Setor de Serviços baiano cresceu 17,4% em dezembro de 2014

Os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços apontam que a receita nominal do setor de serviços apresentou, em dezembro de 2014, crescimento de 17,4% na comparação com dezembro de 2013. O indicador, acumulado no ano, expandiu 7,0%. A pesquisa foi realizada pelo IBGE e analisada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (Sei/Seplan).

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, ocorreu aumento em todas as atividades pesquisadas, exceto as atividades de Serviços de informação e comunicação que apresentaram retração de 1,9%. Entre as atividades, destacaram-se Serviços profissionais, administrativos e complementares (48,9%); Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (16,7%); Serviços prestados às famílias (11,1%); e Outros serviços(5,3%). Continue Lendo “Setor de Serviços baiano cresceu 17,4% em dezembro de 2014”

Sebrae tem curso para gestão de pessoas

Estão abertas as inscrições para o curso de Gestão de Pessoas e Equipes, que será oferecido pelo Sebrae de 23 a 27 de fevereiro. A capacitação faz parte doPrograma Na Medida e visa capacitar o empresário para a gestão de pessoas, valorizando o talento dos colaboradores e permitindo decisões mais justas para o crescimento das empresas.

Serão seis encontros de quatro horas cada, além de um encontro individual com consultores para relatar as principais dificuldades do negócio, com duas horas de consultoria por empresa.

De acordo com o gerente do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, o curso é uma grande oportunidade para que os empresários possam ter acesso a ferramentas básicas da gestão de pessoas. “Vale a pena a participação pelo conhecimento que será adquirido e pela troca de experiência com outros participantes”, frisou.

 

requinte 400x481

2 A grande produtos

Imobiliária Chapadão: imóveis urbanos, industriais e rurais

LOGO IMOBILIARIA CHAPADAO.cdr

Barracão de 1200m², com 01 moega dupla de 10mx5m, 2 elevadores de 90 t/h, 1 correia transportadora superior de 90 t/h, 1 transportador de correntes (REDHLER) de 90 t/h, 1 silo de ensaque com balança eletrônica, 1 varanda de 20mx5m, 1 escritório com 80m², balança rodoviária de 30m, poço artesiano com caixa d’água, todo cercado com alambrado, com   lote de   8.039,39m²,  Distrito Industrial – Luís Eduardo Magalhães/BA.

Lote industrial com 10.000m², barracão com 1050m², alojamento com 136m², todo cercado, com energia elétrica, escriturado. Preço:-R$ 800.000,00 – Cond.  pgto à combinar

03 Terrenos urbanos de 18mx50m= 900m², localizados na quadra 24 –Jardim Paraíso.

Terreno residencial/comercial com 15m de frente e 42,20m de fundo, total de 633m², localizado na Rua do Tamboril –quadra 35 –  Jardim das Acácias. preço: 75.000,00.

Imóvel no Jardim Imperial, com 700m² de área construída sendo: 1 ap.  com 83m², 1 suíte, 1 quarto, sala, copa, cozinha, banheiro, área de serviço, moveis planejados, 1 garagem coberta. Área de lazer 33m²:  com sala TV/quarto, banheiro, cozinha, churrasqueira, bancada goumert, espaço para uma piscina.

Barracão com 501m²,com forro e gesso,  piso de concreto  12cm e malha de ferro para passagem de caminhão o restante com 10cm, escritório com 83m², 2 escritórios, cozinha, banheiro, lavabo.

Terreno  residencial,  com 747,50m², esquina,  medindo 20,00 m x 38,00 m de comprimento localizada na Quadra 57, Bairro Jardim Paraíso, Luís Eduardo Magalhães-Ba. Preço: 200.000,00 – condição de pagamento a combinar  – aceita permuta.

Sobrado com 295m², sendo 1 suíte máster com closet, banheira, sala intima, 2 suítes com ar Split, sala com copa, lavabo, cozinha com bancadas, área de serviço, área de lazer com bancada gourmet, churrasqueira, piscina aquecida, garagem coberta. Terreno 337,50m²

Sobrado com 272m², sendo 3 suítes sendo 1 com banheira de hidro,  com ar Split, sala com copa, lavabo, cozinha com bancadas, área de serviço, área de lazer com bancada gourmet, churrasqueira, piscina aquecida, garagem coberta para 2 carros + 2 carros.

Terreno 337,50m² – Preço: R$ 670.000,00 – condições de pagamento a combinar.

04-Lotes urbanos em Roda Velha, com total de 2.046m²  (Dois mil e quarenta  e seis metros quadrados), com 2 lote de frente para  a Avenida. Preço: R$ 400.000,00 – Cond. de pagamento a combinar.

 Áreas Rurais

BARBADA – 1000 hectares– Coaceral, Formosa do Rio Preto-BA, sendo 70 há de eucalipto, 20 há de pastagem, 500 há de cerrado licenciados, geo certificado no Incra, 2 beiras de Rio. Valor: R$ 1400,00/há

2.100 hectares, Dianópolis-TO, 990ha aberto, 400ha corrigos, 7 km de beira Rio Manuel Alves, sede, energia, geo certificado, licençiada, 9km do asfalto, plana, 165 km de LEM. Valor: 45 scs/ha

Área de 1041 hectares, sendo 220 há lavoura de um ano, 200 há desmatados, argila de 24 a 35%, casa com 105m², poço artesiano, galpão aberto com 250m², caixa d’água 25 mil litros, alojamento para 8 pessoas, tudo dentro das normas do ministério do trabalho, reserva averbada, geo, 100% documentada, fundo divisa com Rio Branco, 65 KM do LEM/BA. Preço: 220 scs p/hec – Prazo de pagamento: 1 + 3 anos

Fazenda de 361 hectares, 18 km de LEM, (9 km de chão). Possui 160 ha de Lavoura, área plana, cercada, poço 36.000 lt/hr, argila média 22%. Contato 77-9961-3220

Área de 975 ha, 400 ha irrigados (4 pivôs), 107 ha sequeiro , licença ambiental para abrir mais 111ha em cerrado, sede com o1 casa grande com cantina e caseiro, 01 alojamento para funcionários, posto de combustível, balança rodoviária, barracão de 50m x 20m= 1.000m², piscina para pivôs, 02 rios na fazenda, com todas as licenças. Preço: 400.000 sacas de soja.

Chácara de 3 ha, 2 tanques para peixes, galinheiro, galpão para ovelhas, casa com 1 quarto, cozinha , banheira, área de serviço. Cercada com 10 fios de arame liso, formada com grama, dividida em 2 partes, energia, água tratada, pomar, coqueiros produzindo, beira do Rio de Pedras, 40 km de LEM. Preço: 250.000,00 – Aceita casa, carro ou lote.

chapadão 920x180

Oportunidade de investimento: setor Noroeste, Brasília

atrium 1

atrium 2Atrium D`Argent
Atrium D`0r
Atrium Platine
Três blocos com 180 apartamentos tipo flat, no setor Noroeste, cada um com área  de lazer completa na cobertura ,
garagens, lavanderia.

