Revista “The Economist” diz que Brasil está num atoleiro

economist-capaPela terceira vez em menos de dois anos, a revista britânica The Economist — fundada há 172 anos e um dos oráculos do capitalismo mundial — volta a dedicar sua capa ao Brasil. E, novamente, não é por razões animadoras.

economist-atoleiroNa edição latino-americana que chega às bancas, uma passista de escola de samba está em um pântano coberta de gosma verde com o título ‘O atoleiro do Brasil’. A reportagem que foi veiculada nesta quinta-feira foi produzida por uma equipe de editores e jornalistas da publicação que passou uma temporada no Brasil para tomar pé da situação econômica.

Os jornalistas estiveram em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Nas duas últimas capas que aEconomist havia feito sobre o país (uma em setembro de 2013 e outra em outubro de 2014), a principal crítica até então recaía sobre a equipe econômica e a presidente Dilma Rousseff, que juntas haviam conseguido minar a credibilidade das contas públicas.

Outra crítica recorrente era a política protecionista. Na edição recente, a revista poupa o novo ministro Joaquim Levy — mas não Dilma: “Escapar desse atoleiro seria difícil mesmo para uma grande liderança política. Dilma, no entanto, é fraca. Ela ganhou a eleição por pequena margem e sua base política está se desintegrando”, diz a revista.

economist-duas-capas

Em editorial, a revista se refere ao Brasil como “antiga estrela da América Latina” e afirma que o país vive seu pior momento desde o início da década de 1990, período de instabilidade política, com o impeachment de Fernando Collor, e derrocada econômica, com a hiperinflação.

“A economia do Brasil está uma bagunça, com problemas muito maiores do que o governo admite ou investidores parecem perceber”.

Além da ameaça de recessão e da alta inflação, a revista cita como grandes problemas o fraco investimento, o escândalo de corrupção na Petrobras e a desvalorização cambial que aumenta a dívida externa em real das empresas brasileiras.

Acossado pela imprensa e pela Oposição, o Governo do PT vai para o seu corner de defesa. Dilma Rousseff vai transitar pelos seus últimos quatro anos de Governo como um zumbi, com a faca da opinião pública cravada nas costas. Nunca dantes neste País se errou tanto na governabilidade como nos últimos quatro meses. Onde tínhamos um ministro da economia leniente e gelatinoso, temos agora um sádico monetarista hiper-realista. O Brasil desce a ladeira com velocidade vertiginosa.

Vem aí outra paulada na conta de energia elétrica

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou aumentos médios de 28% para as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste.

Para as regiões Norte e Nordeste, o aumento médio será de 5,5%, sendo que os consumidores ligados na alta tensão terão aumento médio de 6,6%, enquanto a baixa tensão terá reajuste médio de 4,8%.

Maxxi Rome

Bahia tem saldo negativo de 2.872 postos de trabalho em janeiro de 2015

eemprego

As informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (Sei/Seplan), referentes ao mês de janeiro de 2015, apontam que a Bahia contabilizou um saldo negativo de 2.872 postos de trabalho com carteira assinada. O resultado expressa a diferença entre o total de 62.536 admissões e 65.408 desligamentos. O saldo registrado em janeiro situou-se em um patamar inferior ao contabilizado em igual período do ano anterior (+ 3.994 postos), como e superior ao mês de dezembro de 2014 (-21.561 postos), incluindo as declarações fora do prazo.

Setorialmente, em janeiro, na Bahia, os saldos positivos foram: Serviços (+ 1.579 postos) seguido pela Indústria de Transformação (+569 postos), Agropecuária (+358 postos) e Serviços Industriais de Utilidade Pública (+81 postos). Registraram saldos negativos os seguintes setores: Comércio (-2.734 postos), Construção Civil (-2.585), Extrativa Mineral (-81 postos) e Administração Pública (-59 postos). Continue Lendo “Bahia tem saldo negativo de 2.872 postos de trabalho em janeiro de 2015”

Rui Rezende lança em Luís Eduardo Magalhães seu quarto livro

Capa do Livro

Em julho do ano passado,  Rezende sofreu um grave acidente de avião enquanto fazia fotos para o seu novo livro, Oeste da Bahia – O Novo Mundo.

O evento será realizado sexta-feira, dia 6 de março, no Hotel Solar Rio de Pedras, às 19 horas e é aberto ao público. O livro traz imagens que retratam as riquezas do oeste baiano, suas belezas naturais e a diversidade cultural do seu povo. Um trabalho, que durou 3 anos e meio de pesquisa, apresenta a região através de 228 imagens e textos de Cícero Felix.

O projeto contou com o incentivo da Lei Rouanet e o patrocínio da Galvani Fertilizantes. Lieven Cooreman, Diretor-Presidente da Galvani, ressalta a importância deste apoio: “Para nós, que chegamos na região há mais de 20 anos e apoiamos seu crescimento, é uma honra patrocinar mais uma obra cultural de valorização do patrimônio brasileiro. Temos orgulho de fazer parte da história do oeste da Bahia e o entusiasmo necessário para continuar contribuindo com o seu crescimento.”

O espírito aventureiro e desbravador é uma característica marcante na vida do fotógrafo, que produziu para esta obra mais de 50 mil fotos do oeste da Bahia. De carro, Rui percorreu mais de 130 mil km e somou, ainda, mais de 50 horas de voo. Ao todo foram visitados 35 municípios da face oeste do Rio São Francisco.

O autor Rui Rezende nasceu em Amargosa e começou a fotografar em 1999. É também autor dos livros Cairú – Cidade do Sol, Encantos de Tinharé e Chapada Diamantina – Um Paraíso Desconhecido.

 

Oportunidade de investimento: setor Noroeste, Brasília

atrium 1

atrium 2Atrium D`Argent
Atrium D`0r
Atrium Platine
Três blocos com 180 apartamentos tipo flat, no setor Noroeste, cada um com área  de lazer completa na cobertura ,
garagens, lavanderia.

Antonio Carlos Sampaio – Corretor Creci -22143/DF

Tel.: (61)96737032            (61)86033405 (WhatsApp )

House Vendas – Grupo João Fortes – Filial Brasília
SRTVS Quadra 701, Bloco O, Edifício Centro Multiempresarial, Sala 133 – Asa Sul – Brasília-DF

atrium 3

PCdoB manifesta-se contra o vexame das passagens da Câmara Federal

A bancada do PCdoB divulgou nesta sexta-feira (27) nota em que se posiciona contra o uso da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar para compra de passagens aéreas aos cônjuges de deputados. A medida foi aprovada nesta semana pela Mesa Diretora da Câmara e se restringe ao trajeto entre o estado de origem do parlamentar e Brasília.

Até essa decisão, os bilhetes aéreos só podiam ser emitidos para os deputados e seus assessores de gabinete.

