Horário de Verão começa dia 19. Empresários baianos querem inclusão.

20141008-horarioverao

O horário brasileiro de verão 2014/2015 começa no dia 19 deste mês, quando os relógios serão adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os empresários baianos estão reivindicando ao Governo a sua inclusão. A medida, adotada para economizar energia no horário de maior consumo, vai até o dia 22 de fevereiro do ano que vem.

Pelo decreto que instituiu o horário de verão, a medida deve ser iniciada sempre no terceiro domingo de outubro e encerrada no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Mas, no ano em que houver coincidência com o domingo de carnaval, o fim do horário de verão deve ser no domingo seguinte. Como em 2015 o carnaval será no dia 17 de fevereiro, o horário de verão deverá acabar no dia 22 de fevereiro. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, alguns esqueçam de ajustar os relógios.

O horário de verão, instituído pela primeira vez em 1931, é adotado sempre nesta época do ano para aproveitar melhor a luminosidade natural do dia e reduzir o consumo de energia, que cresce naturalmente por causa do calor e do aumento da produção industrial às vésperas do Natal. Com o horário de verão é possível reduzir a demanda por energia no período de suprimento mais crítico do dia, entre as 18h e as 21h, quando a coincidência da utilização de energia elétrica por toda a população provoca um pico de consumo. Com a redução, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, nos últimos anos a redução média da demanda de energia tem sido em torno de 5% nas regiões onde foi aplicado o horário de verão. “As análises também demonstram que a redução da demanda de ponta tem evitado novos investimentos, da ordem de R$ 2 bilhões por ano, na construção de usinas geradoras de energia. A economia no consumo de energia, em megawatt-hora, em torno de 0,5%, é considerada como ganho decorrente, ou marginal, mas não pode ser desprezado”, informa o ministério. Da Agência Brasil, com edição deste jornal.

No ano passado, o horário de verão economizou o equivalente a R$400 milhões em energia. O Governo está pedindo mesmo assim que os usuários economizem energia.

Barreiras: CDL promove carreata em favor da prevenção do câncer de mama

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras em parceria com o Centro de Atendimento da Mulher (CAM) e Rotary Club Barreiras, realizará, uma carreata em favor do movimento “Outubro Rosa”, para conscientização da população sobre a prevenção ao câncer de mama.

A carreata acontecerá nesta quinta-feira (09), a partir das 17h, saindo da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) percorrendo as principais ruas do centro da cidade com destino a praça Castro Alves, onde irão fazer a iluminação cor de rosa da praça.

Cultura Viva na Praça homenageia crianças com teatro infantil Peppa Pig  

Na peça, Peppa é uma porquinha esperta de cinco anos que tentará descobrir como seu irmão caçula George ganhou seu inseparável dinossauro de pelúcia.

O projeto Cultura Viva na Praça da Secretaria de Cultura e Turismo de Luís Eduardo Magalhães retorna neste domingo, 12, com uma programação toda especial dedicada ao Dia das Crianças. A partir das 19h na Praça Matriz Sérgio Alvim Motta a meninada poderá se divertir com o espetáculo teatral “As Aventuras de Peppa Pig”, a porquinha que conquistou o público infantil em todo mundo.

“Temos certeza que todos irão se divertir. Da criança ao adulto que prestigiar essa noite especial”, comenta a secretária Janne Schlosser, estendendo o convite à todo população da cidade.

Na peça, Peppa é uma porquinha esperta de cinco anos que tentará descobrir como seu irmão caçula George ganhou seu inseparável dinossauro de pelúcia. A programação contará também com uma apresentação de balé encenada pelas alunas da Oficina de Dança da secretaria e com o pequeno músico Kauê Alves Gosh, de 7 anos, que promete encantar a todos com seu acordeon.

 

UMOB leva à Procuradoria do Estado preocupação com divisas

O secretário de Planejamento do Estado da Bahia, José Sergio Gabrielli, representando o governador Jaques Wagne recebeu os membros da UMOB representantes da região oeste do Estado.
O secretário de Planejamento do Estado da Bahia, José Sergio Gabrielli, representando o governador Jaques Wagner recebeu os membros da UMOB representantes da região oeste do Estado.

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UMOB), Humberto Santa Cruz, participou na manhã desta segunda-feira, 06, de uma reunião na sede da Secretaria de Planejamento e Procuradoria Geral do Estado (PGE) onde relatou os recentes acontecimentos relacionados ao caso de litigio da divisa territorial entre os estados da Bahia e Goiás. Participaram da audiência o secretário de Planejamento do Estado da Bahia, José Sergio Gabrielli, representando o governador Jaques Wagner, o Procurador Geral do Estado, Rui Moraes Cruz e equipe técnica da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

No dia 29 de setembro, a pedido do governador, o presidente da UMOB e prefeito de Luís Eduardo Magalhães representou a soberania do Estado da Bahia para evitar o cumprimento de um mandato de reintegração de posse de terras localizadas em território baiano.

No início de setembro o Ministro Luiz Fux decidiu reconsiderar a decisão que suspendia o prosseguimento das ações possessórias na área de litígio, autorizando o prosseguimento das execuções das ações possessórias já sentenciadas que tramitam na Comarca de Posse/GO.

No entanto, mesmo que se trate de comarcas contíguas, vizinhas, o oficial de justiça só pode cumprir citação ou intimação, não podendo fazer qualquer outra diligência fora do território da comarca, como consta do art. 230 do Código Processo Civil (CPC). Também, não há protocolo de cooperação entre os tribunais dos dois estados para que permitam o cumprimento do ato de reintegração de posse. No caso a reintegração de posse deveria ser feita por carta precatória à Comarca a que pertence a área a ser reintegrada.