Antonio Carlos Sampaio – Corretor Creci -22143/DF

Tel.: (61)96737032 –           (61)86033405 (WhatsApp )

House Vendas – Grupo João Fortes – Filial Brasília
SRTVS Quadra 701, Bloco O, Edifício Centro Multiempresarial, Sala 133 – Asa Sul – Brasília-DF

 

atrium 3

10º BPM comemora redução da criminalidade durante carnaval

bpm

O 10º Batalhão de Polícia Militar está comemorando uma enorme redução de crimes durante o carnaval de Barreiras. A força contou com o empenho de 800 homens, revezando-se no circuito Agnaldo Pereira, Cais Folia, Carnaondas e no Povoado de Olhos D´agua na cidade de Cotegipe, além de reforçar o carnaval de Correntina.

Na segurança do Carnaoeste 2015, vários foram os aspectos positivos como: o reforço da CIPE CERRADO com uma média de 60 (sessenta) policiais militares por noite, a estrutura oferecida pelo governo do Estado da Bahia com o PCA (Posto de Comando de Área), e os 03(três) PCS (Posto de Comando Setorial) que estrategicamente, foram instalados em pontos chaves do circuito para garantir maior  segurança aos foliões. Além da parceria direta do poder publico municipal em muitas outras demandas que favoreceram a excelência dos resultados.

O 10º BPM atuou também em conjunto com Corpo de Bombeiros, CIPRV, Guarda Municipal, SAMU e Polícia Civil.

PRF flagra ônibus escolares municipais fazendo turismo no litoral Sul da Bahia

prf dois

Policiais Rodoviários Federais flagraram dois veículos de transporte escolar, transportando turistas retornando das praias de Porto Seguro, no extremo Sul do estado. A fiscalização da PRF ocorreu no KM 720 BR 101, trecho de Eunápolis/BA, no início da noite de terça-feira (17).

prf um

Durante abordagem a dois ônibus escolares, os PRFs constataram que os veículos, que deveriam ser usados por uma prefeitura do interior do estado para transporte escolar, estavam sendo usados para transportar turistas da cidade de Guaratinga para Porto Seguro/BA.

Considerando as circunstâncias e a dificuldade para que as pessoas conseguissem um novo veículo para seu destino, devido ao horário da ocorrência e do período do carnaval, os policiais concederam a finalização do transporte dos passageiros, mantendo retidos os documentos para encaminhamento ao Ministério Público Federal.

 

unnamed

 

Maxxi Rome

 

Sem título

Caminhoneiros decidem pela paralisação com início na próxima quarta

greve-caminhoneiros

Hoje à tarde o Sindicato dos Transportadores Autônomos de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães e o Sindicato Rural entregam notificação à Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Câmara de Vereadores, SAMU 192 e Guarda Municipal, sobre o início da greve na próxima quarta-feira, fechando de hora em hora a BR 242 e panfletando sobre os motivos da paralisação.

Na quinta-feira, os organizadores do movimento fecharão a rodovia para caminhões, deixando passar apenas carros pequenos, carros de serviço de emergência e ônibus.

Luís Eduardo Magalhães: novos secretários confirmados oficialmente

Estão confirmados, agora oficialmente, os nomes de Marcos Alecrim para a Secretaria de Lazer e Esporte e de Ondumar Borges Jr para a Secretaria de Indústria e Comércio, conforme foi anunciado, em primeira mão, por O Expresso. Sabe-se, extraoficialmente, que Rosângela Della Costa, atual secretária da Indústria e Comércio, volta para a diretoria que ocupava anteriormente à sua assunção à titularidade.

Lar Esperança ganha novo mobiliário com apoio do Fundesis 

Será inaugurado, nesta segunda-feira (23), às 9h, o novo mobiliário do Lar Esperança, localizado em Barreiras. A obra foi realizada com recursos do Fundesis, do edital de 2014, e vai beneficiar a todos os internos da instituição.

Com os novos móveis adquiridos, o Lar poderá receber, com mais conforto, crianças e adolescentes, com idades entre 04 e 17 anos, que vivem em situação de risco decorrente de violência física, psicológica, sexual ou negligência.

Este é mais um projeto do Fundesis que contribui para a redução das desigualdades sociais no Oeste da Bahia.

Estarão presentes na inauguração e disponíveis para entrevistas, produtores associados da Aiba que doam recursos ao Fundesis, representantes do Banco do Nordeste e a coordenadora do Fundesis, Makena Thomé.

 

Quinta

Teimosia dos vereadores pode prejudicar atendimento e internamento de drogados

Vereadores votaram contra atendimento da população mais carente.
Vereadores votaram contra atendimento da população mais carente.

logo_caps_02A votação da Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães, que apreciou as emendas ao orçamento de 2015, derrotou emenda do Executivo que destinava verbas, no valor de R$530.000,00, para a manutenção do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas 24 h (CAPS AD III), que em breve deverá entrar em funcionamento, provisoriamente, na avenida Kichiro Murata.

O CAPS AD III conta com atendimento e internamento de dependentes de drogas, com disponibilidade de 18 leitos, com ação regional. O Governo Federal já destinou verba para a construção do prédio próprio, na mesma praça da UPA, no valor de R$1.024.637,63. A Prefeitura já realizou a licitação para a construção, que será iniciada em breve. A ação é tão importante que o Governo Federal destinou também verba de R$150.000,00 para o funcionamento da instituição, provisoriamente, em prédio alugado, enquanto se constrói o prédio próprio.

A decisão dos vereadores de oposição vai exigir que a Prefeitura faça remanejamento de verbas da Saúde, comprometendo a ação social num terreno eivado pelo tráfico de drogas e por tantos dependentes carentes de assistência.

Comenta-se que os vereadores teriam condicionado a aprovação da emenda à indicação de apaniguados para os cargos que se abrirão no funcionamento da instituição, o que não foi aceito pelos gestores da saúde, devido ao fato do alto índice de especialização que os novos funcionários precisam ter.

Agindo assim, os vereadores prestaram um grande desserviço à comunidade carente, principalmente aos pais de drogados que não sabem o que fazer para resgatar seus filhos para uma vida normal e saudável.

Perspectivas de área menor nos EUA fortalecem preços da soja

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na quinta-feira (19.02) alta de 11 ½ centavos de Dólar nos contratos de Março/15, fechando em US$ 10,0725 por bushel. O contrato de Maio/15 subiu 12 centavos de Dólar, enquanto Julho/15 aumentou 11 centavos de Dólar.
A oleaginosa recebeu suporte e as cotações dos futuros dispararam com o anúncio do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) no Agricultural Outlook Forum prevendo uma área de plantio menor para a safra 2015/16. A soja também recebeu força com a forte demanda consolidada em crescimento, bem como ganhos do farelo.

A estimativa de área para o milho veio dentro do esperado, 36 milhões de hectares, com queda de 1,8% sobre o total cultivado no ano passado, de 36,6 milhões de hec.  A estimativa de área de soja em 33,7 milhões de hectares é vista como uma “surpresa” já que os números que rondavam o mercado eram em torno de 34,4 a 35,6 milhões de hectares.

