Correr pelado está virando moda em Porto Alegre

folha press

Em apenas 11 dias, três mulheres tiraram a roupa e saíram nuas nas ruas de Porto Alegre. Sem contar com um travesti, que não foi fotografado. A foto é da Folha Press e você pode ler todo o conteúdo na Folha de São Paulo.

Existe um calendário animadíssimo de provas nudistas. A maioria é de 5km nos Estados Unidos – e com resultados pífios. E em quase todas a inscrição dá direito a medalha e…. camiseta (que ironia)!
Este site reúne várias delas: www.nuderuns.com

GroupHillL

Entre os destaques está a Bare to Breakers. Na verdade é um pequeno grupo que participa pelado na centenária Bay to Breakers em San Francisco. Essa prova é realizada em maio, com distância de 12km (7.46 milhas) e entrou para o Guinness Book em 1986 com 110 mil participantes. Atualmente são 50 mil corredores e 100 mil expectadores.

 

 

Provedores terão que informar características e tarifas de internet e telefonia

fibra óticaA partir de amanhã (10) as empresas que prestam serviços de telefonia, internet e TV por assinatura deverão disponibilizar informações sobre as ofertas de serviços de forma padronizada e gratuita, para que o consumidor possa comparar os preços entre as operadoras. A regra está prevista no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC).

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), atualmente os consumidores encontram dificuldades para escolher entre as diversas ofertas disponíveis, porque a cobrança dos serviços de telecomunicações tem muitas variáveis. A nova regra vai possibilitar a criação de mecanismos de comparação de preços e ofertas entre as prestadoras.

Outra norma que entra em vigor nesta segunda-feira é a ampliação, de dois para três anos, do prazo mínimo para a guarda e o fornecimento de todas as reclamações, pedidos e solicitações feitos pelos clientes às prestadoras de serviços de telecomunicações. Além disso, o histórico das demandas referentes aos últimos seis meses deverá estar disponível para consulta no site da prestadora.

O RGC, que entrou em vigor no dia 8 de julho, trouxe novas regras a serem seguidas pelas empresas de telefonia, internet e TV por assinatura. Desde o início de sua implementação, algumas empresas entraram na Justiça pedindo para não cumprir as regras estabelecidas.

O empresário Werther Brandão, da Hiamina, informou esta semana que o link de fibra ótica Campos Belos – Luís Eduardo Magalhães – Barreiras, em pool da Vivo/Oi, está em término de conclusão da instalação. Werther não sabe, no entanto quando o enlace deverá estar “aceso” e se o pool disponibilizará acesso para terceiros, provedores de internet via rádio  na região.

Por outro lado, a internet via ADSL da Oi parece uma piada de mau gosto. Autorizada a instalação na redação de O Expresso há mais de 60 dias, a Companhia já agendou duas vezes a visita técnica, mas até agora não apareceu. Para piorar, o telefone fixo convencional parou de funcionar e todas as tentativas de contato com a companhia são infrutíferas.

O telefone celular da empresa, da operadora Vivo, também funciona mal, de maneira intermitente. 

A quem reclamar? Talvez ao Papa Francisco.

Vexame e luto.

Os comentários sobre o campeonato brasileiro de futebol estão suspensos no blog por motivo de vexame e luto. Até a próxima rodada do brasileirão. Afinal, o Internacional perder para a Chapecoense, por 5 golos, pode até ser trágico. Mas perder para aquele timinho – que não ouso nem dizer o nome – por 4×1 vai envergonhar as próximas três gerações de colorados.

Causador do acidente na ponte do Jequitinhonha é indiciado por crime doloso

Do portal G1.Globo

O suspeito de ter provocado o acidente com o ônibus que matou 7 pessoas e deixou 28 feridos em Itapebi, sul da Bahia, na noite de sexta-feira (7), foi apresentado neste sábado (8) na sede da Coorpin de Eunápolis. Segundo a polícia, o motorista vai responder por homicídio doloso, quando há intenção de matar.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu após a tentativa de ultrapassagem da Kombi, que bateu no fundo do ônibus e provocou a queda do veículo no rio Jequitinhonha. O ônibus chegou a ser arrastado pela correnteza por cerca 30 metros. “A pessoa que provocou o acidente cometeu um crime de deixar de prestar socorro às vítimas e por isso se encontra preso”, disse o agente da PRF, Cláudio Santos.

O motorista da Kombi, Adriano Moreira de Souza, 35 anos, ficou detido na delegacia de Itapebi. Antes de ser apresentado à Coorpin, ele explicou como ocorreu o acidente. “Eu vi o carro verde na minha frente, ele fez que ia fazer uma ultrapassagem do ônibus e não deu, então, voltou imediatamente e toquei nele, ele foi tocou no ônibus já em cima da ponte, eu perdi o controle da Kombi porque toquei nele quando eu senti o impacto eu vi o ônibus descendo assim na minha frente. E lembro também que o carro verde parou na minha frente um pouquinho e um rapaz colocou a cabeça para o lado de fora e correu”, afirmou o motorista da kombi.

De acordo com o delegado de Itapebi, Jansen Júnior, um policial informou que o motorista da Kombi seguia em alta velocidade. “Ele [policial] presenciou o Adriano, que veio conduzindo a Kombi em alta velocidade de forma negligente”, disse.

“Ele vai ficar custodiado aqui na delegacia e assim que tiver a vaga, vai para o presídio de Eunápolis”, afirmou Valéria Fonseca, coordenadora regional da Polícia Civil de Eunápolis.

Ainda neste sábado, 25 passageiros que ficaram feridos já receberam alta médica. Três continuam internados. Dois homens que estão internados em Eunápolis, não correm risco de morte. E a mulher que está internada no Hospital Municipal  de Porto Seguro está em estado grave.

Os corpos das vítimas fatais também já foram liberados e são velados, de acordo com informações do Instituto Médico Legal (IML) de Eunápolis.

O resgate
A queda do ônibus no rio Jequitinhonha, em Itapebi, comoveu moradores da região. Três pescadores que trabalhavam próximo ao local em que o ônibus caiu presenciaram os momentos de desespero dos passageiros. “O pessoal todo desesperado em cima do ônibus gritando, a gente quebrou o vidro e nós salvamos a vida das pessoas. Foi tenso, foi filme de terror. Se eu tivesse coração fraco não tinha resistido não. Muita gente gritando, a mãe com uma criança que estava morta e ela não queria sair de cima. Deu trabalho para tirar ela”, contou um dos pescadores.

Para a professora Nadilza Nunes, o acidente foi um choque para a população. Duas irmãs dela estavam no ônibus, uma sobreviveu e está internada, mas a outra não resistiu aos ferimentos provocados pela queda. “Foi um choque muito grande pra gente. Uma tragédia imensa, uma dor muito forte que a gente está sentindo”, conta emocionada. Entre os sete mortos está o motorista do ônibus, identificado como José da Silva Santos. Segundo a empresa de ônibus, uma das pessoas que comprou o bilhete, não embarcou.

Dragagem no rio São Francisco vai desimpedir hidrovia

hidrovia 2

Quando os trabalhos de revitalização da hidrovia do São Francisco, com 1.371 quilômetros de rios navegáveis, será possível tirar 150 mil carretas em circulação nas estradas baianas. O transporte de cargas na hidrovia ainda está suspenso.

“Há, nesse momento, duas dragas tratando de desimpedir 21 trechos da hidrovia do São Francisco. Isso quer dizer que vai ter navegabilidade entre Muquém de São Francisco e Juazeiro (cerca de 450 quilômetros). Quando a recuperação acabar pelo menos 150 mil carretas devem deixar de circular nas rodovias anualmente” disse o secretário da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia (Seinp), Carlos Costa, ao Correio*.

Conexão ferroviária

De acordo com a Seinp, com a conclusão das obras – que deve oferecer melhor estrutura para navegação durante o ano inteiro – as quase cinco milhões de toneladas de produtos escoados por rodovias devem ser transportados pela hidrovia. De Juazeiro, as cargas se deslocariam em trem para os portos do litoral.

Segundo o Ministério dos Transportes informou, foram destinados R$ 23 milhões para obras na hidrovia do São Francisco, com recurso para serem investidos “na manutenção do canal de navegação e da sinalização náutica, no Rio São Francisco em uma extensão de 1.292 km”.