Em vista da possibilidade eminente de novos conflitos, a UMOB, representada, além de seu presidente, pelo prefeito de Barreiras, Antônio Henrique Junior e o vice-presidente da AIBA, Odacil Ranzi, solicitam intervenção imediata do governo do Estado da Bahia junto ao STF, para restabelecer a decisão inicial de 2006 que determinou aos Tribunais de Justiça dos Estados da Bahia, Goiás e Tocantins a suspensão da execução de sentenças de mérito e acórdãos não transitados em julgado, sobrestando-os até o julgamento do mérito da ACO 347 pelo STF.

Para Humberto Santa Cruz, garantir a soberania do território baiano em especial dessas áreas de conflito na região de fronteira no oeste é imprescindível.  “Estamos muito preocupados com os conflitos entre o Bahia e Goiás. A UMOB junto com o Governo da Bahia está se preparando tecnicamente para continuar mantendo a soberania e tentará junto ao Supremo Tribunal Federal manter suspensas as ações de outros tribunais, assim como era antes”, disse o presidente e prefeito.

 

Tribunal cassa liminar que impedia apreensão de veículos com IPVA atrasado

blitz

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Eserval Rocha, cassou a liminar que suspende as barreiras de fiscalização do IPVA, proferida pela juíza Maria Verônica Ramiro, da 11ª Vara da Fazenda Pública. Na liminar, a magistrada havia suspendido a ação  realizada em parceria com o Detran-BA e fixado uma multa de R$ 50 mil por blitz, a pedido da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA).

Na decisão, ela justificava que a medida de apreender o veículo por falta de pagamento do IPVA é “o mesmo que expulsar, sem qualquer prévio procedimento, o contribuinte de seu lar em caso de inadimplemento do IPTU”.

O Estado da Bahia, através da Procuradoria do Estado, requereu a suspensão da execução da liminar por causar “grave lesão à ordem, à segurança e à economia pública, ‘na medida em que faculta a circulação de automóveis que, sem serem inspecionados e licenciados, oferecem risco aos demais condutores e a população em geral’”.

A Procuradoria ainda sustentou que a decisão liminar implica na “subtração/anulação indevida da atividade fiscalizatória estatal”, e que confunde a “medida administrativa prevista do CTB [Código de Trânsito Brasileiro] e medida coercitiva destinada ao pagamento de tributo”.

No pedido, assinado pelo procurador do Estado Leoncio Ogando Dacal, é ressaltado que “a retenção/remoção de veículo sem documentação obrigatória é medida administrativa de competência do órgão de trânsito e que não cabe ser afastada pelo Judiciário, sob pena de ferir o princípio da separação de poderes”.

Coincidência ou não, a PRF e a Guarda Municipal de Trânsito de Luís Eduardo Magalhães realizaram, hoje pela manhã, uma grande blitz no encontro da avenida Salvador com a rodovia BR 242.

2A lâmpadas

hotelcolumbiadavi

 

Lavanderia Sertaneja, lava mais e melhor

Frank

O PSDB acompanha o escândalo de corrupção envolvendo um aliado do PT: o cantor Frank Aguiar (PMDB), vice do petista Luiz Marinho, prefeito de S. Bernardo e coordenador da campanha de Dilma em São Paulo. É acusado pela Polícia Civil de receber propina de um traficante internacional, Jailson Lopes de Souza, o “Jabá”, para lavagem de dinheiro. Sua prisão pode ser decretada a qualquer momento.

Frank Aguiar confirmou ter “comprado” do traficante uma casa de 949 m² em São Bernardo. A polícia acredita em lavagem de dinheiro. Do jornalista Cláudio Humberto.

Grupo radical das redes sociais propõe castração química de nordestinos

face

Um grupo, que se declara profissionais da classe médica, com quase cem mil usuários em uma rede social se tornou palco de uma guerra de classes diante da disputa entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), que concorrem no segundo turno das eleições presidenciais.

Autodeclarado “Dignidade Médica”, o grupo faz postagens que pregam “castrações químicas” contra nordestinos, profissionais com menor nível hierárquico, como recepcionistas de consultório e enfermeiras, e propõe um “holocausto” entre os eleitores de Dilma.

Médicos, professores e estudantes de medicina estão entre os 97.901 membros da comunidade na rede social Facebook. Entre postagens de revolta com a situação da econômica do País e xingamentos a nordestinos, os participantes confessam que fazem campanha pró-Aécio até dentro do próprio consultório – público ou privado –.

Eles dizem que colocam “a recepcionista no lugar dela” com ameaças de que perderia o emprego com a reeleição de Dilma.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) se manifestou contrário às atitudes do grupo e emitiu nota sobre o fato. “O Conselho Federal de Medicina (CFM) é contra qualquer comentário ou ação que denote atitude preconceituosa praticada por qualquer pessoa por conta de aspectos como etnia, origem geográfica, gênero, religião, classe social, escolaridade, orientação sexual ou posicionamento ideológico, entre outros. Esse entendimento representa a percepção da classe médica brasileira”, diz a nota. Informações do IG, com edição do Bahia Notícias.

hiamina

Jantar Dourado

???????

Afinando o discurso.

dilma e governadores

A calibragem do tom do discurso de Dilma e a estratégia “disputa de dois projetos” foi apresentada pelo marqueteiro João Santana durante a reunião da presidenta com seus aliados em um hotel de Brasília. Estiveram presentes governadores eleitos e em exercício, senadores eleitores e em exercício, presidentes de partidos governistas e ministros. Foi a primeiro grande ato de Dilma depois da votação do dia 5.