“A bancada do PCdoB considera incorreta e inoportuna a decisão da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados que autoriza o uso da cota de passagens para os cônjuges. Não fazemos parte da Mesa Diretora e consideramos que esta autorização confronta a essência do uso da verba que deve ser, exclusivamente, para gastos relacionados à atividade parlamentar”, diz trecho da nota.

“A liberação, portanto, não se justifica e, de nossa parte, permanece o impedimento. Não faremos uso deste expediente administrativo e reivindicamos sua revisão”, conclui a nota do PCdoB.

O Psol, o PSDB e o PPS também já anunciaram que não pretendem fazer uso desse benefício.

Decisão da Mesa
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, afirmou na quinta-feira que a Mesa Diretora poderá rever a permissão para compra de passagens aéreas para cônjuges dos parlamentares.

Ele lembrou que a regra que valia até 2009 abria a possibilidade de uso de passagens aéreas por filhos, amigos e correligionários. Depois, a regra mudou por causa de denúncias de uso indevido da verba.

Agora, a regra ficou restrita aos cônjuges e é a mesma usada pelo Itamaraty para a concessão de passaporte diplomático: a comprovação do casamento ou de união estável reconhecida em cartório.

 

topvel fevereiro

59 pontos ainda estão bloqueados nas estradas

Balanço divulgado, na manhã de hoje, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) informa que há 59 interdições de rodovias federais no país, provocadas por caminhoneiros em protesto contra o aumento do óleo diesel e a falta de um valor mínimo para o frete. De acordo com o órgão, ontem (26) foram feitas 26 autuações – 25 no Paraná e uma no Rio Grande do Sul – e uma prisão, em Mato Grosso do Sul.

O estado com maior número de interdições ou bloqueios parciais das vias é Santa Catarina, com 22 pontos nas BRs 101, 116, 153, 158, 163, 262, 280, 282 e 470. No Rio Grande do Sul, a PRF contabiliza 19 interdições nas BRs 101, 116,153, 285, 287, 293, 392, e 472. Completando a Região Sul, o Paraná apresenta oito interdições nas BRs 277, 369, 373, 476 e 487. Mato Grosso registra nove interdições nas BRs 070,163 e 364; e, no Ceará, há uma interdição, na BR-116.

Em Luís Eduardo Magalhães a passagem de caminhões está franqueada. Às 14 horas, centenas de caminhões saíam da cidade em todas as direções, principalmente com destino ao Porto de Aratu.

 

LÂMINAS-WEB---O-ANO-AINDA-NÃO-ACABOU---Buriti-FORD-03

PSDB de Barreiras cria pauta para 2016

psdb

Em reunião convocada pelo presidente da agremiação, Caduda Braga, a Executiva do PSDB em Barreiras, se reuniu na manha desta sexta-feira (27/02). O partido discutiu sobre o momento político da cidade, ponderando sobre o processo das eleições vindouras de 2016.

Para o presidente Caduda Braga, doravante o partido deve intensificar o diálogo com os partidos políticos que tem afinidades com o alinhamento do PSDB.

Ficou definido que o partido formalizará manifesto a favor da constituição do Comitê Regional do Oeste da Bahia pela Federalização da Educação Básica no Brasil, que será dirigido ao Presidente da Câmara de Vereadores de Barreiras, Carlos Tito, que tem encampado essa Bandeira em Barreiras e  região.

Ao que tudo indica, ao menos para o PSDB de Barreiras, o terceiro turno das eleições de 2014 está encerrado, começando agora as consultas populares de 2016. Pode parecer, mas a tucanada não é fácil assim!

Vão começar as chuvas de março com boas perspectivas

Foto do INPE
Foto dos satélites do INPE

Chove em grande parte do Nordeste hoje, principalmente na Bahia. São as águas de março que fecham o verão. As hidrelétricas do sudeste/centro oeste estão esperando chuvas de até 70% da média histórica durante o próximo mês.

Na redação de O Expresso, em Luís Eduardo Magalhães, o pancadão de hoje pela manhã rendeu 32 mm.

 

sampaio correa faahf pixel

 

Hotel Columbia 1 (1)

 

Oficinas-Artistica_OExpresso

 

topvel fevereiro

Caminhoneiros agridem equipe da TV Oeste que cobria greve

tentativa_agressao_04Da redação do G1.Bahia

Uma equipe da TV Oeste, afiliada da TV Bahia, teve os pneus do carro de reportagem esvaziados por manifestantes durante uma reportagem sobre o protesto de caminhoneiros na BR-242, trecho da cidade de Luís Eduardo Magalhães, interior do estado. Estavam no local o repórter Muller Nunes e o cinegrafista Fernando Correa.

Com os pneus furados, o carro da equipe precisou ser transportado por um guincho para que os profissionais pudessem voltar à redação. A situação ocorreu por volta das 9h30, no trecho da BR-242 que é saída para a cidade de Barreiras.

Carro da TV Oeste precisou ser guinchado da rodovia (Foto: Arquivo pessoal)
Carro da TV Oeste precisou ser guinchado da rodovia (Foto: Arquivo pessoal)

Diego Roberti, diretor do Sindicato dos Transportadores de Cargas de Luís Eduardo Magalhães, informou à TV Oeste que eles não estão participando desta greve e não estavam sabendo da tentativa de agressão à equipe de reportagem. O diretor disse que os caminhoneiros têm o direito de se manifestar, mas é contra qualquer tipo de violência.

Em nota, a TV Bahia informou que repudia qualquer tentativa de agressão a seus profissionais, que cumprem o dever de informar à sociedade sobre a situação do movimento dos caminhoneiros, que já começa a provocar desbastecimento de produtos e combustíveis em vários pontos do estado.

A empresa ressalta que presta toda assistência a seus profissionais e vai continuar no papel de informar à população sobre o que está acontecendo, as consequências do movimento e as negociações, respeitando o direito à manifestação quando ela é ordeira, pacífica e sempre ouvindo todas as partes do movimento.

Histórico
Os protestos de caminhoneiros acontecem desde a manhã de terça-feira (24) em trechos de rodovias da Bahia. Nesta sexta-feira (27), houve interdição de trecho da BR-242 (km-890), na saída para Tocantins, em Luís Eduardo Magalhães, região oeste da Bahia. A pista foi liberada por volta das 10h, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Também houve interdição da pista no trecho da BR-242 onde a equipe de TV sofreu tentativa de agressão.

Em outro trecho da BR-242 (km-870), saída para Barreiras, a mobilização dos caminhoneiros continua, mas não há bloqueio de pista. Na BR-020 (km-200), na saída para Brasília, a PRF informou que a manifestação foi normalizada desde as 5h desta sexta-feira e os caminhões seguem viagem normalmente.

A Via Expressa, pista que liga a BR-324 ao Porto de Salvador, foi liberada na quinta-feira (25), após um dia de interdição. Na cidade de Feira de Santana, houve interdição na BR-116, km 420, entre os bairros de Cidade Nova e Campo Limpo, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). As vias foram liberadas por volta das 18h de terça-feira (24).