Ainda não há prazo para as obras de requalificação serem concluídas.

hidroviaEm maio, uma tentativa

Em maio deste ano, a Aiba – Associação dos Produtores da Bahia chegou a promover um embarque através da Icofort, empresa que realiza, desde 2007, o transporte fluvial. Na oportunidade,  Júlio Cézar Busato, definiu a mobilização para revitalização da hidrovia do São Francisco, como um importante passo para a retomada do transporte fluvial. A mobilização reuniu os principais agentes envolvidos com a navegação no rio: o secretário estadual da Indústria Naval e Portuária, Carlos Costa; a presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Isabel da Cunha; o presidente da Icofort, Décio Barreto Jr, o diretor de Logística da Icofort, Marcelo Teixeira, e os prefeitos de Muquém do São Francisco, Márcio Mariano, e de Ibotirama, Terence Lessa.

Mais competitividade no Agronegócio

A inclusão da hidrovia no sistema de logística do Oeste da Bahia, por exemplo, dará mais competitividade à produção de grãos e fibras da região com a redução do frete em cerca de 20%. “ A América do Norte gasta, em média, US$ 25,00 para escoar uma tonelada de algodão, enquanto que no Oeste da Bahia, gasta-se, aproximadamente, US$ 90,00 para transportar a mesma quantidade por rodovia até o porto de Santos”, explica Júlio César Busato, presidente da Aiba. Segundo ele, a revitalização da hidrovia do São Francisco vai ainda, fomentar os mercados da avicultura, suinocultura e bovinocultura do Nordeste, uma vez que “ a população receberá carne, leite e ovos a um preço mais baixo”, disse.

Marco histórico

Para marcar este dia de mobilização, um carregamento de 2.400 toneladas de caroço de algodão saiu do município de Muquém do São Francisco com destino a Petrolina (PE) em maio deste ano.  Lá, o caroço de algodão será processado para transformação e produção de torta e farelo de algodão (consumo animal); óleo refinado de algodão (consumo humano) e óleo de algodão para transformação em biodiesel. Além disso, durante o processo de transformação, retira-se o linter (lã de celulose que envolve o caroço) que será exportado para Japão e China.

Este ano, na safra 2013/14, o Oeste da Bahia já colheu 3,3 milhões toneladas de soja; está em processo de colheita do milho que deverá produzir 2,3 milhões de toneladas e, na última semana de maio, dará início a colheita do algodão com previsão de 1,2 milhão de toneladas produzidas. Os dados são da Aiba que dimensionou em 4,8 milhões de toneladas o volume de grãos e fibras que poderá ser transportado pela hidrovia, gerando cerca de R$ 2,6 bilhões.

Luís Eduardo Magalhães: Abastecimento suspenso neste domingo (9) por causa de pane nos equipamentos da captação

Uma pane nos equipamentos da Embasa no poço de captação, ocorrido neste domingo (9), determinou a interrupção no fornecimento de água nos seguintes bairros da sede municipal de Luís Eduardo Magalhães: Vereda Tropical, Jardim das Acácias, Jardim Imperial, Jardim Paraíso, Tropical Ville, Jardim Ipê, Florais Léa e Santa Cruz.

A Embasa recomenda, através de nota à imprensa, que, até a normalização do sistema, previsto para terça-feira (11) pela manhã os moradores destes bairros consumam o mínimo necessário de água dos seus reservatórios e evitem o desperdício. Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo teleatendimento 0800 0555 195.

Preços mais baixos e menos embarques causam queda da exportação do agronegócio

Como se comportará o mercado em 2015? É a pergunta que o produtor se faz ao iniciar outra safra, obrigando-se a "travar" preços baixos.
Como se comportará o mercado em 2015? É a pergunta que o produtor se faz ao iniciar outra safra, obrigando-se a “travar” preços baixos, como exemplo na soja, com cotações em torno de US$10,50 o bushel para maio/2015

De Wellton Máximo e Marcos Chagas, da Agência Brasil

A queda no preço das commodities – bens primário com cotação internacional – e a redução de embarques refletem em um dos setores da economia em que o Brasil é mais competitivo. De janeiro a outubro, as exportações do agronegócio somaram US$ 83,9 bilhões, queda de 3% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado (US$ 86,4 bilhões). Os dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

As importações do agronegócio também caíram em 2014, mas em ritmo menor. Nos dez primeiros meses do ano, o setor importou US$ 14,1 bilhões, 1,2% a menos que no mesmo período de 2013 (US$ 14,3 bilhões). O recuo das exportações em ritmo maior que o das importações fez a balança comercial do setor piorar neste ano. O superávit do agronegócio caiu de US$ 72,1 bilhões para US$ 69,7 bilhões.

A causa para a queda das exportações agropecuárias está tanto na quantidade como nos preços das commodities. Em relação às quantidades, entre 15 categorias de produtos analisadas, sete apresentaram queda no volume exportado, com destaque para os cereais (-29,5%), o fumo (-24,4%) e açúcar e etanol (-15,6%). No caso dos preços médios, as maiores quedas ocorreram, também, nos cereais (-18,6%) e no complexo sucroalcooleiro (-11,9%).

Apesar da queda nas vendas externas, alguns produtos têm bom desempenho neste ano. Beneficiadas tanto pelo crescimento da quantidade como pelo aumento de preços, as exportações de café subiram 20,7% em 2014. As exportações do complexo soja – farelo, grãos e óleo – aumentaram 3,5%. Mesmo com queda de 3,4% no preço internacional, a quantidade embarcada de soja cresceu 7,2% em decorrência da safra recorde.

Com alta acumulada de 4,1%, as exportações de carnes também têm subido no ano, principalmente após o fim do embargo da Rússia. A carne bovina mostra um aumento tanto de preço como de volume exportado. No caso da carne suína, o aumento de 23,4% nos preços compensou a queda de 6,4% na quantidade embarcada. No frango, ocorreu o contrário. A queda de 3,9% no preço internacional reverteu o crescimento de 3,3% no volume embarcado.

Considerando apenas outubro, as exportações do agronegócio também não tiveram bom desempenho. No mês passado, as vendas externas do setor somaram US$ 7,95 bilhões, queda de 5,7% em relação a outubro de 2013 (US$ 8,42 bilhões). As importações caíram 11,3%, de US$ 1,62 bilhão para US$ 1,44 bilhão na mesma comparação. Como as compras do exterior caíram mais que as vendas, o superávit comercial do agronegócio cresceu 4,5% no mês passado, somando US$ 6,8 bilhões.

Tradicionalmente a principal fonte de receita comercial para o país, o agronegócio não está ajudando a balança comercial a se recuperar, em 2014. De janeiro a outubro, o país importou US$ 1,87 bilhão a mais do que exportou. As exportações totais somam US$ 191,96 bilhões, com queda de 3,7% em relação a 2013, pela média diária. As importações totais foram US$ 193,83 bilhões, recuo também de 3,7% pela média diária.

Liga Nordeste novo

???????????????????????

 

Sem título

Ações eleitorais atingem 18 dos 27 governadores eleitos

Pezão, eleito no Rio, autorizou, como vice-governador em exercício, reajustes salariais às vésperas do início da campanha.
Pezão, eleito no Rio, autorizou, como vice-governador em exercício, reajustes salariais às vésperas do início da campanha.

Reportagem do jornal O Globo deste sábado informa que, dos 27 governadores eleitos em outubro, 18 respondem a ações por suspeitas de abuso de poder econômico ou político e uso indevido de veículos de comunicação. Eles são alvo das chamadas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs), tipo de processo judicial que determina imediata cassação de mandato em caso de condenação. Apenas o Ministério Público Eleitoral e os adversários de campanha podem ajuizar essas ações. Rui Costa, governador eleito da Bahia, não está incluído no rol dos processados.

Segundo o jornal fluminense, o governador reeleito do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), é quem responde ao maior número de AIJES. São 13 as ações contra o peemedebista, dez das quais apresentadas por adversários como o deputado estadual Marcelo Freixo (Psol). Uma delas diz respeito aos reajustes salariais que Pezão autorizou às vésperas da campanha.

O segundo colocado no ranking das AIJEs é o governador reeleito da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), que responderá a oito ações. Ainda segundo O Globo, os nove governadores eleitos que não foram alvo de AIJEs são Geraldo Alckmin (SP), Jackson Barreto (SE), José Ivo Sartori (RS), Marcelo Miranda (TO), Raimundo Colombo (SC), Rodrigo Rollemberg (DF), Rui Costa (BA), Suely Campos (RR) e Tião Viana (AC). Mas eles ainda podem virar alvo: as AIJEs podem ser ajuizadas até a diplomação de governador, em 19 de dezembro.