A partir desta quinta-feira, 9, a presidenta retomará as viagens. Em dois dias, visitará cinco estados do Nordeste. Para o PT, é preciso aumentar a votação na região, a fim de compensar o caminhão de votos obtido por Aécio em São Paulo. Dilma irá ao estado que reelegeu Geraldo Alckmin no primeiro turno no domingo 12. “É um estado muito importante, vou olhá-lo com cuidado, com propostas específicas e com comunicação com todos os setores.”

Na quinta-feira, Dilma tem agenda em Salvador, onde também se reunirá com prefeitos, líderes politicos e apoiadores de sua campanha, entre eles, o atual governador, Jaques Wagner, e o governador eleito, Rui Costa, ambos do PT. Após o encontro, a candidata participará de uma caminhada que terminará na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, tradicional ponto turístico da capital baiana.

O PT vai polarizar o tema do segundo turno na base de pobres x ricos e militantes x coxinhas. O PSDB vai se mostrar contra a “sovietização” do País. A direita afirma que 20 minutos por dia na TV vão segurar a grande rede da internet do PT. Particularmente acredito que os eleitores de Dilma nem tem acesso à internet ou esse acesso é muito precário. Quem elegeu Dilma no primeiro turno foram os seus programas sociais.

Luís Eduardo Magalhães é um exemplo tácito disto, apesar do virtual empate entre Aécio e Dilma: com 73 mil habitantes e 39 mil eleitores,  algo em torno de 20 mil domicílios, tem mais de 1.150 habitações sociais, 700 terrenos doados a pessoas pobres e quase 10 mil inscritos no Bolsa Família.

blog expresso 920x180

Faahf banner topo

TSE proclama vencedores do 1º turno. Propaganda recomeça na quinta.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, proclamou na sessão plenária desta terça-feira (7) o resultado oficial do primeiro turno das eleições para a Presidência da República.

A candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, obteve 41,59% dos votos válidos e Aécio Neves, do PSDB, recebeu 33,55%.  A homologação do resultado abre oficialmente o segundo turno das eleições. A votação será no dia 26 deste mês.

Com a medida, o horário eleitoral no rádio e televisão recomeça quinta-feira (9), no bloco noturno da TV. Serão 40 minutos, divididos entre os candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais. Dilma e Aécio terão dez minutos, cada um, no programa eleitoral.  Os candidatos a governador terão direito a mais dez minutos, cada um.

A apuração da votação em todo o país foi concluída ontem (6), às 9h18. As últimas urnas apuradas foram nos municípios de Pauini e Guajará, ambos no Amazonas.

facilita

UMOB apóia Encontro de Piscicultores do Oeste

O I Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia que acontece em Luís Eduardo Magalhães entre os dias 15 e 18 de outubro reservou um dia de sua programação para a piscicultura. No dia 16 de outubro, o festival abre espaço para o Encontro de Piscicultores e Aquicultores da Região Oeste.

O encontro, voltado à área técnica, contará com palestras teóricas e práticas, ministradas por profissionais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), governo Estadual, através do BAHIA PESCA e o governo de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Agricultura (SEAG).

De acordo com o secretário de Agricultura de Luís Eduardo Magalhães, Renato Faedo, a região oeste tem um grande potencial aquícola e já existem vários piscicultores produzindo peixes e gerando renda com o Projeto Piloto de Piscicultura no Assentamento Rio de Ondas, zona rural do município.

O proprietário rural que participar do encontro será informado sobre o ordenamento pesqueiro, formação de redes de produção, incremento do beneficiamento e da comercialização.

O Presidente da União dos Municípios do Oeste da Bahia (UMOB) e prefeito de Luís Eduardo Magalhães Humberto Santa Cruz convida todos moradores da região oeste e demais localidades do Estado da Bahia, em especial a empreendedores rurais, para participar do Encontro de Piscicultores e Aquicultores da Região Oeste e toda programação do Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia.

Encontro de Capacitação de Piscicultores e Aquicultores do oeste da Bahia

 

blog expresso 920x180

Bahia terá celulares de 9 dígitos no próximo ano

Falta menos de um mês para que os telefones celulares de cinco estados tenham mais um número. A implementação do nono dígito nos telefones móveis dos estados do Amapá (DDD 96), Amazonas (DDDs 92 e 97), Maranhão (DDDs 98 e 99), Pará (DDDs 91, 93 e 94) e de Roraima (DDD 95) começa no dia 2 de novembro.

Com a mudança, o dígito 9 será acrescentado à esquerda dos atuais números. No momento da discagem, o nono dígito deverá ser acrescentado por todos os usuários de telefone fixo e móvel que liguem para telefones celulares desses estados, independentemente do local de origem da chamada.

As chamadas feitas com oito dígitos serão completadas normalmente até o dia 11 de novembro. A partir dessa data, haverá mensagens orientando os usuários sobre a mudança. Após esse período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas.

A Anatel elaborou uma cartilha com informações sobre a implementação do nono dígito nos celulares dos cinco estados.

A medida já foi implementada no Espírito Santo, Rio de Janeiro e em São Paulo e tem como objetivo ampliar os recursos de numeração para o Serviço Móvel Pessoal. No ano que vem, o nono dígito será implementado nos estados de Minas Gerais, da Bahia, de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Nos outros estados, a medida só será adotada em 2016.

 

Panfleto-Novo-Ka---final-x3-2

 

2A lâmpadas

 

Faahf banner topo

Todo mundo quer apoiar Aécio. E se Dilma ganhar?

Pelo jeito só falta a declaração das torcidas da Jabaquara Santista e do Guarani, de Cruz Alta (RS), em apoio a Aécio Neves no segundo turno.

Só quero ver a limpeza que Dona Dilma vai fazer se for reeleita. Quinta-feira tem pesquisa sobre o segundo turno e vamos configurar se é real esse apoio a Aécio. Não devemos esquecer que o apoio a Dilma vem das periferias e dos sertões nordestinos, sempre mais silenciosos que o normal.