O Editor de O Expresso se solidariza com os colegas da TV Oeste. A agressão é injustificável, tendo em vista, principalmente, o grande apoio da imprensa ao movimento. Não será, certamente, com agressões que a sofrida classe conseguirá a simpatia à sua causa.

Nota de Repúdio à agressão sofrida por profissionais da TV Oeste

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) repudia as agressões sofridas pela equipe de reportagem da TV Oeste, integrante da Rede Bahia, durante cobertura da paralisação dos caminhoneiros, em Luiz Eduardo Magalhães, na BR 242.

Na manhã desta sexta-feira (27), os jornalistas foram xingados pelos manifestantes, o carro de reportagem da TV Oeste teve os pneus furados e o repórter Muller Nunes foi agredido com chutes por um caminhoneiro.

Ao registrar as imagens da paralisação, o cinegrafista Fernando Correia também foi ameaçado pelos manifestantes. É inaceitável que profissionais da imprensa sejam impedidos de atuar na cobertura de fatos de interesse da sociedade. A Abert considera fundamental que haja uma apuração rigorosa dos fatos e a punição dos responsáveis.

DANIEL PIMENTEL SLAVIERO – Presidente

A ABERT é uma organização fundada em 1962, que representa 3 mil emissoras privadas de rádio e televisão no país, e tem por missão a defesa da vigência da liberdade de expressão em todas as suas formas.

Imobiliária Chapadão: imóveis urbanos, industriais e rurais

LOGO IMOBILIARIA CHAPADAO.cdr

Barracão de 1200m², com 01 moega dupla de 10mx5m, 2 elevadores de 90 t/h, 1 correia transportadora superior de 90 t/h, 1 transportador de correntes (REDHLER) de 90 t/h, 1 silo de ensaque com balança eletrônica, 1 varanda de 20mx5m, 1 escritório com 80m², balança rodoviária de 30m, poço artesiano com caixa d’água, todo cercado com alambrado, com   lote de   8.039,39m²,  Distrito Industrial – Luís Eduardo Magalhães/BA.

Lote industrial com 10.000m², barracão com 1050m², alojamento com 136m², todo cercado, com energia elétrica, escriturado. Preço:-R$ 800.000,00 – Cond.  pgto à combinar

03 Terrenos urbanos de 18mx50m= 900m², localizados na quadra 24 –Jardim Paraíso.

Terreno residencial/comercial com 15m de frente e 42,20m de fundo, total de 633m², localizado na Rua do Tamboril –quadra 35 –  Jardim das Acácias. preço: 75.000,00.

Imóvel no Jardim Imperial, com 700m² de área construída sendo: 1 ap.  com 83m², 1 suíte, 1 quarto, sala, copa, cozinha, banheiro, área de serviço, moveis planejados, 1 garagem coberta. Área de lazer 33m²:  com sala TV/quarto, banheiro, cozinha, churrasqueira, bancada goumert, espaço para uma piscina.

Barracão com 501m²,com forro e gesso,  piso de concreto  12cm e malha de ferro para passagem de caminhão o restante com 10cm, escritório com 83m², 2 escritórios, cozinha, banheiro, lavabo.

Terreno  residencial,  com 747,50m², esquina,  medindo 20,00 m x 38,00 m de comprimento localizada na Quadra 57, Bairro Jardim Paraíso, Luís Eduardo Magalhães-Ba. Preço: 200.000,00 – condição de pagamento a combinar  – aceita permuta.

Sobrado com 295m², sendo 1 suíte máster com closet, banheira, sala intima, 2 suítes com ar Split, sala com copa, lavabo, cozinha com bancadas, área de serviço, área de lazer com bancada gourmet, churrasqueira, piscina aquecida, garagem coberta. Terreno 337,50m²

Sobrado com 272m², sendo 3 suítes sendo 1 com banheira de hidro,  com ar Split, sala com copa, lavabo, cozinha com bancadas, área de serviço, área de lazer com bancada gourmet, churrasqueira, piscina aquecida, garagem coberta para 2 carros + 2 carros.

Terreno 337,50m² – Preço: R$ 670.000,00 – condições de pagamento a combinar.

04-Lotes urbanos em Roda Velha, com total de 2.046m²  (Dois mil e quarenta  e seis metros quadrados), com 2 lote de frente para  a Avenida. Preço: R$ 400.000,00 – Cond. de pagamento a combinar.

 Áreas Rurais

BARBADA – 1000 hectares– Coaceral, Formosa do Rio Preto-BA, sendo 70 há de eucalipto, 20 há de pastagem, 500 há de cerrado licenciados, geo certificado no Incra, 2 beiras de Rio. Valor: R$ 1400,00/há

2.100 hectares, Dianópolis-TO, 990ha aberto, 400ha corrigos, 7 km de beira Rio Manuel Alves, sede, energia, geo certificado, licençiada, 9km do asfalto, plana, 165 km de LEM. Valor: 45 scs/ha

Área de 1041 hectares, sendo 220 há lavoura de um ano, 200 há desmatados, argila de 24 a 35%, casa com 105m², poço artesiano, galpão aberto com 250m², caixa d’água 25 mil litros, alojamento para 8 pessoas, tudo dentro das normas do ministério do trabalho, reserva averbada, geo, 100% documentada, fundo divisa com Rio Branco, 65 KM do LEM/BA. Preço: 220 scs p/hec – Prazo de pagamento: 1 + 3 anos

Fazenda de 361 hectares, 18 km de LEM, (9 km de chão). Possui 160 ha de Lavoura, área plana, cercada, poço 36.000 lt/hr, argila média 22%. Contato 77-9961-3220

Área de 975 ha, 400 ha irrigados (4 pivôs), 107 ha sequeiro , licença ambiental para abrir mais 111ha em cerrado, sede com o1 casa grande com cantina e caseiro, 01 alojamento para funcionários, posto de combustível, balança rodoviária, barracão de 50m x 20m= 1.000m², piscina para pivôs, 02 rios na fazenda, com todas as licenças. Preço: 400.000 sacas de soja.

