias 07 e 10/08; no SENAI (Dendezeiros), em 08 e 09/08; no Shopping Itaigara, em 10, 12 e 13/08; e na Secretaria Municipal de Saúde, em Dias D’Ávila, até  09/08. Os atendimentos acontecem ‘de forma espontânea, por ordem de chegada. O hemóvel possibilita a coleta de sangue de potenciais doadores em locais de grande fluxo de pessoas, além de sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares.

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores.

Colheita de algodão na Bahia alcança 62% da área cultivada

A colheita de algodão na Bahia já ultrapassou a metade da área plantada, atingindo 62% do total, ou, 214 mil hectares. Desde o dia 16 de maio, quando foi iniciada no Oeste do estado, 210 mil hectares de algodão foram colhidos na região que cultiva um total de 339.721 hectares, dos quais 242.489 hectares são de sequeiro e 97.231 hectares irrigados.

Juntamente com os 5.710 hectares do Sudoeste, – já com 4.115 hectares colhidos -, a área total de cultivo alcança 345.431 hectares, consolidando a Bahia como o segundo maior produtor de algodão do Brasil.

Nesta safra 2023/2024, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) registrou no Oeste, um aumento de 10,7% na área plantada em comparação com a safra anterior, que foi de 312,5 mil hectares. Naquela safra, a produtividade média do algodão em caroço foi de 330,8 arrobas por hectare, resultando em uma produção total de 635,8 mil toneladas de algodão em pluma.

“A expectativa é que a produtividade se mantenha a mesma do ano passado, com uma média de 312 arrobas por hectare. Estamos com a colheita conforme o cronograma previsto e sem intercorrências. Acreditamos que teremos uma safra reforçada pela qualidade do nosso algodão e pela sustentabilidade resultante das boas práticas empregadas pelos agricultores”, destaca o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi.

A colheita está prevista para continuar até o dia 19 de setembro. De 20 de setembro a 20 de novembro, ocorrerá o Vazio Sanitário do Algodão, conforme determinado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), antecedendo o início da nova semeadura. O cumprimento desta medida é essencial para evitar a ocorrência e proliferação de pragas e doenças nas lavouras.