 

blog expresso 920x180

Petrobras descobre petróleo em poço profundo na costa do Espírito Santo

petrobras1A Petrobras informou hoje (7), em nota, nova descoberta em águas ultraprofundas, na camada pós-sal da Bacia do Espírito Santo. O poço, chamado Pudim, foi perfurado em profundidade de 1.886 metros, na área de Brigadeiro.

De acordo com a Petrobras, foi comprovada presença de óleo de boa qualidade, em profundidade de 3.550 metros. O poço Pudim continuará sendo perfurado até 4.500 metros de profundidade.

A área de Brigadeiro, que fica a 121 quilômetros de distância da costa de Vitória (ES), é operada pela Petrobras, que tem 65% da área, em parceria com a  Shell Brasil Petróleo (20%) e Inpex Petróleo Santos (15%).(Vitor Abdala/ABr)

Escolas da zona rural de Luís Eduardo Magalhães também dizem “não às drogas”  

Ao final os alunos apresentaram o resultado das orientações recebidas através música, teatro e dança

As escolas São Paulo e Henrique de Freitas localizadas nas comunidades do Novo Paraná e Assentamento Rio de Ondas realizaram na manhã desta segunda-feira, 06, o encerramento das atividades do projeto “Eu Tenho Atitude e Digo Não às Drogas”, iniciativa da prefeitura de Luís Eduardo Magalhães por intermédio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O projeto já beneficiou mais de 1 mil crianças e adolescentes com idade entre 11 e 16 anos de idade e tem por objetivo a prevenção e o combate ao consumo de drogas.

A idealizadora do projeto e coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Luís Eduardo Magalhães, Alexsandra Vieira Bender da Cruz conta que durante o período de atividades do projeto é utilizado não só a informação, mas a motivação, criatividade e o estímulo à autonomia das crianças e adolescentes, tudo para que eles sejam capazes de difundir a mensagem. “A intenção foi transformar os alunos em agentes participativos de combate e prevenção ao uso de drogas”, explica.

O projeto, segundo a secretária de Trabalho e Assistência Social do município, Maira de Andrada, deve ganhar ainda mais importância depois da realização do I Fórum Municipal de Combate ao Crack e outras drogas realizado na sexta-feira, 03 de outubro.

Inscrições abertas para o I Festival de Gastronomia do Oeste

O evento contará com pratos inéditos, feitos com matérias primas da região oeste.O I Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia está com as inscrições abertas no site www.lemgastronomia.com

O evento acontece entre os dias 15 e 18 de outubro no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida (Gruta) e a entrada é franca.

O Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste tem por objetivo redescobrir, registrar e divulgar a diversidade gastronômica da região Oeste da Bahia. Encantar pelo paladar, pelo olfato, pelo colorido, pelo talento dos chefes de cozinha e das receitas das famílias, temperando tudo com a diversificada cultura e história da região, em um evento que contará com a participação de chefes da Bahia e de outros Estados.

O evento reunirá profissionais do setor de alimentos e bebidas, chefes de cozinha, estudantes, professores e amantes da gastronomia, produtores da agricultura familiar, piscicultura, além de empresas produtoras de alimentos e organizações de economia solidária.

Quatro pessoas morrem em colisão próximo ao Setor Industrial

acidente

Matéria editada pela redação Nova Fronteira, com informações e fotos do blogbraga.com.br

Quatro pessoas morreram na BR 242, em grave acidente ocorrido por volta das 05h05 de hoje, 07, proximidades do Setor Industrial da cidade de Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia. As vítimas estavam num Corsa que colidiu frontalmente contra uma carreta.

acidente2

De acordo com informações, os quatro ocupantes do veículo de passeio com placa de Palmas/Tocantins, eram da mesma família. Eles haviam saído na noite anterior de Palmas, em comboio com mais três veículos que vinham atrás, todos se dirigiam para um velório de um familiar na cidade de João Dourado, micro região de Irecê/BA.

acidente3

Morreram no local e ficaram presos entre as ferragens, o condutor  Elísio Pereira da Silva, 50 anos, sua esposa Edivania Barros da Silva, 46 anos e as duas filhas, Cintia Barros da Silva, 28 anos e Kelly Barros da Silva, 25 anos. O condutor da carreta saiu ileso do acidente.

acidente1

O Corpo de Bombeiros de Barreiras foi chamado para retirar os corpos das vítimas das ferrangens. A  PRF, PM e Civil estiveram no local do acidente.

Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal do Complexo Policial de Barreiras.

Produtividade da soja é tema de encontro em Luís Eduardo

O Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), em parceria com a Fundação Bahia e a Embrapa Cerrados, vai promover o Fórum Regional de Máxima Produtividade da Soja no dia 09 de outubro, na cidade de Luis Eduardo Magalhães, na Bahia. No evento, que acontecerá na Fundação Bahia, o membro do CESB Dr.Plínio de Souza apresentará as tecnologias que mais se destacaram no Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja – Safra 2013/2014.

“A realização dos fóruns regionais é mais uma iniciativa do Comitê para incentivar os agricultores a conhecerem e adotarem novas tecnologias e práticas para o cultivo da soja e, assim, fomentar o aumento da produtividade da leguminosa no Brasil”, ressalta Martins.

A programação do Fórum também inclui duas palestras: a primeira delas abordará a atuação do CESB, o histórico do Desafio e suas conquistas em produtividade ao longo dos anos, e a outra sobre nutrição de plantas com ênfase em soja, que será ministrada pelo Dr. Djalma Maranhão da Embrapa Cerrado. Além disso, também haverá apresentação do case vencedor do Desafio da região Norte/Nordeste, pelo Dr. Sérgio Abud da Silva, da Embrapa. Sem contar que os participantes terão a oportunidade de fazer perguntas, discutir métodos e ainda trocarem experiências bem-sucedidas.