Confira a íntegra da reportagem

facilita

Sul da Bahia: Tragédia do Jequitinhonha já conta 12 corpos

rotas

Com informações do Sul Bahia News

O ônibus da empresa Rota, que seguia de Ilhéus para Porto Seguro, foi atingido por uma Kombi que fazia uma ultrapassagem. O motorista do ônibus perdeu o controle da direção, bateu na mureta de proteção direita e caiu de uma altura de mais de 30 metros.

O veículo foi arrastado pela correnteza por quase 150 metros. Pescadores se deslocaram ao local em canoas. Eles ajudaram a quebrar os vidros do ônibus e salvar várias pessoas. Algumas delas morreram afogadas.

O ônibus ficou parcialmente submerso e a tragédia só não foi maior porque funcionários da Usina Hidrelétrica do Jequitinhonha, que fica próxima à ponte, fecharam as comportas, evitando, assim, que o nível da água subisse, dificultando o trabalho de procura por mortos e sobreviventes.

Até agora foram retirados 12 corpos das águas do rio, inclusive do motorista, que ficou preso ao cinto de segurança depois de desmaiar com o choque.

Diversas equipes do Samu levaram 24 feridos para hospitais em Itapebi, Itagimirim, Eunápolis e Porto Seguro. Eunice Firme, em estado mais crítico, foi encaminhada para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro.

Até a última atualização desta notícia, cinco mortos já havia sido removidos do interior do ônibus, dentre eles o motorista José Silva. Os corpos foram trazidos para a margem do rio em canoas. Segundo o gerente da empresa, Juscelino Freitas, outras sete pessoas estariam desaparecidas. Os nomes dos mortos e desaparecidos ainda não foram divulgados.

O secretário de saúde de Eunápolis, Mário Gontijo, divulgou nota informando que 14 pessoas deram entrada no Hospital Regional. Ainda segundo o secretário, três delas em estado grave.

Barreiras: Estudantes da UFOB começam a traçar perfil epidemiológico da Vila Dulce

Vila Dulce2

Aplicação de questionário para caracterizar as condições de saúde da comunidade segue até o início de janeiro

Eram pouco mais de nove horas da manhã de sexta-feira (7), quando Luzenir de Souza, 50 anos, moradora do bairro de Vila Dulce, em Barreiras, interrompeu seu trabalho de crochê para atender a um chamado em sua porta. Com um sorriso, a dona de casa recebeu a estudante de Farmácia da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Flávia Barreto, para responder um questionário que vai mapear as condições de saúde da população.

“É a primeira vez que uma visita desta chega em minha casa. É bom saber que poderemos contar com esse apoio daqui para frente”, destaca Luzenir. No encontro, sob a supervisão dos professores, foram feitas, dentre outras, perguntas sobre os hábitos alimentares, doenças crônicas e uso de medicamentos. Hipertensa e avó de dois netos, ela ficou surpresa com as novas informações. “Hoje mesmo eu fiquei sabendo sobre o descarte correto de remédios vencidos. Se eles não viessem aqui, continuaria a jogar no lixo, como sempre fiz”.

Assim como a dona de casa, seus vizinhos da Vila Dulce também foram abordados pelos alunos de Farmácia, Medicina e Nutrição da UFOB. A atuação prática desde os primeiros semestres está prevista no projeto pedagógico dos cursos da Área de Saúde da Universidade e pretende proporcionar uma formação humanística, reflexiva e crítica aos futuros profissionais da Região.

Recepção calorosa

Elaine Batista, agente comunitária há cinco anos, é uma das guias no contato inicial com a comunidade. Animada com a presença da UFOB no bairro, ela comemora a aceitação dos novos parceiros de trabalho. “A recepção dos moradores aos estudantes tem sido a melhor possível. Existe uma grande expectativa porque sabem que isso vai contribuir para tornar mais eficiente o atendimento básico de saúde”, afirma.

Quem também está feliz com o reconhecimento da importância da aproximação da UFOB com a população é a futura farmacêutica Flávia Barreto. Natural de Barreiras, a jovem de 19 anos considera fundamental a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “A nossa formação ganha muito porque aprendemos desde cedo a conhecer a realidade da nossa Região. Isso contribui bastante para sermos capazes de atuar com mais propriedade no exercício da profissão”, enfatiza.

As informações coletadas pelos estudantes serão compiladas e servirão de base para o Observatório da Saúde, banco de dados da UFOB com o perfil epidemiológico da comunidade. “Com base nesse estudo, serão definidas as estratégias de trabalho no bairro para os próximos semestres”, explica o professor Marlus Pereira, vice-coordenador do curso de Nutrição.

Até janeiro de 2015, mais quatro visitas estão agendadas.

 

X LIGA NORDESTE DE FUTSAL

 

Hotel Columbia 1 (1)

 

?????????????

 

Topvel

 

??????????

 

banner sampaio topo vestibular cm

Ruas Ibitiba e Irecê passam a ser de mão única a partir deste domingo

santa cruz sentido

As ruas Ibitiba e Irecê, no bairro Santa Cruz, passarão a ser de mão única a partir deste domingo, 09 de novembro. A informação é da Superintendência de Transporte e Trânsito (SUTRANS), órgão ligado à Secretaria de Segurança Ordem Pública e Trânsito de Luís Eduardo Magalhães.

A rua Ibitiba terá seu fluxo seguindo do Posto Fórmula 1 ao Estádio Estádio Municipal Coronel Aroldo com mão única até o cruzamento próximo ao Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs). Já a rua Irecê terá seu fluxo orientado a partir do bairro Conquista subindo até o Hotel LG.

 

Os melhores (e os piores) locais para se viver no Brasil

Louveira, um paraíso!
Louveira, um paraíso!

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Fundação João Pinheiro (FJP), nos quais se baseia o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) da ONU, São Caetano do Sul, em São Paulo, é a melhor cidade do Brasil  para se viver. No entanto, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) discorda desta colocação e diz que o trono pertence a cidade de Louveira, em SP.
A Firjan anualmente publica um índice similar ao IDHM das Nações Unidas: o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal  (IFDM) também monitora os níveis de desenvolvimento socioeconômico de todos os 5.565 municípios brasileiros em três diferentes áreas a saber: emprego e renda, educação e saúde.
Divulgado no começo deste mês, o IFDM, baseado em dados de 2011, indica que nosso país tem um índice de 0,73 pontos, contra 0,71 de 2010. Da mesma forma que o IDH, o índice varia de 0 a 1, e quanto mais se aproximar de 1, melhor é.
Segundo a Federação, as cidades com desenvolvimento moderado, a maioria, computam 55,2% do total. Apenas 106 cidades (1,9% do total) estão abaixo de 0,4 e são classificadas como de baixo desenvolvimento. Já o grupo de alto desenvolvimento conta apenas com 332 cidades (6% do total), todas com índices superior a 0,8.
Assim como no IDH as desigualdades regionais são facilmente notáveis. Com exceção de Lucas do Rio Verde (MT) e Euzébio (CE) todas as 50 primeiras cidades estão nas regiões Sul e Sudeste. Entre as capitais o pódio é formado por Curitiba, São Paulo e Vitória.
Conquanto haja novamente a necessidade de ressaltar que estes índices não medem necessariamente a qualidade de vida, lógico está que cidades que ofereçam índices mais relacionados à oferta de empregos e maiores salários, educação de qualidade e que as prefeituras dão melhor assistência à saúde pública, são sim melhores lugares para se viver. Veja mais no site Mdig.

Dos 100 piores municípios para se viver, a Bahia tem um recorde: 36 cidades. Então, se não falta dinheiro para a Bahia desenvolver-se em saúde, educação e emprego, o que está faltando são mesmo gestores públicos.

Como dizia o Mário Bagual, lá de Rosário do Sul, são tudo uns tabacudo!

Demissão de jornalistas dá nisso!

rbs

O Grupo RBS de Comunicação (RS e SC) demitiu recentemente 130 funcionários, a grande maioria jornalistas experimentados, aqueles com os maiores salários. Olha o que resultou: bobagens escritas na headline ou topo do site clicrbs. Agora vem aquela explicação: “Foi erro de digitação”. E daí: quem digita não é o jornalista?

Tragédia na BR 101: ônibus cai da ponte do rio Jequitinhonha

Do G1.globo.com, onde o leitor poderá ter atualização da notícia

ACIDENTE-006_rastro101
Um ônibus que saiu de Ilhéus com cerca de 50 passageiros, e estava indo para Porto Seguro, no sul da Bahia, caiu no rio Jequitinhonha, na BR-101, altura da cidade de Itapebi , por volta das 19h desta sexta-feira (7). Segundo a Polícia Militar, seis corpos já foram retirados da água, e policiais que foram ao local informaram que mais dois corpos estavam dentro do rio. De acordo com testemunhas, um carro de passeio também caiu no rio, mas não foi encontrado.