Agora pela manhã os preços da soja andavam de lado em Chicago, com relativa estabilidade.

O soja “balcão” é cotado a R$57,00 a saca na Região Oeste, conforme informação da AIBA.

 

faahf fevereiro 15

01 - Janeiro - panfleto_o expresso 2 = cortado

Caminhoneiros do Mato Grosso prometem bloqueio de 100%

Os caminhoneiros de Mato Grosso voltaram a trancar as rodovias da região norte e noroeste do Estado nesta quinta-feira (19). A categoria protesta contra o prejuízo financeiro que estaria sofrendo, devido os altos preços dos combustíveis e a falta de regulamentação da tabela dos fretes. Desta vez, o manifesto ganhou adesão de motoristas de Sinop e Sorriso. Para hoje, eles prometem um bloqueio de 100%.

Caminhoneiros de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tangara da Serra e Campo Novo dos Parecis já haviam trancado a rodovia na ultima quarta-feira (18). Em Tangara o protesto já dura 12 dias.

Os manifestantes estão impedindo apenas o trafego de veículos pesados. De acordo com a concessionaria Rota do Oeste, responsável pela gestão dessa rodovia, a passagem de veículos de passeio e ônibus tem sido permitida.

Segundo os caminhoneiros, o preço do combustível subiu enquanto o valor do frete reduziu por volta de 25%, somente em 2015. De acordo com a categoria, quem determina o valor do frete são as tradings e as grandes empresas, e os as próprias empresas passaram a oferecer o serviço de frete, o que enfraqueceu a categoria.

Por conta disso, uma das reivindicações do grupo e para que haja uma proibição das empresas realizarem o serviço e que a Secretaria de Estado de Fazenda regulamente uma tabela para os fretes dos produtos agrícolas.

De acordo com a Associação dos Transportadores de Carga de Mato Grosso, a categoria também cobra a redução da alíquota do ICMS sobre o óleo diesel, de 17% para 12%.

A Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) informou que esta realizando um estudo técnico sobre o combustível em Mato Grosso. De acordo com a assessoria, o estudo leva tempo por conta do impacto nas contas do Estado.

A assessoria informou que não pode interferir na fiscalização de uma tabela para valores mínimos de frete, para não ferir a lei de mercado, porem informou que o Estado já conta com uma lista para referencia. Do Diário de Cuiabá.

Trânsito nas rodovias federais tem redução de 28% no número de mortes

O carnaval de 2015 foi considerado o menos letal dos últimos oito anos. O número de mortos, feridos e de acidentes registrados nas estradas brasileiras caiu em relação ao carnaval de 2014, conforme divulgou hoje (19) a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A redução de acidentes chegou a 22%, houve 18% menos feridos e o número de mortos caiu 28% na comparação dos dois carnavais. Os números são calculados com base em grupos de 1 milhão de veículos, cada. Entre sexta-feira (13) e Quarta-Feira de Cinzas (18), foram registrados 2.785 acidentes no país, que resultaram em 120 mortes e 1.786 feridos.

Entre as melhorias estão os índices de três estados. No ano passado, Bahia, Minas Gerais e Paraná foram responsáveis por 40% das mortes registradas nas estradas durante o carnaval. Este ano, para mudar os índices, houve um reforço no efetivo, e os números caíram. Apesar da melhora, Minas Gerais – que teve redução de 47% nos óbitos com relação à frota – ainda apresentou a maior quantidade de acidentes e mortos em números absolutos. Devido às características de Minas de ter a maior malha rodoviária federal, uma economia forte e grande frota de veículos, [o estado] também serve de corredor de transporte para outros estados. Então, muitas pessoas de estados vizinhos utilizam as rodovias de Minas para transitar”, disse o coordenador da Operação Rodovida, Stênio Pires.

As colisões frontais foram responsáveis pelo maior número de mortes, apesar de não representarem o principal tipo de acidente. Esse tipo de batida é causado principalmente pela mistura de ultrapassagens forçadas, em locais proibidos, e alta velocidade. “A imprudência ainda ocasiona 85% dos acidentes. Os dois fatores principais são a ultrapassagem e a velocidade. E quando temos esses dois fatores somados, com certeza, o acidente é grave”, reforçou Pires.

Agricultores e caminhoneiros se reúnem contra aumentos do diesel

RJ, 31/07/2012, Protesto de caminhoneiros em greve  fecha a Rodovia Presidente Dutra (BR-116) próximo a Barra Mansa, na cidade do Rio de Janeiro  Foto: Pablo Jacob / Agencia O Globo
RJ, 31/07/2012, Protesto de caminhoneiros em greve fecha a Rodovia Presidente Dutra (BR-116) próximo a Barra Mansa, na cidade do Rio de Janeiro Foto: Pablo Jacob / Agencia O Globo

Os sindicatos que congregam os caminhoneiros de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras e agricultores se encontram às 8 horas da manhã desta sexta, na sede do Sindicato Rural, para debater a conjuntura de aumentos sucessivos nos combustíveis e a remuneração dos fretes de longo curso.

Extraoficialmente, alguns caminhoneiros já estão propondo o fechamento de rodovias, principalmente da BR 242, até o Governo encontrar uma solução plausível para o problema.

Em julho de 2012, o movimento de greve dos caminhoneiros autônomos e das empresas transportadas quase paralisou o País.

No Mato Grosso, especialmente na BR 163, o movimento fecha a rodovia em vários pontos, de maneira intermitente, como forma de protesto pelo aumento dos combustíveis e a baixa remuneração dos fretes, que estão comprometida em até 70% com o custo do diesel. 

Prodeb esclarece falha no site do DETRAN

Uma falha no ambiente tecnológico da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb), que abriga o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), no início da noite de quarta-feira (18), tornou indisponível o acesso à página e aos serviços on-line do órgão. De acordo com a Prodeb, o problema foi causado por uma falha no hardware onde estão localizados os arquivos do Detran. Técnicos trabalham em tempo integral para resolver o problema e minimizar os transtornos causados aos usuários no menor espaço de tempo possível.

 

topvel

 

requinte 400x481

PRF informa redução no número de vítimas de trânsito no Carnaval

O número de mortes nas estradas federais que cortam a Bahia reduziu 36% em relação ao mesmo período no ano passado. Em 2015, 9 mortes foram contabilizadas, enquanto em 2014 foram 14. A Operação Carnaval 2015 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi realizada entre os dias 13 e 18 de fevereiro. O balanço final foi divulgado na tarde desta quinta-feira (19).

De acordo com a PRF, o número de acidentes caiu 17% e a quantidade de feridos também apresentou redução de 18%. Em 2015, 142 acidentes foram registrados, enquanto em 2014 o número foi de 171. O número de feridos caiu de 101, em 2014, para 83, em 2015. No total, 16.189 veículos foram fiscalizados, 18.515 pessoas foram abordadas, sendo 4.601 autuadas.

