E se pega a moda da delação premiada?

E se os dois candidatos, Aécio e Dilma, recorrerem, também eles, à delação premiada, antecipada às denúncias que ainda vão rolar até o dia 26? Eles poderiam entregar pequenas e grandes sujeiras no Governo de Minas Gerais e na Presidência da República. Os eleitores poderiam ficar sabendo, por exemplo, sobre a identidade do dono dos 450 kg de cocaína que a Polícia Federal apreendeu num helicóptero em Minas. Ou sobre as barbaridades que se repetem no DNIT e no Ministério das Cidades. Está aí uma moda que poderia pegar: em vez do tradicional “não sei de nada” ou “não existem provas consistentes”, quem sabe um mea culpa público?

Preços caindo e custos crescentes deixam produtores agrícolas alertas

Com o milho caindo no mercado internacional e, por via de consequência também no Brasil; a soja rondando os US$9 o bushel; e o algodão com preços baixos ao longo do ano está duro para o produtor escolher a sua cultura preferida nesta safra 2014/2015. Os grandes produtores repetem a mesma área do ano que passou. Eles têm pesados investimentos de longo prazo e precisam manter a roda girando. No entanto, pequenos e médios ficam de olho nos custos crescentes e preços descendentes.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) elevou nesta sexta, dia 10, suas estimativas para as safras de soja e milho do país, devido em grande parte às condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras no Meio-Oeste. Em seu relatório mensal de oferta e demanda, o USDA previu uma safra recorde de milho, de 367,67 milhões de toneladas, acima da estimativa de setembro, de 365,6 milhões de t. A projeção de rendimento foi elevada de 10,8 toneladas por hectare para 10,93 t/ha. Os números, no entanto, ficaram abaixo das expectativas de analistas, de produção de 368,9 milhões de t e rendimento de 10,97 t/ha.

Soja

A projeção do USDA para a soja também foi de uma safra recorde, de 106,89 milhões de t, com produtividade de 3,17 t/ha. No mês passado, o governo tinha previsto uma colheita de 106,5 milhões de t, com rendimento de 3,13 t/ha. Analistas esperavam que o USDA projetasse a safra em 108,25 milhões de t e o rendimento, em 3,2 t/ha.

Quanto à soja, a projeção para a área colhida foi reduzida de 34,03 milhões de ha para 33,75 milhões de ha. Quanto ao estoque final, o USDA reduziu sua previsão para 12,25 milhões de t, de 12,93 milhões de t no mês passado. Analistas esperavam um aumento para 13 milhões de t.

A estimativa do USDA para os estoques mundiais de soja em 2013/2014 passou de 66,9 milhões para 66,5 milhões de toneladas. Ao final de 2014/2015, essas reservas devem chegar a 90,7 milhões de toneladas, pouco abaixo da expectativa de analistas, de 90,9 milhões.

Exame do refugiado da Guiné com suspeita de ebola dá negativo

O Ministério da Saúde informou neste sábado (11) que o exame do paciente suspeito de infecção pelo vírus ebola teve resultado negativo. A confirmação, no entanto, só deve ocorrer após um segundo exame comprovar que o paciente realmente não tem o vírus, informou o Ministério. O estado de saúde de Souleymane Bah, de 47 anos, é bom e ele não apresenta febre. Ainda de acordo com o ministério, ele está em “isolamento total” no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro (RJ).

A Guiné, país de origem do paciente, é um dos três países africanos onde ocorre transmissão intensa de ebola no momento, ao lado de Libéria e Serra Leoa. A epidemia já matou 4.033 pessoas, de acordo com balanço divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira.

Souleymane Bah sairá do isolamento se o segundo exame também excluir a possibilidade de contaminação pelo vírus. Uma nova amostra de sangue será colhida no domingo, e também será enviada para o Instituto Evandro Chagas, no Pará. Do G1.globo

Barreiras: Câmara retoma os trabalhos após o primeiro turno das eleições

câmara

Os vereadores de Barreiras retomaram os trabalhos legislativos após as eleições de primeiro turno. Pronunciando-se no grande expediente, o vereador Eurico Queiroz (PPS), usou da palavra para cumprimentar e parabenizar os candidatos com vínculos com o município de Barreiras, elogiou o desempenho da Prefeitura na realização de obras, com destaque para o trabalho do secretário João Muniz da pasta de Transporte e Serviços Públicos.

Em seguida a vereadora Beza (PSC), pronunciou-se parabenizando os candidatos nas eleições com destaque para o desempenho da vereadora Karlúcia Macêdo e o deputado eleito Antônio Henrique Júnior. A vereadora ainda salientou que aguarda com expectativa a cobertura do canal do Bairro Vila Dulce, bem como recomendou a pavimentação da Rua (Do Sossego) que contorna o Estádio Municipal Geraldão. O vereador Vivi Barbosa (PC do B), usou da palavra para fazer considerações sobre as eleições e transmitir cumprimentos e agradecimentos.

Karlúcia Macêdo (PMDB) se pronunciou agradecendo o apoio dos baianos, oestinos e barreirenses pelo apoio em sua participação nas eleições de 2014, ressaltando os mais de 14 mil votos recebidos.

Em seguida, subiu à tribuna o vereador Otoniel Teixeira (PC do B), que também se reportou ao processo eleitoral, tecendo considerações sobre o desempenho dos candidatos que foram votados no município de Barreiras e lamentou o reduzido número de representantes eleitos para representar a região oeste.

Aguinaldo Júnior (PT do B), após os cumprimentos de praxe, cumprimentou os candidatos no processo eleitoral e parabenizou o prefeito pelo início das obras da rotatória na saída para Salvador.

Em seguida o vereador Lúcio Carlos (SD), usou a tribuna para externar sua opinião acerca das eleições, quando teceu comentários sobre a eleição do governador Rui Costa e de seus aliados com expressiva votação em Barreiras e região.

A vereadora Drª. Graça Melo (PSL), usou da palavra em seguida, para também se referir aos resultados das eleições e para agradecer ao prefeito pelo início das obras da rotatória na saída para Salvador, bem como destacou a importância de se propagar o Outubro Rosa como forma de enfrentamento ao câncer de mama.

Durante os pronunciamentos, o vereador Alcione Rodrigues (PHS), no uso da tribuna, felicitou os participantes das eleições, por outro lado, criticou a ausência de representantes diretos da prefeitura nas audiências públicas de prestação de contas, transformando estas audiências muito pouco aproveitáveis do ponto de vista do interesse da comunidade.

Na sequência, a vereadora Núbia Araújo (PP), reportou-se ao processo das eleições, enaltecendo e congratulando-se com a eleição de Antônio Henrique Júnior e Rui Costa, e criticou fatos isolados de agressões ocorridos durante a campanha em Barreiras.

Próximo vereador a subir na tribuna, Gilson Rodrigues (PROS), criticou duramente a referência de atritos ocorridos nas eleições, no plenário da Câmara Municipal, bem como criticou a presença da figura de um coordenador no Conselho Tutelar de Barreiras, estranho aos conselheiros eleitos diretamente pela população.

Em seguida o vereador Hipólito dos Passos (PTC), usou da palavra para registrar que embora ainda não seja a contento, o governo do estado tem realizado inúmeras obras na região, e agradeceu ao prefeito por atender suas indicações no bairro Santa Luzia.

A vereadora Marileide Carvalho (PSL), fez seu pronunciamento congratulando-se com os eleitos no último dia 05, e exortou os colegas e demais políticos a trabalharem pelo povo deixando as picuinhas de lado.