Todos os feridos no acidente já foram encaminhados ao Hospital Geral de Eunápolis, cidade que fica a 56 quilômetros de Itapebi.

ACIDENTE-052_rastro101_1

Ainda segundo relato de testemunhas, o acidente ocorreu quando uma kombi tentou ultrapassar o ônibus em uma ponte, e os veículos acabaram batendo de lado. Com o impacto, o coletivo caiu da ponte, uma altura de cerca de 20 metros, junto com o carro de passeio.

De acordo com a PM, o motorista da kombi foi detido e encaminhado à delegacia de Itapebi, onde segue preso. Segundo informações da Polícia Civil, um teste de alcoolemia foi feito no motorista, mas deu negativo.

ACIDENTE-014_rastro101

A PM acrescentou que o ônibus estava sendo arrastado pela força das águas do rio, onde existe uma usina hidroelétrica. Para evitar que o veículo se afastasse ainda mais, a usina fechou as comportas da barragem.

O número total de mortos e feridos, bem como o estado de saúde dos sobreviventes ainda são desconhecidos. Com fotos do site rastro101.com.br 

Luís Eduardo Magalhães vai sediar a maior competição de futsal da história da Bahia

De 10 a 15 de novembro, o município de Luís Eduardo Magalhães sediará a Liga Nordeste de Futsal. Em sua décima edição, sete clubes brigarão pelo título mais tradicional do esporte na região: Associação Desportiva Ácrata/AL, Associação Moita Bonita/SE, Central Sport Clube/PE, C.R. Nossa Sra. do Amparo/PI, COPM/Edgard Santos/BA, Horizonte Futsal Clube/CE e o LEM Vento em Popa Janjar/BA.

A competição, oficial no calendário da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), acontecerá na Arena Ottomar Schwengber, no Ginásio Municipal Dioclécio Severino Ramos.

O representante local e anfitrião do evento, LEM Vento em Popa Janjar, estreará dia 10/11 contra a equipe do Desportiva Ácrata (AL), às 20h30m. Antes da partida, acontecerá uma apresentação cultural com a Trupe Gambiarra Dell’Arte.

SOLIDARIEDADE

Partindo da iniciativa do empresário Fábio Lauck, mais uma vez a entrada para os jogos será 1 KG de alimento não perecível.No último campeonato baiano realizado em Luís Eduardo, 30 toneladas de alimentos foram arrecadadas e os jogadores fizeram a doação para instituições de caridade do município. Agora, a expectativa é que o Projeto Social LEM Vento em Popa possa superar esse número. Ações deste tipo mostram que o esporte move muito mais que paixão. Move também o desejo de melhorar a vida de diversas pessoas do município.

X LIGA NORDESTE DE FUTSAL

Pedestre é atropelado na avenida Enedino Alves da Paixão

10411817_685356408246440_7751013057232049730_n

 

atropel

 

Um homem foi atropelado na manhã desta sexta-feira, 07, por volta das 10Hs40min, na Avenida Enedino Alves da Paixão, no Bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães.

Segundo informações, o pedestre Albino Barbosa do Nascimento, 35 anos, estaria atravessando a Avenida Enedino Alves da Paixão, quando foi atropelado por uma carreta Modelo Scania com placa Policial de LEM.

O motorista da carreta contou que não tinha o que fazer, “ele estava atravessando a Via e não tinha o que fazer, eu ainda freei, mas mesmo assim, acabei acertando o rapaz”. O Motorista foi ouvido pela Polícia Militar e foi encaminhado para a Delegacia juntamente com a carreta. Albino perdeu muito sangue devido a pancada que sofreu na cabeça. Uma equipe do SAMU 192 foi acionada e socorreu a vitima até a unidade de pronto Atendimento, UPA-24 Hs.

Segundo informações, Albino sofreu um corte no supercilio, mas passa bem. Ele estava consciente, foi encaminhado para a sala de observação da UPA e não corre risco de morte. O tráfego ficou lento no local, a Polícia Militar registrou a ocorrência.   Fonte: Douglas Batista/informelem.com.br

Assalto a agência dos Correios do Posto Imperador

assalto

No início da manhã desta sexta-feira, 7, dois elementos armados invadiram a agência dos correios, localizada dentro do Shopping do Caminhoneiro, localizado no Posto Imperador, às margens da BR 020, na cidade de LEM.

Os marginais, armados, renderam todos os funcionários e clientes que estavam no local. Todos foram trancados em uma sala, enquanto o gerente foi obrigado a abrir o cofre e entregar cerca de R$ 30 mil aos bandidos.

Toda a ação dos marginais durou cerca de 25 minutos. Na fuga, os assaltantes ainda roubaram os clientes que tiveram de aparelhos celulares, carteiras e alianças levados pela dupla.

A polícia militar está atrás dos assaltantes, até o momento não localizados. Mas, a polícia já está de posse da filmagem e já teria identificados os bandidos. Do blog do Sigi Vilares.

Fiscalização integrada da Prefeitura notifica barraqueiros para recuperar av. Barreiras

DSC_0059

Uma blitz conjunta das secretarias municipais de Meio Ambiente, Saúde, Infraestrutura e Planejamento notificou, hoje pela manhã, barraqueiros instalados na avenida Barreiras, com o objetivo da sua retirada do local e a realização de obras importantes no ordenamento da zona central da cidade. Acompanhou os trabalhos de notificação o secretário de Infraestrutura, Waldemar Lobo, o Nem, que explicou, com detalhes, ao Expresso a ação que pretende implementar:

-Estaremos devolvendo a avenida Barreiras ao pleno tráfego. A parte antiga do Posto Mimoso já está desativada. Vamos demarcar e asfaltar a avenida, desde o trecho que passa em frente ao Centro Administrativo. Para isso, vamos bloquear esgotos sanitários clandestinos e implantar um terminal de ônibus urbano em frente ao boliche, além de criarmos novas áreas de estacionamento. Com 60 dias queremos ter a nova avenida Barreiras.

Hoje, um grande lago de esgotos inunda uma parte da área de domínio da rodovia paralela à avenida Barreiras.

Aqui será locada uma das três passarelas que a Prefeitura quer construir, com ajuda do DNIT, para a travessia de pedestres na BR 242, afirmou Nem.

DSC_0060

DSC_0066

DSC_0069

Eliminar o lago formado por rede clandestina de esgoto será a primeira ação da Infraestrutura.

DSC_0074

DSC_0087

Nem explica as obras que a Prefeitura vai realizar

DSC_0095

Chega ao final a Taça Fábio Lauck de Futsal

10703813_1498634453720234_7358538325096015009_nSÁBADO DIA 08 DE NOVEMBRO
Disputas do 3º Lugar
PRÉ – MIRIM
8:00 BAR E BOLA x TERRA AGRÍCOLA
MIRIM
9:00 JC SOCIETY X ESCOLA ALDORI TOLAZZI
INFANTIL
10:00 TERRA AGRÍCOLA X ESCOLA ANGELO BOSA
Finais
PRÉ – MIRIM
13:00 ESCOLINHA DO BIGUÁ X ESCOLA ALDORI TOLAZZI
MIRIM
14:00 TERRA AGRÍCOLA X PROJETO SEMEANDO O FUTURO
INFANTIL
15:00 JC SOCIETY “B” X JC SOCIETY “A”
INFANTO JUVENIL
17:00 JC SOCIETY X PROJETO SEMEANDO O FUTURO
Disputas do 3º Lugar
MASCULINO ADULTO
18:00 FAZ. N. S. APARECIDA X BK GESSOS
Finais
VETERANO
19:00 LEM VENTO EM POPA JANJAR X AMIGOS DO BÁBA
FEMININO
20:00 REAL SANTA CRUZ X TERRA AGRÍCOLA
MASCULINO ADULTO
21:00 SANTA CRUZ F. C. X MILK SHAKE DA PRAÇA

UMOB e PGE trabalham peça dos Embargos de Declaração contra decisão do SFT na questão do litígio na divisa BA/GO/PI

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou no último dia 31 de Outubro, Acórdão do julgamento da Ação Civil Ordinária 347, de autoria da Bahia. O texto final não trouxe nenhuma novidade além daquelas já conhecidas e publicadas pela imprensa regional.

