UFOB abre concurso público para contratação de professores

A Universidade Federal do Oeste da Bahia vai realizar processo seletivo para a contratação de 33 novos professores. As vagas são para os câmpus de Barra (6), Barreiras (17), Bom Jesus da Lapa (4), Luís Eduardo Magalhães (3) e Santa Maria da Vitória (3), com salários que chegam a R$ 8 mil.

As inscrições custam R$ 95, R$100 e R$ 115 para os cargos de professor Auxiliar, Assistente e Adjunto, respectivamente, e começam nesta quinta-feira (13) no site www.concursos.ufba.br. Os candidatos participantes do Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal  podem solicitar isenção de pagamento da inscrição até terça-feira (18). As provas serão realizadas em Barreiras, a partir de 12 de janeiro de 2015 .

Das vagas oferecidas, cinco exigem apenas a graduação em Medicina e nas Engenharias, com 20 horas de trabalho. As demais são para mestres e doutores, em regime de 40 horas com Dedicação Exclusiva. Mais informações podem ser acessadas no edital.

A UFOB

Criada há um ano e cinco meses, a UFOB possui 1490 alunos matriculados em 29 cursos de graduação, distribuídos por cinco cidades do Oeste da Bahia, e um curso de mestrado em Ciências Ambientais, com 25 vagas anuais. O seu quadro de servidores é formado por 154 professores e  176 técnicos-administrativos.

 

postoalemateus

 

Topvel

banner sampaio topo vestibular cm

??????????

Standbyte nova loja

???????????????????????

mural do oeste

Mercadante diz que 15 ministros já pediram demissão

O ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Aloizio Mercadante, informou há pouco que “de dez a 15” ministros já entregaram cartas colocando seus cargos à disposição da presidenta Dilma Rousseff. Segundo ele, a atitude é apenas uma formalidade sugerida por ele e outros colegas, e não se trata de uma obrigação.

Mercadante não soube precisar a quantidade nem detalhar os nomes dos ministros que já entregaram os cargos, pois algumas cartas foram enviadas diretamente para o gabinete da presidenta. Para o ministro, esta é uma forma de demonstrar publicamente o “espírito demonstrado na campanha”, que pregou o lema “Equipe nova, governo novo”. “Faz quem quiser, é um gesto de gentileza. E não tem prazo, o governo vai até 31 de dezembro. É um gesto de reconhecimento e agradecimento”, disse.

Eduardenses ajudam flagelados de Barreiras

fabioO empresário Fábio Lauck se destacou na ajuda às famílias que tiveram suas casas inundadas nesta segunda-feira, em Barreiras. Além de separar 3.000 kg de alimento, enviou, em caminhão próprio, para o grupo de jornalistas, intelectuais, políticos e líderes comunitários do grupo Oeste Debate, no whatsapp.

Os integrantes do grupo separaram os alimentos em 150 cestas e estarão distribuindo hoje e amanhã aos mais necessitados. Eles recolheram também R$3.000,00, dois mil dos quais 2 mil doados pelo ex-prefeito de São Desidério, Zito Barbosa, para a compra de alimentos e colchões.

O pessoal da UFOB, representado pelo integrante do Grupo, professor Poty Lucena, recolheu roupas.

Os integrantes do Grupo estão recolhendo ainda brinquedos, remédios e vestuário para ampliar a doação. O jornalista Fernando Machado, um dos administradores do Grupo, tem “agitado as massas” no sentido de ajudar os seus conterrâneos e ficou sensibilizado pela ajuda de Lauck, diligentemente intermediada pela publicitária Aline Macedo.

Internacional se recupera e arranca empate do São Paulo

A maior torcida do Rio Grande do Sul tem a missão de empurrar o time neste final de campeonato
A maior torcida do Rio Grande do Sul tem a missão de empurrar o time neste final de campeonato

Depois da tragédia ocorrida no domingo, o Internacional recuperou-se, ontem à noite, ao arrancar um empate com o São Paulo, no Morumbi, em 1×1, e reocupar a terceira colocação do Brasileirão.

Como já ocorreu em diversos momentos da história colorada, o Beira-Rio terá que ser novamente um fator diferencial na busca pelas vitórias. Agora restam apenas quatro partidas neste Brasileirão, sendo que três delas serão na casa do Internacional. Mais do que isso: serão três jogos seguidos no Gigante, nos quais o Clube do Povo irá em busca da pontuação máxima para conquistar a vaga no G-4 que garantiria a presença na Libertadores de 2015.

Tudo começa já neste domingo (16/11), às 17h, quando o Inter recebe o Goiás. Depois, o Colorado ainda enfrentará Atlético-MG e Palmeiras em seus domínios, para encerrar o campeonato fora de casa contra o Figueirense. Do site oficial.

O Atlético Mineiro começou bem a decisão da Copa do Brasil derrotando o Cruzeiro por 2×0.

SESI/SENAI apresenta projeto de ensino articulado para Prefeito

DSC_0102

O prefeito Humberto Santa Cruz recebeu, na manhã desta quarta-feira, 12, na sala de reuniões do gabinete, o Gerente do Núcleo Estratégico do Serviço Social da Indústria (SESI) na Bahia, Kenneth Nunes e o Gerente da Unidade Oeste do SESI, Henrique Almeida para tratar do processo seletivo do projeto de Ensino Articulado SESI/SENAI, ligado ao Sistema FIEB e em vias de ser implantado em Luís Eduardo Magalhães.

Embora o complexo tenha previsão de inauguração no final de fevereiro de 2015, para o Gerente do Núcleo Estratégico do SESI, Luís Eduardo Magalhães sai na frente, uma vez ser uma cidade com uma vocação para o crescimento, devido seu agronegócio pujante. “Temos certeza que essa aliança com o município auxiliará na formação de uma nova geração de jovens”, comentou Kenneth durante a reunião que também contou com integrantes da imprensa local.

Até o dia 19 de novembro estão abertas as inscrições aos interessados em participar do processo seletivo. A priori estão aptas a participar adolescentes com no máximo 16 anos, completos até 31 de março de 2015 e que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental II (9º ano). No entanto, explica Kenneth, tendo em vista a realidade do município a idade máxima para inscrições será de 18 anos.

Até a data final para realização das inscrições uma unidade móvel do SESI atenderá na Praça Matriz Sérgio Alvim Motta. O processo seletivo está marcado para o próximo dia 30 de novembro na Escola José Cardoso de Lima. Ao todo são 120 vagas disponíveis.

Mais qualificação e empresas – Para o prefeito Humberto Santa Cruz uma unidade de ensino como esta da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) só trará benefícios ao município. “O mais importante é que esses jovens receberão uma capacitação para se destacar no mercado de trabalho e com isso ter a entrada para o primeiro emprego mais facilitada pela sua capacitação”, disse o prefeito.

Para o chefe do executivo local a iniciativa é importante também para atração de mais empresas, que poderão, num futuro próximo, encontrar no município pessoas qualificadas para o mercado de trabalho.

Sobre o complexo – O Complexo Educacional comportará o prédio do SESI com 1.599m², contendo 2 pavimentos e ofertará atendimentos na área de Saúde, com 5 consultórios médicos, 2 consultórios odontológicos e raio x e na área de Educação EAD/EJA, com 5 salas de aula e 4 laboratórios. O prédio do SENAI com 844m², contendo 1 pavimento e ofertará atendimento na área de educação profissional, com 7 salas de aula e 2 laboratórios práticos, além do galpão com 516m² que ofertará cursos práticos. Os prédios da portaria, central de utilidades e central de resíduos também se somam a este empreendimento, além do estacionamento com capacidade para 82 vagas de veículos.

sesi 2

Presenças – Também acompanharam a reunião a Especialista do Núcleo Estratégico de Educação do SESI, Solange Novis e os secretários de Indústria, Comércio e Serviços, Rosangela Della Costa; Planejamento, Orçamento e Gestão, Carlos Augusto Daniel; Governo, Carlos Alberto Koch e Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Gilmar Rocha. Para mais informações e consulta a tabela de preços, basta acessar www.fieb.org.br.