A PRF ainda informou que 2.394 motoristas foram notificados por ultrapassagens proibidas, além de 9.676 imagens de radar capturadas por veículos em excesso de velocidade. Dos nove acidentes registrados com mortes, três foram por colisão frontal, dois por colisão traseira, dois atropelamentos, uma saída de pista e uma colisão lateral. Os registros foram nas BRs 116 (2), 349 (2), 420 (1), 367 (1), 110 (1), 242 (1), 101 (1). Com informações G1.

Olha aí, Amador, o povo também não gostou do que você disse.

Gerson Bonfanti, vice-prefeito de Formosa do Rio Preto:

Hoje o Oeste é destaque mundial pelo desenvolvimento impulsionado pelo agronegócio. Dizer que o agronegócio não é importante é não enxergar a diferença da região nessa ultima década, a exemplo de LEM.

Fernando Murata, empresário e presidente da Associação dos Moradores do Mimoso do Oeste -AMMO

Foi infeliz a declaração do sr. Amador quando se refere ao agronegócio .  Exemplo,  eu levanto de manhã,  preciso do agronegócio,  como tomar café preto,  comer sanduíche,  recheado de queijo com mortadela,  do açúcar para adoçar o café. Analise vc: quase tudo que consumimos vem do agronegócio.  O Amador e meu amigo,  mas foi infeliz no que ele disse.

Fernando Pop, jornalista

Amador vem sendo infeliz em 90% dos seus comentários. Precisa saber que em todo lugar existe o contra e o a favor e que precisamos viver juntos, mesmo com as diferenças. Quando isso não acontece, passa a ser intolerância. Aí acontece como na guerra chamada “santa”, um matando o outro.

Zé Filho, empresário

Concordo com Murata e Pop sobre a fala de Amador. Ele precisa ser mais cauteloso com o que diz. O que está sendo usado contra ele agora não foi outra pessoa que disse, foi ele mesmo. Políticos têm que tomar cuidado com o que fala em público, uma gravação pode criar problemas por décadas.

Siquara, presidente do PT de Barreiras

Todos sabe de onde eu venho, mesmo sendo coordenador do MST no oeste por 13 anos, tive um pensamento de respeito pelo agronegócio e, fazendo meu trabalho, conseguimos assentar 2.900 famílias, sem um conflito direto com os produtores de grande escala,

Já como presidente do PT, não vou fazer diferente, todos sabe da importância do agronegócio para o Brasil, como também da agricultura familiar, a qual eu defendo. Não tenho o agronegócio como inimigo do PT, e nem do governo, até porque os investimentos do governo federal para com agronegócio não são em troca de voto e sim como uma alternativa para a balança comercial do Brasil.

Abrapa leva agenda importante ao Ministério da Agricultura

katia

O presidente da Associação Brasileira de Algodão (Abrapa), João Carlos Jacobsen, e o seu vice-presidente, Júlio Cézar Busato, participaram, no último dia 10, de uma audiência com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Kátia Abreu, quando trataram de questões referentes à equiparação do prazo para comprovação das vendas de algodão do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro). O assunto toma relevância quando se sabe que os estados da Bahia e Minas Gerais tem o prazo de comprovação fixado para 28 de fevereiro, enquanto que no restante do Brasil o prazo é 30 de junho.

Na reunião, também foi reivindicada  a prorrogação do prazo de registro emergencial de cinco produtos para o combate à Helicoverpa. Continue Lendo “Abrapa leva agenda importante ao Ministério da Agricultura”

Segundo mandato poderá ser extinto a partir de 2018

FHC reiventou a reeleição
FHC reiventou a reeleição

A reeleição de prefeitos, governadores e presidente da República pode estar no começo do fim. Dos 34 deputados titulares integrantes da recém-instalada comissão especial sobre a reforma política, pelo menos 23 são favoráveis ao fim da reeleição do presidente da República, dos governadores e dos prefeitos.

A maioria (22) também é favorável à coincidência da data das eleições, conforme enquete realizada pela Agência Câmara, que mostra a tendência anterior ao início dos debates da comissão. Responderam ao questionário 28 dos 34 membros titulares.

O fim da reeleição e a coincidência das eleições municipais com as eleições estaduais e federal a partir de 2018 estão previstos na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 352/13, que será a base do início dos debates da comissão especial.

“Acredito que o fim da reeleição é um ponto de convergência de quase todos os parlamentares”, opina o deputado Victor Mendes (PV-MA), de acordo com a Agência Câmara. O deputado Henrique Fontana (PT-RS), que foi relator da reforma política na legislatura passada, destaca que só é a favor do fim da reeleição se forem instituídos mandatos mais longos, de cinco anos.

Sobre a coincidência das eleições, Fontana observa que é a favor de que todos os pleitos sejam realizados no mesmo ano, mas não no mesmo dia. “Por exemplo, as eleições municipais poderiam ocorrer no início de agosto, e no início de outubro poderia haver a eleição presidencial”, afirma.

Favoráveis ao fim da reeleição, o líder do Solidariedade, Arthur Maia (BA), e os deputados Benito Gama (PTB-BA) e Milton Monti (PR-SP) também defendem mandatos mais longos, de cinco anos.

Monti é a favor da realização de eleições em uma data única: “Desse modo, certamente teríamos possibilidades de desenvolver um trabalho melhor, seria mais útil para o Brasil. Hoje, na época da eleição, o governo e o Congresso Nacional param, as forças políticas acabam se voltando para as campanhas”.

No Brasil, de acordo com os textos originais das Cartas de 1891, 1934 e 1988, a reeleição do Chefe do Executivo e de seu vice era proibida para o pleito imediatamente seguinte, sendo que os termos da última foram alterados pelas emendas constitucionais n.º 5, de 1994, vetando a reeligibilidade, e n.º 16, de 1997, que passou a permitir apenas uma vez para um mandato subseqüente e sem restrição para um pleito não-consecutivo. Os textos originais das Cartas de 1937, 1946 e 1967 não fazem menção ao tema. Com edição do Bahia Notícias e deste jornal.

River Plate adota viagra e cafeína para jogar na altitude

A equipe médica do River Plate vai recorrer a doses de cafeína e Viagra para preparar os jogadores para enfrentar os efeitos da altitude. Sim, a droga criada para combater a impotência será usada pelos atletas para estimular a circulação de oxigênio no sangue e ajudar a respirar melhor, informou o Clarín.

“Os jogadores tomarão cafeína, aspirina e Viagra. Esse é o esquema usado atualmente para reduzir os efeitos causados pela altitude. Antes, se usava diuréticos. Agora, esse é o esquema clássico”, disse o médico da equipe Pedro Hansing, à radio La Red, da Argentina.

Em Oruro, a quase 3.800 metros de altitude, o time argentino vai enfrentar o San José, em sua estreia na Libertadores, na noite desta quinta-feira. O grupo chegou a Santa Cruz de la Sierra no início da madrugada desta quarta e seguirá para Oruro cerca de duas horas antes da partida.

O problema maior é se o efeito for ereções contínuas e as mesmas pernas bambas de quem completa a relação sexual. Isso é um absurdo!

Aliados desconfortáveis

Amador: presenteando o Prefeito com uma saia justíssima.
Amador: presenteando o Prefeito com uma saia justíssima.