Na audiência realizada no dia 22 de outubro, com participação de representantes da União dos Municípios do Oeste da Bahia (UMOB), o governador Jaques Wagner e os procuradores, Dr. Rui Moraes Cruz, Procurador Geral do Estado (PGE), e Dr. Bruno Espineira Lemos, Procurador do Estado em Brasília, foi acordado um trabalho de parceria para a preparação da peça dos Embargos de Declaração com Pedido de Efeito Modificativo a ser apresentada pelo Estado em face do Acórdão do STF no julgamento da referida ação.

Após intensa discussão sobre as possíveis teses a serem exploradas nos embargos, a PGE consolidou a peça final com chances reais de lograr êxito. Inicialmente, o Estado da Bahia registra a questão de alta indignação, procedimento e formato não republicado na sessão de julgamento, da nulidade do julgamento e da necessidade de designação de nova sessão específica para julgamento do efeito, da violação da ampla defesa.

Diante da relevância da causa por envolver os limites entre os estados da Bahia, Goiás, Tocantins e Piauí, em ação que dura quase 30 anos, entende-se que o processo não poderia ter sido julgado sem dia e hora marcada. O procedimento utilizado pelo STF feriu a ampla defesa e a segurança jurídica, impedindo o exercício da sustentação oral, como ato essencial à defesa pelo Estado da Bahia.

A manutenção da perícia do exército tende a criar “ilhas territoriais” dentro do território do outro estado inviabilizando a administração e relações com os ocupantes daquela área. Nestes casos específicos o Estado defende a manutenção destes territórios como atualmente se encontram.

Outro ponto divergente do Acórdão de demanda revisão urgente é a questão dos títulos emitidos pelos estados e da relação de posse e propriedade. O Acórdão conclui que o STF não entrará nas situações de disputa de posse e de propriedade sobre as áreas particulares, envolvidas no conflito, nos precisos termos abaixo transcritos:

 “demarcados os limites territoriais entre os Estados, determinar que sejam preservados os títulos de posse e de propriedade anteriormente definidos, sendo que eventuais disputas de posse e de propriedade relativas às áreas delimitadas não serão decididas por este Supremo Tribunal, mas em ação própria no juízo competente“

Todavia, com formato contraditório com o quanto julgou, tratou das disputas de posse e propriedade decorrentes da emissão de dois títulos, sobretudo, quando um deles decorrer de concessão judicial transitada em julgado, vejamos:

 “fica estabelecido que, quando dois Estados tiverem emitido um título de posse ou de propriedade em relação a uma mesma área abrangida por esta ação, prevalece o título concedido judicialmente, e, em se tratando de dois títulos judiciais, o que já transitou em julgado. Na ausência do trânsito, prevalecerá o primeiro provimento judicial oriundo do juízo competente ratione loci à luz do laudo do Exército”

Fica evidente a contradição entre a decisão que resolveu não tratar de disputas de posse e propriedade, mas que, em passo seguinte acabou por regular a disputa diante da existência de dois títulos emitidos pelos Estados da Bahia e Goiás.

A referida posição contraditória acaba por vulnerar o direito de propriedade, bem como acarreta a supressão de instância e decide uma questão que não se encontra nos moldes e limites da competência do STF a respeito da matéria, ao decidir o destino de terceiros que sequer participaram ou tiveram o direito de participar como interessados no resultado da lide.

facilita

 

 

postoalemateus

 

??????????

 

hiamina

O Profeta do “Petrolão” vê um segundo mandato triste para Dona Dilma

Francis, o profeta do Petrolão.
Francis, o profeta do Petrolão.

Do espírito do jornalista Paulo Francis, redivivo no twitter, hoje:

Fernando Henrique Cardoso arrastou-se pelo segundo governo com uma faca nas costas. O racionamento de energia em 2001 completou o serviço.

Estaria o santo profeta preconizando o mesmo para o segundo mandato de Dona Dilma, logo hoje que as autoridades da área de energia falam sobre a possibilidade de apagão em 2015?

Sem energia, não há investimento. Sem investimento, não acontecem novas vagas de emprego. Como já asseverava minha Avó, pra baixo todo santo ajuda.

Paulo Francis morreu de doenças coronarianas, agravadas por um profundo stress, depois que a diretoria da Petrobras resolveu processá-lo nos Estados Unidos, onde residia.

Diz o blog Paçoca Com Cebola:

Paulo Francis morreu em fevereiro de 1997, em Nova Iorque, de um enfarte fulminante causado, em boa parte, pelo desgosto e sentimento de injustiça que corroeu sua alma e seu coração, e nos privou do cara mais chato e irremediavelmente brilhante e encantador que o Brasil já teve.  Francis estava sob a enorme pressão resultante de um processo judicial ardilosamente proposto contra ele nos Estados Unidos por suposta calúnia contra a Petrobras.

Pouco antes, no Programa de Tv a cabo do qual participava, o Manhattan Connection, transmitido pela GNT, à época, Paulo Francis sugeriu a privatização da Petrobras e chamou atenção para o fato de que seus diretores desviavam dinheiro para contas na Suíça.

Pois esperamos 17 anos para que ficassem provadas as denuncias de Francis. O Petrolão, que me desculpem os tucanos, não começou com o aparelhamento do PT. O PT apenas continuou a roubalheira na Petrobras.

 

Liga Nordeste novo

Concurso fotográfico da UFOB homenageia barreirense Napoleão Macedo

Inscrições para as três categorias do certame podem ser feitas no site  desta segunda-feira (10) até 10 de dezembro. Vencedores vão receber prêmio de R$ 1 mil 

Quando realizou seus primeiros cliques, em 1926, Napoleão de Matos Macedo não imaginava a importância que seus registros fotográficos teriam no futuro para contar a história do Oeste baiano. Sem os recursos atuais de iluminação e flash, mas com muita dedicação, o barreirense não deixava de documentar em imagens os eventos sociais da época, como reuniões, casamentos e batizados. Dessa forma, tornou-se autor de um dos mais ricos acervos fotográficos da Região.

Agora, 43 anos após a sua morte, o seu trabalho será homenageado no Concurso Fotográfico Napoleão Macedo. Promovido pela Universidade Federal do Oeste da Bahia, o certame pretende incentivar a produção artística, formar um banco de imagem com temas relativos aos câmpus, retratar as belas paisagens e o povo dos municípios onde a instituição está inserida.

O concurso é aberto a toda a comunidade e está dividido em três categorias: Profissional, Comunidade UFOB e Amador. Para participar, é preciso acessar o site http://concursos.ufob.edu.br, ler o edital, preencher a ficha de inscrição, escolher uma das três temáticas e a categoria e enviar as fotos, nas modalidades Em Preto e Branco ou Em Cores. Os candidatos poderão cadastrar apenas uma imagem por temática, no formato digital (JPG), com proporção 4:3 e resolução mínima de 300dpi.

As inscrições são gratuitas e acontecem desta segunda-feira (10) até o dia 10 de dezembro. Além de terem as fotos publicadas em uma exposição fotográfica e no Memorial UFOB 2014, os vencedores de cada categoria vão receber um prêmio de R$ 1 mil e certificado de participação. O resultado do concurso será anunciado até o dia 19 de janeiro de 2015.

banner sampaio topo vestibular cm

Barreiras: Governistas e oposicionistas se enfrentam pela Presidência da Câmara

Já medem forças e não poupam articulação política, aqueles que pretendem assumir a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Barreiras.

Do lado governista, Antônio Henrique (PP) trabalha para eleger o seu candidato, que comenta-se nos bastidores, deverá ser a vereadora Graça Melo (PSL), atual líder do governo.

De outro lado, temos uma oposição com um grande diferencial da base governista, a união. Os edis oposicionistas sabem se organizar e estão sob a liderança do atual presidente Carlos Tito (PDT), que além de ter feito um grande trabalho de estruturação física da casa, investiu na transparência dos trabalhos legislativos. Tito conta ainda com a grande facilidade que tem de lidar e se relacionar bem com parlamentares governistas e oposicionistas, o que pode lhe render apoios de edis que hoje defendem a atual gestão municipal. O motivo seria a discórdia que tem ocorrido nos últimos dias dentro do grupo do prefeito. Apesar de já darem como certo a candidatura de Graça, pelo menos mais quatro vereadores pretendem ser o candidato de Antônio Henrique.

As eleições se darão no dia 17 de dezembro. De Tiago Portela, editado por este jornal.

 

???????????????????????