Chácara de 3 ha, 2 tanques para peixes, galinheiro, galpão para ovelhas, casa com 1 quarto, cozinha , banheira, área de serviço. Cercada com 10 fios de arame liso, formada com grama, dividida em 2 partes, energia, água tratada, pomar, coqueiros produzindo, beira do Rio de Pedras, 40 km de LEM. Preço: 250.000,00 – Aceita casa, carro ou lote.

chapadão 920x180

CALEM trás boas notícias para a Comarca de Luís Eduardo

calem-005 (1)

O presidente do Clube dos Advogados de Luís Eduardo Magalhães, Gilvan Antunes de Almeida, esteve ontem reunido no Tribunal de Justiça da Bahia e trás de lá  boas notícias para a nossa Comarca:

1. Titularização de Juiz para a Vara Cível de LEM: o processo de habilitação dos juízes já foi encerrado.  Temos 19 juízes habilitados para a nossa Comarca. No prazo de até um mês o Tribunal nomeará o novo juiz titular que tomará posse na Comarca;

2. Processo Virtual: até o final de março iniciará a informatização dos Processos de nossa Comarca, sendo que para agilizar a digitalização, o TJ/BA firmou parceria com o CALEM para a criação do Núcleo Regional de Digitalização – NUREDI;

3. Será instalada a Vara dos Juizados adjunta em nossa Comarca.

 

2 A grande produtos

Milícias estariam ameaçando caminhoneiros grevistas

É comentário generalizado nas redes sociais: milícias “bolivarianas” estão ameaçando, na madrugada, os caminhoneiros em greve. Aconteceu em Luís Eduardo Magalhães. Se a estratégia se confirmar em todo o País, isso pode ser o começo do fim.

Ontem mesmo, em conversa com o Amador Araújo, presidente do PT de Luís Eduardo Magalhães, critiquei duramente a sua posição, idêntica a de Siquara, seu companheiro de Barreiras, que, mesmo em tom de brincadeira, ameaçam convocar os sem terra para confronto com as manifestações marcadas para o mês de março.

Se houver confronto, o PT perde o poder em três meses. Uma grande maioria silenciosa vai se levantar contra o establishment, depois que o PT fornecer os motivos.

 

Horário-Coleta_Anuncio_OExpresso

Ministro administra multa absurda para obstruções de grevistas nas pistas

image bandeira

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse ontem (26) que os líderes do movimento dos caminhoneiros que vieram conversar com o governo aceitaram as propostas do Executivo. A partir de agora, segundo ele, os caminhoneiros que continuarem obstruindo as estradas serão multados com valores entre R$ 5 mil e R$ 10 mil por hora.

Os caminhões parados na pista serão identificados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e, com base nos dados obtidos pelos policiais, as multas serão emitidas. “A decisão do valor da multa não é do governo, é da Justiça, e a punição não está sendo imposta por mim, e sim por magistrados. Eu tenho o dever de fazer cumprir a lei”, disse o ministro. Segundo ele, ainda existem caminhoneiros em 97 pontos de rodovias em sete estados, a maioria deles no Sul do país.

image bandeira 2

A solução adotada é a mais correta: estacionados nos acostamentos e áreas de domínio público, os caminhoneiros não estarão incorrendo em infração. Assim, tocam a greve que quer parar o País.

Em Santa Catarina, a população está ajudando os caminhoneiros com mutirões de alimentação, passeatas pelas estradas, espaço para banhos e fechamento do comércio.

Líder do movimento tem caminhão parado em Luís Eduardo

Proprietário de um “caminhão e meio”, segundo relata, o motorista Ivar Luiz Schmidt se apresenta como um dos líderes do Comando Nacional dos Transportes, responsável pelo movimento de paralisação de caminhoneiros que bloqueia estradas em todo o País. Ele é dono de um caminhão, que está parado desde segunda-feira em Luís Eduardo Magalhães (BA). O outro, em sociedade com o irmão, está sendo usado em Sorriso (MT).

Schmidt, que rejeita vinculação com partidos políticos, conta que a mobilização nasceu com um perfil no Facebook e tem sido mantida por meio de um grupo no WhatsApp, cuja adesão chegaria a líderes de 100 dos 128 pontos de interdição espalhados pelo Brasil.

Ele conta que a ideia original era que houvesse uma paralisação dos caminhoneiros apenas em 1º de abril, em um protesto contra o aumento do diesel. Houve uma antecipação, porém, por causa da volta da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) e de protestos em Mato Grosso do Sul.

Representante legal da categoria, o presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Deléo Cunha Bueno, foi recebido pelos ministros, mas reconheceu que o movimento não foi “orquestrado” pelas entidades a ele vinculadas. “Tudo aconteceu pela angústia e situação do momento. Vínhamos insistido com o governo há muito tempo, mas só agora fomos ouvidos”, disse.

Caminhoneiro no Tocantins, conseguiu o reconhecimento legal da CNTA em 2005, após a fusão de três entidades do segmento – Fetrabens, Fenacam e Fecone.

Desembargador reforma sentença de juiz sobre aplicativo whatsapp

O desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), cassou hoje (26) a decisão do juiz Luiz Moura Correia, que determinou a suspensão do aplicativo Whatsapp em todo o território nacional, em mandado expedido no último dia 11.

Alencar entendeu que o mandado judicial é “sem razoabilidade”, por suspender um serviço “que afeta milhões de pessoas, em prol de investigação local”, conforme sumário publicado no site do tribunal.

Ontem (25), a decisão do juiz Luiz Moura Correia foi recebida com surpresa pelo setor de telecomunicações, que considerou a medida desproporcional, segundo nota divulgada pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil).

“O SindiTelebrasil entende que a medida pode causar um enorme prejuízo a milhões de brasileiros que usam os serviços, essenciais em muitos casos para o dia a dia das pessoas, inclusive no trabalho”, disse, em nota, a entidade.

A Polícia Civil informou que vai solicitar novas medidas judiciais, que ainda estão sendo estudadas. O objetivo, segundo o órgão policial, não é bloquear o aplicativo, mas obter as informações necessárias que estão sendo solicitadas desde 2013 aos responsáveis pela empresa.

A delegada Kátia Esteves, que comanda a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente, designada para chefiar as investigações, ao falar nesta quarta-feira com a imprensa sobre a decisão do juiz, foi indagada se os processos estão relacionados a investigações sobre denúncias de exposição de imagem de crianças e adolescentes na rede social. Ela, no entanto, não confirmou a informação. De acordo com a polícia, o caso está sob segredo de Justiça.

No começo da noite, o Tribunal de Justiça do Piuaí divulgou nota confirmando que a investigação que levou ao pedido de suspensão do Whatsapp está relacionada à denúncia de crime de pedofilia. “Um provável crime de pedofilia, envolvendo a divulgação de imagens de menores, que seriam estudantes de colégios particulares de Teresina”, diz o tribunal. A nota também esclarece que Alencar concedeu, monocraticamente, liminar em favor da Global Village Telecom S.A., Empresa Brasileira de Telecomunicações S.A (Embratel) e Claro S. A.

Mais cedo, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) disse que todas as empresas representadas recorreram ou irão recorrer da decisão. Entre elas, a Oi, Tim e Vivo.

Nesta quinta-feira, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, comentou sobre a decisão do juiz da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina. Ele  disse que o aplicativo Whatsapp deve cumprir as determinações judiciais no Brasil. “As empresas que operam no Brasil, como o Whatsapp e o Facebook, devem fornecer informações por requisição judicial, não há dúvida. Mas a solução não é o bloqueio do serviço”, ressaltou.