Em seu pronunciamento, o vereador Ben-Hir Aires (PROS), enalteceu a força e a liderança exercida pela vereadora Karlúcia Macêdo no decurso da campanha eleitoral, pontuando a bonita campanha realizada pela colega.

Concluindo os pronunciamentos da noite o vereador Rui Mendes (PT do B), parabenizou os candidatos eleitos no último dia 05, e parabenizou o prefeito pelas benfeitorias realizadas na comunidade de Vereda das Lages.

Em seguida o presidente Tito concluiu os trabalhos convocando nova sessão para o dia seguinte no horário regimental.

pepa

programa do prefeito com horário político

2A minipa

A reta final das eleições: quem não é bandido?

bandido

Hoje, um empresário me ligou, para dizer que não votava em Dilma, em Lula e no PT porque eram bandidos. Respeito sua opinião. Mas a contrapartida é verdadeira: você, meu caro leitor, compraria um carro usado do candidato da Oposição sem passar uma noite em claro, pensando no negócio que iria fazer? Dilma ao menos tem um passado de guerrilheira, em que tomou em armas para defender a liberdade de pensamento. Ou para estabelecer uma ditadura stalinista, como afirmam os militares. No entanto, pegou em armas pelas suas ideias. Quantos fazem isso? 

A verdade é que homens de bem são raros e não tem a mínima chance de passar pelo crivo de milhares de políticos corruptos para chegar a ter uma chance de se candidatar à Presidência e de se eleger. Se é difícil encontrar um vereador de bem, imagine um presidente da Pátria Mãe. 

Poder no Brasil é dinheiro. E dinheiro fácil, convenhamos, só no poder.

Como deixaram um refugiado da Guiné se misturar com os brasileiros?

refugiado

Me explica que não estou entendendo: no Brasil, em cada divisa de estados, existe uma fiscalização da Secretaria da Agricultura para fiscalizar, por exemplo, a propagação do cancro cítrico através de laranjas. Pois bem: o refugiado da Guiné, que chegou ao Brasil em 19 de setembro, no auge da crise do vírus Ebola naquele país, foi inserido na sociedade, sem que ao menos passasse por uma quarentena? O descuido não foi exagerado?

A morte ronda os hospitais do País, em forma de superbactéria

Quatro pacientes internados na enfermaria adulta do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Rio de Janeiro, foram infectados por uma superbactéria conhecida comoAcinetobacter. A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da unidade informou que o estado de saúde dos pacientes é estável, uma vez que a bactéria não atingiu a corrente sanguínea.

De acordo com o Into, “a equipe médica do instituto tem adotado todos os protocolos clínicos e terapêuticos indicados para esse tipo de situação com monitoramento constante do quadro clínico dos pacientes”. A diretoria do Into considera a situação controlada e não há restrição no atendimento.

É o segundo caso de pessoas infectadas pela Acinetobacter esta semana no Rio. No Hospital Federal de Bonsucesso, oito pacientes também estão com a bactéria e em nove ela ainda não se manifestou.

A bactéria Acinetobacter é uma espécie resistente muito encontrada em ambientes hospitalares que afeta principalmente pessoas com imunidade muito baixa, internadas em centros de tratamento intensivo (CTIs), setores de oncologia e casos de emergências graves.

A médica infectologista da Fundação Oswaldo Cruz Diana Ventura recomenda a adoção de medidas para evitar a disseminação da bactéria. Entre elas, a conscientização dos profissionais de saúde para que façam a higienização constantemente, limpeza rigorosa do local e exames nos pacientes a fim de verificar a existência da bactéria no organismo. Da Agência Brasil.

pepa

 

programa do prefeito com horário político

 

Faahf banner topo

 

Vivo diz que investe em telefonia móvel. Mas não informa quantos clientes ganhou.

A Telefônica Vivo informa que tem feito esforços e investimentos para ampliar a rede de telefonia móvel no Estado da Bahia, especialmente na região Oeste. Está em curso a construção de um link de fibra ótica com 1.160km de extensão, que vai contribuir para a melhoria dos serviços da cidade de Luis Eduardo Magalhães e outros municípios da região. As obras devem ser concluídas até o início de 2015.

A operadora também tem ampliado e construído novas Estações Rádio Base (ERBs) nas cidades do Oeste baiano. A maior parte dos investimentos feitos pela empresa – R$ 24,3 bilhões entre 2011 e 2014 – destina-se principalmente à ampliação da cobertura e da capacidade de rede e nos sistemas e processos que permitem garantir a melhor qualidade de serviço.

Gabriela de Paula,
Comunicação Corporativa

A Operadora de Telefonia Celular Vivo poderia informar aos seus clientes as coordenadas das novas estações rádio base, comprovando os investimentos na região e informando também o crescimento dos clientes atendidos. Tenho um telefone móvel da Operadora desde o primeiro dia que cheguei a Luís Eduardo Magalhães e nunca tive tantos problemas de comunicação. Ao ponto que elegi outra operadora para colocar um outro chip no mesmo telefone e adquiri um telefone fixo.

Quanto à fibra ótica, sei que a obra está estacionada em Santana, esperando por licenças ambientais. 

Haus Bier inaugura de casa cheia e com cardápio atraente

haus

O novo restaurante Haus Bier, especializado em galeto “al primo canto”, está chamando a atenção dos eduardenses. Ontem, o proprietário, Ariosvaldo Nascimento, recebeu para almoçar os advogados André Rosseti Cardoso, Gilvan Antunes e César Lucena Borges, da Adecoagro.

O Haus Bier está localizado na rótula dos Três Poderes, próximo a Câmara Municipal.

Juiz Federal autoriza novas investigações na Petrobras

O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, autorizou hoje (10) a Polícia Federal, a Petrobras e a Controladoria-geral da União (CGU) a investigarem as declarações prestadas pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef.

Em depoimento nessa quarta-feira (8), Costa disse que PP, PT e PMDB recebiam dinheiro de contratos superfaturados na Petrobras. O doleiro afirmou que ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi pressionado por partidos aliados a aceitar a indicação de Costa para a Diretoria de Abastecimento da estatal.

Os interrogatórios fazem parte da fase de instrução das ações penais oriundas da Operação Lava Jato. Com o compartilhamento das informações, a Petrobras e a CGU poderão abrir processos internos para investigar as denúncias. O material será partilhado também com a CPMI da Petrobras, que investiga negócios ilícitos na estatal.

Sérgio Moro criticou insinuações de que houve vazamento do conteúdo do depoimento com objetivos eleitorais. O juiz explicou que as ações penais da Operação Lava Jato não estão sob segredo de Justiça e o conteúdo dos depoimentos desta semana não está relacionado com a delação premiada de Costa e Youssef.

“Os depoimentos prestados na última audiência na ação penal pública não foram ‘vazados’ por esta corte de Justiça ou por quem quer que seja. A sua divulgação, ainda que pela imprensa, é um consectário normal do interesse público e do princípio da publicidade dos atos processuais em uma ação penal na qual não foi imposto segredo de justiça”, explicou Moro. Da Agência Brasil.

pepa

Resultado do exame do paciente suspeito de ebola só amanhã

O resultado do exame que vai confirmar ou descartar o primeiro caso de ebola no Brasil deve ser divulgado em até 24 horas pelo Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, a amostra já foi colhida e deve chegar nas próximas horas ao Instituto Evandro Chagas, no Pará.

Durante coletiva de imprensa, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que o homem de 47 anos procedente da Guiné já passou por uma testagem para malária e o resultado foi negativo. Ele ressaltou que o Instituto Evandro Chagas é considerado uma referência internacional em febres hemorrágicas e trabalha com todos os preceitos máximos de segurança.