 

Barreiras: Prefeito assina contrato de transporte público

Ass contrato transp3

Na tarde desta quarta-feira, 12, o prefeito de Barreiras, Antonio Henrique, acompanhado de secretários municipais e do deputado estadual eleito Antonio Henrique Júnior, assinou, após homologação, o contrato com a empresa vencedora da primeira Licitação Pública de transporte coletivo da história do município. A licitação ocorreu no último dia 4 de novembro em sessão aberta ao público na Câmara Municipal, e teve como vencedora a Viação Cidade de Barreiras.

De acordo com o contrato, a empresa terá concessão para operar o serviço de transporte coletivo urbano, rural e distrital de passageiros pelo prazo de 20 anos. A partir de agora, a Viação Cidade de Barreiras deverá cumprir a proposta apresentada na licitação.

Ass contrato transp

“A assinatura do contrato inicia uma nova etapa entre o gestor e o concessionário, no caso a Viação Cidade de Barreiras, que inclui a aquisição de uma nova frota de ônibus, incluindo 35 veículos zero quilômetro, para oferecer uma comodidade que até então não foi ofertada na cidade. Com isso, ganha o gestor do município, ganha a população e ganha a empresa, que poderá ofertar um serviço com maior segurança e qualidade para os usuários”, declarou o presidente da empresa, José Maria.

Para o prefeito Antonio Henrique, esse é um momento histórico, uma vez que em 123 anos de emancipação político administrativa, é a primeira vez que o município realiza uma licitação para o transporte público.

“É uma data histórica para a cidade. Eu me sinto muito satisfeito com isso, por ser o primeiro prefeito a assinar essa concessão pública em nosso município. Essa transformação no sistema de transporte é de grande responsabilidade, tanto do gestor público como da concessionária autorizada a prestar o serviço, que deve oferecer um serviço público de qualidade, com ônibus novos e uma série de melhorias que virão para o cidadão de Barreiras”, afirmou o prefeito.

Ao final do ato de assinatura, o prefeito afirmou que detalhará em entrevista coletiva, a ser realizada na manhã desta quinta-feira, 13, todo o processo de implementação do novo sistema de transporte público.

Eduardenses fazem caminhada pela Paz

CAMINHAda 2
Centenas de moradores do Jardim Paraíso e bairros próximos saíram às ruas, agora no final da tarde, para protestar contra o aumento da violência em Luís Eduardo Magalhães. A Sutrans fez a segurança da caminhada. Acompanhados por um carro de som, os manifestantes se pronunciaram em paradas estratégicas, a última delas na Praça do Jardim Paraíso, relatando inclusive casos pessoais, em que foram vítimas da violência. Entre os manifestantes, o empresário Ondumar Borges Junior, que relatou casos de assalto em seu supermercado.

CAMINHADA 3

CAMINHADA 4

caminhada 5

 

Segundo dados fornecidos pela própria Secretaria de Segurança, são os seguintes as estatísticas de violência na cidade, contabilizadas até o final do mês de setembro ( clique na imagem para facilitar a leitura):

estatíscas

 

 

Barreiras, também até o final de setembro, registrava 41 homicídios dolosos, com praticamente o dobro da população de Luís Eduardo Magalhães. Do registro, infere-se que Luís Eduardo, até setembro já tinha o equivalente a 44 homicídios por grupo de 100 mil habitantes. Enquanto Barreiras tinha o equivalente a 27 homicídios por grupo de 100 mil habitantes. Somadas as ocorrências graves que entram na estatística principal da SSP, Luís Eduardo tinha, até setembro, 205 ocorrências graves, enquanto elas eram 419 em Barreiras. Se examinadas sob a ótica da população residente, podemos concluir que Luís Eduardo experimentou o mesmo número de ocorrências per capita que Barreiras.

estatísticas 2

Luís Eduardo Magalhães realiza primeiro dia “D” contra o sarampo e pólio

???????????????????????????????O município de Luís Eduardo Magalhães alcançou no primeiro dia “D” de Vacinação contra a Paralisia Infantil, realizado no último sábado, 08 de novembro, 58% da meta de cobertura vacinal estipulada pelo Ministério da Saúde, ou 3.575 crianças. Ao todo ainda foram vacinadas mais 1.935 crianças contra a tríplice viral. O Secretário Interino de Saúde Sérgio Verri e o então prefeito em exercício Marcos Alecrim acompanharam a vacinação na Policlínica Municipal.

A secretaria de saúde promoveu atividades recreativas para as crianças que eram imunizadas

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa causada pelo vírus denominado Poliovírus. O Brasil não registra casos de poliomielite há 23 anos. O último caso em 1989 aconteceu em 1988 e, desde 1994, o país recebeu o certificado internacional de erradicação da transmissão da doença.

Contra-indicações – Todas as crianças que apresentarem infecções agudas ou febre acima de 38ºC devem adiar a vacinação. A dose não é indicada às que possuem hipersensibilidade conhecida. Também não devem ser vacinadas com as gotinhas as crianças que apresentarem alguma deficiência imunológica. Em caso de dúvidas, procure o Posto de Saúde mais próximo.

A campanha iniciada no dia 08 se estende até o dia 28 de novembro. No próximo dia 22 de novembro acontece o segundo dia D de vacinação nos seguintes postos de saúde ESF Mimoso I (Mimoso I), ESF Moacir Marchesan (Mimoso II), ESF Luis Gustavo Rosa (Mimoso III), ESF Oscar Doerner (Santa Cruz), ESF Oswaldo Cruz (Santa Cruz), ESF Antônio Carlos Faedo (Florais Lea), ESF Nair Idite Poganski (Florais Lea), ESF Jardim das Acácias (Jardim das Acácias ), ESF Paulo Rodolfo Castelli da Silva (Jardim das Acácias), ESF Vereda Tropical (Vereda Tropical) e ESF Buriti (Vila Buritis).

Agricultores do Oeste da Bahia falam sobre sucessão familiar

aiba

Com famílias que se instalaram na região há aproximadamente 30 anos, o Oeste da Bahia possui hoje uma agricultura consolidada, mas que inicia um novo ciclo. Pensando na continuidade e na sustentabilidade do negócio, os agricultores já começam a preparar o processo sucessório dentro de seus grupos familiares. Nesse cenário, foi realizado, na última terça-feira (11), em Barreiras, o XX Fórum de Lideranças B+, com o tema “Desafios do Agronegócio – A caminho da gestão profissional”, que teve como palestrantes o produtor rural e vice-presidente da Aiba, Odacil Ranzi, e o consultor Renato Bernhoeft.

Diante de agricultores e empresários, Odacil Ranzi relatou como foi feito o processo sucessório dentro do grupo Passo Fundo, do qual é sócio. Segundo ele, com a chegada dos herdeiros para trabalhar no grupo, os sócios perceberam a necessidade de organizar a sucessão patrimonial. Assim, em 2011, eles contrataram uma empresa especializada no assunto para orientar, definir regras de governança e formalizar a sucessão. Cada sócio fundou uma empresa com os filhos, em seguida criaram uma holding que administra as três empresas. O trabalho só foi concluído três anos depois de iniciado. “Passamos longos períodos conversando, tentando chegar a um consenso sobre a melhor estrutura organizacional e hoje, já está tudo definido. O diálogo franco e sincero é o mais importante para se chegar a um entendimento”, relatou Ranzi.

A afirmação de Ranzi foi partilhada pelo consultor Renato Bernhoeft que apresentou dados que apontam a falta de diálogo como o principal responsável pelo fim das empresas no Brasil. Segundo ele, cerca de 70% dos grupos familiares desaparecem devido a conflitos internos provocados pela disputa de poder ou pela falta de preparo dos herdeiros diante da necessidade de lidar com uma estrutura administrativa societária. Para Bernhoeft, iniciar o diálogo dentro da família é o primeiro passo para uma sucessão patrimonial tranquila. “Não basta profissionalizar a empresa, é indispensável profissionalizar a família que precisa se tornar uma família empresária”, disse o consultor acrescentando ainda que “não basta preparar os herdeiros para serem técnicos, eles precisam ser preparados para serem sócios”.

Um grande desafio, para Bernhoeft, é manter o jovem no campo e interessado nos negócios da família. Dessa maneira, ele orienta que, para formar um sucessor, é preciso não proporcionar facilidades e conquistas; criar e manter na família a cultura individual e preparar os filhos para serem sócios.