Os interessados em participar do Fórum Regional de Máxima Produtividade da Soja devem confirmar presença pelo telefone (77)3639-3131.

Atualmente, o CESB é composto por 17 Membros e nove entidades patrocinadoras: Syngenta, BASF, Arysta, Bayer, TMG, Monsanto, Sementes Adriana, Agrichem e UPL do Brasil.

 

hiamina

 

blog expresso 920x180

Empresários querem saber o que acontecerá no dia 26

Levantamentos diários de intenção de voto, via telefone, os chamados trackings, estão sendo contratados por grupos empresariais e financeiros, por valores que vão até R$1 milhão. Todos estão curiosos sobre o quadro eleitoral do País, não para saber se ganha Situação ou Oposição, mas para apostar na bolsa, que galopa nos dois sentidos, pra lá e pra cá, durante guinadas súbitas de socialistas e neoliberais.

Particularmente acredito que se Dona Dilma terá uma batalha árdua pela frente na tentativa de desconstruir Aécio. Aconselha-se que a turma de João Santana e Franklin Martins acampe durante uma semana em Minas Gerais, onde Aécio sofreu uma estrondosa derrota com seu candidato e inclusive perdeu nominalmente para Dilma.

rádio maior

Faahf banner topo

hotelcolumbiadavi

Os derrotados da eleição de 2014, nos municípios, no Estado e no País

Quem teme ser vencido, tem a certeza da derrota, dizia Napoleão Bonaparte.

O Corso
O Corso

Os grandes derrotados das últimas eleições, por ordem de importância: Marina Silva, as organizações internacionais do terceiro setor, mais de 40% dos deputados que não conseguiram eleger-se ou optaram por outras candidaturas, mas principalmente os institutos de pesquisa, que não previram a grande vitória de PT e aliados na Bahia, o terceiro lugar da candidata do PP no Rio Grande do Sul, dentre outras bobagens.

Grande vitorioso, na Bahia, foi o instituto Babesp, também conhecido como DataNilo, que sempre mostrou o viés de crescimento acelerado do candidato Rui Costa e dos candidatos governistas. Pode ser que agora o deputado Marcelo Nilo, o mais bem votado para a Assembleia, assuma a paternidade do instituto de pesquisas, que ele andou negando um bom tempo.

Derrotados também, na Bahia, os prefeitos que pularam açodadamente para o lado da Oposição, quando a máquina eleitoral governista ameaçava engasgar no início da luta.

Demir Barbosa, prefeito de São Desidério, pulando da Oposição para a Situação foi o grande acertador.

Antonio Henrique, que conseguiu eleger o filho, Antonio Henrique Jr., no maior colégio eleitoral do Oeste, com significativa votação, também mostrou acertos, principalmente na condução de litígios internos da coligação.

Derrotados também a máfia de vereadores e cabos eleitorais traíras e preguiçosos que, a bordo de recursos de monta, engoliram esses mesmos recursos sem trazer votos para a sua coligação. Os que se apropriaram indevidamente nestas eleições serão os derrotados de 2016.

???????

Governador avalia eleições do último domingo

A realização do primeiro turno das eleições presidencial e estaduais, no último domingo (5), é tema de comentário pelo governador Jaques Wagner na edição do programa de rádio Conversa com o Governador que vai ao ar a partir desta terça-feira (7).

Na avaliação de Wagner, o pleito, considerado tranquilo, comprova a consolidação da democracia na Bahia e no Brasil a cada votação. “Mais uma vez transcorreu tudo dentro da normalidade, como tem que ser. O povo foi às urnas, disse o que quer da Bahia e do Brasil, escolheu seu senador, escolheu seu governador, seus deputados federais e estaduais e eu, evidentemente, como responsável por todo esse processo, fico muito alegre de tudo ter ocorrido em paz”, disse o governador, aproveitando ainda para parabenizar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela condução do processo democrático.

Também no programa desta semana, o governador destaca a incorporação dos ferries Dorival Caymmi e Zumbi dos Palmares à frota do Sistema Ferry-Boat, que desde a última semana conta com as duas novas embarcações adquiridas pelo Governo do Estado. “São ferries muito mais modernos e muito mais amplos, com maior capacidade de tráfego, de carregar pessoas e veículos. Nós já havíamos incorporado dois ferries novos, o Ana Nery e o Ivete Sangalo e agora o Dorival Caymmi e o Zumbi dos Palmares, então são quatro ferries novos só no meu período e eles vão, seguramente, melhorar a travessia Salvador-Itaparica, principalmente nos momentos de pico que são os feriados e finais de semana”.

laminas-Novo-Ka-e-promo4

facilita

Eleitores tem até dia 4 de dezembro para justificar seu voto

Os eleitores que não compareceram e não explicaram a ausência à Justiça Eleitoral, no primeiro turno das eleições gerais de nesse domingo (5/10), poderão apresentar a justificativa até dezembro deste ano. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor tem até 60 dias para apresentar as razões pela qual não votou, em cada turno, até 4 de dezembro no primeiro turno.
As pessoas aptas a votar que não compareceram às suas seções nas eleições de 2014, também podem optar por pagar multa, de R$ 3,51, bastando se dirigir a um cartório eleitoral portando o título de eleitor.
Segundo o TSE, mesmo não tendo votado e nem justificado em primeiro turno, o eleitor não fica impedido de votar no segundo turno. Caso ele não participe e não apresente justificativa, terá mais 60 dias para explicar-se à Justiça.
Sem comprovar que votou, ou cumpriu com suas obrigações eleitorais, o eleitor fica impedido de exercer alguns direitos como: inscrever-se em concurso público; ser empossado em cargo público; obter carteira de identidade ou passaporte; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial; obter empréstimos em bancos oficiais; e participar de concorrência pública ou administrativa. Os servidores públicos têm seus vencimentos suspensos até regularizarem a situação, na Justiça Eleitoral.

revista banner 2

Falta água nesta quarta-feira em grande parte da cidade.