“Deveremos ter o resultado em até 24 horas. Se tivermos a liberação antes, imediatamente tornaremos público”, disse. Chioro lembrou que o protocolo internacional para confirmação de ebola exige dois exames laboratoriais. Portanto, independentemente do primeiro resultado, uma segunda amostra será colhida 48 horas depois.

O ministro destacou que o ebola não é transmitido pelo ar, pela água ou por alimentos, apenas pelo contato direto com o sangue e fluidos corporais do paciente ou com superfícies contaminadas. Ainda segundo ele, durante o período de incubação, não há transmissão do vírus.

“As pessoas que viajaram ou que entraram em contato com ele antes do dia 8 não correm risco de ter contraído a doença”, disse. Hoje, às 18h, uma nova coletiva será conduzida pela pasta para atualização das informações. A expectativa da própria pasta, entretanto, é que o resultado do exame ainda não tenha ficado pronto. Da Agência Brasil.

ebola

Mano Caetano fala sobre show inédito amanhã em Barreiras

Sobre o show, amanhã,11, em Barreiras, Caetano Veloso diz: “É sempre um grande desafio cantar frente a um público novo”. Nesta entrevista, Caetano Veloso fala sobre o show inédito que fará amanhã, 11, em Barreiras, e o entusiasmo e a curiosidade de conhecer e cantar pela primeira vez na cidade.

Caetano Veloso Abraçaço__dvd 2013__fotos -« Marcos Hermes_96 (1)

Com a indicação ao Grammy Latino deste ano, e sucesso na turnê internacional, onde acaba de voltar dos Estados Unidos, Caetano Veloso chega em grande estilo para se apresentar amanhã, 11, em Barreiras. Pela primeira vez na cidade, o cantor baiano se diz entusiasmado e, ao mesmo tempo curioso, com a apresentação inédita em Barreiras. Com uma turnê com capacidade para encantar os mais diversos públicos, Caetano Veloso afirma que, durante o show em Barreiras, vai cantar as músicas do seu último álbum Abraçaço, lançado em 2012, e também as suas famosas canções dos anos 60, 70 e 80.

Além do entusiasmo e desafio de se apresentar para a platéia de Barreiras e região, nesta entrevista, Caetano fala mais sobre o show de amanhã, 11, que mistura o indie pop contemporâneo do Rio de Janeiro com a Tropicália. Ele também fala sobre o estilo musical que o consagrou, na década de 70. O show promete ser a maior atração musical e cultural do ano para Barreiras e região. As entradas ainda estão à venda. Camarote, com direito a água, refrigerante e cerveja custa R$ 100,00; e as mesas localizadas na parte frontal do palco, variam entre R$ 150 e R$ 250,00. Informações e vendas de mesa e ingressos: (77) 3612 8443 / (77) 8801 3035. Não percam!

  1. Esta é a primeira vez que o sr. se apresentará em Barreiras. Por ser uma cidade baiana, mas com costumes e traços culturais bem diferentes de Salvador, pode considerar um grande desafio se apresentar para o público na cidade?

CV – É sempre um grande desafio cantar frente a um público novo. O que mais me atrai no caso de Barreiras é conhecer uma cidade baiana de que tanto já ouvi falar e que, por ficar no extremo Oeste, tem características distintas das do litoral, de onde eu venho. Sou da foz do rio Subaé, na Baía de Todos os Santos. Estar numa parte do estado da Bahia quase colada a Tocantins (antigamente dizíamos: Barreiras fica quase em Goiás) excita minha curiosidade.

  1. O sr. acabou de vir de uma turnê internacional. Qual foi a receptividade, e qual a diferença para o público brasileiro? É o mesmo sentimento que espera em Barreiras?

CV – As turnês na Europa e nos Estados Unidos foram muito boas. Esse show “Abraçaço” tem tido, não sei por quê, a capacidade de agradar a públicos muito variados, tanto no Brasil quanto no exterior.

  1. O que os fãs e o público barreirense podem esperar do show? Alguma novidade ou adaptação para o show na cidade?

CV –    Quando lanço um show, mantenho a estrutura que ele teve desde a estréia. Em “Abraçaço” há canções do disco de mesmo nome, lançado em 2012, e algumas canções dos anos 1960, 1970 e 1980. Mudanças há, ao longo do tempo, mas são pequenas. A estrutura permanece a mesma. Em qualquer lugar do mundo aonde eu vá. Continue Lendo “Mano Caetano fala sobre show inédito amanhã em Barreiras”

Aulas-show, “tachadas” e oficinas de cozinha gaúcha são destaque em festival gastronômico do Oeste da Bahia

Rosa Gonçalves _Foto Karina Muniz (1)

Alguns dos chefs de cozinha mais importantes do estado estão em contagem regressiva para a primeira edição do Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia, que acontece de 15 a 18 de outubro, no município de Luís Eduardo Magalhães, localizado a cerca de 950 quilômetros de Salvador.

Durante o evento, que deve atrair cerca de 5 mil pessoas por dia ao Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida, popularmente conhecida como “Gruta”, eles irão compartilhar receitas frente a frente com o público em atividades práticas e sessões de degustação, dividindo a programação com chefs convidados dos estados de Goiás, Tocantins e São Paulo.

Aulas-show – Na quinta-feira, dia 16, a programação contará com três aulas-show, todas ministradas em dupla. Os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca farão receitas sob o tema “Peixes de água doce na cozinha contemporânea”. Já Edinho Engel se juntará a Dudu Prado para preparar pratos de “Peixes brasileiros com toque gourmet”. Clodomiro Tavares e Olavo Nascimento prometem um “Banquete festivo com os peixes do Oeste”.

As aulas-show continuam sendo destaque na sexta-feira, dia 17, quando Caco Marinho e Valnei Assunção trazem o tema “A cozinha técnico-emocional no Oeste da Bahia”. A chef Rosa Gonçalves, responsável pela idealização e realização do evento, divide o fogão com Elmo Alves para apresentar pratos que representam “A tradicional cozinha baiana”.

No sábado, os visitantes terão a oportunidade de acompanhar a aula-show do chef Gilmar Borges, que divide com o público seu vasto conhecimento sobre “A cozinha criativa dos tropeiros e garimpeiros”. Em seguida, entram em ação Don Fabrízio Abatte e Leonardo Roncon, dando “Um toque brasileiro na culinária do mundo”.

Festival vai ter até o tradicional costelão gaúcho.
Festival vai ter até o tradicional costelão gaúcho.

Tachadas e oficinas do CTG – Quem quiser ver os chefs em plena atividade também não pode perder a oficina “Brasil bem temperado”, que será realizada em quatro momentos durante o festival, no espaço batizado de Cozinha do Interior. É dali que sairão diariamente as “tachadas” – comida preparada em grandes tachos – para degustação.

Nas tachadas, assim como nas aulas-show, os chefs voltam a se reunir em duplas ou trios para preparar quatro pratos que simbolizam a diversidade da gastronomia da região Oeste: Paella do Cerrado, Arroz de carreteiro tocantinense, Baião de dois e Atoladinho de carnes defumadas.

Quem pensa que acaba por aí se engana. A “Gruta” também será palco de oficinas ministradas pelo Centro de Tradições Gaúchas Sinuelo dos Gerais, considerado o maior CTG em atividade no mundo. O público confere passo-a-passo o preparo de três pratos emblemáticos da comunidade: Costelão, Porco no Rolete e Churrasco Tradicional.