Palavras do gênio político e orgulho da raça, Amador Araújo, presidente do PT em Luís Eduardo Magalhães:

-O Prefeito tem compromissos com o agronegócio. O agronegócio é inimigo ferrenho do Partido dos Trabalhadores. Mas que se dane o agronegócio. O Partido dos Trabalhadores não precisa do agronegócio.”

E repetindo, boçal e soberano.

-Que se dane o agronegócio.

O que o PT precisa mesmo é escolher melhor os seus quadros. Inclusive evitando elementos do tipo do dito cujo, que tenham as mesmas sutis atitudes de um elefante no salão dos cristais.

Chuva rende 48 mm em Luís Eduardo Magalhães

Foram 48 mm de chuva, que, ao que parece, atingiu toda a região produtora do Oeste baiano. Os meteorologistas prometem no mínimo mais 50 mm até 24 deste mes e mais 50mm até 3 de março.

É digno de nota que a cultura de principal valor agregado, o algodão, está em pleno desenvolvimento e apesar de suas características levemente xeromorfas precisa dessas chuvas para uma boa arquitetura e florescimento.

Informações da Câmara de LEM continuam por baixo dos panos.

279924_Papel-de-Parede-O-Chapolin-Colorado_1280x1024

Se o Ministério Público está pouco atento, o Tribunal de Contas dos Municípios não cumpre com as suas obrigações de acompanhamento, quem será por nós, contribuintes? O Chapolin Colorado?

Os sites informativos da Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães continuam congelados no tempo em agosto de 2014, portanto há quase seis meses. Além da flagrante ilegalidade do fato, existe uma falta de respeito exacerbada com o contribuinte, quando se sabe que inúmeros e vultosos contratos foram assinados na gestão da nova Mesa Diretora.

Como sempre, se gasta muito sem justificar para ninguém. O Tribunal de Contas dos Municípios recebe as informações, mas não as torna públicas, a não ser através de consulta presencial. Seria o caso de 35 mil eleitores de Luís Eduardo Magalhães  dirigirem-se ao TCM, em Barreiras, munidos de caneta e bloco de notas, para inteirar-se dos gastos com o Legislativo?

Atualmente se faz tudo por baixo dos panos. Editais, licitações, resultados das licitações, homologação, contratos decorrentes, compras em que a licitação não é exigível, admissão e exoneração de funcionários. Uma verdadeira panaceia para o desmando e a malversação de verbas públicas.

IBGE confirma que safra deste ano ultrapassa 200 milhões de toneladas

Safra-2015

A primeira estimativa de 2015 para a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas (caroço de algodão, amendoim, arroz, feijão, mamona, milho, soja, aveia, centeio, cevada, girassol, sorgo, trigo e triticale) totalizou 201,3 milhões de toneladas, um crescimento de 4,4% em relação à obtida em 2014, que somou 192,8 milhões de toneladas.

Os dados são do primeiro Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado na quinta-feira (12), pelo IBGE.

Área da colheita cresceu 1,6% em relação a 2014
A estimativa da área a ser colhida é de 57,2 milhões de hectares, o que representa acréscimo de 1,6% frente à de 2014 (56,3 milhões de hectares). Arroz, milho e soja, os três principais produtos deste grupo, somados representaram 91,6% da estimativa da produção e responderam por 85,4% da área a ser colhida.

Em relação ao ano anterior, houve acréscimo de 3,5% na área da soja e redução 1,3% na área de arroz e de 0,3 na área do milho. No que se refere à produção, houve acréscimos de 3,3% para o arroz, 10,5% para a soja e diminuição de 2,9% para o milho.

Quanto à produção, em relação à obtida em 2014, as estimativas de janeiro deste ano indicam que 12 dos 26 produtos aumentaram, com destaque para amendoim em casca 1ª safra (crescimento de 18,8%), arroz em casca (3,3%), a aveia em grão (23,6%), cevada em grão (23,1%), soja em grão (10,5%) e o trigo em grão (20,4%).

Regiões
Nessa avaliação para 2015, o Mato Grosso liderou como maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 23,1%, seguido pelo Paraná (18,2%) e Rio Grande do Sul (15,9%), que, somados, representaram 57,2% do total nacional previsto.

Regionalmente, o volume da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas apresentou a seguinte distribuição: Centro-Oeste, 81,7 milhões de toneladas; Sul, 75,2 milhões de toneladas; Sudeste, 19,7 milhões de toneladas; Nordeste, 19,2 milhões de toneladas; e Norte, 5,5 milhões de toneladas.

Comparativamente à safra passada, foram constatados incrementos de 0,2% na região Norte, de 23,0% na região Nordeste, de 9,7% na região Sudeste e de 6,3% na região Sul. A região Centro-Oeste apresentou diminuição de 1,5% em relação à produção do ano anterior.

 

01 - Janeiro - panfleto_o expresso 2 = cortado

01 - Janeiro - panfleto_adesivo copy 4

Finalmente, uma chuva de respeito

10984284_1024524867561615_1779779954849839510_n

Precipitação da abençoada chuva de hoje ao meio dia já atingiu 30 mm (30 litros por m²) na redação de O Expresso. Por volta das 13h15m recém iniciava a chuva no centro. Neste momento, uma chuva mansa persiste na região leste da cidade.

Em São Paulo, o nível dos reservatórios chegou a aumentar em 0,5%, fazendo extravasar algumas das pequenas barragens que a SABESP fez, em regime emergencial, para recalcar água do volume morto.

 

2 A grande produtos

Cafeicultores querem fazer um grande evento em maio

A mudança da data do 16° Simpósio Nacional do Agronegócio Café (Agrocafé), que passou de 09,10 e 11 de março para 11, 12 e 13 de maio, abalou, mas não desanimou, os organizadores do evento, que, ao contrário, planejam fazer desta edição a melhor já realizada até hoje.

As boas perspectivas para a safra 2015 e os preços do café em recuperação dão uma dose extra de otimismo para os organizadores, liderados pela Associação de Produtores de Café da Bahia (Assocafé). O 16°Agrocafé  será realizado no Bahia Othon Palace, em Salvador. Em torno de 1000 participantes são aguardados.

 

requinte 400x481

Governo diz que Polícia foi mais produtiva no carnaval de Salvador

Liberou geral: carnaval foi mais do tipo "paz e amor".
Liberou geral: carnaval foi mais do tipo “paz e amor”.