Abastecimento será suspenso em parte de Luís Eduardo Magalhães nesta quarta-feira (10) para instalação de equipamento na rede de água

Para a instalação de equipamentos de medição de pressão na rede de abastecimento de água, a Embasa informa que o abastecimento ficará interrompido temporariamente nesta quarta-feira (8), das 7h às 15h, nos seguintes bairros de Luís Eduardo Magalhães: Jardim Paraíso, Vereda Tropical, Jardim das Acácias, Jardim Imperial, Loteamento Ipê, Tropical Ville, Florais Léa e Santa Cruz.

Os imóveis que possuem reservatório com capacidade para atender as necessidades diárias dos seus moradores não sentirão os efeitos da falta de água. A Embasa recomenda ainda que, até a normalização do sistema em todos os bairros, previsto para quinta-feira (9) os habitantes de Luís Eduardo Magalhães consumam o mínimo necessário de água e evitem o desperdício. Mais esclarecimentos podem ser obtidos pelo teleatendimento 0800 0555 195.

“Farta água” na quarta, “farta luiz” na quinta, “farta esgoto” sempre: Luís Eduardo é a terra da fartura?

topvel

 

Jantar Dourado

PT perde 18 deputados, mais ainda é o maior partido da Câmara

deputados

O PSDB, embalado na votação de Aécio Neves, ganhou 10 cadeiras, número igual ao do PSB de Marina Silva. O PMDB perdeu 5 cadeiras, mas ainda é a maior força a ser cooptada. Só vamos saber por quem, no dia 26 de outubro. Gráfico do G1.globo.

Prefeito vistoria obras de pavimentação asfáltica na cidade

Av. Brasília, no entorno da  UPA
Av. Brasília, no entorno da UPA

O prefeito Humberto Santa Cruz vistoriou, na sexta-feira, 03, as obras de pavimentação asfáltica das Avenidas Brasília e JK, no bairro Santa Cruz e da duplicação da BR 020/242. Os secretários de Infraestrutura, Waldemar Lobo e Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Gilmar Rocha, acompanharam o prefeito.

A Avenida Brasília, para o prefeito, auxiliará no acesso aos bairros Mimoso I, II e III, em especial, para os condutores de veículos do bairro Santa Cruz. “Acredito que muito em breve a população notará a diferença nesses acessos. O trecho ainda está em obras, porém, já é visível as melhorias desses locais”, comentou o prefeito Humberto Santa Cruz.

Ibititá recuperada: é o principal acesso do bairro Santa Cruz
Ibititá recuperada: é o principal acesso do bairro Santa Cruz

O prefeito e os secretários aproveitaram para conferir a finalização do trecho da Avenida JK entre a Câmara de Vereadores até o bairro Jardim das Acácias próximo a Escola Municipal Cezer Pelissari. “Estamos usando asfalto Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), um material de ótima qualidade em toda cidade”, destacou o secretário de Infraestrutura Waldemar Lobo.

O asfalto da Avenida JK foi feito com recurso do próprio município e os 65mil m² de pavimentação asfáltica do bairro Santa Cruz através da captação de recursos da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER).

Na rua Ibititá, no bairro Santa Cruz está sendo melhorado o asfalto e sinalização, tanto na vertical como na horizontal.
Na rua Ibititá, no bairro Santa Cruz está sendo melhorado o asfalto e sinalização, tanto na vertical como na horizontal.

A bancada baiana na Câmara Federal

Foto de Carlos Alberto Reis Sampaio
Foto de Carlos Alberto Reis Sampaio

A Bahia tem 39 nomes eleitos para atuação na Câmara dos Deputados em um mandato de quatro anos. Do total, 23, ou 58% do quadro atual, foram reeleitos pelos eleitores baianos. O mais votado foi Marcelo Nilo (PDT), presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que contou com o apoio de 148.553 pessoas.

Do total, 23 são da coligação “Pra Bahia avançar mais”, formadas por PT, PP, PSD, PDT, PR, PC do B, PTB e PMN; 14 da coligação “Unidos por uma Bahia melhor”, composta por DEM, PSDB, PMDB, SD, PTN, PROS, PRB, PSC, PTC, PV, PPS, PRP, PT do B, PSDC, além de uma vaga de “Juntos somos fortes”, dos partidos PTC, PPS, PSDC, PTC, PV, PRP, PT do B.

Cada estado terá uma quantidade de deputados proporcional à sua população, sendo no mínimo oito (como Acre) e no máximo 70 (como São Paulo), em um total de 513 parlamentares.

Abaixo, confira a relação dos baianos eleitos para atuar em Brasília.