Programação gratuita – A programação do Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia inclui, ainda, palestras, rodas de conversa, oficinas, degustação e apresentação de grupos culturais dos municípios de Luis Eduardo Magalhães, Baianópolis, Cristópolis, Angical, São Desidério e Barreiras. Todas as atividades têm inscrição gratuita, que pode ser feita através do site lemgastronomia.com.

O evento é uma realização da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, da Escola de Culinária Rosa Gonçalves, com patrocínio do Sebrae e apoio da Acelem (Associação Comercial e Empresasiral de Luis Eduardo Magalhães). Também Participam como apoiadores a Bahiapesca, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Eporte (Setre), por meio do Cesol (Centro Público de Economia Solidária da Bahia), Umob (União dos Municípios do Oeste da Bahia), Miolo Wine Group, Terramac Empreendimentos Imobiliários e Laticínios Campanella. O evento conta, ainda, com a parceria de restaurantes e empresa locais

Detectado primeiro caso de ebola no Rio Grande do Sul

reproducao106

A vítima é o goleiro Dida, que ontem, contra a Chapecoense, pelo Brasileirão, viu ebola no canto, ebola na trave, ebola no meio, no ângulo, por todo o lado.

Por vezes sinto uma grande dor por ser colorado, campeão da libertadores e campeão do mundo. E fico vermelho que nem a jaqueta rubra do meu time do coração. Mas o que vai se fazer? Para quatro gerações de colorados, aqui em casa, só resta procurar um cantinho pra chorar.

Pesquisa do Paraná, apontando Aécio na ponta, ainda vai dar panos para mangas

O ministro Tarcísio Vieira de Carvalho, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou na noite desta quinta-feira, 9, que o Instituto Paraná envie para a campanha da presidente e candidata do PT, Dilma Rousseff, informações sobre a pesquisa publicada nesta semana que aponta Aécio Neves (PSDB) como favorito no segundo turno.

Caso não seja possível enviar as cópias de planilhas do Instituto Paraná via e-mail, decidiu o ministro, a campanha de Dilma pode obter os dados diretamente na empresa, fornecendo ao instituto mídia para salvar os dados ou arcando com custos de cópias físicas.

Os documentos, pela determinação do ministro, deverão ser fornecidos no prazo de dois dias. “Intime-se o Instituto Paraná de Pesquisas e Análise de Consumidor para que disponibilize o acesso aos documentos solicitados, preservada a identidade dos entrevistados”, decidiu o ministro.

A Coligação Com a Força do Povo, da presidente Dilma, acionou o TSE ontem à tarde, pedindo o acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados da pesquisa realizada pelo instituto. O levantamento foi publicado na quarta-feira, 8, pelo portal da Revista Época.

O PT fundamentou o pedido de informações alegando “necessidade de investigação de supostas irregularidades”, como superdimensionamento do porcentual de eleitores com nível superior, ausência de porcentual considerado para cada nível de escolaridade, falta de critérios para ponderação quanto ao nível econômico do eleitor e ausência da designação dos Estados e Municípios em que a coleta foi realizada.

Pela pesquisa do instituto, publicada pelo portal da Revista Época, o adversário tucano da petista na corrida ao Planalto teria 54% das intenções de votos válidos, enquanto Dilma teria 46%.

Jantar Dourado

topvel

Hashi delivery

Tempo firme e calor no final de semana.

No sábado, a nebulosidade permanece sobre a faixa leste da região. Em decorrência da grande quantidade de nuvens, a chuva acontece nestas áreas de forma ainda intensa. Há previsão de pancadas de chuva, também para o norte do Maranhão e do Piauí. As outras áreas do Nordeste continuam com o tempo firme. O dia já começa com sensação de calor e a máxima passa dos 33°C no Maranhão e no Piauí.

No domingo a nebulosidade aumenta em todo o Nordeste e a previsão de chuva para a faixa leste e para os Estados do Maranhão e do Piauí permanece, com maiores acumulados para o litoral leste da região. As temperaturas continuam elevadas ao longo do dia, com sensação de bastante calor para o Maranhão e o Piauí. Esta é a previsão da Somar Meteorologia.

 

2A lâmpadas

hiamina

Faahf banner topo

hotelcolumbiadavi

programa do prefeito com horário político

Já estão disponíveis dados da eleição urna a urna

Já estão disponíveis no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet as Estatísticas de resultados do primeiro turno das eleições gerais de domingo (5) no Brasil e no exterior. O acesso pode ser feito pela aba superior em azul do site clicando em “Eleições”, depois em “Estatísticas eleitorais”, e por último em “Estatísticas de resultados”.

No link Estatísticas de resultados, os interessados podem consultar o resultado das eleições, candidatos eleitos, quocientes eleitoral e partidário, resultado em município e zona, votação de um candidato por município e zona, comparecimento e votação, votação de candidatos indeferidos e cassados com recurso, quadros que relacionam cargo/partido, partido/coligação, cargo/faixa etária, cargo/profissão, cargo/sexo e cargo/partido/sexo.

Em cada tópico relacionado, há a possibilidade de definição de critérios de pesquisa por abrangência (Brasil, UF e, em alguns casos, município) e por cargo, o que permite obter informações específicas.

As estatísticas de resultados das eleições são feitas a partir da divulgação diária, em horários pré-definidos, de dados dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para uma base consolidada no TSE.

Todas as informações também estão disponíveis no Repositório de dados eleitorais, com nível de detalhamento mais abrangente por município e zona eleitoral.

facilita

???????

CAM realiza carreata em favor do movimento de prevenção contra o câncer de mama

CDL apoiou carreata Outubro Rosa realizada pelo CAM

O Centro de Atendimento da Mulher (CAM) realizou nesta quinta-feira (09) uma carreata em favor do movimento “Outubro Rosa”. A carreata que contou com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras percorreu as principais ruas do centro da cidade e finalizou na praça Landoulfo Alves, onde os participantes entregaram panfletos em conscientização para a prevenção do câncer de mama e aproveitaram o momento para convidar a população a participar do dia D da campanha que acontece nesta sexta-feira (10) das 8h às 17h na praça Castro Alves.

De acordo com uma das coordenadoras desse movimento promovido pelo (CAM), a enfermeira Jaqueline Silva, o principal objetivo dessa carreata e dos demais eventos que estão sendo realizados em favor dessa campanha é aumentar o número de mulheres conscientes acerca do câncer de mama, e por consequência vir a se prevenir precocemente.

“O outubro Rosa como todo mundo já sabe é conhecido mundialmente como uma luta contra o câncer de mama, e que agora Barreiras está conseguindo agregar toda a população, inclusive, os alunos, empresas, a prefeitura Municipal. Com o tempo a gente vai estar tentando mobilizar todo o mundo, porque o importante é isso uma mobilização mundial”, relata a enfermeira.

 

pepa

 

 

Governo Municipal recebe grupo de investidores europeus

Carlos Alberto Koch comentou como o Governo do Estado e Municipal podem auxiliar os investidores
Carlos Alberto Koch comentou como o Governo do Estado e Municipal podem auxiliar os investidores

O secretário Municipal de Governo, Carlos Koch e a chefe de gabinete, Rosa Stahlke,  receberam nesta quarta-feira, 08, dois representantes do grupo Ponteaz, originário da Bélgica, Kurt Hameeuw e Nicolas Crutzen para uma conversa sobre possíveis investimentos na área de energia fotovoltaica no município. A dupla integra também a Câmara de Comércio do Brasil e Bélgica.

“A Europa vive um momento de expansão, regiões onde o mercado está saturado estão dando subsídios para investimentos em outros países, a exemplo do Brasil. Luís Eduardo Magalhães está em grande ascensão e está de braços abertos para organizações que pretendem desenvolver a cidade e região” observou o secretário de Governo Carlos Koch, ao dar as boas vindas aos investidores belgas.