Segundo relatório do Governo do Estado, a eficiência policial no carnaval de Salvador ficou comprovada por meio do aumento da produtividade. Só o número de prisões em flagrante registrado pela Polícia Civil nos seis dias da folia foi de 114, um aumento de 26,7% em comparação com a festa do ano passado, que teve 90 capturados.
Nos quesitos conduzidos por uso de drogas e presos pela venda de entorpecentes, o êxito da segurança foi maior e resultou em 1031 encaminhados para os postos policiais, contra 434 levados para averiguação pelos mesmos tipos de crimes.
A produtividade policial não melhorou apenas o número de prisões em flagrante. O registro de conduzidos para unidades policiais subiu de 1.222 em 2014 para 2.287 este ano. Foram mais de 23 mil policiais nos três circuitos, nos carnavais de bairro e do interior, com o suporte tecnológico do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR).
Mais de 330 câmeras, entre fixas e móveis, captavam as imagens dos delitos e as patrulhas que, equipadas com GPS, eram direcionadas imediatamente para o local do crime, dando uma resposta rápida, na maioria dos casos.
Outros números
As brigas nos circuitos tiveram registro inferior este ano. Foram computados três casos em 2015, contra quatro no ano anterior. Já lesões leves registraram o acréscimo de 20 casos. Nessa edição do Carnaval não houve registro de lesão corporal seguida de morte.
A polícia registrou ainda dois homicídios na festa de 2015 (nos circuitos Osmar e Dodô), diferente do ano passado quando foi computado apenas um. Com as imagens do momento dos disparos, o Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) e a Superintendência de Inteligência (SI) da SSP já estão com as investigações avançadas e em processo de identificação dos suspeitos. As seis ocorrências de tentativa de homicídio também estão sendo investigadas pelo DHPP com o apoio da SI.

Tragédia na Bolívia

memesinterstrongestrep3Mais um absurdo aconteceu ontem. Depois de proibir jogos em La Paz em 1996 e, em nova tentativa, em 2007, ao arrepio das determinações da FIFA, o jogo entre Strongest e Internacional foi uma tragédia, com jogadores se servindo de garrafas de oxigênio para poder continuar a disputa. Os bolivianos pareciam ter um motorzinho extra para a correria, enquanto os defensores do Inter se moviam em câmara lenta. Pelo visto, o 3×1 saiu barato demais.

Em 2007, dizia a Fifa, em comunicado:

“Por razões médicas e para proteger a saúde dos jogadores, o Executivo resolveu que, no futuro, não deverão mais acontecer partidas internacionais a uma altura superior aos 2.500 m de altitude”.

Mesmo reconhecendo as condições, a turma da corneta saiu em campo na internet, criando memes como este para gozar a derrota colorada.

Hoje terá chuva no Nordeste.

Os institutos de Meteorologia dizem que hoje chove em grande parte do Oeste baiano. Não é sem tempo: há mais de 15 dias só temos chuvas esparsas em toda a região produtora. A temperatura se manteve alta e agora, às 11 horas, estava acima de 27º C. A explicação dos cientistas é complexa: áreas de instabilidade associadas a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis no oceano organizam pancadas de chuva sobre quase todos os Estados, com exceção da região da Chapada Diamantina, na Bahia, onde a chance para chuva é menor.

Por conta das elevadas temperaturas em todo o Nordeste, não se descarta chuva forte no sudoeste da Bahia e Ceará, ainda que de maneira mal distribuída.

Ônibus bate no Rio, pega fogo e oito morrem

Foto de José Lucena, da Futura Press para o Terra.
Foto de José Lucena, da Futura Press para o Terra.

Pelo menos oito pessoas morreram nesta quarta-feira após um ônibus se chocar contra um poste na cidade de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, informou a polícia. Outras cinco pessoas ficaram feridas, de acordo com fontes do corpo de bombeiros.

O acidente ocorreu aproximadamente às 6h no bairro Santa Catarina, do município de São Gonçalo, e, segundo as fontes, três mortos estavam fora do ônibus, enquanto os outros cinco estavam na parte traseira do veículo.

Na madrugada deste sábado na BR-101, na região da cidade de Serra, na Grande Vitória (ES) outro acidente com ônibus deixou oito mortos. Segundo informações da Globo News, o veículo levava artesãos de Porto Seguro (BA) para o Rio de Janeiro, quando capotou e caiu em um barranco de aproximadamente 20 metros. Além dos mortos, o acidente deixou 21 pessoas feridas, sendo 13 em estado grave.

O motorista, que saiu do acidente praticamente sem ferimentos, relatou que perdeu o controle do ônibus ao desviar de um caminhão que invadiu a pista na contramão. De acordo com o Corpo de Bombeiros, entre os mortos estão sete adultos e um adolescente.

Caminhoneiros entram em greve no Mato Grosso. Combustíveis vão aumentar.

protesto-caminhoes-foto-do-internauta

Motoristas autônomos e frotistas voltaram a realizar bloqueios na BR-364 em Campo Novo dos Parecis e na MT-358 em Tangará da Serra neste sábado (14). A categoria revela que não descarta ir para Brasília (DF) caso as autoridades do Estado e Federal não ouçam a realidade dos motoristas profissionais e sugestões de soluções. Em Campo Novo dos Parecis motoristas chegaram a derramar soja como forma de protesto como na foto acima.

As principais reivindicações dos motoristas é o aumento abusivo do preço do óleo diesel, que corresponde a aproximadamente 65% a 70% do valor do frete, além de melhorias como pontos de parada de descanso, incentivos para os autônomos, entre outras.

Em Tangará da Serra o manifesto chegou a ser dissolvido após alguns motoristas revoltarem-se após um caminhoneiro tentar furar o bloqueio. Na ocasião o veículo chegou a ser apedrejado. Segundo relatos do manifesto em Campo Novo dos Parecis, alguns motoristas chegaram a derramar soja em forma de protesto.

Conforme o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros de Tangará da Serra, Edgar Laurini, os caminhoneiros voltaram a cruzar os braços na manhã deste sábado. “Os caminhoneiros que desejarem dar meia volta e retornarem de onde vieram podem. Só não estamos permitindo que sigam viagem. Estamos parando apenas caminhões carregados com grãos”. Questionado sobre o transporte de grãos das lavouras para os armazéns Laurini relata que este tipo de movimentação está permitida. “Só não pode deixar a cidade”.

Em Tangará da Serra na quarta-feira (11) chegou-se a ter cerca de 3 mil pessoas participando da paralisação entre motoristas e empresários, relata presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do município.

“Queremos que as autoridades se sentem conosco para ver a realidade a qual vivemos. Caso não venham até nós, não descartamos ir à Brasília apresentar nossas reivindicações e sugestões”, pontuou Edgar Laurini.

Fonte: Olhar Direto

O movimento pode alcançar níveis nacionais, como aconteceu em julho de 2013. Por outro lado, o movimento pode ser reforçado por um novo aumento nos combustíveis.

As resoluções do Confaz (conselho fazendário que reúne as secretarias da fazenda dos estados) e a adição da CIDE – Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico  aos combustíveis podem criar novo aumento ainda esta semana.

O Ministro da Fazenda, garantiu, no entanto, no final de janeiro, que a CIDE só viria em 90 dias e o PIS/COFINS seria reduzido então:

“Daqui a três meses [quando começar a valer o aumento da Cide], temos intenção de reduzir o PIS e a Cofins”.