CAPS AD III será referência para atendimento de usuários de  drogas em LEM

Em outubro de 2014 o local onde irá funcionar o CAPS AD III sediou I Fórum de Combate ao Crack e outras drogas de LEM com a presença de diversas autoridades
Em outubro de 2014 o local onde irá funcionar o CAPS AD III sediou I Fórum de Combate ao Crack e outras drogas de LEM com a presença de diversas autoridades

O prefeito Humberto Santa Cruz prevê para este ano de 2015 a inauguração de uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas 24h (CAPS AD III) em Luís Eduardo Magalhães, visando prestar um atendimento ainda mais diferenciado à população necessitada e que atualmente recebe atendimento unicamente no CAPS I Gislaine Gado, inaugurado em março de 2012.

O CAPS AD III é o Ponto de Atenção do Componente da Atenção Especializada da Rede de Atenção Psicossocial destinado a proporcionar a atenção integral e contínua a pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas, com funcionamento nas 24 (vinte e quatro) horas do dia e em todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.

“Nosso objetivo é continuar trabalhando pela saúde mental da população e investir em mais infraestrutura para esta área da saúde no município”, destaca o prefeito Humberto Santa Cruz.

A ideia é que o CAPS AD III de Luís Eduardo Magalhães funcione, até que a obra da sede própria esteja concluída, provisoriamente na Avenida Kichiro Murata, próximo ao Almoxarifado Municipal e Câmara de Vereadores, onde em outubro de 2014 foi realizado o I Fórum de Combate ao Crack e outras drogas do município. O local inclusive já está apto para receber os móveis e entrar em funcionamento, aguardando apenas a dotação orçamentária.

O prefeito explica que após a reforma do Hospital e Maternidade Gileno de Sá Oliveira, foram disponibilizados quatro leitos psiquiátricos, dois femininos e dois masculinos, que servirão como retaguarda para internação temporária de pacientes psiquiátricos incluindo os do CAPS ADIII. “Quando as condições clinicas desses pacientes exigir, eles serão transferidos para serviços hospitalares de maior complexidade”, esclarece Humberto.

No CAPS I, em funcionamento desde março de 2012, são realizados aproximadamente 178 atendimentos por mês.
No CAPS I, em funcionamento desde março de 2012, são realizados aproximadamente 178 atendimentos por mês.

Tratamento intensivo – Na unidade será oferecido tratamento ambulatorial, em meio aberto, com Plano Terapêutico Individualizado, de acordo com as necessidades avaliadas para cada indivíduo. O tratamento intensivo no CAPS AD III pode incluir a utilização de leitos de hospitalidade noturna, como opção terapêutica. Conforme as políticas públicas de saúde vigentes, o serviço utilizará a estratégia de redução de danos, ofertando também assistência aos familiares de usuários de drogas, com orientação e apoio especializados.

CAPS I – O Centro Atendimento Psicossocial Gislaine Gado (CAPS I) de Luís Eduardo Magalhães exerce um importante papel no tratamento de saúde mental de pacientes da rede pública municipal, realizando aproximadamente 178 atendimentos por mês. A unidade conta com uma equipe multiprofissional, conforme determinação do Ministério da Saúde, composta por duas psicólogas, uma enfermeira, um assistente social, uma médica psiquiatra, um terapeuta ocupacional, um educador físico, um fonoaudiólogo, uma gerente técnica, uma técnica em enfermagem e um auxiliar administrativo. O horário de atendimento do CAPS I compreende o período das 08h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Vento em Popa se despede da Copa Cataratas, em Foz do Iguaçu

O LEM Vento em Popa Futsal se despediu da III edição da Copa Cataratas de Futsal. Na noite desta quinta-feira 26, o tricolor do Oeste perdeu de virada para a equipe do Blumenau de Santa Catarina, pelo placar de 2 a 1. Foi à primeira participação de um clube de futsal do Norte/Nordeste em um torneio a nível internacional, que contou com o San Lorenzo da Argentina. Cinco equipes de liga da Nacional Brasileira também participaram do evento.

requinte 400x481

PRF flagra motorista bêbado dirigindo carreta bitrem carregada com líquido inflamável em Jequié

prf bebado

Policiais Rodoviários Federais detiveram um motorista profissional dirigindo completamente embriagado na manhã de ontem (26), transportando 44.550 litros de Etanol Combustível. A ação ocorreu por volta de 06h40, no KM 666 da BR 116, trecho de Jequié/BA, quando os PRFs perceberam que o condutor de uma carreta bitrem com placas de Minas Gerais, entrou repentinamente pela contramão, em uma base operacional da concessionária da rodovia.

Quando os policiais abordaram a carreta, o condutor recusou-se a sair do veículo, alegando ser vítima de um assalto. Contudo, quando os PRFs se aproximaram do motorista, perceberam claramente o estado de embriaguez alcoólica, submetendo-o ao teste com o etilômetro, que resultou na concentração de 0,96 mg de álcool por litro de ar expelido de seus pulmões. O condutor foi detido por embriaguez e encaminhado para a Delegacia de Polícia Judiciária local.

Luís Eduardo já tem mais de 300 pré-candidatos a vereador para 2016

Já circulam listas pela cidade de Luís Eduardo Magalhães onde são contados 319 pré-candidatos a vereador nas próximas eleições de 2016.  Se o colégio eleitoral do Município ultrapassar 47 mil eleitores, o que é difícil, estarão asseguradas 17 vagas de vereador na legislatura que se inicia em 2017. Não deixa de ser uma demonstração de “patriotismo e espírito público” dos nossos cidadãos.

O Presidente do PT, Amador Araújo, afirma que seu partido terá 26 candidatos. Como ele deve pugnar por uma coligação de no mínimo 3 partidos, sobrarão 6 vagas para os outros dois, já que cada uma das coligações poderá ter no máximo 32 candidatos. Uma proeza difícil.

Por outro lado, Amador luta para manter a Secretaria de Esportes: “Se perdemos a única secretaria que temos, como ficar no Governo?, questiona Amador.

Outro que se mostra descontente é um dos vereadores mais fiéis da base do Governo: “Estão falando em trazer um radialista do outro lado – da Oposição – que está com os salários atrasados. Se for só acariciar os adversários, não precisamos de aliados, certo?”

 

01 - Janeiro - panfleto_o expresso 2 = cortado

Libertadores: Internacional manda universitários do Chile de volta à escola.

Cerca de 35 mil pessoas foram ao Estádio Beira Rio para ver uma vitória maiúscula do colorado gaúcho sobre a Universidad do Chile. O objetivo do Internacional é vencer as três partidas em casa, conquistando 9 pontos, firmando-se para a classificação. Neste domingo o Internacional tem um duro confronto, pelo Gauchão, com o rival Grêmio.

Derrotado na estreia da Copa Libertadores para o The Strongest, da Bolívia, o Internacional conseguiu se recuperar nesta quinta-feira, no Beira-Rio, no confronto  com a Universidad de Chile, válido pela segunda rodada do Grupo 4. Os gaúchos venceram com gols de D’Alessandro, Jorge Henrique e Eduardo Sasha. Canales descontou para os chilenos.