A secretária de Indústria Comércio e Serviços do município, Rosangela Della Costa, que também participou da recepção, destacou a carência de industrias voltadas para o beneficiamento da fibra de algodão e a qualidade de energia que é fornecida para os empresários da região.” Nossa região possui muitas horas de sol durante o ano, este tipo de energia, a Fotovoltaica, pode ser uma alternativa sustentável, para sanar o problema que é a qualidade da energia fornecida atualmente” comentou.

De acordo com dados do Banco Central do Brasil, através do Investimento Externo Direto (IED), diversos setores no país receberam investimentos europeus, como energia elétrica, comércio varejista, produtos alimentícios, extração mineral, metalurgia, petróleo e gás, minerais não metálicos, seguros, metalurgia, farmacêutico, equipamentos de informática, educação e infraestrutura.

Regiões brasileiras que estão em fase de expansão ,tanto territorial como econômica, são bem vistas por investidores de outros países. Os Estados dão suportes e facilitam a instalação de fábricas, principalmente para beneficiamento de matéria prima e exportação.

Também participaram do encontro o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (ACELEM), Carlinhos Pierozan, entre outros empresários locais, que na oportunidade, puderam expor diferentes pontos de vista sobre a realidade da região oeste.

Programa de autossuficiência energética

Encontra-se em fase de estudo a implantação de um programa de autossuficiência energética, a princípio em todos os prédios públicos municipais. A produção de energia fotovoltaica é uma boa opção de economia e auto sustento, sendo que a possuímos mais de três mil horas de sol por ano. Na última edição da Bahia Farm Show, o estande da prefeitura utilizou o sistema.  A alimentação elétrica do estande durante o dia foi toda ela garantida a partir de um grande painel fotovoltaico, que aproveitava luminosidade solar, um dos atributos abundantes da região e diferencial competitivo para a agricultura. O painel foi trazido da Bélgica especialmente para o estande da prefeitura na feira, já como parte do estudo de viabilidade do uso de placas semelhantes nos prédios públicos.

 

Standbyte Outubro 1

Dilma e Aécio estão empatados, segundo Ibope e Datafolha

O Ibope e o Datafolha  divulgaram na noite desta quinta-feira (9) a sua primeira pesquisa para o segundo turno da eleição presidencial de 2014. De acordo com o instituto, Aécio Neves (PSDB) aparece com 46% das intenções de voto, enquanto Dilma Rousseff (PT) tem 44% da preferência do eleitorado. Brancos e nulos são 6%, e 4% estão indecisos.

Quando são considerados apenas os votos válidos, o candidato tucano tem 51% das intenções de voto contra 49% da candidata petista. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, Dilma e Aécio estão tecnicamente empatados.

Votos herdados de Ondumar podem trazer mais um deputado para Oposição

Os votos consignados para Ondumar Jr., cerca de 16 mil em Luís Eduardo Magalhães, poderão abrir mais uma vaga na bancada da Oposição (DEM) e tirar um deputado dos governistas.

De acordo com o advogado Ademir Ismerim, representante da coligação DEM-PMDB-PSDB-PTN-SD-Pros-PRB-PSC, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) apurou como válidos os votos do ex-vereador de Luís Eduardo Magalhães falecido quando verificou o total, porém não aconteceu o mesmo na contabilidade dos votos da coligação:

“Foram suprimidos da coligação do DEM cerca de 22 mil votos. No nosso entendimento a vaga tem que ir para DEM, pois a resolução nº 23399 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), artigo 183, afirma textualmente: ‘ocorrendo substituição de candidato ainda sem decisão transitado em julgado, os votos atribuídos ao substituído serão computados para o substituto’”, explica Ismerim.

Segundo o advogado, o TRE-BA ainda não julgou o registro de Ondumar Jr., mas, mesmo que haja o indeferimento, os votos são válidos e acrescentados à coligação, pois “o julgamento só acontecerá depois da eleição”.

O juiz Carlos D’Ávila deve convocar as coligações para defesa, argumenta Ismerim. Caso seja confirmado o pleito, o vereador de Camaçari, Antonio Elinaldo (DEM) será convocado e o petista Marcelino Galo perde a vaga. A informação é de Fernando Duarte.

 

Dilma recebe as bênçãos do Senhor do Bonfim ao lado de Rui e Otto

A candidata encontrou com lideranças políticas, visitou o Memorial  Irmã Dulce e subiu a Colina Sagrada  acompanhada por centenas de baianos

dilma 1'

A largada para a campanha do segundo turno de Dilma Rousseff na Bahia foi dada nesta quinta-feira (9), em Salvador. Com a força dos recém-eleitos Rui Costa (PT) e Otto Alencar (PSD), respectivamente para o governo e o Senado, e do governador Jaques Wagner, a candidata veio agradecer os mais de 4 milhões de votos conquistados  no primeiro turno no estado e pedir mais.

A primeira agenda foi com lideranças políticas de toda a Bahia, no Museu do Ritmo. Depois, o grupo seguiu para caminhar do Largo de Roma a Igreja do Senhor do Bonfim. Dilma recebeu o carinho dos baianos, que aproveitaram sua passagem para tirar fotos e demostrar apoio. No percurso, parou para entrar na Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, onde estão os restos mortais de Irmã Dulce. Na Colina Sagrada, recebeu a bênção e agradeceu pela vitória na Bahia.

dilma bonfim

“Vim agradecer aos baianos pela confiança, foi uma maravilhosa votação. Agora, nesse segundo turno, quero pedir que daqui saia uma onda 13. A Bahia tem força, régua e compasso. E vai criar essa onda para que a gente ganhe essa eleição”, afirmou Dilma ainda durante agenda com as lideranças.

Ao rebater as manifestações preconceituosas contra o povo nordestino, a candidata defendeu que ” a diversidade regional e cultural é uma das nossas maiores riquezas. Sem o Nordeste , o Brasil não seria esse país que amamos e defendemos”. A candidata disse que sente muito orgulho de cada cidadão e cidadã que apertou o 13 nas urnas no último domingo, mandando um recado para os oposicionistas que classificam o voto do nordestino como o  voto do desinformado. “Nós construímos 422 escolas técnicas pelo Brasil, inclusive no Nordeste. Enquanto eles fizeram apenas 11 em todo país”, alertou a candidata ao explicar que o povo sabe e reconhece a diferença entre os dois projetos.

Rui Costa, o governador Jaques Wagner e  Otto Alencar, cabos eleitorais de Dilma na Bahia, se mostraram empolgados para a reta final da campanha. “Aqui tem guerreiros e guerreiras, que foram a campo porque acreditam no projeto. É consenso entre os prefeitos: Dilma foi a presidente da República que mais ajudou os municípios e o estado da Bahia”. Para Rui, os nordestinos votam nela porque muita coisa mudou na “fotografia” da região. “Eles não nos conhecem e disseminam o ódio contra a gente. A Bahia e o Nordeste estão bem diferentes do que há 15 anos atrás”.

Dilma 2

O governador Jaques Wagner apostou que a candidata a reeleição terá 4 milhões de votos de frente no estado. “É na democracia que vamos resolver as nossas diferenças. É no voto. Os falsos mudancistas foram derrotados na Bahia e serão derrotados no Brasil dia 26 de outubro”. Com a mesma determinação, o senador eleito Otto assegurou a presidente que não vai descansar até o fim do segundo turno. “Vamos lutar com muita garra, porque Dilma é o melhor pra Bahia e para o Brasil”.