Com clima de vésperas de baile da Ilha Fiscal, parece que ninguém garante nada neste Governo.

faahf fevereiro 15

capa223

Confiança última

 

Quinta

lemconet horizontal

Hotel Columbia 1 (1)

O mundo visto em algumas fotos

copenhaguen

Em Copenhaguen, milhares protestam por ataques islâmicos à liberdade de expressão

foto 1

Governo da Bahia diz que carnaval traz R$1 bilhão por meio do turismo.

foto 2 carla facchin

Pode chover pouco no Nordeste e no Sudeste, mas em Porto Alegre a água toma conta das pistas. Foto de Carla Fachin, da RBS.

foto 3

Um turista americano se dá muito mal no “Carnaval de Toros”, na Espanha. Está gravemente ferido no Hospital.

foto 4 olinda

Em Olinda, Pernambuco, chuva também interrompeu carnaval de rua.

foto 4 pacotão correio braziliense

Em Brasília, o bloco “Pacotão” sai às ruas, na terça-feira de Carnaval, como faz há mais de 30 anos.

640px-Boeing_377_N1033V_PAA_Heathrow_12.9.54

O “Stratocruiser” da Pan Am, que fazia escala em Barreiras, no pós-guerra. O modelo da Boeing era derivado do bombardeiro B29. A Boeing construiu apenas 59 aparelhos, dos quais sete a PAN AM perdeu em acidentes. Um deles caiu em Carolina, no Maranhão, deixando  50 vítimas. Ele fazia a rota Buenos Aires – Montevidéu – Rio – Port of Spain – Nova Iorque. Foto da Wikipédia.

 

 

Governador diz que quer tornar maior o carnaval de Barreiras. Sobre segurança, saúde e educação, nada.

gov

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O governador Rui Costa se juntou aos foliões do Carnaoeste, no município de Barreiras, na noite desta segunda-feira (16), prestigiando o circuito cultural da festa, o Cais Folia, localizado na Praça Landulfo Alves. No clima da festa, Rui dançou ao som de fanfarras, além de posar para fotos com o público e conferir a apresentação de bandas locais direto do palco. “Eu estou aqui para firmar uma parceria com o município de Barreiras. No ano que vem, investiremos muito mais, promovendo a festa, que tem enorme potencial para atrair turistas. Vamos divulgar o Carnaval de Barreiras em outros estados”, afirmou o governador.
Ainda durante a passagem pelo espaço tradicional da folia, que resgata a cultura de antigos carnavais, Rui disse que quer “transformar o Carnaval de Barreiras no maior do Centro Oeste brasileiro, e não apenas no maior do Oeste baiano”. Em seguida, Rui Costa foi para o circuito oficial da festa, que recebe o desfile de trios e blocos, com grandes nomes da música baiana.

Também presente na festa, o secretário de Turismo, Nelson Pelegrino, destacou o potencial do evento para atrair turistas ao estado nesta época do ano. “O carnaval do Brasil é um produto conhecido no mundo todo e, indiscutivelmente, o da Bahia é a maior festa de rua do planeta. A nossa preocupação é diversificar os destinos turísticos. Além do carnaval de Salvador, o Carnaoeste é uma festa que vem crescendo bastante. Vamos trabalhar para fortalecer ainda mais, torná-lo referência”.

Mais de 300 policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado – CIPE/Cerrado e do décimo batalhão da Polícia Militar fazem parte do esquema de segurança da festa. A foliã Edna Barros elogiou a segurança e a presença da PM no circuito. “Estou adorando. Tanto no camarote quanto na pista, estou me sentindo segura. Vejo policiais por toda a parte”.

Em 120 anos, esta é a primeira vez na história de Barreiras que um governador participa do Carnaval do município, que já é considerado um dos maiores eventos realizados neste período no interior da Bahia. Da Secom/Ba.

Por falta de uma agenda com a imprensa regional, Rui Costa não respondeu perguntas importantes, como quando será a inauguração do Centro Prisional de Barreiras; da construção de um novo colégio secundário em Luís Eduardo Magalhães; da construção das instalações de Polícia Civil em Luís Eduardo; da melhoria das condições do Hospital do Oeste e da demanda reprimida de cirurgias eletivas; do sensível aumento da violência em todo o Oeste, entre outras.

Rui Costa, por outro lado, foi paparicado por políticos e aderentes de toda ordem, além de beijar criancinhas e dar uns pinotezinhos desajeitados com os carnavalescos.

 

topvel

 

????????????? 

 

Colorados começam caminhada da Libertadores hoje à noite.

libertadores_2015g

interTemperatura abaixo de 10º C, chuva fina e a pouco oxigênio nos 3.600 metros de La Paz, na Bolívia. Tudo isso o Internacional enfrenta, hoje à noite, a partir das 9h30m (horário do Nordeste) na sua primeira participação na Copa Libertadores da América, contra o Strongest. A delegação colorada buscava adaptação no altiplano de Santa Cruz de la Sierra, mas agora, às 15 horas, chegou a La Paz.

O colorado gaúcho disputa no grupo com Strongest, Universidad do Chile e Emelec, do Equador. Nesta fase de grupos, o último jogo acontecerá em 16 de abril.

 

Sem título

LÂMINAS-WEB---O-ANO-AINDA-NÃO-ACABOU---Buriti-FORD-03

Kids Folia continua na terça-feira de Carnaval

kids foliaO primeiro Kids Folia de Luís Eduardo Magalhães vai continuar nesta terça-feira, 17, feriado de Carnaval. A festa dedicada as crianças, que inicialmente, aconteceria apenas no domingo, 15, foi prolongada. A programação inclui música especial de carnaval para os pequenos, bonecos gigantes, apresentação da banda Guerreiros do Oeste, escolha das melhores fantasias, além do Trenzinho Folia para as crianças passearem e brinquedos infláveis.

“Depois de toda diversão deste domingo convidamos novamente os pais para levarem seus filhos para curtirem um pouco do carnaval conosco, agora nesta terça-feira”, disse a secretária de Cultura e Turismo, Janne Scholsser. O Kids Folia deste feriado de carnaval começará as 17h. Não fique de fora dessa.

Levy trabalha para resgatar credibilidade econômica de Dilma

size_810_16_9_joaquim-levy

Texto do Jornal do Comércio (RS) e foto Abril.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, tem recebido bancos de investimento, consultores e empresários para reafirmar as diretrizes de transparência no ajuste fiscal em busca da credibilidade perdida nos anos de seu antecessor, Guido Mantega. Evitando publicidade, Levy tem se reunido com esses dirigentes em audiências conjuntas com seus secretários, em Brasília e em São Paulo. No entanto, a maior parte dessas reuniões não tem entrado em sua agenda oficial diária.

Buscando queimar etapas, o ministro tem buscado participar de todas as agendas possíveis com bancos de investimentos, consultorias econômicas, investidores e empresários, às vezes, esticando sua jornada até a madrugada. Na quinta-feira, por exemplo, logo após chegar da reunião dos ministros de Finanças dos países do G-20, em Istambul, na Turquia, Levy ficou em seu gabinete do quinto andar do Ministério da Fazenda até 1h da madrugada de sexta-feira. Sete horas depois, estava de volta para dar expediente.

A lógica desse tipo de agenda de trabalho, pelo menos neste início de gestão, é acelerar nos agentes econômicos a percepção de que a política econômica mudou. Ele busca participar de reuniões dos outros secretários, seja no começo ou no final, de forma a afinar a mensagem passada e, também, deixar claro a todos que a política econômica também se faz com comunicação, com olho no olho, diz uma fonte próxima ao ministro.