O Inter assumiu a segunda colocação da chave com os três pontos conquistados na vitória, deixando para trás os bolivianos. O Emelec lidera o grupo com seis pontos. Com duas derrotas, a Universidad de Chile é a lanterna.

O clube colorado ficou mais tempo com a bola no pé na etapa inicial, mas pouco fez com ela. Sem conseguir chegar com perigo, o time da casa deu sustos no adversário em lances como uma bicicleta arriscada por Eduardo Sasha. Os comandados de Diego Aguirre reclamaram de um pênalti sobre Vitinho, não marcado pela arbitragem.

Luís Eduardo: mulher vai à Delegacia queixar-se de roubo e fica presa

Do G1.globo.

Uma mulher foi presa nesta quinta-feira (26) na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, após ir à delegacia registrar uma queixa de roubo. Ao informar o nome completo, os agentes perceberam que a mulher possuía um mandado de prisão na cidade de Seabra , localizada a cerca de 483 quilômetros de Luís Eduardo Magalhães, por furto qualificado.

De acordo com o delegado Leonardo Mendes, a mulher teve a sua motocicleta roubada na noite de quarta-feira (25) e resolveu ir na delegacia. Na quinta-feira, ela foi presa ao voltar à delegacia para fazer o reconhecimento de um homem suspeito de ter roubado a moto dela.

“Roubaram a motocicleta dela ontem, por volta das 18h30, e nós começamos a fazer diligências  com a PM. Encontramos um suspeito, e quando ela veio fazer o reconhecimento do suposto ladrão, prendemos ela, pois já tínhamos consultado o nome e vimos que ela tem um mandado de prisão da cidade de Seabra por furto qualificado. Ela também já teve mandado por roubo, mas esse foi suspenso. Segundo levantamento de informações preliminares, ela morava com uma idosa em Seabra e utilizava o cartão e dinheiro da senhora. Ainda não sabemos se ela furtava na sua totalidade, ou se dava algo para a vítima”, explica Mendes.

Ainda segundo a polícia, não há informações se a mulher e a idosa possuem alguma ligação familiar. O suspeito de ter roubado a moto da mulher foi liberado, pois ela não o identificou como o autor do roubo. Já a mulher permanece presa e está à disposição da Justiça.Do G1.

Como diz o adágio popular, ladrão que rouba de ladrão tem cem anos de perdão.

Detran e Polícia Rodoviária Federal vão atuar juntos na fiscalização de BRs

Na manhã de hoje (26), o diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), Maurício Bacelar, e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia, Virgílio de Paula Tourinho, assinaram um termo de cooperação técnica entre os órgãos, para a atuação conjunta na fiscalização de trânsito nas BRs e a utilização do pátio do Detran para os veículos apreendidos nos postos rodoviários. Também estão previstas ações educativas para motoristas, passageiros e alunos do ensino fundamental de todo o estado.

 

sampaio correa faahf pixel

Nota de agradecimento

Venho através desta nota, agradecer o convite do Excelentíssimo senhor Prefeito Humberto Santa Cruz Filho, para assumir a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, em virtude de novos projetos realizados pela nossa família, neste ano de 2015, tornou-se inviável aceitar o convite.

Ressaltamos, ainda, que nos sentimos honrados, pela confiança depositada em nós.

Ondumar Junior.

Que coisa! Dilma diz que óleo diesel não aumentou.

Dona Dilma, ontem em Feira de Santana:

“O governo não tem como baixar o preço do diesel”, disse. Segundo a presidente, o governo não elevou o preço do óleo, mas apenas recompôs o valor da Cide (tributo regulador do preço de combustíveis). O que fizemos foi recompor a Cide. E não elevamos uma vírgula o preço dos combustíveis e nem abaixamos.

A presidente reclamou que o governo foi criticado quando baixou a Cide, e também quando o tributo foi retomado. Quando a parte dura da crise começou, nós baixamos a Cide para poder ter um enfrentamento da crise. Agora nós achamos que é hora de voltar com a Cide.

Pois eu, pessoalmente, acredito que é hora de esquecer essa tal de Cide, Dona Dilma. Antes que as cidades fiquem sem ter o que comer, sem papel higiênico, sem gasolina, sem energia. Assim como lá na Venezuela, entendeu?

Bloqueios continuam em 4 estados

No dia seguinte ao anúncio de um acordo entre governo federal e representantes de sindicatos e associações de caminhoneiros, os bloqueios persistem em pelo menos quatro Estados nesta quinta-feira: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Na noite desta quarta, representantes da categoria presentes na reunião em Brasília aceitaram a proposta apresentada pelo governo, que não contempla as duas principais demandas dos grevistas: a redução no preço do diesel e o estabelecimento de um valor mínimo para o frete. O acordo, no entanto, não garante o fim dos bloqueios, já que o movimento não é liderado por sindicatos.

 

topvel fevereiro

Líder dos caminhoneiros descarta proposta do Governo

Caminhões continuarão parando, como em Luís Eduardo Magalhães. Entrar na cidade pode, sair de jeito nenhum.
Caminhões continuarão parando, como em Luís Eduardo Magalhães. Entrar na cidade pode, sair de jeito nenhum.

Veja mais na revista Veja

O caminhoneiro Ivar Schmidt é o principal porta-voz do Comando Nacional do Transporte, uma entidade sem personalidade jurídica que tem causado dor de cabeça tanto ao governo quanto aos sindicatos que deveriam representar a categoria. Líder do movimento que paralisa estradas em todo o país, ele conversou com a reportagem do site VEJA na noite desta quarta-feira. Minutos antes, Ivar havia deixado uma reunião infrutífera com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, que tomou a frente das negociações sobre o tema.

Ivar: rejeitando de plano as propostas do Governo.
Ivar: rejeitando de plano as propostas do Governo.

A audiência só ocorreu por insistência de Ivar. Durante o dia, Rossetto priorizara o diálogo com os sindicatos de caminhoneiros – embora a paralisação tenha sido articulada sem a participação de entidades de classe. O diálogo entre os representantes regionais do movimento se dá por meio das redes sociais e principalmente pelo aplicativo de celular Whatsapp, que permite a troca instantânea de mensagens. Foi por meio do programa que, na noite desta quarta-feira, Ivar orientou os colegas a manterem o bloqueio. Confira a entrevista:

Como foi a reunião com o ministro Miguel Rossetto? 
Desde ontem o pessoal do governo tenta me desqualificar como representante do movimento. Hoje a gente participou da reunião, o governo expôs alguns absurdos e no meio dessa reunião tentaram me desqualificar novamente. Eu me retirei da reunião, porque a gente não concorda com aquilo que foi exposto. Aí me levaram para outra sala, falamos com o Robinson Almeida, do gabinete do ministro, e ele expôs as mesmas ideias.