Coligação “Pra Bahia avançar mais”
Mario Negromonte Jr (PP) – 169.215
Antonio Brito (PTB) – 159.840 (reeleito)
Ronaldo Carletto (PP) – 148.628
Daniel Almeida (PC do B) – 135.382 (reeleito)
Felix Jr (PDT) – 130.583 (reeleito)
Caetano (PT) – 125.862
Cacá Leão (PP) – 125.605
Jorge Solla (PT) – 125.159
Valmir Assunção (PT) – 123.284 (reeleito)
Waldenor Pereira (PT) – 114.965 (reeleito)
Roberto Britto (PP) – 110.822 (reeleito)
João Bacelar (PR) – 111.643
Pelegrino (PT) – 111.252 (reeleito)
José Nunes (PSD) – 105.776 (reeleito)
José Rocha (PR) – 101.663 (reeleito)
Josias Gomes (PT) – 98.871 (reeleito)
Sérgio Brito (PSD) – 83.658 (reeleito)
Afonso Florence (PT) – 82.661 (reeleito)
Paulo Magalhães (PSD) – 77.045 (reeleito)
Moema Gramacho (PT) – 81.814
Alice Portugal (PC do B) – 72.862 (reeleita)
José Carlos Araújo (PSD) – 72.013 (reeleito)
Benito Gama (PTB) – 71.372

Coligação  “Unidos por uma Bahia melhor”
Lucio Vieira Lima (PMDB) – 220.164 (reeleito)
Irmão Lazaro (PSC) – 161.438
Imbassahy (PSDB) – 120.479 (reeleito)
Márcio Marinho (PRB) – 117.470 (reeleito)
João Gualberto (PSDB) – 117.671
Tia Eron (PRB) – 116.912
Paulo Azi (DEM) – 110.662
Jutahy Magalhães (PSDB) – 108.476 (reeleito)
Aleluia (DEM) – 101.924
Arthur Maia (SD) – 95.698 (reeleito)
João Carlos Bacelar (PTN) – 95.158 (reeleito)
Claudio Cajado (DEM) – 89.118 (reeleito)
Elmar (DEM) – 88.334
Erivelton Santana  (PSC) – 74.836 (reeleito)

Coligação “Juntos somos fortes”
Uldurico Junior (PTC) – 39.904

Coligação “Um novo caminho para a Bahia”
Bebeto (PSB) – 96.134

Do G1.Globo

Tiririca e Russomano, campeões de voto no País.

Celso Russomano (PRB) e Tiririca (PR),  ambos candidatos a deputado federal por São Paulo, são os únicos candidatos a cargos proporcionais (deputados distrital, estadual e federal) a conquistar mais de 1 milhão de votos no país. Com 99,76% das urnas apuradas em São Paulo, Russomano aparece com 1.517.673 (7,25% total dos votos) e Tiririca com 1.013.152 (4,84% do total).

Tiririca é palhaço, cantor, compositor, humorista e concorre à reeleição como deputado federal. Nas últimas eleições foi o deputado mais votado do país com 1.348.295 votos e, em 2012, foi um dos 25 indicados ao prêmio Congresso em Foco, que elege o melhor parlamentar do ano.  Celso Russomano foi deputado federal em quatro legislaturas (1995-1999; 1999-2003; 2003-2007 e 2007-2011), concorreu e perdeu no primeiro turno à prefeitura de São Paulo em 2012 e, até o início de julho deste ano, participava do Programa da Tarde, da Rede Record, com o quadro Patrulha do Consumidor.

Cada deputado com essa votação deve puxar para a Câmara dos Deputados mais quatro ou cinco parlamentares. Melhor: ao invés de palhaçadas anônimas, teremos palhaços profissionais no parlamento.

O tempo fica estável esta semana no Centro Oeste e Nordeste

CENTRO-OESTE

A circulação dos ventos não favorece a formação de chuvas na região na terça. Só haverá pancadas isoladas no oeste dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As temperaturas ficam altas em Mato Grosso e no norte de Mato Grosso do Sul. A umidade chega a níveis de atenção na maior parte da região, com exceção do sul de Mato Grosso do sul.

Na quarta, o tempo fica firme na maior parte das áreas, mas no norte de Mato Grosso podem ocorrer pancadas isoladas devido ao calor e à umidade. As temperaturas seguem elevadas em toda a região, com calor excessivo em Mato Grosso e norte de Mato Grosso do Sul.

NORDESTE

Na terça, os ventos úmidos que sopram do oceano deixam o tempo chuvoso na faixa litorânea que vai do norte da Bahia até Pernambuco. No restante da região o tempo fica firme e com poucas nuvens. As temperaturas amanhecem baixas no sul da Bahia. À tarde, o calor é intenso no interior dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.

Na quarta, os ventos úmidos continuam trazendo chuva para o litoral, mas dessa vez a chuva cai principalmente nos litorais da Bahia e de Sergipe. Ocorrem pancadas de chuva no litoral do Maranhão e, no restante das áreas, o predomínio é de Sol. Ainda amanhece frio no sul da Bahia, mas numa área menor, e as máximas ficam bem elevadas no interior do Ceará, Maranhão e Piauí.

Standbyte outubro grande

revista banner 2

Aiba e universidades firmam parceria para monitorar doenças e pragas em lavouras irrigadas de soja

pivo

O plantio antecipado da soja irrigada, na Bahia, teve início no dia 01 de outubro, em 25 mil hectares cadastrados na Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Para monitorar a incidência de pragas nesta área, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) firmou parceria com aUniversidade do Estado da Bahia (Uneb), com a Faculdade São Francisco de Barreiras (Fasb)  e com a Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (Faahf) para oferecer estágio a alunos do último ano do curso de Agronomia.

Segundo o assessor de Agronegócios da Aiba, Luiz Stahlke, a antecipação do plantio da soja foi solicitada à Adab para que as áreas irrigadas funcionem como grandes laboratórios a céu aberto. “Denominamos estes espaços de ‘áreas iscas’ onde poderemos fazer testes e pesquisas que nos ajudarão no combate as pragas e doenças que atingem as lavouras de soja, milho e algodão”, disse Stahlke.

Com base nisso, a Aiba desenvolveu o projeto de oferta de estágio voltado para o monitoramento da Ferrugem Asiática, Helicoverpa armígera e da Mosca Branca. O objetivo é conhecer o nível de infestação e incidência destas pragas e doenças nas lavouras de soja irrigada do Oeste da Bahia. Com os dados em mãos, será possível definir, em tempo hábil, a melhor alternativa de manejo que o produtor poderá utilizar.