“Lem Vento em Popa Janjar” prepara-se para ser anfitrião da Liga Nordeste

1

De 10 a 15 de novembro, Luís Eduardo Magalhães (BA) vai receber a Liga Nordeste de Clubes – Sete clubes em busca do título mais tradicional do Nordeste, a competição do calendário da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS). Entre eles, LEM Vento em Popa Janjar Futsal – confira a seguir um pouco da preparação e dos objetivos do atual campeão Baiano e anfitrião da competição:

O LEM Vento em Popa Janjar Futsal  terá a seu favor o apoio maciço de sua torcida, que promete lotar o Ginásio Municipal Dioclécio Severino Ramos  “Arena Ottomar Schwengber”. A competição inicia na segunda feira (10/11), e termina no sábado (15/11), e o LEM Vento em Popa Janjar Futsal encara em sua estréia o time da Associação Desportiva Ácrata (AL) com horário marcado para as 20h30min.

O atual campeão Baiano sabe da responsabilidade de jogar em casa. Fininho, treinador do time Luis Eduardense, comentou da expectativa que gira em torno na cidade neste certame nordestino.

“A expectativa aqui em Luis Eduardo Magalhães (BA) está muito grande. A cidade vai receber várias equipes de ponta do futsal Nordestino e isso será muito legal. Porém, não tenha dúvida que nossa torcida irá fazer a parte dela e nós temos que retribuir todo esse apoio”, afirmou.

Treino manha 0506 - FT  Zerosa Filho - 0297

Preparação do LEM Vento em Popa Janjar Futsal

O time vem se preparando desde, do dia 02 julho e o objetivo principal é chegar as finais, mesmo sabendo que das 07 (SETE) equipes no mínimo 05 (CINCO) vão brigar pela Taça, o nosso foco será chegar à grande final e conquistar esse titulo inédito para o futsal de Luis Eduardo Magalhães e para o Estado da Bahia que ainda não tem. “Por conta das reformas no Ginásio Dioclécio Severino Ramos, vamos ter que mudar nosso local de treino, mas estamos se preparando com muita responsabilidade. Sabemos da grandeza das outras equipes, mas traçamos um objetivo inicial que é chegar à final”, confidenciou Fininho.

O LEM Vento em Popa Janjar Futsal está no grupo (A), junto com Associação Desportiva Ácrata (AL), Central Sport Clube(PE) e Crensa Nossa Senhora do Amparo (PI).

“Sabemos que a Liga Nordeste é uma competição de tiro curto. Então é de fundamental importância estrear com uma vitória. Isso vai inflamar nossa torcida e empolgar nosso time”, afirmou Fabio Lauck presidente do clube LEM Vento em Popa Janjar Futsal. Por Reginildo França dos Santos e fotos de Zerosa Filho.

Petrobras reconhece: não falta petróleo, faltam mais refinarias

A Petrobras alcançou recorde diário de processamento em unidades de hidrotratamento de diesel e querosene de aviação nas suas refinarias no Brasil. A carga processada em 10 de setembro foi 109 mil metros cúbicos (m³), o que representa volume de 4 mil m³ superior ao recorde diário anterior, obtido em 6 de junho de 2014.

De acordo com a Petrobras, o resultado atingido reforça a busca contínua de eficiência operacional nas refinarias, por meio da melhoria do sistema de abastecimento. Tal esforço contribui para a redução das importações de derivados, segundo a empresa.

A notícia da Agência Brasil não passa do reconhecimento tácito de que a limitação do País não é a obtenção de petróleo, mas a falta da capacidade de refino, o que não deixa de ser uma lamentável falha de planejamento na capacidade industrial da Estatal.

Os nanicos e o imponderável segundo turno

Entre os partidos nanicos, quase todos já declararam apoio a Aécio Neves, neste segundo turno. Apenas Luciana Genro, do PSOL, a mais votada entre os nanicos, foi reticente, afirmando que o eleitor ou deve votar em branco ou votar na candidata do PT. Se o apoio de Marina Silva é relativo – é claro que o eleitor vota segundo a sua consciência – imagine os dos nanicos. Isso não passa de “jogo para a torcida”, pequena no caso desses candidatos nanicos.

O pior vai ser nas próximas eleições, onde 28 partidos poderão ter candidato à presidência. Ao repartir-se o horário eleitoral, vai ter candidato à presidência que vai dizer o nome e apenas a metade do número antes do tempo esgotar-se.

 

Faahf banner topo

 

blog expresso 920x180

Jantar Dourado

Standbyte outubro grande

 

Propaganda eleitoral retorna hoje na TV e amanhã no Rádio

A propaganda eleitoral na televisão será retomada hoje (9), às 20h30. No rádio, recomeça na sexta-feira (10), às 7h. O tempo para cada candidato à Presidência da República será igual no segundo turno. Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) terão dez minutos cada.

Dilma Rousseff será a primeira a se apresentar, porque teve a maior votação no primeiro turno. A partir daí, a ordem dos candidatos será alternada. Quando terminar o tempo de Dilma e Aécio, começa a propaganda dos candidatos que disputam 13 governos estaduais e do Distrito Federal, em segundo turno.

Serão 40 minutos de propaganda divididos entre os candidatos em dois períodos de 20 minutos, diariamente, incluindo os domingos. No rádio, a propaganda vai ao ar às 7h e ao meio-dia. Na televisão, às 13h e às 20h30. A propaganda segue até o dia 24 de outubro, dois dias antes do segundo turno das eleições.

hiamina

blog expresso 920x180

 

Monsanto terá que indenizar produtor de algodão do Oeste baiano

Walter Horita, em foto de Carlos Alberto Reis Sampaio
Walter Horita, em foto de Carlos Alberto Reis Sampaio

Por Fabiana Batista, do Valor Econômico

Após pagarem US$ 240 por hectare em royalties à Monsanto para se livrar da lagarta helicoverpa, alguns produtores de algodão do oeste baiano que usaram no último ciclo, o 2013/14, variedades de sementes da empresa com a nova tecnologia resistente a lagartas, a Bollgard II RR Flex (conhecida com Bt2), depararam-se com um fato inesperado. Ao beneficiar o algodão, em vez de 40% de fibra, obtiveram um percentual bem mais baixo: em média de 35%.

Eles agora negociam com a multinacional uma indenização. A Monsanto não revelou a qual montante deve chegar o ressarcimento, mas cálculos do mercado indicam que deve ficar entre R$ 10 milhões e R$ 12 milhões, um pouco abaixo dos cerca de R$ 15 milhões que a empresa teria faturado na mesma safra com os royalties cobrados da tecnologia na Bahia.

O gerente de marketing de algodão da Monsanto, Eduardo Navarro, disse que a empresa acompanha os produtores que usaram as sementes desde que apareceram os primeiros relatos, ainda em julho deste ano. A safra 2013/14 marcou a estreia no país dessa tecnologia, que foi incorporada em quatro variedades produzidas pela Delta Pine, empresa de sementes controlada pela múlti.

Foram produzidas e vendidas sementes suficientes para plantar 60 mil hectares com a tecnologia em 2013/14. Em torno 31 mil hectares foram cultivados em Mato Grosso e 29 mil, na Bahia – respectivamente, o primeiro e o segundo maiores produtores nacionais da pluma.

Dessas quatro variedades, afirmou Navarro, duas trouxeram menor rendimento de pluma estritamente no oeste baiano, a DP 1228 e a DP 1231. Elas foram plantadas em 80% dos 29 mil hectares cultivados com a tecnologia Bt2 na Bahia, conforme a Monsanto. O esperado era um rendimento entre 39% e 40% de pluma. “Mas, em média, o obtido nesses casos ficou entre 35% e 36%”.