Ele disse que não reconhecia a sua liderança? 
Isso.

O que o senhor achou da proposta do governo?
Isso é um absurdo. Nós estamos com lucro zero, aí o governo nos propõe de ficar tendo lucro zero mais seis meses. Eu acho que eles não regulam certo da cabeça. Devem estar com problema. Infelizmente não teve acordo, nós não aceitamos a proposta.

Quantos são os pontos de bloqueio hoje?
São 128 pontos de bloqueio, em nove estados.

O senhor tem influência sobre quantos desses pontos? 
Cerca de cem. Eu acho que hoje deve ter aumentado, porque a gente criou um grupo de Whatsapp para todos os líderes e eles foram adicionando outros colegas.

Esse episódio mostra que os sindicatos perderam o poder de representatividade?
Com certeza. O nosso movimento abomina sindicato, associação, federação, confederação. E esses segmentos tentaram nos representar nas últimas décadas e nunca resolveram nosso problemas. Então, a gente está aqui. Vou ficar em Brasília até resolver isso.

Há alguma reunião marcada para esta quinta-feira? 
O secretário do ministro ficou de nos telefonar para marcar uma reunião.

Qual foi o recado que o senhor passou aos colegas pelo Whatsapp depois do encontro com o ministro? 
O recado é claríssimo: o movimento continua.

sampaio correa faahf pixel

 

2 A grande produtos

 

 

Oficinas-Artistica_OExpresso

Juiz do Piauí suspende utilização do aplicativo whatsapp

whatsapp_2O juiz da Central de Inquérito da Comarca de Teresina, do Tribunal de Justiça do Piauí, Luiz Moura Correia, determinou que todas as companhias de telefonia suspendam temporariamente o funcionamento do aplicativo Whatsapp no Brasil, “até o cumprimento de ordem judicial”.

Ele não informou o motivo da decisão, explicando que a ação tramita em segredo de Justiça. Mas a Secretaria estadual de Segurança Pública do Piauí comunicou que a suspensão foi determinada porque a empresa fornecedora do aplicativo de mensagens não tirou de circulação imagens de crianças e adolescentes expostas sexualmente, objeto de investigação da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Teresina, capital do estado. O órgão informa que os processos que levaram à determinação começaram em 2013.

A decisão foi tomada em 11 de fevereiro e, segundo a secretaria, as empresas de telefonia foram comunicadas a respeito em 19 de fevereiro, por meio de um ofício do delegado Éverton Ferreira de Almeida Férrer, do Núcleo de Inteligência da secretaria. O prazo para a suspensão é de 24 horas e atinge os domínios whatsapp.net e whatsapp.com. As companhias estariam recorrendo da decisão.

Procurado, o WhatsApp ainda não se manifestou sobre o caso. O Facebook, dono do aplicativo desde o ano passado, informa que as operações das duas companhias são independentes e que não vai se posicionar sobre a questão. Leia mais em O Globo.

Morte de Zezéu Ribeiro deixa mundo político consternado

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.GsDw6BZdJqO conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Zézeu Ribeiro, faleceu na tarde desta quarta-feira (25). Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, Zézeu estava internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com um quadro de hemorragia digestiva.

Na Câmara dos Deputados, nesta quarta, os parlamentares fizeram um minuto de silêncio pela morte do conselheiro. Nesta quarta-feira (24), o governador Rui Costa visitou o ex-companheiro de partido.

Filiado ao PT desde 1982, presidiu o Partido na Bahia (1995-1999) e integrou o Diretório Nacional (2001-2003), além de ter sido presidente do Sindicato dos Arquitetos da Bahia. Em Salvador, exerceu o mandato de vereador em três legislaturas, alcançando amplo reconhecimento que o levou a se eleger deputado federal em 2002. Ribeiro foi também o primeiro candidato do PT na Bahia ao governo do Estado. Assumiu, em 2011 o comando da pasta de Planejamento. Com edição do Bahia Notícias.

Governo desconversa e só garante preço do diesel por 6 meses.

O governo conseguiu na Justiça a liberação das rodovias federais em 11 estados. Porém, até às 20h desta quarta-feira (25), segundo o G1, os caminhoneiros mantinham bloqueios em seis deles.

mapa dos bloqueios PRF

As decisões judiciais, divulgadas entre esta terça e quarta-feira, impedem os motoristas de fecharem todas as rodovias federais de Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Ceará, e em 14 municípios de outros cinco estados – Paraná, Goiás, Tocantins, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Até a noite desta quarta, ainda havia registro de bloqueios em Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

No mapa dos pontos de bloqueio elaborado pela PRF não aparecem os 4 bloqueios da Bahia, três deles em Luís Eduardo Magalhães e o da BR 116.

O fato do Governo conduzir com pouca determinação as negociações pela melhoria das condições de trabalho dos caminhoneiros, uma legião de trabalhadores sobre os quais repousa todo o transporte do País, significa que o estopim da greve e do lock-out do abastecimento vão permanecer latentes. Desativar os bloqueios pode dar um certo alívio no abastecimento, mas as péssimas condições de trabalho vão determinar que a qualquer momento uma grave crise pode ser detonada.

O País dos absurdos inacreditáveis

A CPI da Petrobras terá um relator do PT.

O juiz federal que cuida do caso Eike Batista ficou até com o piano do empresário.

O PMDB e o PT dividem o comando da Petrobras.

Banco HSBC tem lista enorme de brasileiros com dinheiro sujo depositado na Suíça.

Justiça manda meter bala de borracha e spray de pimenta nos caminhoneiros em greve.

Chuva alaga São Paulo que passa sede por falta d’água.

Neste país de absurdos, o que mais falta acontecer?

Pablo Barrozo: Hospital do Oeste atravessa grave crise financeira

PabloEm discurso no plenário da Assembleia Legislativa na tarde desta quarta-feira (25), o deputado Pablo Barrozo (DEM) responsabilizou o governo estadual pela crise do Hospital do Oeste, em Barreiras, um dos maiores da Bahia. “Há muito tempo o hospital atrasa os salários dos funcionários e os seus equipamentos estão sem nenhuma manutenção. A unidade mais parece um hospital de guerra”.

Pablo Barrozo afirmou que, recentemente, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas visitou a região e prometeu se empenhar para resolver o problema do hospital que atente a toda a região. “Nada foi feito até agora, tudo ficou na promessa”, acrescentou Pablo Barrozo. Ainda em seu discurso, o deputado disse que apoia a construção do Hospital de Rio Corrente, mas considera que a prioridade, no momento, é reverter à crise no Hospital do Oeste. “De que adiante comprar uma geladeira nova se não há comida para colocar dentro?”, indagou o parlamentar.