O consultor explicou ainda que cada nova geração necessita de um processo sucessório independente, uma vez que já terão surgido outros membros na família, um novo cenário e outros valores. “A primeira geração se vincula pelo trabalho e a segunda pelo capital. Para perpetuar a empresa, é preciso criar uma estrutura organizacional com cargos e funções definidos”, concluiu Bernhoeft.

Uma nova geração – Na plateia, Carolina Zuttion, ouvia tudo com muita atenção. Filha de produtores rurais e formada em Agronomia, ela retornou há um ano e meio para a cidade onde vivem os pais e já está trabalhando no grupo da família. “Eu escolhi fazer Agronomia. Fui estudar fora com a consciência de que voltaria para trabalhar”, relatou Carolina. Além do conhecimento científico, ela está trazendo modernidade aos negócios da família e hoje, é responsável pela implantação de um software de gestão que vai facilitar a administração do grupo.

Já Isabela Busato, também filha de agricultor, está concluindo o curso de Agronomia com a consciência de que precisará atuar na empresa da família onde houver maior carência. “Penso em trabalhar com a área de produção, mas se a parte administrativa precisar de mim, eu irei”, disse Isabela.

Juntas, Carolina e Isabela fazem parte da nova geração de agricultores do Oeste da Bahia, que trazem modernidade e vigor a estrutura empresarial dos grupos familiares, porém sem esquecer o valor do conhecimento dos pais e da história de luta deles.

 

facilita

Sem título

Hotel Columbia 1 (1)

 

Se a lei não for revogada, perdas de Barreiras com território seriam mínimas

Humberto: desmistificando teorias conspiratórias sobre as divisas dos municípios
Humberto: desmistificando teorias conspiratórias sobre as divisas dos municípios

O prefeito Antônio Henrique vai conceder entrevista coletiva amanhã, quinta-feira, para falar sobre a perda de território de 29 mil hectares para o Município de Luís Eduardo Magalhães. Hoje, Sérgio Pitt, coordenador da UMOB, nos afirmou que convidou Tonhão para ir à Assembleia, junto com o prefeito Humberto Santa Cruz, para explicar as origens dos estudos da SEI – Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, que orientou a aprovação da lei 12.906/2013 na Assembleia.

No entanto, a viagem a Salvador ficou postergada com a licença de Humberto, e só agora poderá ser realizada.

Os técnicos de campo da SEI detectaram, por exemplo, que as vilas Umburana, Três e Quatro, estas no Assentamento Rio de Ondas, relacionavam-se unicamente com a sede de Luís Eduardo Magalhães, não só para compras e negócios, como para servir-se de serviços sociais, educação e Saúde.

Outras correções sugeridas pela SEI, como a divisa de Luís Eduardo Magalhães – São Desidério foram retificadas por um novo acidente geográfico, como a Linha Novo Horizonte, em processo de asfaltamento, o que certamente veio a facilitar a identificação da delimitação dos territórios.

Outra informação relevante de Humberto Santa Cruz é que a perda de tributos como o ITR não ultrapassaria R$80 mil por ano, menos certamente do que a Prefeitura de Barreiras gastaria com saúde, educação, assistência social e conservação de estradas, no Assentamento e na Umburana.

A alegação errônea, inclusive da deputada Kelly Magalhães, de que Barreiras perderia também o porto seco da Ferrovia Oeste Leste, também não prosperou. Conforme locação do projeto, o porto seco ficaria a 35 km da nova divisa entre os municípios, conforme já publicado por O Expresso.

 

Liga Nordeste novo

?????????????

Topvel

Vereadores obstaculizam doação de área para UFOB

Vereadores: malandragens assistidas por um plenário vazio.
Vereadores: malandragens assistidas por um plenário vazio.

Pois um pequeno grupo de vereadores de Luís Eduardo Magalhães – são sempre os mesmos – cometeu, na sessão da Câmara de ontem, mais uma bravata. Certamente querendo auferir algum reforço de caixa, prepararam-se para pedir vistas ao processo de doação da área de 55 hectares para a instalação do campus da UFOB na cidade.

O vereador Jarbas Rocha, líder da bancada do Governo, avisado da manobra,  pediu a suspensão por 15 minutos para discutir o projeto de autoria do Executivo.

O vereador Sidnei Giachini, insidioso como sempre, chegou a afirmar nas redes sociais que o projeto beneficia o grupo político do Prefeito, alegando a valorização da área do empresário que doou a área ao Município.

O vereador Renildo, um dos que iriam pedir vistas do projeto, obstaculizando a doação, disse que outro empresário teria desejo de doar uma área para a universidade, a 16 km da cidade, com acesso de 6 km de terra, nas proximidades do futuro aterro sanitário.

Sabedor das dificuldades, o empresário João Antonio Franciosi, que doou a área ao Município, depois de visita técnica da comissão de instalação da UFOB, afirmou para amigos que reverte o processo de doação com prazer, desanimado com a chantagem dos vereadores.

O que vai acontecer, está escrito nas estrelas. Por causa de um pequeno grupo de arrivistas, alpinistas financeiros, que querem tirar vantagem de tudo que passa pela Câmara, a cidade vai acabar perdendo o campus da UFOB ou atrasar a sua instalação definitiva.

O mesmo que está acontecendo com a permuta do terreno do armazém da CONAB. O Município perdeu a instalação de um armazém de 100 mil toneladas de capacidade estática, que iria proporcionar centenas de empregos e adensar a cadeia produtiva de grãos, por uma representação inócua e descabida do Ministério Público da Bahia.

Atacadão distribui nota sobre danos causados à loja de Barreiras por tempestade

A rede Atacadão informa que, na tarde de ontem (10), a porta de entrada da sua unidade em Barreiras (BA) não suportou a intensidade dos ventos que atingiram o município. Imediatamente, a empresa paralisou as atividades da loja, iniciou os procedimentos necessários para garantir a segurança das pessoas que estavam no local e acionou o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que prontamente prestou atendimento aos colaboradores e clientes que passam bem.  Neste momento, as equipes de operação e manutenção da rede trabalham nos reparos necessários. A loja opera normalmente.

blog expresso (2)

Cacá Leão defende revogação da Lei que altera divisas dos municípios

Em sessão extraordinária na noite desta terça-feira (11), o deputado Cacá Leão defendeu que seja revogado o Projeto de Lei nº 12.906, de 24 de setembro de 2013, que atualiza os limites territoriais do Território de Identidade da Bacia do Rio Grande.

Durante a sessão, o deputado ressaltou que a lei foi aprovada sem o consentimento dos municípios envolvidos, motivo pela qual deve ser revista. “Foi votada uma lei sem o consentimento dos municípios de Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, São Desidério, Wanderley, Cotegipe e Cristópolis, e com o apoio do governo e da oposição chegamos ao denominador comum que essa é melhor forma de resolvermos o problema. Esse projeto voltará no momento oportuno a esta casa para ser discutida na forma que deve ser feita, com audiências públicas, com a participação dos municípios e da sociedade em geral para assim definirmos os limites dos municípios da região oeste da Bahia”, afirmou.

O projeto

A Lei Estadual 12.906, de 24 de setembro de 2013, alterou os limites dos municípios que integram o Território de Identidade da Bacia do Rio Grande, fazendo com que Barreiras perdesse mais de 30 mil hectares de terras para Luis Eduardo Magalhães.

Os municípios que integram a Território de Identidade Bacia do Rio Grande são Angical, Baianópolis, Barreiras, Buritirama, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Wanderley.

Liga Nordeste de Futsal: Central supera Vento em Popa e se isola na liderança da chave

vento em popa

No fechamento da rodada desta terça-feira (11/11), da Liga Nordeste de Futsal, mais uma vez a torcida da cidade de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, lotou o Ginásio Municipal Dioclécio Severino Ramos, para assistir o jogo entre LEM/ Vento em Popa Janjar (BA) e Central Sport Club (PE). Melhor para o Central que superou a pressão local, vencendo pelo placar de 3 a 2 e se garantiu a liderança isolada do grupo A.