Barreiras recebe 4º Fashion Wekeend 


Fashion WekeendO evento acontece nos dia 6 e 7 de novembro, contará com um salão de negócios e terá a participação de 20 marcas

Pelo quarto ano consecutivo, Barreiras sediará um dos maiores eventos de moda da região Oeste da Bahia, o Fashion Wekeend. O evento, que acontece nos dias 6 e 7 de novembro, a partir das 19h, no espaço Bartira Fest, tem o apoio do Sebrae.

A designer de moda e organizadora do evento, Carol Souza, destaca os benefícios do evento para a economia barreirense. “Nosso objetivo é mobilizar o comercio local e regional para desenvolver ainda mais o mercado de moda, design e gastronomia da cidade”, completou.

O gerente regional do Sebrae da região Oeste do estado, Emerson Cardoso, destaca os benefícios de um evento como esse para os empreendedores de Barreiras e municípios próximos. “O evento é estratégico para as empresas atendidas nos programas do Sebrae pois terão a oportunidade de apresentar seus novos produtos, divulgar sua marca e fechar negócios”, ressalta.

A programação contará com desfile adulto e infantil, espaço gourmet, salão de negócios e música. A expectativa é de que mil pessoas visitem o espaço, que terá a participação de 20 lojas do município.

Empresas que são atendidas pelo Projeto Comércio e pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae, terão a oportunidade expor seus produtos, participar dos desfiles e fazer negócios. É o caso da loja de confecção infantil Enkantário da empresária Nayara Brás. “Acredito que esse espaço é muito importante para nós lojistas apresentarmos à sociedade barreirense os nossos produtos, trocarmos experiências e fazermos negócios”.

O Fashion Wekeend Barreiras é uma realização da Adoro Produtora de Moda e Cultura com parceria do Sebrae e da TV Oeste. O investimento é de R$ 20,00, o ingresso pode ser obtido na hora e local do evento.

 

??????????

Deu pau no sistema da Caixa.

Os sistemas informatizados da Caixa Econômica Federal, que prestam serviços ao cidadão em todo o Brasil, estão fora do ar desde a manhã desta quinta-feira (6). As agências não conseguem fornecer atendimento aos clientes, assim como as lotéricas e os postos de autoatendimento, que apresentam indisponibilidade. A Caixa informou que está trabalhando para restabelecer os serviços.

Em um nota de duas linhas, a Caixa informou que está trabalhando para restabelecer os serviços. A Agência Brasil entrou em contato com a assessoria do banco estatal para saber a origem do problema, mas, até o momento, não obteve resposta, incluindo sobre o número de pessoas prejudicas.

A nota distribuída à imprensa diz apenas o seguinte: “A Caixa Econômica Federal informa que os sistemas das agências, lotéricos e autoatendimento apresentam indisponibilidade no momento. A Caixa está trabalhando para restabelecer os serviços.”

Segundo dados disponíveis no site da Caixa, a instituição tem mais de 4 mil pontos de atendimento em todo o Brasil, além de cerca de 20 mil correspondentes. Além de disso, tem 15 unidades-caminhão que atendem a todo o país e agência-barco. Os terminas de autoatendimento são mais de 24 mil e há 12 mil lotéricas na rede da Caixa.

Em Luís Eduardo Magalhães os usuários da Caixa ficaram nas filas até as 14 horas. Aí a agência fechou e nada mais funcionou.

Antonio Henrique esperneia para recuperar território de Barreiras

O prefeito participou na manhã desta quarta-feira, 5, de audiência na Comissão de Assuntos Territoriais da
Assembleia Legislativa da Bahia, por onde tramitou o Projeto de Lei que alterou os limites territoriais entre os dois municípios, fazendo com que Barreiras perdesse mais de 30 mil hectares de terras produtivas para Luis Eduardo.

À tarde, Antonio Henrique foi recebido na Seplan (Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia), onde teve audiência com Geraldo Reis, diretor da SEI (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia), onde tratou do mesmo assunto.
Durante o encontro, ficou estabelecido que no mês de janeiro será enviada à Barreiras uma equipe técnica para analisar a situação causada pela Lei Estadual 12.906 que atualizou os limites dos municípios que integram o Território de Identidade da Bacia do Rio Grande.

A Assembleia votou a lei num acordo de lideranças. A maioria dos deputados não teve oportunidade de debater a lei. Antonio Henrique, na condição de marido traído, o último a saber, ficou com o “mico” político na mão, depois que a imprensa denunciou a perda do território. Agora esperneia como pode para recuperar a área perdida, inclusive tomando atitudes risíveis como a recolocação de placas na BR 242.

Liga Nordeste novo

?????????????

Topvel vendas

??????????

Hashi delivery

2A minipa

Carmen Steffens Concept inaugura em Luís Eduardo Magalhães

Patrícia Guerra
Patrícia Guerra

Foi inaugurada, ontem, 5,  em Luís Eduardo Magalhães a loja Carmen Steffens Concept. Localizada na Rua Pernambuco, 371, Centro, no mesmo prédio do Subway, a loja tem a mais nova coleção da marca em suas araras e prateleiras. Entre sapatos, bolsas, roupas e demais acessórios, todos da coleção Alto Verão 2015, os convidados de Luzia Xavier, conheceram a nova loja degustando o delicioso coquetel da chef Marina Sabino.

Luzia recebe amigas e clientes.
Luzia recebe amigas e clientes.

A Carmen Steffens possui hoje 300 lojas em 18 países e é uma das marcas brasileiras mais valiosas em sua área de atuação. Com 11 lançamentos de coleção por ano, a marca trabalha com a filosofia italiana de diversidade e exclusividade. De cada modelo de calçado são vendidos em todo o país apenas 2.500 pares e, das bolsas, apenas mil exemplares. Em séries limitadas a quantidade de peças cai para mil unidades. “Essa loja é a realização de um sonho. Sempre fui apaixonada pela marca e após conhecer o processo de fabricação, estrutura e organização da empresa fiquei mais encantada ainda, afirmou Luzia. Fotos de Patrícia Villeroy.

Dávila Kess e Suzana Viccini
Dávila Kess e Suzana Viccini

Risco de apagão no Sudeste e Centro Oeste, em 2015, chega ao teto.

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) elevou nesta quarta-feira, de 4,7% para 5% o risco de déficit de energia na região Sudeste/Centro-Oeste (SE/CO) em 2015. Com isso, o risco chega ao limite tolerado pelo Conselho Nacional Política Energética (CNPE). Na região Nordeste, o risco de falta de eletricidade em 2015 caiu de 0,8% para 0,7%.

Para 2014, tanto o risco da região Sudeste/Centro-Oeste como o da região Nordeste continuam em zero. De acordo com o CMSE, o sistema brasileiro conta com uma sobra estrutural de 6.600 MW médios para atender à demanda estimada, já considerando a entrada e operação de novas usinas nos próximos meses.

De acordo com o comitê, em 2014 já foram adicionados 6.087 MW médios ao sistema, superando o total de 6.000 MW médios previstos para este ano.
O CMSE comentou ainda que em outubro as chuvas continuaram abaixo do volume normal para as regiões Sudeste/Centro-Oeste (64%), Nordeste (36%) e Norte (76%), considerando as médias históricas de afluências. A exceção é a região Sul (139%), cujo regime de chuvas tem sido afetado pelo fenômeno El Niño.

O comitê destacou que “o parque de geração termelétrico significativo” do qual o País dispõe vem sendo utilizado para complementar o parque hidrelétrico.
Ainda assim, o CMSE voltou a admitir que ações conjunturais específicas podem ser necessárias, cabendo ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) adotar medidas adicionais para a preservação dos estoques dos principais reservatórios das usinas hidrelétricas. “As condições de suprimento de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) mantiveram-se estáveis, como previsto, em relação ao mês anterior”, encerra o comunicado.

E essa danada da chuva que não vem?

mapaE a chuva, gente? Em alguns locais de Luís Eduardo Magalhães, como na redação de O Expresso, o máximo de precipitação foi de 28 mm até agora. O resto do mês de novembro não tem boas perspectivas: no máximo 100 mm. Nas cabeceiras do rio São Francisco, ao norte de Minas e Distrito Federal a previsão é mais otimista, cerca de 200 mm. Mas se o Oeste baiano não colaborar com mais chuvas sobre o seu rios, fica difícil o Velho Chico se recuperar.

Bolsonaro filho infringiu, sim, a Constituição ao ostentar arma em manifestação

bolsonaro32_eduardo_filho

Paulo Nogueira, via DCM

“Sou policial federal e tenho porte de arma. Não caiam na desinformação por parte da esquerda para manchar as manifestações”.

Assim o deputado federal eleito Eduardo Bolsonaro respondeu a quem se interessou em saber como e por que ele carregava uma pistola na cintura durante protesto na Paulista.