 

Hotel Columbia 1 (1)

Desaparecimento de Zezéu Ribeiro deixa mundo político consternado

NOTA DE PESAR - ZEZÉU RIBEIRO

Nota de Pesar do Ministro da Defesa

Consternado, o ministro da Defesa Jaques Wagner e D. Fátima Mendonça lamentaram o falecimento hoje, do ex-deputado federal e Conselheiro do Tribunal de Contas da Bahia , Zezéu Ribeiro, considerando a perda “irreparável” para a política baiana, nordestina e brasileira.

Para o ministro Jaques Wagner, Zezéu Ribeiro marcou a política baiana em seus 50 anos de vida pública pelo compromisso com a democracia, liberdade, justiça social e  o fim das desigualdades regionais.

Como um dos fundadores do PT baiano e lutando sempre com a garra que o destacou no movimento estudantil na década de 70, Zezéu foi um companheiro dos momentos difíceis e das lutas eternas pelas mudanças sempre com garra e alegria.

Notabilizou-se como vereador, candidato ao Senado, ao governo da Bahia, dedicando seus mandatos de deputado federal à região nordestina e, principalmente, a população do Semiárido baiano, que perdem um batalhador incansável por melhores condições de desenvolvimento para a região, e pelo fortalecimento do banco do Nordeste e da Sudene.

Arquiteto renomado, e referência em planejamento e desenvolvimento urbano, Zezéu foi um pensador da gestão pública nas regiões metropolitanas e em melhores condições para evitar transtornos e custos para a população. Seu exemplo é um legado para os atuais políticos e as futuras gerações.

Sua ausência jamais será preenchida.

Duas pessoas morrem em colisão na BR 135, entre Riachão e Barreiras

acidente

Da redação Jornal Nova Fronteira, com informações e fotos do blogbraga

Duas pessoas ainda não identificadas morreram em uma colisão frontal entre um Corsa Sedan com placa de Barreiras e um ônibus ocorrida por volta das 13h30 de hoje, 25, na BR 135, entre Riachão das Neves e Barreiras, Oeste da Bahia.

O acidente aconteceu há 15 KM de Barreiras. Com o impacto da batida, o condutor e um passageiro do Corsa, morreram na hora. Os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal do Complexo Policial de Barreiras.

Ainda são desconhecidas as causas do acidente.

acidente1

 

Mais de 1.300 caminhões já estão retidos na greve dos caminhoneiros

Carregamento de produtos de exportação parou.
Carregamento de produtos de exportação parou. Foto Carlos Alberto Sampaio.

Mais de 800 caminhões entraram voluntariamente ou foram convencidos pelos grevistas a estacionar junto ao ponto de retenção da Bahia Farm Show desde o início da greve.

O objetivo é criar problemas de abastecimento, principalmente de combustíveis Os grevistas calculam que outros 500 caminhões estão estacionados em postos da rodovia BR 242 ou nas garagens dos frotistas.

Reuniões relâmpago tomam as decisões por votos da maioria
Reuniões relâmpago tomam as decisões por votos da maioria

Foram retidos até caminhões guinchos, transportando carros pequenos danificados, cuja única opção é retornar para Luís Eduardo. Seguir para Barreiras não é admitido pelos grevistas.

Em compensação, caminhões boiadeiros (carga viva), carros de emergência e carros de transporte de valores passam sem atropelos.

Recinto da Bahia Farm Show está lotado de caminhões
Recinto da Bahia Farm Show está lotado de caminhões

A maioria dos caminhoneiros não acredita que as negociações com o Governo seja frutífera, depois que o próprio pessoal da Casa Civil anunciou que os preços do diesel não estavam na pauta. E são enfáticos ao afirmar:

-Os aumentos continuados do diesel visam apenas reforçar o caixa da Petrobras e aumentar a arrecadação do Governo. Isso é um verdadeiro confisco.

O oficial de Justiça que veio hoje citar os caminhoneiros da decisão da Justiça Federal leu em voz alta o documento, mas não encontrou ninguém que assinasse a contra fé da citação. Os líderes do movimento não se identificam para evitar represálias do Governo.

Justiça federal da Bahia frustra bloqueios dos caminhoneiros em LEM

bl 3

Por força da ação policial, os bloqueios, realizados pelos caminhoneiros em Luís Eduardo Magalhães, foram abertos. Mas todos estão sendo convidados a estacionar à beira da pista e alguns até forçados a isso por seus colegas. Segundo a PRF, os transportadores receberão, agora, perto do meio dia, o oficial de justiça com a decisão da Justiça Federal para manter as rodovias abertas.

Flagramos uma equipe de caminhoneiros que tentava cercar um caminhoneiro que pretendia desviar o bloqueio, passando pela estrada do aeroporto e voltando pelo acesso à Fazenda Agronol.

Patrulha de caminhoneiros larga atrás de colega que desviou o bloqueio
Patrulha de caminhoneiros larga atrás de colega que desviou o bloqueio

Caminhoneiros que trabalham em regime de carteira assinada não estão gostando dos bloqueios, como é o caso de um motorista da Mauricéia, que deveria ter carregado, ontem, para Recife, ovos férteis.

Como muita gente não carrega alimentação, um grande churrasco, com carne doada por empresários, era preparado no bloqueio da Bahia Farm Show.

blq 2

 

Mesa de diálogo reúne hoje caminhoneiros e setor empresarial para debater valor do frete

O valor do frete é a principal pauta da mesa de diálogo instalada nesta quarta-feira, 25, pelo governo federal com representantes de caminhoneiros autônomos e empresas que contratam o serviço. A reunião será às 14h, no Ministério dos Transportes, com a presença dos ministros Miguel Rossetto (Secretaria-Geral), Antônio Carlos Rodrigues (Transportes), José Eduardo Cardozo (Justiça), Kátia Abreu (Agricultura) e Luís Adams (Advocacia Geral da União).

A reunião faz parte da ação do governo federal para normalizar a circulação nas estradas bloqueadas por manifestações de caminhoneiros. A desobstrução das rodovias começou nesta terça-feira, 24, para assegurar o direito de ir e vir e o abastecimento da população.

Até ao meio-dia de hoje, a Justiça já concedeu liminares para desobstrução de todas as rodovias federais nos estados da Bahia (uma especificamente em toda a região de Feira de Santana), Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Pelotas) e Paraná (Curitiba). No Ceará e Mato Grosso, a decisão sobre a desobstrução deve sair hoje. Em Santa Catarina, a AGU aguarda a decisão da Justiça. A força-tarefa da AGU está atuando com cerca de 40 advogados da União em todo o Brasil. Nos estados onde há manifestação dos caminhoneiros, as ações ajuizadas pedem a reintegração de posse e a proibição de obstrução das rodovias atingidas pelo movimento.

Outro ponto de pauta tema da reunião é a prorrogação de financiamento para renovação da frota do BNDES – Procaminhoneiro, além da Lei dos Caminhoneiros, aprovada pelo Congresso Nacional recentemente. A lei define a jornada de trabalho e trata do valor de pedágio nas rodovias, outras pautas da manifestação.