O JOGO 

Empurrados pela torcida, o Vento em Popa iniciou a partida colocando pressão, mas logo o Central igualou as forças dentro de quadra. Sabendo da importância do resultado positivo, as equipes não estavam dispostas a sair de quadra sem os três pontos.

Mas aos 10 minutos, a equipe do Central jogou um balde de água fria na torcida da casa. Depois recuperação de bola e saída em velocidade, Foca apareceu livre e de primeira mandou no canto, sem chances para o goleiro.

Mesmo atrás no placar, o Vento em Popa não se intimidou e foi para cima. E aos 12 minutos, Alan, camisa 10 baiano, arrancou em velocidade e bateu firme, no canto esquerdo para deixar tudo igual.

Com a igualdade, o jogo ganhou em emoção e ficou ainda mais pegado. Jonathan, goleiro do Vento em Popa, seguia fechando o gol – a cada defesa a torcida ia ao delírio. Aos 18 minutos, os baianos quase fizeram o segundo, mas Euler tocou para fora. Em resposta, a equipe do Central chegou ao segundo gol com Ewerton. O camisa 11 antecipou a defesa e entrou com bola e tudo, deixando a equipe pernambucana em vantagem para o segundo tempo da partida.

Precisando do resultado, o Vento em Popa voltou para a segunda etapa com uma postura mais ofensiva. Com a vantagem, o Central trabalhava a bola e se fechava em sua defesa. Quando parecia que o Central estava segurando o ímpeto dos donos da casa, Luiz fez falta e recebeu o segundo amarelo e foi expulso.

Com um a mais o time do Vento em Popa foi todo ao ataque e depois de algumas tentativas os baianos empataram aos 9 minutos, com Júnior Cabeça. Quando parecia com a igualdade seria decretada, Leleco ganhou da defesa e mandou para o fundo das redes, recolocando o Central à frente do placar.

Final de jogo, vitória do Central pelo placar de 3 a 2, diante do Vento em Popa. Com o resultado, os pernambucanos se isolam na liderança do grupo A, com seis pontos em dois jogos. Já a equipe do Vento em Popa estaciona na segunda colocação com três pontos em duas partidas.

O Central volta à quadra nesta quarta-feira (12/11), e encara o Acrata, uma vitória garante os pernambucanos com a primeira colocação e a melhor campanha da primeira fase. Já a equipe do Vento em Popa folga na próxima rodada e só retorna na quinta-feira (13/11), diante do Crensa. Texto CBFS.   Fonte: Douglas Batista/informelem.com.br

Nota de esclarecimento

Luís Eduardo Magalhães, 11 de novembro de 2014

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, tendo reassumido o cargo, após licença de 18 dias, aprovada pela Câmara de Vereadores, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

Durante o processo de atualização do Plano Diretor Urbano, foi constatada pelos nossos técnicos uma divergência entre os mapas do GEOBAHIA e do IBGE. Visando garantir a segurança e a precisão dos trabalhos, solicitei da   Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI, o arquivo com as coordenadas geográficas do território de Luís Eduardo Magalhães.

Para surpresa dos profissionais responsáveis pelo Plano Diretor Urbano, foi entregue uma terceira marcação com novas coordenadas territoriais, acompanhada de cópia da Lei 12.906 de setembro de 2013, que aprovou novos limites com acréscimo de 30 mil hectares, que pertenciam ao Município de Barreiras.

A informação foi repassada imediatamente ao colega Antônio Henrique, prefeito de Barreiras, durante uma viagem conjunta a Salvador.

Em momento algum demonstrei concordar com a decisão, até porque, nenhum de nós, prefeitos envolvidos, foi ouvido, conforme prevê a lei.

Concordo e estou solidário ao Prefeito de Barreiras, Antônio Henrique na luta pelo restabelecimento dos limites territoriais, através da revisão dos critérios que nortearam a decisão da Assembleia Legislativa da Bahia.

Na condição de presidente da Umob (União dos Prefeitos do Oeste da Bahia), sempre defendi a União como ferramenta imprescindível para o desenvolvimento e fortalecimento da nossa região. Daí porque, também estou solidário a todos os prefeitos de cidades que tiveram mudanças territoriais, a exemplo do Prefeito Demir Barbosa que também foi surpreendido com a perda de aproximadamente 8 mil hectares do município de São Desidério em favor de Barreiras e de 3.900 hectares em favor de Luís Eduardo Magalhães.

Humberto Santa Cruz

Prefeito de Luís Eduardo Magalhães

 

Era o que estava faltando: um travesti entre as peladonas de Porto Alegre

travewsti pelado na cidade baixa (2)

Cerca de 3.600 pessoas marcaram, através das redes sociais, uma corrida de peladões para este final de semana, em Porto Alegre. Mas as confirmações não passam de 60. Como diz um amigo, correligionário do inoxidável Aécio das Neves, “tudo culpa da Dilma”.

Deu no José Simão, uma das questões importantes do ENEM

unnamed

 

Ontem, o governador reeleito, Geraldo Alckmin, bateu às portas do Planalto, com o pires na mão, pedindo R$3,5 bilhões para resolver o problema do abastecimento d’água em São Paulo, construindo mais barragens e fazendo algumas transposições de rios. 

Algo está muito errado quando o estado mais rico da Nação pede dinheiro para fazer barragens e transposição, o que até agora era exclusividade do Nordeste pobre e seco.

Exportações baianas crescem pelo terceiro mês consecutivo

As exportações baianas em outubro atingiram US$ 753,5 milhões, superando em 4,7% igual mês do ano passado. Contribuiu para o resultado, a recuperação da economia dos EUA, que vem favorecendo as vendas de produtos químicos e petroquímicos, cujos embarques cresceram 154% no mês, bem como o aumento das vendas das commodities agrícolas como algodão (65%), soja (91,6%), sisal (66,5%) e fumo (245%), beneficiadas por uma safra maior, pela antecipação de embarques em função da tendência negativa dos preços internacionais e pela menor demanda interna. As informações são da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/Seplan).

O desempenho positivo das exportações no mês foi obtido graças ao aumento de 10,2% no volume embarcado, a despeito da queda generalizada de preços das commodities agrícolas e minerais no mercado internacional. Em outubro, os preços médios dos produtos exportados pelo Estado recuaram 5% comparados a outubro de 2013, enquanto que no ano a queda chega, na média, a 10%.

No acumulado até outubro, as exportações seguem ainda 7% inferiores a igual período do ano passado – US$ 7,93 bilhões –, influenciadas por três fatores: o primeiro é que as economias dos países desenvolvidos, como Estados Unidos e União Europeia, não deslancharam como se previa o que diminuiu a demanda por produtos da pauta baiana. O segundo é a queda maior que a esperada de preços de alguns produtos. A soja, por exemplo, caiu 30% nos últimos doze meses, o milho 27%, o algodão, 28% e o petróleo 23,5%.

O terceiro fator é a queda na demanda argentina, principal comprador de manufaturados baianos. No total, as exportações para o país vizinho recuaram 37% até outubro na comparação com o mesmo período de 2013. Só as exportações do setor automotivo, principal item da pauta baiana para o país, recuaram 42,2% no ano.

Quanto às importações, em outubro, caíram 18%, atingindo US$ 834,8 milhões. A queda se deveu ao recuo nas compras externas de produtos intermediários (insumos e matérias primas), reflexo do persistente recuo da atividade industrial que já atinge 5,3% no acumulado do ano. Dentre os bens intermediários, registraram queda principalmente o minério e o catodo de cobre (-91%), fertilizantes (-9,7%) e insumos para indústria química (-6,7%). Houve decréscimo também nas compras de automóveis de passageiro (-40,8%), automóveis de carga (-33,8%) e bens de capital, que caíram 27,8%.

Apesar do déficit de US$ 81,2 milhões em outubro, a balança comercial do estado em 2014 é positiva em US$ 409,7 milhões, embora 68% inferior ao mesmo período do ano passado. A corrente de comércio que chegou a US$ 15, 46 bilhões no ano, também é inferior em 2,1% a 2013.