Bolsonaro pode ter autorização, mas e daí? Ele precisa ler o que diz a Constituição.

Está lá no artigo 5º, capítulo XVI:

“Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente”.

Como lembra um jurista ouvido pelo DCM: “A Constituição Federal de 1988 é o livro que está hierarquicamente acima de todos os outros em nível de legislação no Brasil.”

O filho de Jair Bolsonaro, portanto, estava violando uma regra constitucional. Ponto.

Terá sido a primeira vez que aparece armado num ato público? Muito provavelmente, não. Por que faz isso? Ora, porque acha que pode. Se alguém disser que infringe a lei, é coisa da ditadura bolivariana.

“Tenho o dever de proteger a sociedade e a mim mesmo, já que muitos colegas são atacados também fora de serviço”, afirmou.

Balela. Ele simplesmente não tem esse dever e nem esse direito.

O Decreto nº 6.715, reproduzido no site da PF, estabelece o seguinte: “O titular de porte de arma de fogo para defesa pessoal não poderá conduzi-la ostensivamente ou com ela adentrar ou permanecer em locais públicos, tais como igrejas, escolas, estádios desportivos, clubes, agências bancárias ou outros locais onde haja aglomeração de pessoas em virtude de eventos de qualquer natureza”.

 

Deputados federais aprovam aumento do Fundo de Participação dos Municípios

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o aumento de um ponto percentual dos repasses de impostos federais ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A medida está prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 426/14, do Senado, que ainda precisa passar por um segundo turno de votação.

De acordo com a proposta, em julho de 2015 passa a vigorar metade do novo repasse e, em julho de 2016, a outra metade será acrescida.

A Constituição determina que a União repasse ao FPM um total de 23,5% do produto líquido da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Com a PEC, o total passa a 24,5%.

O fundo funciona desde 1967 e sofreu várias mudanças ao longo das décadas. Atualmente, é feito um repasse de 22,5% a cada dez dias; e 1% é acumulado durante um ano para repasse integral em dezembro de cada exercício.

Sistemática semelhante será usada para o repasse adicional proposto pela PEC para julho de cada ano. O dinheiro será acumulado para entrega total nesse mês.

Relatada na comissão mista pelo deputado Danilo Forte (PMDB-CE), o texto obteve o voto favorável de 368 deputados.

cãmara

Recursos em queda
Os municípios querem o aumento de recursos do FPM para compensar a queda do total repassado ao fundo nos últimos anos, provocada pela desaceleração da economia e por estímulos à indústria com desoneração da carga tributária por meio da diminuição do IPI.

Segundo a versão da lei orçamentária de 2015 enviada pelo governo, estão previstos R$ 72,8 bilhões de repasses ao FPM. Se mantida essa arrecadação, a PEC garantirá cerca de R$ 1,5 bilhão a mais em 2015.

Além dos recursos do FPM, municípios pequenos que dependem de repasses contam ainda com 25% dos recursos repassados pela União aos estados por meio do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e dos recursos repassados aos estados conseguidos com a Cide-combustíveis.

Os repasses às prefeituras são feitos com base em parâmetros divulgados anualmente pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em razão da população de cada município e da renda per capita do estado.

Vitória pequena
Segundo o relator, o aumento do repasse pelo fundo interrompe um cenário de dificuldades para municípios localizados nas regiões mais pobres do Norte e do Nordeste, mas ainda é pouco.

“Diante da dificuldade de os municípios conseguirem renda própria, o aumento do repasse do fundo será um alívio para os gestores”, afirmou Danilo Forte, destacando que, no Brasil inteiro, há várias demandas da sociedade cuja incumbência é dos municípios.

Ele lembrou que cerca de 86% dos municípios, que têm população inferior a 56 mil habitantes, dependem dos recursos do FPM.

Marcha dos prefeitos
O aumento do repasse ao FPM tem sido reivindicado há vários anos em movimentos como a Marcha dos Prefeitos. Para o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Roberto Ziulkoski, a medida tem caráter de reforma estrutural e possibilita recompor as finanças municipais.

“Se esperarmos mais algum tempo, quem sabe o governo irá propor outra situação. Então os prefeitos, embora não satisfeitos, aceitaram o melhor que poderia ter sido feito. É importante avançar”, disse Ziulkoski. A CNM defendia o aumento de dois pontos percentuais.

Todos soltos, todos soltos, até hoje

Artigo de  Élio Gaspari, na Folha de São Paulo, em 19 de outubro

Nos debates medíocres da TV Bandeirantes e do SBT, em que Dilma Rousseff parecia disputar a Presidência com Fernando Henrique Cardoso e Aécio Neves parecia lutar por um novo mandato em Minas Gerais, houve um momento estimulante. Foram as saraivadas de cinco “todos soltos” desferida pela doutora.

Discutia-se a corrupção do aparelho petista e ela arrolou cinco escândalos tucanos: “Caso Sivam”, “Pasta Rosa”, “Compra de votos para a reeleição de FHC”, “Mensalão tucano mineiro” e “Compra de trens em São Paulo”. A cada um, ela perguntava onde estavam os responsáveis e respondia: “Todos soltos”. Faltou dizer: todos soltos, até hoje.

Não foi Dilma quem botou a bancada da Papuda na cadeia, foi a Justiça. Lula e o comissariado petista deram toda a solidariedade possível aos companheiros, inclusive aos que se declararam “presos políticos”. Aécio também nada tem a ver com o fato de os tucanos dos cinco escândalos estarem soltos. Eles receberam essa graça porque o Ministério Público e o Judiciário não conseguiram colocar-lhes as algemas. O tucanato deu-lhes graus variáveis de solidariedade e silêncio.

Pela linha de argumentação dos dois candidatos, é falta de educação falar dos males petistas para Dilma ou dos tucanos para Aécio. Triste conclusão: quando mencionam casos específicos, os dois têm razão. A boa notícia é que ambos prometem mudar essa escrita.

A doutora Dilma listou os cinco escândalos tucanos, todos do século passado, impunes até hoje. Vale relembrá-los.

CASO SIVAM

Em 1993 (governo Itamar Franco), escolheu-se a empresa americana Raytheon para montar um sistema de vigilância no espaço aéreo da Amazônia. Coisa de US$ 1,7 bilhão, sem concorrência. Dois anos depois (governo FHC), o “New York Times” publicou que, segundo os serviços de informações americanos, rolaram propinas no negócio. Diretores da Thomson, que perdera a disputa, diziam que a gorjeta ficara em US$ 30 milhões. Tudo poderia ser briga de concorrentes, até que um tucano grampeou um assessor de FHC e flagrou-o dizendo que o projeto precisava de uma “prensa” para andar. Relatando uma conversa com um senador, afirmou que ele sabia “quem levou dinheiro, quanto levou”.

O tucano grampeado voou para a Embaixada do Brasil no México, o grampeador migrou para o governo de São Paulo e o ministro da Aeronáutica perdeu o cargo. Só. FHC classificou o noticiário sobre o assunto como “espalhafatoso”.

PASTA ROSA

Em agosto de 1995, FHC fechou o banco Econômico. Estava quebrado e pertencia a Ângelo Calmon de Sá, um príncipe da banca e ex-ministro da Indústria e Comércio. Numa salinha do gabinete do doutor, a equipe do Banco Central que assumiu o Econômico encontrou quatro pastas, uma da quais era rosa. Nelas estava a documentação do ervanário que a banca aspergira nas eleições de 1986, 1990 e 1994. Tudo direitinho: 59 nomes de deputados, 15 de senadores e 10 de governadores, com notas fiscais, cópias de cheques e quantias. Serviço de banqueiro meticuloso. Havia um ranking com as cotações dos beneficiados e alguns ganharam breves verbetes. No caso de um deputado, registravam 43 transações, 12 com cheques.

Nos três pleitos, esse pedaço da banca deve ter queimado mais de US$ 10 milhões. A papelada tornara-se uma batata quente nas mãos da cúpula do Banco Central. De novo, foi usada numa briga de tucanos e deu-se um vazamento seletivo. Quando se percebeu que o conjunto da obra escapara ao controle, o assunto começou a ser esquecido. FHC informou que os responsáveis pela exposição pagariam na forma da lei: “Se for cargo de confiança, perdeu o cargo na hora; se for cargo administrativo, será punido administrativamente”. Para felicidade da banca, deu em nada.