Um exemplo disso foi sua reunião com empresários do setor do varejo, realizada na quinta-feira passada. Na conversa com a empresária Luiza Trajano, do Magazine Luiza, Levy defendeu uma nova política econômica, sustentada na transparência das contas públicas, em contraposição às manobras e à contabilidade criativa que marcou a equipe antiga, e também no fim da política de desonerações tributárias concedidas à diversos setores. Deixou claro que o governo precisa fazer o ajuste fiscal neste primeiro ano do segundo mandato e que os empresários podem confiar na política econômica, que não ficará no caminho dos empresários.

Levy pretende realizar, pelo menos, uma reunião com o setor produtivo por semana após o carnaval. Até lá, estará em Nova Iorque para reuniões com investidores estrangeiros e representantes da área financeira. Ainda neste mês, Levy deve ter uma reunião com lideranças da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Ele quer ter reuniões  olho no olho com a maior número possível de agentes, disse a fonte do Ministério da Fazenda.

Um economista da área de tesouraria de um banco privado nacional afirmou que pelo menos o contato com o Tesouro Nacional mudou muito. Antes fechado e receoso nas conversas com o setor privado, o Tesouro pouco se comunicava com economistas de bancos e consultorias, exceção feita à área de dívida pública do órgão. Foi um padrão distinto daquele que vigorou durante o comando dos dois antecessores do ex-secretário Arno Augustin: o próprio Levy e o atual secretário executivo do ministério, Tarcísio Godoy. Ambos mantinham contato com o mercado.

Na ânsia para transmitir a mensagem principal de transparência, Levy tem usado todos os espaços para isso. Na sexta-feira, em nota oficial por meio da assessoria de imprensa do ministério voltada a negar boatos nas redes sociais sobre confisco da poupança, a mensagem estava lá: Tais informações são totalmente desprovidas de fundamento, não se conformando com a política econômica de transparência.

Maxxi Rome

requinte 400x481

01 - Janeiro - panfleto_o expresso 2 = cortado

ARTE 01

Jornalista leva ao Governador projeto de amplitude social em Barreiras

Fernando Machado Zda.Fernando Machado, o editor chefe do blog ZDA, um dos mais respeitados da Região Oeste, leva, hoje, ao governador Rui Costa, o seu projeto de disseminar a construção de quadras esportivas em todo o Município de Barreiras.

O projeto de Fernando  sugere a construção de 05 ginásios esportivos, 20 quadras poliesportivas, 20 campos de barro – com alambrado, traves e iluminação, e 20 quadras tipo basquete 3×3.

Segundo o Jornalista, tudo isso custa R$5 milhões, desde que implantado em áreas públicas disponíveis.

Agora, o projeto está reforçado com a ação dos estabelecimentos universitários da Cidade, levando, junto com as quadras, assistência social, educação física e profissionais da área de humanas.

-O vazio institucional do poder público nos bairros pobres tem permitido o avanço do tráfico de drogas e da violência, que já contribui, em 45 dias, com cerca de 15 mortes violentas na cidade.

Se Rui Costa receber Fernando Machado, tomará conhecimento do projeto antes do Prefeito, que ainda não encontrou uma brecha em sua agenda para inteirar-se da importante ação social.

No entanto, parece que Antonio Henrique concorda com a venda do Ginásio Baltazarino para financiar o projeto. Em conversa informal com Fernando Machado, Tonhão afirmou que equipamentos públicos ultrapassados, como o Ginásio, as instalações da Prefeitura, o parque de exposições e a feirinha deveriam ser alienados para permitir a construção de prédios modernos e úteis à cidade.

Fernando tem como apoio político, além do reconhecimento de toda a mídia, mais de 100 participantes do grupo de discussão do Oeste Debate, no whatsapp, onde tem divulgado suas ideias.

Colisão frontal causa 4 mortes na Ba 172, próximo a Serra Dourada

tabocas

Com informações e fotos do Cotidiano Policial, de Santa Maria da Vitória.

Neste sábado ocorreu um gravíssimo acidente de trânsito no Oeste. Segundo informações de testemunhas, dois veículos transitavam na BA-172 no KM 69, após o trevo da cidade de Serra Dourada, quando o condutor de uma caminhonete Nissan Frontier placa OUG 4348 (Salvador), tentou desviar de um motociclista que transitava na contra-mão. O motorista aparentemente veio a perder o controle do veículo, que colidiu com um Renault Sandero de placa OVP 4614 (Brasília).

tabocas 2

Depois de capotar por várias vezes, os automóveis entraram em combustão,  ocasionando quatro óbitos no local. Entre os mortos, Rosângela Maria Rigo e Lurdinha Rodrigues, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal.

tabocas 3

Duas vítimas foram socorridas e encaminhadas para o hospital de Tabocas do Brejo Velho, mas como o hospital não oferecia estrutura adequada elas foram transferidos para o Hospital do Oeste, de Barreiras.

mapa

O marcador vermelho próximo ao local onde aconteceu o acidente.

funcionárias

A ministra chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, fez publicar nota de pesar no site de sua pasta, lamentando o trágico acidente:

Foi com extrema tristeza que recebi a notícia na madrugada de hoje (15) do falecimento, em um trágico acidente de carro, no interior da Bahia, de três mulheres que viajavam para o carnaval, sendo que duas delas integravam nossa equipe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR): a Secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas (SAIAT), Rosangela Rigo, e a Coordenadora-Geral da Diversidade, Lurdinha Rodrigues. Duas feministas históricas, elas farão muita falta na luta pelo combate à discriminação de gênero e na construção de políticas públicas pelos direitos das mulheres.

Acima de tudo perdemos duas grandes amigas e companheiras de militância feminista.  Ambas deixam um legado excepcional de coragem, determinação e alegria para a transformação dos sonhos e utopias na luta pelo avanço das conquistas dos direitos das mulheres.

Rosangela Rigo esteve à frente da Secretaria de Enfrentamento a Violência como Secretária Adjunta e havia assumido no início deste ano a Secretaria de Articulação Institucional de Ações Temáticas da SPM/PR. Foi titular da Coordenadoria da Mulher na prefeitura de Campinas e Secretária da Mulher na prefeitura de Suzano, ambos em São Paulo; Secretária Estadual de Mulheres do PT de SP e integrou o Coletivo Nacional de Mulheres do PT. Rosangela também participou do grupo feminista GTPOS/SP (Grupo de Trabalho e Pesquisa em Orientação Sexual).

Lurdinha Rodrigues, desde o início de minha gestão na SPM/PR,  quando criei esta estrutura, foi coordenadora da Diversidade. Militante ativa feminista, desde jovem lutou contra a ditadura militar e pelas liberdades democráticas no nosso país e foi uma grande defensora dos direitos humanos, principalmente da população LGBT.

Toda minha solidariedade às famílias neste momento de dor. Não mediremos esforços para dar todo o apoio necessário.

 

faahf fevereiro 15

universitário 2502