 

2A minipa

 

laminas-Novo-Ka-e-promo4

coral natalino

OAB de Barreiras reivindica melhorias para Vara do Trabalho

oab barreiras

Para pedir melhorias para a atuação dos advogados na Vara do Trabalho de Barreiras, a presidente da subseção da OAB da cidade, Cristiana Matos, esteve no Gabinete da Presidência, nesta sexta-feira (7), onde foi recebida pelo presidente do Tribunal, desembargador Valtércio de Oliveira.

Cristiana esclareceu, na Capital, que o município fica distante 900 Km da capital baiana e a 650 Km de Brasília, ‘o que acarreta um grande deslocamento dos advogados para atender a região inteira’. As cidades mais próximas são Luis Eduardo Magalhães e Ibotirama. A advogada pediu a presença da equipe de força-tarefa do TRT5 para evitar acumulo de sentenças no âmbito da Vara.

O  presidente citou os números que demonstram a redução de processos pendentes por onde a força-tarefa passou e falou que já está prevista a presença da equipe de trabalho em Barreiras, nos próximos dias 26, 27 e 28 de novembro, “o que, certamente, fará com que sejam regularizados os serviços e rotinas de trabalho da vara”, concluiu.

Barreiras: Prefeitura realiza várias ações para minimizar prejuízos da tempestade

barreiras 1

A Prefeitura de Barreiras iniciou uma série de ações para minimizar os efeitos da forte chuva que atingiu a cidade na tarde desta segunda-feira, 10.
As equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Transporte iniciaram diversas ações para conter os danos, como retirada de árvores, manutenção em semáforos, uso de máquinas e tratores para desobstrução de canais e córregos e acompanhamento das famílias nos locais mais críticos onde houve enchente e destelhamento de casas e comércios.

barreiras 2
Ainda na noite de segunda-feira, o prefeito Antonio Henrique percorreu bairros da cidade e solicitou às equipes de governo prioridade às ações emergenciais para restabelecer o atendimento dos órgãos público atingidos pela chuva e auxiliar a população.

“Estamos trabalhando para restabelecer a normalidade depois dessa forte chuva que atingiu Barreiras. As secretarias estão de prontidão para resolver os problemas causados na infraestrutura da cidade” ressaltou o prefeito.

Barreiras 3

O temporal começou por volta da 17h, com rajadas de vento que chegaram a atingir 61 quilômetros por hora, segundo medições do Instituto Meteorológico da Uneb. A chuva durou pouco mais de 15 minutos, mas foi o suficiente para causar grandes estragos em vários bairros.

Os mais atingidos foram o Santa Luzia, Jardim Vitória, Vila Nova, Ouro Branco e parte do Sandra Regina. Nas margens da BR242 a tempestade também destruiu totens com painéis publicitários, atingindo a rede elétrica e derrubando postes, deixando parte da cidade sem energia.

barreiras 4

Ao menos duas unidades de Saúde e quatro escolas municipais sofreram danos. O caso mais grave ocorreu na escola João Crisostomo, no bairro Vila Nova. Durante a madrugada, danos na rede elétrica causaram um curto-circuito que gerou um princípio de incêndio.  As chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros. Não houve feridos, já que não havia profissionais da educação nem alunos no local.

barreiras 5
Parte do muro do cemitério Jardim da Saudade, também no bairro Vila Nova caiu com a força dos ventos.

As equipes da Prefeitura continuam nas ruas fazendo levantamento dos danos causados ao patrimônio público e a bens privados. Os prejuízos ainda não foram contabilizados.

 

facilita

Sem título

Hotel Columbia 1 (1)

Torcida comparece em peso aos jogos da Liga Nordeste de Futsal

A torcida compareceu e lotou o Ginásio Dioclécio Severino Ramos para ver a estréia do LEM Vento em Popa Janjar na X Taça Nordeste de Futsal na noite desta segunda-feira, 10, em Luís Eduardo Magalhães. Os donos da casa venceram a equipe Associação Desportiva Ácatra/AL pelo placar de 6 a 2. A rodada de abertura teve início com a vitória do Central Sport Club/PE por 8 a 1 no C.R. Nossa Senhora do Amparo/PI. A competição realizada pela primeira vez no município se estende até o próximo sábado, 15.


O presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) afirmou que a confederação não poderia deixar de se fazer presente em uma competição tão importante

Presente na abertura da competição o presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) afirmou que a confederação não poderia deixar de se fazer presente em uma competição tão importante para o calendário do esporte no país. “O município de Luís Eduardo Magalhães credencia-se desde já a sediar competições de nível nacional e internacional”, disse, fazendo ainda menção a ação social promovida durante o evento. “Esporte não é só bola na quadra, é, também, responsabilidade social. Todos alimentos arrecadados durante esta semana farão a diferença no Natal de centenas de pessoas” comentou em referência ao valor da entrada ser um quilo de alimento não perecível.


Para o prefeito Humberto, a prefeitura de LEM é e sempre será parceira de iniciativas que valorizam o esporte e servem de incentivo a juventude

Para o prefeito Humberto Santa Cruz, anfitrião do evento, a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães é e sempre será parceira de iniciativas como esta que valorizam o esporte e servem de incentivo para a juventude da cidade. “Hoje, tenho certeza, o LEM Vento em Popa é motivo de orgulho para nossa cidade”, comentou.

Fábio Lauck homenageou Cláudio Paraná, locutor esportivo de rádio em Barreiras e grande incentivador da prática do futsal na região

Homenagem – Antes de a bola rolar na estréia do LEM Vento em Popa Janjar, o empresário e presidente do clube, Fábio Lauck, homenageou Cláudio Paraná, locutor esportivo de rádio em Barreiras no final da década de 1980 e início de 1990 e grande incentivador da prática do futsal na região. “A semente que Cláudio plantou lá atrás hoje rende frutos. Esse evento tem a mão dele”, diz Lauck. Cláudio recebeu uma camisa do LEM Vento em Popa e uma placa. Um áudio com uma narração do ex-locutor esportivo encerrou a homenagem.

O jogo – Mesmo saindo atrás no placar, a equipe dona da casa teve paciência para virar e construir o escore que lhe conferiu a vitória. O pivô Índio foi o destaque com três gols marcados. Os demais gols do LEM Vento em Popa Janjar foram marcados por Junior Cabeça, Canabarro e Matheus. O time alagoano não desistiu e no final marcou o segundo. Final de jogo, vitória do Vento em Popa pelo placar de 6 a 2, diante do Acrata. Nesta terça-feira, 11, o LEM Vento em Popa Janjar pega o Central – quem vencer se isola na liderança do grupo A. Já o Acrata encara o Crensa.

Rodada desta terça-feira, 11/11

blog expresso (1)

 

 

?????????????

Topvel

banner sampaio topo vestibular cm

??????????

???????????????????????

Liga Nordeste: LEM Vento em Popa Janjar vence a primeira e torcida faz festa

lem 1

FOTOS: Nelson Teixeira/Blog Douglas Batista

No jogo mais esperado desta segunda-feira (10/11), pela torcida da cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA), o LEM Vento em Popa/ Janjar Futsal (BA) não decepcionou e venceu pelo placar de 6 a 2 , a equipe do Associação Desportiva Acrata (AL). O jogo foi válido pela primeira rodada da X Liga Nordeste de Futsal e foi realizado no Ginásio Municipal Dioclécio Severino Ramos.

Com o resultado, os baianos empatam em números de pontos com a equipe do Central, perdendo apenas no saldo de gols. Já o Acrata cai para a penúltima colocação do grupo A.

lem 2

O JOGO

O jogo começou com o Vento em Popa tendo mais posse de bola. Sabendo que iria sofre com a pressão inicial, o Acrata tratou de se fechar em sua defesa e só saia de sua quadra na boa. Melhor em quadra, O Vento em Popa investia nas jogadas com o pivô Índio. O camisa 9 baiano segurava a marcação e tocava para quem chegasse de trás.

Apesar da pressão, o Acrata surpreendeu e aos 3 minutos, Juca ganhou no bate a rebate e com categoria mandou na saída do goleiro, abrindo o placar para os alagoanos.