COMPRA DE VOTOS PARA A REELEIÇÃO DE FHC

Em maio de 1997, os deputados Ronivon Santiago e João Maia revelaram que cada um deles recebera R$ 200 mil para votar a favor da emenda constitucional que criou o instituto da reeleição dos presidentes e governadores. Ronivon e Maia elegiam-se pelo Acre e pertenciam ao PFL, hoje DEM. Foram expulsos do partido e renunciaram aos mandatos. Ronivon voltou à Câmara em 2002. De onde vinha o dinheiro, até hoje não se sabe.

MENSALÃO TUCANO MINEIRO

Em 1998, Eduardo Azeredo perdeu para o ex-presidente Itamar Franco a disputa em que tentava se reeleger governador de Minas Gerais. Quatro anos depois, elegeu-se senador e tornou-se presidente do PSDB. Em 2005, quando já estourara o caso do mensalão petista, o nome de Azeredo caiu na roda das mágicas de Marcos Valério. Quatro anos antes de operar para o comissariado, ele dava contratos firmados com o governo de Azeredo como garantia para empréstimos junto ao banco Rural (o mesmo que seria usado pelos comissários.) O dinheiro ia para candidatos da coligação de Azeredo. O PSDB blindou o senador, abraçou a tese do “caixa dois” e manteve-o na presidência do partido durante três meses.

Quando perdeu a solidariedade de FHC, Azeredo disse que, durante a disputa de 1998, ele “teve comitês bancados pela minha campanha”. Em fevereiro passado, o Supremo Tribunal Federal aceitou a denúncia do procurador-geral contra Azeredo e ele renunciou ao mandato de deputado federal (sempre pelo PSDB). Com isso, conseguiu que o processo recomeçasse na primeira instância, em Minas Gerais. Está lá.

COMPRA DE TRENS EM SP

Assim como o caso Sivam, o fio da meada da corrupção para a venda de equipamentos ao governo paulista foi puxado no exterior. O “Wall Street Journal” noticiou em 2008 que a empresa Alstom, francesa, molhara mãos de brasileiros em contratos fechados entre 1995 e 2003. Coisa de US$ 32 milhões, para começar. O Judiciário suíço investigava a Alstom e tinha listas com nomes e endereços de pessoas beneficiadas. Um diretor da filial brasileira foi preso e solto. Outro, na Suíça, também foi preso e colaborou com as autoridades.

Um aspecto interessante desse caso está no fato de que a investigação corria na Suíça, mas andava devagar em São Paulo. Outras maracutaias, envolvendo hierarcas da Indonésia e de Zâmbia, resultaram em punições. Há um ano a empresa alemã Siemens, que participava de consórcios com a Alstom, começou a colaborar com as autoridades brasileiras e expôs o cartel de fornecedores que azeitava contratos com propinas que chegavam a 8,5%.

Em 2008, surgiu o nome de Robson Marinho, chefe da Casa Civil do governo de São Paulo entre 1995 e 2001, nomeado ministro do Tribunal de Contas do Estado. Em março passado, os suíços bloquearam uma conta do doutor num banco local, com saldo de US$ 1,1 milhão. Ele nega ser o dono da arca, pela qual passaram US$ 2,7 milhões. (Marinho tem uma ilha em Paraty.) O Ministério Público de São Paulo já denunciou 30 pessoas e 12 empresas. Como diz a doutora, “todos soltos”.

Viação Rainha poderá “melar” licitação do transporte em Barreiras

Do jornal Gazeta do Oeste

Na manhã de ontem, terça-feira, 4, aconteceu na Câmara Municipal de Barreiras um dos processos licitatórios mais importantes da história recente da cidade: A Concessão dos Serviços Públicos de Transporte Coletivo.

Para surpresa de todos, um processo de tamanha importância teve ainda na tarde de ontem o resultado do vencedor, a empresa que atualmente opera os serviços, VIAÇÃO CIDADE DE BARREIRAS.  Com uma tarifa de R$ 2,35, trinta por cento mais caras do que os atuais R$ 1,80 cobrados, a empresa irá operar por mais 20 anos na cidade de Barreiras.

O processo transcorreu na maior tranquilidade, não fosse por um único contratempo que pode derrubar todo este processo.

Um diretor da empresa RAINHA informou que tentou impugnar a licitação porque não possuía dados para formular a proposta técnica, que lhe faltava informações vitais e que não teria tempo suficiente para vir a Barreiras e fazer todos os levantamentos, e que estas informações já deveriam estar no edital.

Segundo informações, esse diretor ao conversar com técnico da empresa PLANUM que fez o projeto do Edital, descobriu que o CD ROM que a empresa recebeu da Prefeitura contendo o Edital e os anexos, estava sem uma pasta contendo os arquivos que seriam imprescindíveis para formulação da proposta.

Neste arquivo, estariam informações sobre a nova rede de linha projetada para Barreiras já contemplando três novos terminais. Ainda de acordo com informações, a empresa Rainha entrará na justiça para cancelar todo o processo.

Bahia, em um dia normal: duas agências do BB e uma dos Correios são explodidas

Um caixa eletrônico da agência do Banco do Brasil da cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, sofreu uma tentativa de explosão na madrugada dessa quarta-feira (4). De acordo com informações de um site da região, Brumado Notícias, homens fortemente armados comandaram a ação. Apesar da destruição do equipamento, os criminosos não conseguiram levar o dinheiro. Os assaltantes conseguiram fugir e são procurados pela polícia.

O Bahia Notícias anunciou também a explosão do Banco do Brasil e Agência dos Correios em Macajuba, centro-norte do Estado, em torno de 3h da manhã.

Barreiras: Sábado, 08, é dia de vacinação contra paralisia infantil e sarampo

vacinação poliomieliteA Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no sábado, 08 de novembro, a Campanha Nacional de Vacinação Contra Paralisia Infantil e Sarampo. Todas as crianças na faixa etária de seis meses até quatro anos e 11 meses deverão tomar as doses das vacinas, disponíveis nos 30 postos instalados em pontos estratégicos. O horário de funcionamento será das 8h às 17h e a orientação é que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacina para ser atualizado.

A meta da Coordenação do Programa de Imunização de Barreiras – Copin é imunizar 10.300 crianças contra a Paralisia Infantil e 9.149 contra o Sarampo em todo o município, ou, 95% das crianças em idade vacinal, de acordo com o Ministério da Saúde.

Abertura oficial:  Nesta sexta-feira, 07, véspera do Dia D de Vacinação será realizada a abertura oficial da Campanha. O evento será às 9h na Creche Municipal Encanto da Criança, no bairro Morada da Lua e contará com a presença da secretária de saúde de Barreiras, Regina Figueiredo.

Locais de vacinação:

1)      Escola Municipal Boa Sorte

2)      Escola Municipal Maria Castro – Ribeirão

3)      Unidade de Saúde da Família Crispiniana Ferreira de Souza – Morada da Lua de Cima

4)      Unidade de Saúde da Família Almiro Vieira de Mello – Morada da Lua de Baixo

5)      25ª Dires

6)      Unidade de Saúde Daniel Bueno – Vila Brasil

7)      Unidade de Saúde Dr. Jaime Lima – Vila Dulce

8)      Escola Municipal Presidente Médici

9)      Escola Municipal Costa Borges

10)   Posto de Saúde 24 Horas

11)   Feira Livre – Barraca

12)   Posto de Saúde Jardim Ouro Branco

13)   Posto de Saúde Romualdo Albernaz – Loteamento Flamengo

14)   Unidade de Saúde da Família João Gualberto de Almeida – Vila Nova

15)   Unidade de Saúde da Família Dr. José Maria de Magalhães Neto – Santa Luzia

16)   – Unidade de Saúde da Família Alda Barros de Lacerda – Santa Luzia

17)   Unidade de Saúde da Família Gileno de Sá – Loteamento Rio Grande

18)   Unidade de Saúde da Família Dr. Aroldo Cavalcante – Santa Luzia

19)   Hospital do Oeste

20)   Unidade Básica de Saúde Herculano Faria – Barreirinhas

21)   Hospital Eurico Dutra

22)   Unidade de Saúde da Família Martina Clara – Barreirinhas

23)   Rodoviária

24)   Centro de Saúde Leonídia Ayres

25)   Unidade de Saúde da Família Antonio Lúcio Peixoto – Vila Rica

26)   Unidade de Saúde da Família Clara Cecília Fernandes – Vila Rica

27)   Unidade Básica de Saúde Hans Werner – Vila Amorim

28)   Unidade de Saúde da Família Antonia Zélia – Vila Amorim

29)   Unidade de Saúde da Família CAIC

30)   Escola Santo Antonio – Loteamento Santo Antonio