Nas contas da multinacional, a perda afetou 40 agricultores do Estado. Diante da situação, segundo Navarro, a Monsanto assumiu toda a responsabilidade pelo ocorrido. Ele disse que já foi fechado acordo com produtores que respondem por 60% da área cultivada com a DP 1228 e a DP 1231. “Nossa preocupação era deixar claro ao produtor que o problema foi nosso e que estávamos lá para atender suas expectativas”, afirmou o executivo.

Ele garantiu que os produtores que fizeram o acordo até o momento se mostraram satisfeitos. Isso, apesar do parâmetro de negociação adotado pela empresa de ressarcir a diferença de rendimento da pluma – de 39% para 35% – mas considerar no cálculo da indenização a redução de custos obtida pelo produtor com o uso da tecnologia.

Como é resistente à lagarta helicoverpa e controla a incidência de plantas daninhas, a Bt2 demanda uma aplicação bem menor de defensivos agrícolas, do que as variedades convencionais -, produtores que usaram a Bt2 não precisaram fazer nenhuma aplicação de inseticida, quando, com variedades convencionais, precisam realizar de 25 a 30 aplicações para combater a lagarta.

Mas justamente porque pagaram os royalties, os produtores consideram injusto descontar do valor a ser ressarcido a economia de custos obtida com a tecnologia – apesar de alguns estarem fechando acordo mesmo assim devido ao relacionamento já estabelecido há anos com a multinacional.

Nos cálculos feitos com os produtores afetados, a Monsanto verificou que, na média, mesmo com rendimento de pluma menor, o produtor teve rentabilidade 15% maior com a tecnologia, na comparação com variedades convencionais, segundo Navarro. “Foi essa lógica que foi levada para a mesa de negociação”, disse.

Entre os que já fecharam acordo com a multinacional, está o produtor Walter Horita, um dos maiores da Bahia. Em torno de 10% de sua área total com a pluma, de 37 mil hectares, foi cultivada com a tecnologia resistente à helicoverpa. Após o beneficiamento, Horita verificou um rendimento de pluma de 35%, uma queda de 12,5% em relação ao esperado. O produtor disse não se sentir confortável para revelar as condições do seu acordo. Apenas afirmou que não conseguiu obter o ressarcimento de todo os 12,5% de perda de rendimento. Continue Lendo “Monsanto terá que indenizar produtor de algodão do Oeste baiano”

Assaltantes de fazenda morrem em confronto com a CIPE Cerrado

Três homens suspeitos de invadirem uma fazenda na divisa do Estado do Tocantins com a Bahia morreram após trocar tiros com a Polícia de Tocantis e a Cipe/Cerrado. Um quarto suspeito foi detido. O fato aconteceu no final da tarde da ultima terça-feira, 07, próximo ao trevo da cidade de Dianópolis, que dá acesso ao município de Taipas/TO.

Segundo informações os indivíduos foram surpreendidos pela polícia, que se deslocava para a cidade de Dianópolis e ao passar pela Ladeira do Aleixo, distante 12 quilômetros daquela cidade, foi alertada por uma testemunha, de que havia vários indivíduos dentro de um bueiro da Rodovia TO-040. Quando a equipe parou para fazer a averiguação, os indivíduos começaram a correr e efetuar disparos contra a viatura, e na troca de tiros três elementos foram atingidos.

Os indivíduos são suspeitos de no último dia 04 deste mês invadir uma fazenda na divisa do Estado do Tocantins com a Bahia, e fazerem alguns reféns. Durante a fuga eles abandonaram nas proximidades da cidade de Novo Jardim/TO, dois veículos, diversas armas, munições e outros equipamentos. Do blogbraga.

A2 escadas

laminas-Novo-Ka-e-promo2

Eliana Calmon declara apoio a Aécio Neves

A candidata derrotada ao Senado pela Bahia, Eliana Calmon, afirmou ao jornalista Samuel Celestino, do portal Bahia Notícias, que decidiu apoiar a candidatura Aécio Neves à  Presidência da República. Portanto, diverge de Lídice da Mata, que embora do PSB e com viés à esquerda (já nem tanto), se decidiu por Dilma Rousseff. Eliana esteve em Brasília com Aécio Neves e com Fernando Henrique Cardoso em conversa na qual declarou o seu apoio ao tucano.

A votação por ela recebida na Bahia foi maior do que  presumiam os institutos de pesquisa.  Como é um nome nacional, a magistrada baiana, segundo os especialistas, tem um potencial de votos no  País em torno de 10 milhões, embora não signifique que este número demonstre uma realidade. Assim, a ex-candidata ao Senado poderá dar um apoio significativo a Aécio Neves, tanto na Bahia como em outros estados omde tem uma imagem positiva.

???????

Safra de grãos pode ultrapassar 200 milhões de toneladas em 2015

A intenção de plantio para a safra 2014/2015 deve ficar entre 194 e 201,6 milhões de toneladas, com uma variação de menos 0,7 a um aumento de 3,2%. O resultado representa um intervalo de menos 1,46 a um aumento de 6,17 milhões de toneladas frente às 195,4 milhões de toneladas da última safra. Os números são do primeiro levantamento de grãos divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta quinta-feira (09).
O resultado se deve à cultura da soja que apresenta um crescimento na produção, mesmo considerando o quadro internacional de superoferta de grãos que reduz a expectativa de preços. O crescimento da oleaginosa deve variar de 3,2 a 7,3% ou o equivalente a 2,71 a 6,28 milhões de toneladas.
Neste primeiro levantamento, as lavouras estão em fase inicial de plantio. Poderá ocorrer, no entanto, alterações na produtividade ao longo da evolução das culturas, devido a efeitos das condições climáticas e fitossanitárias.
Área – A estimativa para plantio deve variar entre 56,23 a 58,34 milhões de hectares, com um intervalo de menos 1,2 a um aumento de 2,5% em relação à safra 2013/14 que totalizou 56,94 milhões de hectares. A variação se deve também à soja que pode crescer de 1,4 a 5,5%, o que equivale a 426,8 e 1.663,6 mil hectares.
A Conab fez a pesquisa de campo do dia 21 a 27 de setembro, levantando informações para a pesquisa em parceria com agrônomos, técnicos do IBGE, cooperativas, secretarias de agricultura, órgãos de assistência técnica e extensão rural (oficiais e privados) e agentes financeiros e revendedores de insumos.(Assessoria de Imprensa da Conab)

 

facilita

Abapa participa de monitoração de pragas em lavouras irrigadas de soja

O plantio antecipado da soja irrigada, na Bahia, teve início no dia 01 de outubro, em 25 mil hectares cadastrados na Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Para monitorar a incidência de pragas nesta área, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), é parceira da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) no Projeto que firma parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com a Faculdade São Francisco de Barreiras (Fasb)  e com a Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (Faahf) para oferecer estágio a alunos do último ano do curso de Agronomia.

Com o objetivo de conhecer o nível de infestação e incidência das pragas e doenças nas lavouras de soja irrigada do oeste da Bahia, o projeto de oferta de estágio é voltado para o monitoramento da Ferrugem Asiática, Helicoverpa armígera e da Mosca Branca. Com os dados levantados, será possível definir, em tempo hábil, a melhor alternativa de manejo que o produtor poderá utilizar. Para desenvolver o projeto, foram contratados 12 alunos das três faculdades pelo período de cinco meses. Continue Lendo “Abapa participa de monitoração de pragas em lavouras irrigadas de soja”

Supremo decide conflito de divisas. Bahia vai perder e muito.