Atrás no marcador, o time da casa não se abateu e com o apoio de sua torcida retomou o domínio das ações dentro de quadra. Tanto que aos 5 minutos, Índio recebeu no meio, tocou para dentro da área; a marcação interceptou a bola com o braço e a arbitragem marcou pênalti. Índio foi para a cobrança de deixou tudo igual.

Com o empate, os donos da casa se tranquilizaram a passaram a trabalhar mais a bola. A postura deu certo e aos 12 minutos, em cobrança de falta ensaiada, Júnior Cabeça apareceu livre e batei de primeira, a bola entrou no canto esquerdo e não deu chances de defesa para o goleiro.

Na segunda etapa, a partida começou bastante faltosa. A arbitragem teve quer interferir, evitando que os ânimos se acirrassem. Mas aos 2 minutos, Índio recebeu dentro da área e com categoria mandou de primeira para o fundo das redes. Vento em Popa 3 a 1.

O gol empolgou a equipe baiana. Tanto que Canabarro soltou a bomba de fora da área e o goleiro aceitou. Vento em Popa 4 a 1. Aos 6 minutos, Índio iniciou a jogada pelo meio, abriu na ala e correu para receber dentro da área – a marcação falhou e ele tocou por entre as pernas do goleiro para marcar o quinto do Vento em Popa e o seu terceiro na partida.

Em total desvantagem no placar, o Acrata pediu tempo e voltou à quadra com a tática do goleiro-linha. Faltando 5 minutos para o fim, o Vento em Popa se fechou e passou a jogar no erro de seu adversário. A estratégia funcionou e aos 16 minutos, depois de roubada de bola, Matheus, camisa 6 do Vento em Popa, dominou com totais liberdades e mandou para gol, arrematando o sexto gol para os baianos.

Sem desistir, os alagoanos continuaram com o goleiro-linha em quadra e aos 17 minutos, depois de bate e rebate na área, Neto descontou para o Acrata.

Final de jogo, vitória do Vento em Popa pelo placar de 6 a 2, diante do Acrata. Na próxima rodada, os baianos pegam o Central – quem vencer se isola na liderança do grupo A. Já o Acrata encara o Crensa e vai com tudo para conquistar sua primeira vitória. Texto: CBFS

TABELA DE JOGOS X LIGA NORDESTE DE FUTSAL

Isto é que é morar no Paraíso!

A Embasa informa que os seus técnicos continuam trabalhando para consertar os equipamentos do poço de captação, danificado no último domingo (9), que provocou a interrupção dos seguintes bairros da sede municipal de Luís Eduardo Magalhães: Vereda Tropical, Jardim das Acácias, Jardim Imperial, Jardim Paraíso, Tropical Ville, Jardim Ipê, Florais Léa e Santa Cruz.

A previsão é que o fornecimento de água seja regularizado depois do conserto dos equipamentos, previsto para o final da tarde de hoje (11). A Embasa recomenda que, até a normalização do sistema, previsto para quarta-feira (11) pela manhã os moradores destes bairros continuem consumindo o mínimo necessário de água dos seus reservatórios e evitem o desperdício.

Um morador do Jardim Paraíso, comentou, ontem à tarde:

Estamos sem luz, sem água e sem telefone. E ainda dizem que moramos no Paraíso. Que pecado!

Ônibus da Novo Horizonte tomba no trevo de Brejolândia

acidente

Da redação Nova Fronteira, com informações e fotos do portal cotidianopolicial.com

Um ônibus da empresa Novo Horizonte se envolveu em um acidente de trânsito na tarde de ontem, 10, quando trafegava pela BA 172, proximidades do trevo de acesso a cidade de Brejolândia, Oeste da Bahia.

De acordo com informações, o motorista perdeu o controle do ônibus, capotando às margens da rodovia.

acidente1

Ainda não há informações concretas sobre a causa do acidente e se houve feridos.

Violência em Luís Eduardo chega aos limites do suportável

O empresário Rogério Santana Oliveira, morador da Rua Cândido Portinari, no bairro Jardim Paraíso, na cidade de LEM, foi morto com um tiro na altura do abdome na noite de ontem, segunda-feira, 10, por volta das 22h, após reagir a um assalto em sua residência.

De acordo com informações, três marginais utilizaram uma escada para pular o muro da residência. O empresário foi surpreendido pelos assaltantes na sala de casa e reagiu entrando em luta corporal com os mesmos, quando acabou alvejado. Do Sigi Vilares.

Parece que estamos chegando aos limites do suportável. Quando vagabundos se matam entre si por dívida de crack, tudo está bem. Mas quando começam a matar o cidadão de bem, dentro de sua residência, para roubar, aí o Estado efetivamente falhou.

Falha o policiamento ostensivo, que é pouco; a Polícia Judiciária, que pouco investiga, mas principalmente a Justiça que não julga ou solta em liberdade provisória, até por não ter onde depositar esse lixo humano.

Chegamos ao limite. Os próximos passos são as forças paramilitares privadas e as milícias. Como já acontece no Rio de Janeiro e em outros estados. E isso me parece a própria negação da autoridade do Estado.

Barreiras: Antonio Henrique cancela entrevista para atender flagelados da chuva

Em razão da forte chuva que atingiu Barreiras na tarde dessa segunda-feira, 10, causando estragos em diversos bairros da cidade, a Assessoria Especial de Comunicação Social da Prefeitura informa o cancelamento da entrevista coletiva que seria concedida pelo prefeito Antonio Henrique na manhã desta terça-feira, 11 de novembro.

O prefeito acompanha sua equipe de governo no levantamento das ocorrências e atendimento aos casos mais urgentes. Os danos causados pela tempestade são de grande monta, segundo fontes extra oficiais.

Desmentida a morte de crianças

Não procede a informação de que duas crianças haviam morrido em consequência da chuva deste segunda-feira em Barreiras. A notícia havia sido postada pelo grupo Imprensa, nas redes sociais, o que levou à publicação inverídica.

Enxurrada pode ter vitimado duas crianças em Barreiras

 

chuva 1

Fotos de Cheilla Gobi

Um post do grupo Imprensa publicado agora informa que duas crianças foram mortas em Barreiras, arrastadas pela chuva forte da tarde desta segunda-feira. O Samu e o Corpo de Bombeiros estão fazendo buscas. Novas informações a qualquer momento.

A tragédia teria acontecido na rua da escola do bairro Santa Luzia. Samu e Corpo de Bombeiros estão no local para tentar resgatar os corpos. Mais cedo uma porta de vidro do mercado Atacadão foi quebrado pelos ventos fortes. O Samu esteve no local para atender os clientes que sofreram ferimentos.

Existem outros relatos isolados de danos materiais causados pela chuva, inclusive a queda de muros, inundações de casas e escolas.

chuva 3

 

chuva 4

chuva 5

 

 

Wagner poderia ter a missão de implementar uma nova política industrial

Governador Jaques Wagner Foto Manu Dias/AGECOM

O jornal O Estado de Minas veicula, em sua edição dominical, em artigo de Paulo de Tarso Lyra, que  são grandes as chances de Jaques Wagner ocupar um cargo que a presidente Dilma considera estratégico para o segundo mandato, mas que esteve relegado ao quase abandono nos primeiros quatro anos de governo: ministro do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio (MDIC).
Aliados de Wagner lembram que, durante os oito anos em que o petista comandou o governo da Bahia, ele trouxe quase R$ 20 bilhões de investimentos empresariais para o estado. Conseguiu atrair quase 600 novas indústrias e negociar a ampliação de outras 150, fomentando a economia baiana. E, ao que parece, tomou gosto pela coisa. Não se incomodaria se Dilma desse a ele essa missão. Mas com algumas ponderações.

A primeira delas é a autonomia para se implementar uma política industrial de fato. Ao longo dos últimos anos e, principalmente, durante a corrida eleitoral, a tese da desindustrialização ganhou força. O setor se sente sucateado e desamparado. A presidente reconhece isso e pretende dar uma guinada no segundo mandato.

Wagner teria, segundo interlocutores palacianos, um perfil talhado para isso e para viajar “vendendo o país” no exterior, algo que poderia reequilibrar a balança comercial brasileira. Quanto à enigmática frase dita por Dilma ao governador baiano, de que ela “gostaria de tê-lo mais perto dela nos próximos anos”, assessores dilmistas garantem que a proximidade significa Brasília, não necessariamente no Palácio do Planalto.