De acordo com o projeto, serão contratados 12 alunos das três faculdades pelo período de cinco meses. A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) será parceira, oferecendo a logística de deslocamento dos monitores; a Adab ministrará o treinamento para identificação da Ferrugem Asiática e o Agrônomo e coordenador de campo do projeto, professor Jorge Silva, vai orientar sobre como identificar a Helicoverpa armígera e a Mosca Branca.

“ Além de promover uma ação de integração entre as instituições de classe, universidades e produtores, estaremos oportunizando aos estudantes conhecimentos práticos de manejo agrícola e, por consequência, melhor qualificação profissional ”, explicou Ernani Sabai, diretor de Agronegócios da Aiba.

Capacitação

O período de estágio será iniciado, no dia 07 de outubro, quando os estudantes receberão instruções de uso do GPS e sobre a coleta de dados, além de serem capacitados para identificar pragas e doenças. O curso será realizado no auditório da Abapa, em Barreiras, das 8 às 12h.

Já no dia 08, os universitários seguirão para o campo, onde serão acompanhados pelo coordenador do curso, professor Jorge Silva, e pelos agrônomos das fazendas. Será a oportunidade de colocar em prática tudo o que foi aprendido.

Para Jorge Silva, que também é mestre em Fitopatologia, a parceria entre produtores e universidades será positiva para todos os envolvidos. “A universidade se aproxima da sociedade e o aluno ganha horas de estágio supervisionado, além de ter um contato direto com a pesquisa. Essa parceria vai fomentar a produção científica no meio acadêmico”, explicou o professor.

Panfleto-Novo-Ka---final-x3-2

hotelcolumbiadavi

Faahf banner topo

Crack: a importância da “rede de assistência” aos usuários de drogas

???????????????????????????????

Para o efetivo combate ao crack e outras drogas é necessário fortalecer a rede de assistência ao usuário. A afirmação é da Assistente Social e Coordenadora de Pesquisas do Observatório do Crack, Rosangela da Silva Ribeiro, em palestra proferida durante o I Fórum de Combate ao Crack e outras drogas de Luís Eduardo Magalhães, realizado na última sexta-feira, 03.

“O forte aqui em Luís Eduardo Magalhães pelo que pude sentir é a prevenção, mas, ninguém trabalha sozinho. Precisamos entender que a rede de assistência ao usuário de drogas não é um ente imaginário, mas parte da união do CRAS, lideranças comunitárias, lideranças religiosas e associações em geral”, disse Rosangela.

A coordenadora de pesquisas do Observatório do Crack, entidade ligada à Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apresentou dados relevantes sobre o consumo de crack no estado da Bahia. Segundo ela, 93% dos municípios pesquisados afirmam enfrentar problemas com a circulação de drogas.

Para Rosangela, Luís Eduardo Magalhães pode ser considerado como “vanguarda” no enfrentamento ao crack. “O município está de parabéns pelo nível de organização e participação social”, disse. Continue Lendo “Crack: a importância da “rede de assistência” aos usuários de drogas”

PSDB de Luís Eduardo se reúne para planejar campanha do 2º turno

O PSDB-LEM convida  todos os seus filiados e amigos para uma reunião que ocorrerá dia 07 de Outubro de 2014, às 19hs, no Auditório Jose Faedo, localizado na Mecanica Faedo. O convite é assinado por Pacífico Murata (presidente), Mário Machado (secretário) e Jader Borges (tesoureiro).

 

???????

rádio maior

Faahf banner topo

A2 escadas

Rui Costa diz que deseja Bahia moderna e com oportunidades

Os eleitos comemoram a acachapante vitória governista.
Os eleitos comemoram a acachapante vitória governista.

Eleito no primeiro turno com 54% dos votos, o petista  garante que vai trabalhar firme para que o estado produza a custos baixos e gere muitos empregos.

Rui Costa (PT) agradeceu a Deus e dedicou a vitória para governador da Bahia, em primeiro turno, ao pai, senhor Cloves e à memória da mãe Maria Luiza, “os responsáveis pela minha formação, conduta ética e moral”. Ele também agradeceu à família, esposa Aline e aos três filhos. “Quero reconhecer a afirmação de um projeto político que tem na Bahia a liderança do governador Jaques Wagner. Ele foi o condutor  do processo que mudou a Bahia para melhor e com as bases consolidadas por ele, poderei avançar na construção de um estado moderno, com oportunidade para o povo, que produza a custos baixos e gere muitos empregos”.

Rui, eleito no primeiro turno das eleições de 2014 com 54% dos votos dos baianos, ao lado do senador eleito Otto Alencar, do o vice-governador João Leão e do governador Jaques Wagner conversaram com a imprensa na note desse domingo (05), no Palácio de Ondina, em Salvador. “Quero me dirigir ao povo baiano com muita gratidão e afirmar que iremos continuar trabalhando, a partir de agora, para garantir a reeleição de Dilma Roussef no segundo turno”. Otto agradeceu a todos que acreditaram no projeto e repetiu o que ele e seus companheiros de chapa disseram durante toda a campanha. “Nunca tivemos duvida de que venceríamos as eleições”.

Jaques Wagner afirmou que vai terminar o governo com alegria, por ter elegido um sucessor com capacidade política e de gestão.  “Tenho a convicção que Rui será melhor que eu. Ele conhece a Bahia e  sabe onde deve melhorar e onde avançar”, falou, “Que Deus conduza Rui, ao lado de Leão e Otto para fazer mais pela Bahia”. Da assessoria de imprensa do Governador eleito.