Desafios do agronegócio é tema de debate em Barreiras 

20º Fórum de Liderança [B+] será sediado pela primeira vez na cidade e vai reunir empresários da região

Responsável por movimentar mais de R$ 900 bilhões de reais por ano no Brasil, o agronegócio será tema de mais uma edição do Fórum de Liderança [B+]. Desta vez, o evento vai ser sediado na cidade de Barreiras, considerada uma das potências do oeste baiano no segmento. O encontro, para convidados, será realizado amanhã (11.11), no Morubixaba Hotel, a partir das 19h.

Importante pilar da economia brasileira e responsável por empregar quase 20% dos trabalhadores do país, o agronegócio envolve desafios e histórias de sucesso. O assunto será debatido pelo vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), Odacil Ranzi, e por Renato Bernhoeft, sócio-fundador da Höft, empresa de consultoria e educação especializada em transição de gerações.

Os Fóruns de Liderança são uma iniciativa do Grupo [B+] e uma realização da RSF Soluções Empresariais e Duetto Eventos. A 20ª edição do evento conta com o patrocínio da Desenbahia, apoio da Cidadelle, Enseada, AJE, Conaje e outras instituições.

Atualmente com mais de 150 mil habitantes, a cidade de Barreiras é considerada um importante polo agropecuário do oeste da Bahia. Junto com os municípios circunvizinhos, compõe a maior região agrícola do nordeste, com destaque para a produção de grãos e fibras. Além dessas atividades, vale destacar também a prestação de serviços e o potencial comercial que, juntos, movimentam a economia do município.

Palestrantes

Renato Bernhoeft é fundador e presidente do Conselho de Sócios da Höft, fundada em 1975 para apoiar sociedades empresariais a perpetuar o conjunto de valores e patrimônio. Autor de 16 livros, o executivo é conferencista internacional, com atuação na Espanha, Portugal, México, Chile, Peru, Colômbia, Paraguai e Brasil.

O gaúcho Odacil Ranzi também é presença garantida no XX Fórum de Liderança [B+]. Filho de agricultores, Ranzi é formado em economia e apaixonado pela agricultura. Em 1980, movido pelo desejo de conhecer a Bahia, o empresário chegou ao oeste do estado, comprou terras e começou a produzir. Fundador do Condomínio Passo Fundo, hoje Odacil ocupa o cargo de vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA).

XX Fórum de Liderança [B+] – DESAFIOS DO AGRONEGÓCIO: A CAMINHO DA GESTÃO PROFISSIONAL”

Data: 11 de novembro de 2014 (terça-feira)

Horário: 19h

Local: Morubixaba Hotel (Av. Antônio Carlos Magalhães, 2024, Vila Brasil, Barreiras)

Inscrição: (71) 3012-7477 ou pelo e-mail eventos@grupobmais.com.br

 

SENAI de Luís Eduardo tem vagas para novos cursos

O SENAI está com as inscrições abertas para o Processo Seletivo de Cursos de Aprendizagem Industrial Básica e Técnica em Luís Eduardo Magalhães:

CURSO CARGA HORÁRIA TURNO
 Assistente Administrativo  532  Matutino
Eletricista Industrial 500  Vespertino
 Técnico em Logística 960 Matutino
 Técnico em Agroindústria  1200  Matutino

As inscrições encerram dia 14/11/2014 e os cursos são inteiramente gratuitos. Mais informações pelos telefones (77) 3611.1262 e (77) 3628.4670

 

Velocidade e depressão na pista, causas de capotamento na BR 242

acidenteDa redação Nova Fronteira, com informações e fotos do blogbraga.com.br

Uma caminhonete L200, que seguia para Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, capotou no KM 30 da BR 020/242, após o motorista perder o controle na pista molhada. O acidente ocorreu na tarde de ontem, 09, zona rural do município de Barreiras, no Oeste da Bahia.

acidente1

Segundo informações, o condutor da caminhonete perdeu o controle da direção, bateu num paredão às margens da rodovia e capotou.

acidente2

De acordo informações além do motorista que teve escoriações leves, tinha mais duas pessoas no veículo, elas ficaram feridas, o Samu foi acionado e socorreu as vítimas. As mesmas não correm risco de morte.

Dilma se faz de mortinha com os ministros paulistas

Caricatura de Dinho
Caricatura de Dinho

O PT de São Paulo, onde Dona Dilma perdeu feio, quer cravar mais alguns punhais nas costas da Presidente, indicando mais ministros. Por enquanto são oito: Aloizio Mercadante (Casa Civil), Ricardo Berzoini (Relações Institucionais), Cardozo (Justiça), Marta Suplicy (Cultura), Arthur Chioro (Saúde), Guido Mantega (Fazenda), Miriam Belchior (Planejamento) e Gilberto Carvalho (secretaria-geral).

Dilma se faz de mortinha e vai dar uma força para o pessoal de Minas Gerais, além da Bahia, claro, onde o inoxidável Aécio das Neves foi morto, embalsamado e enterrado.

Vamos ver a força que o Barba ainda tem nessa trozoba toda.

Bahia ganhará mais 5.000 empregos com novos empreendimentos de energia eólica

A expectativa de especialistas em geração de energia eólica e solar é que sejam criados em torno de cinco mil vagas de empregos no setor na Bahia. A estimativa vem depois da realização do leilão feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no dia 31 de outubro. Os novos parques eólicos também devem absorver boa parte dos dez mil empregos diretos e 15 mil indiretos que podem ser gerados até 2017.

“Não quero falar um número preciso, mas podemos mencionar milhares de vagas que serão criadas”, informou Rafael Valverde, superintendente de Indústria e Mineração da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (SICM) ao jornal A Tarde. A abertura dos postos de trabalho vão de empregos para engenheiros até serviços gerais. Apesar de os parques serem distribuídos em diferentes cidades do estado, a estimativa é que a maioria das vagas fique na concentrada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), onde estão instaladas as fábricas de aerogeradores e pás que abastecem o mercado brasileiro.

eólicas

Leilão foi um sucesso

O Leilão de Energia de Reserva 2014, realizado no dia 31 de outubro, atraiu investimentos da ordem de R$ 7,1 bilhões, que serão utilizados na construção de 31 empreendimentos de energia solar e 31 de energia eólica. Com duração de oito horas, o Leilão teve como destaque a acirrada disputa pelos empreendimentos fotovoltaicos, que pela primeira vez foram ofertados separadamente de outras fontes.

O preço inicial da energia solar sofreu um deságio de 17,9% em 104 rodadas, caracterizando o certame como o mais disputado da história dos leilões de energia no Brasil, segundo o presidente da Empresa de Pesquisa Energética – EPE, Maurício Tolmasquim.

“A contratação de energia solar a menos de US$ 90 o MWh deixa o Brasil entre os países com menor preço para essa fonte”, informou Tolmasquim.

O preço da energia solar caiu de R$ 262 o MWh, preço inicial, para um preço médio  final de R$ 215 o MWh. A energia eólica caiu do preço original de R$ 144,00 o MWh para R$ 142,3 o MWh, deságio de 1,4%.

Na média, o deságio do Leilão de Reserva 2014 foi da ordem de 9,9%, com preço médio de R$ 169,8 o MWh.

Os empreendimentos de energia solar terão capacidade instalada total de 889,6 MW e os de energia eólica de 769,1 MW. Os Estados do Rio Grande do Norte e São Paulo foram destaque na oferta de projetos de energia solar e Rio Grande Norte e Bahia nos empreendimentos eólicos.

turbinas de eixo vertical 2

12 milhões já tem energia dos ventos

No final de 2014, o Brasil contará com um parque de aerogeradores conectados ao sistema elétrico do país capaz de gerar, com a força dos ventos, 5 gigawatts (GW). É energia limpa suficiente para suprir a demanda de 12 milhões de pessoas, uma população equivalente a da cidade de São Paulo.

A Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) prevê que em 2020 a capacidade alcançará 20 GW. Ainda será pouco diante do imenso potencial eólico brasileiro, que supera 300 GW. Para efeito de comparação, hoje a geração elétrica no Brasil, somando todas as fontes disponíveis, não chega a 130 GW.

turbina vertical

Segundo a Abeeólica, o país já conta com fábricas capazes de fornecer todos os componentes de um aerogerador. E o aço tem papel importante nessa indústria, sendo componente de várias peças utilizadas. Mas é nas torres que sustentam as turbinas onde a presença do aço é mais intensa. Apenas a ArcelorMittal Aços Longos, líder nesse segmento de mercado, prevê fornecer 10 mil toneladas de aço para torres no biênio 2014-2015.

Existem dois tipos de torres eólicas, as de aço e as de concreto. As torres metálicas são utilizadas em projetos onde os aerogeradores são instalados a uma altura entre 60 e 100 metros do solo. As torres de concreto são de todos os tamanhos, mas é mais usual seu emprego em instalações de 80 a 120 metros. Cada torre de concreto utiliza 82 toneladas de aço em sua estrutura. O metal, portanto, precisa apresentar uma ótima soldabilidade para facilitar e agilizar o processo de construção.

A ArcelorMittal Aços Longos e a CTZ Eolic Tower fecharam uma parceria em 2013 para fornecer torres eólicas de concreto em um formato inovador no Brasil, com a produção ocorrendo diretamente no parque eólico, evitando o transporte dessas peças gigantes.

Na Europa, a ArcelorMittal também é uma das pioneiras no desenvolvimento de uma nova tecnologia de turbinas eólicas. Em parceria com a Renewables Letzebuerg lançou a turbina eólica de eixo vertical Estreya L2. Por não utilizar pás gigantescas, como as tradicionais de eixo horizontal, e gerar níveis de ruído reduzido, essa nova geração de turbinas pode ser instalada em centros urbanos, inclusive no topo de edifícios. É uma nova tecnologia que pode ampliar o potencial eólico do mundo.

O dia que o Oeste baiano descobrir a energia eólica ou, ao contrário, o Oeste baiano, com suas escarpas, for descoberto pelos empreendedores da área energética, vamos ter um pico de desenvolvimento sem precedentes. 

Ô terrinha boa de vento, principalmente nos meses de seca, justamente quando fenecem as hidrelétricas, com a constante do vento sudeste. As escarpas aproveitam ainda os deslocamentos das térmicas, os chamados ventos orográficos.

Com informações de Bahia Notícias, A Tarde, Mídia News e EPE.

facilita

Sem título

Hotel Columbia 1 (1)

?????????????

banner sampaio topo vestibular cm

 

Leilão de energia solar e a campanha “Energia para a Vida”

Artigo de Heitor Scalambrini Costa
Professor associado da Universidade Federal de Pernambuco

Grande expectativa foi criada com o que se convencionou chamar de ”leilão da energia solar”, pois seria o primeiro certame a nível nacional em que a fonte solar seria vendida sem competir com outras fontes. Depois de alguns adiamentos, no último dia 31 de outubro foi realizado o “6º Leilão para Contratação de Energia de Reserva”.

É importante mencionar que o Estado de Pernambuco, em dezembro de 2013, já havia realizado um leilão específico para a fonte solar. Na oportunidade, o preço teto estabelecido foi de R$ 250,00/MWh. O leilão foi exitoso, possibilitando a contratação de 122 MW a um preço médio de R$ 228,63/MWh, com ofertas entre R$ 193,00/MWh (da empresa Sun Premiere) e R$ 246,00/MWh (da empresa Kroma).

No leilão nacional, a Empresa de Pesquisa Energética – EPE cadastrou 1.034 empreendimentos, uma oferta total de 26.297 MW de capacidade instalada, para serem entregues a partir de outubro de 2017. Com contratos que preveem o suprimento por 20 anos.

Os projetos de energia eólica predominaram mais uma vez, com 626 empreendimentos (15.300 MW), seguidos pelos 400 projetos de energia solar fotovoltaica, e 8 projetos de térmicas a biomassa utilizando resíduo solido urbano – lixo e biogás (151 MW). O número de projetos fotovoltaicos totalizou 10.800 MW, ou seja, comparável a toda atual potência instalada do sistema CHESF.

No leilão, cada fonte vendeu energia em separado, sendo os preços máximos estipulados para serem praticados pelos vendedores: R$ 262,00/MWh para a energia solar, R$ 144,00/MWh para a eólica e R$ 169,00/MWh para as termelétricas a biomassa.

Foram selecionados 62 projetos, sendo 31 eólicos e 31 solares (nenhum a biomassa). Foi contratada uma capacidade instalada de 889,7 MW em energia solar, a um preço médio de R$ 215,12/MWh, com um deságio de 17,9%, bem maior que os 5% projetado pelos analistas. O Estado da Bahia teve o maior numero de projetos vencedores: 14 no total. Pernambuco, que se destacou realizando o 1º leilão específico para energia solar, apesar dos 43 projetos apresentados, decepcionou, pois não teve nenhum selecionado.

O leilão mostrou a vitalidade do setor fotovoltaico pelo numero de projetos apresentados e, destaque-se, pelos preços ofertados. A geração de energia solar mostrou-se competitiva frente a outras fontes energéticas a curtíssimo prazo. Os preços oferecidos pelos empreendedores foram muito abaixo daqueles apregoados pelos gestores do planejamento energético, que tentam assim justificar o baixo aproveitamento desta fonte energética na matriz elétrica brasileira.

O próprio Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE), com horizonte em 2023, produzido pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), prevê que a energia solar alcance potência instalada de 3.500 MW ao fim desse horizonte decenal, quando deverá atingir participação de cerca de 2% da capacidade instalada total. Agora, deveria ser refeito diante dos números apresentados no leilão que acabou de ocorrer. A EPE cita a Agência Internacional de Energia ao estimar que somente em 2020 a energia solar será competitiva frente às demais fontes. Esse argumento é falso – como indicam os valores obtidos no leilão.

Lamentavelmente falta ambição e sobra discurso àqueles que hoje estão à frente da gestão energética brasileira. Os números arrolados no Plano de Expansão Decenal de Energia – que prevê os rumos energéticos do país para a próxima década, ou seja, entre 2014 e 2023 –, publicados pela EPE e pelo Ministério de Minas e Energia, mostram uma previsão de investimentos de R$ 1,263 trilhões até 2023. Destes, mais de ¾ dos recursos irão para os combustíveis fósseis e apenas 9,2% para as fontes renováveis – como PCH, eólica, solar e biomassa. É fácil concluir então que as fontes renováveis no país estão sendo ignoradas, em particular, a energia solar.

Falamos até aqui de geração elétrica solar centralizada em grandes usinas. Ao nos debruçarmos sobre a geração descentralizada desta fonte energética, verificamos o total fiasco da Norma Resolutiva 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), no que concerne ao apoio e incentivo à instalação de micro e mini geradores no país. O ano de 2013 (inicio da vigência da norma) mostrou um numero irrisório de instalações solares em residências e pequenos comércios. Dados da própria ANEEL mostram que até abril de 2014 menos de 300 sistemas fotovoltaicos haviam sido instalados no país. Ao compararmos com os 1,5 milhões de residências na Alemanha, vemos que este é um numero insignificante diante do potencial solar existente em nosso país.

O sucesso desta fonte de energia, em outros países, se deve basicamente a implementação de políticas publicas. No Brasil, o poder público tem ignorado esta fonte energética, que hoje está presente na matriz elétrica com menos de 0,1% do total (vale repetir: menos de 0,1% do total de energia gerada no país vem da fonte solar).

Diante dessa constatação e da atual política de oferta de energia que privilegia mega-hidroelétricas, termelétricas a combustíveis fósseis e usinas nucleares – foi lançada, em agosto de 2014, por mais de 80 organizações e entidades da sociedade civil, a Campanha “Energia para a Vida”, cujo objetivo é promover uma nova política para o setor elétrico no Brasil, baseada em princípios de uso de fontes renováveis (em particular, a energia solar descentralizada), eficiência energética, justiça social, participação democrática e sustentabilidade ambiental. Para saber mais, consulte: www.energiaparavida.org.

 

Topvel

??????????

???????????????????????

2A minipa

Hashi delivery

laminas-Novo-Ka-e-promo4