Ministros decidiram que laudo do Exército sobre divisas era mais moderno.  Área afetada pela decisão dos magistrados compreende 15,4 mil km²*.

De Nathalia Passarinho, do G1 em Brasília

Área em conflito
Área em conflito

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (8) fazer alterações nas divisas entre os estados da Bahia, Goiás, Tocantins e Piauí. Atualmente, a divisa entre as unidades da federação é definida com base em demarcações feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, o relator do processo na Suprema Corte, ministro Luiz Fux, entendeu que a delimitação deve ser feita com base em estudo feito, em 2006, pelo Exército, que utilizou, segundo ele, metodologia e equipamentos “mais modernos” para identificar geograficamente a divisão entre os estados.

A decisão de Fux, acompanhada por todos os ministros do STF, afeta uma área de 15,4 mil km². O efeito dessa alteração e definição de quem ganhou ou perdeu área territorial não foram detalhados no relatório e na sentença do ministro.

A disputa entre os estados por terras nas áreas de divisas remonta de 1919. Após o julgamento, Fux afirmou que as alterações territoriais “não são tão expressivas” e não afetarão propriedades que tiveram títulos concedidos pelos governos locais antes da definição do Supremo.

“A decisão pelo laudo do Exército nada revoluciona em relação às divisas, na medida em que as alterações territoriais dele decorrentes não são tão expressivas, e não implicarão a desconstituição de títulos de propriedade e de posse já outorgados. A animosidade na região, que já originou mortes e violência, deixará de existir, mercê da definição, pelo STF, das corretas divisas entre os Estados”, disse.

No entanto, parecer enviado ao Supremo pela procuradoria da Bahia diz que, se fosse validado o laudo do Exército, o estado perderia parte do Chapadão Ocidental. O plenário do Supremo também decidiu que devem ser preservados os títulos de posse e de propriedade referentes à região dos estados que tiveram as divisas alteradas. Eventuais disputas de posse e de propriedade relativas às áreas delimitadas não serão decididas pelo STF, mas em ação própria no juízo competente.

Além disso, as ações judiciais referentes às áreas abrangidas por estas ações ainda não sentenciadas deverão ser redistribuídas ao juízo competente. Os ministros estabeleceram ainda que, quando dois estados tiverem emitido um título de posse ou de propriedade em relação a uma mesma área abrangida pelas ações, prevalecerá o título concedido judicialmente. Se os dois títulos tiverem sido concedidos judicialmente, valerá o que já transitou em julgado. Do G1.

* Um quilometro quadrado compreende 100 hectares. Portanto a área em questão é de 1.540.000 mil hectares. Como o valor mínimo dessas áreas é de R$3.000,00, a Bahia pode estar perdendo, em patrimônio tributável, algo em torno de R$4,6 bilhões de reais. Além dos tributos advindos da produção. Mais: não se está levando em conta as áreas fronteiriças, na escarpa, altamente produtividades, que valem no mínimo R$25 mil o hectare, dados os investimentos realizados há mais de 30 anos em correção de solo e infraestrutura.

Por seu turno, é de se duvidar que as áreas tituladas ou não deixem de ser reivindicadas por cartórios de imóveis e proprietários de estados limítrofes.Seguir-se-ão um volume incontável de demandas que, por força das circunstâncias, deverão atingir o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal.

????????????????????????????Segundo o coordenador de Desenvolvimento Regional da Umob – União dos Municípios do Oeste Baiano – Sérgio Pitt, a área total de perda da Bahia, na divisa com Goiás, seria de apenas 37.000 hectares. Se não houvesse sido feito um acordo com o Tocantins, a perda seria maior, de 95 mil hectares. Ele cita o caso da Fazenda Franciosi, situada sobre a escarpa, no município de Jaborandi, que pelos marcos do Exército perderia apenas 7% da área, algo em torno de 700 hectares. Proprietários do Estado de Goiás reivindicavam a posse de praticamente toda a área.

 

Jantar Dourado

programa do prefeito com horário político

Faahf banner topo

blog expresso 920x180

hiamina

topvel

Standbyte Outubro 1

Aécio arranca na frente de Dilma, afirma pesquisa. Petistas duvidam dos resultados.

Dilma-Marina-e-Aécio-Blog-marcos-frahm (2)Com 49% das intenções de voto, Aécio Neves (PSDB) está à frente da presidente Dilma Rousseff na corrida presidencial de acordo com levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira pela revista Época. A petista aparece com 41% da preferência do eleitorado; 10% não souberam ou não responderam.

Considerando a margem de erro de 2,2%, com nível de confiança de 95%, Aécio venceria o pleito se a votação ocorresse nesta quarta. Com os votos válidos, Aécio tem 54% e Dilma tem 46%. Na pesquisa espontânea, sem a apresentação dos candidatos, Aécio obteve 45% e Dilma, 39%.

Aécio lidera nos estados do Norte e Centro-Oeste (51 x 37%), no Sudeste (53 x 37%) e no Sul (58 a 35%), mas está atrás nos estados do Nordeste (37 x 53%).

Os entrevistadores do Instituto Paraná Pesquisas quiseram saber se a decisão de voto no segundo turno é definitiva, e 81% responderam afirmativamente, 15% afirmam que ainda podem mudar de ideia e 4% não sabe/não respondeu.

É maior a certeza dos eleitores que declaram a intenção de votar em Aécio Neves: 88%, e 11% dizem que ainda podem mudar o voto. Dos que optam por Dilma, 84% afirmam que a decisão é definitiva, enquanto 15% dizem que podem alterar o voto.

Apesar da liderança na pesquisa, é maior o número de pessoas que acreditam mais na possibilidade de vitória de Dila: 48% contra 40% de Aécio. Não sabem 13 dos entrevistados.

Rejeição de Dilma é maior

A pesquisa também quis saber o índice de rejeição dos candidatos a presidente que vão disputar o segundo turno, e nesse quesito a candidata do T continua imbatível: 41% afirmam que não votariam nela de jeito nenhum. A rejeição ao candidato do PSDB é menor: 32%. Não sabem 8% e 4% rejeitam ambos os candidatos. Aécio vence Dilma em todas as regiões à exceção do Nordeste, e a candidata do PT supera Aécio em rejeição.

O Paraná Pesquisas entrevistou 2.080 eleitores maiores de 16 anos, em 19 estados e 252 municípios entre a segunda (6) e a quarta (8). A consulta foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR 01065/2014.

Murilo Hidalgo, diretor do Instituto Paraná Pesquisas, que divulgou pesquisa para o segundo turno dessas eleições, colocando Aécio Neves com 54% dos votos válidos, contra 46% de Dilma, já está nomeado para integrar o novo governo de Beto Richa. O mesmo Instituto não realizou, segundo o TSE,  nenhuma pesquisa em todo o País durante o primeiro turno da campanha eleitoral.

laminas-Novo-Ka-e-promo3

 

Colisão no acesso da BR 242 ao Jardim das Oliveiras

DSC_0579

Uma patrulha da Cipe Cerrado colidiu com um Fiat Pálio, na entrada da noite, no acesso da BR 242 ao Jardim das Oliveiras, em Luís Eduardo Magalhães. O Pálio, dirigido pelo auxiliar de eletricista José Edevaldo da Silva, tentava atravessar a pista quando foi abalroado pelo carro da PM, tombando sobre o canteiro central depois de sofrer danos de monta. O motorista, nem os militares, sofreram ferimentos.

DSC_0582

Nota de agradecimento de Ondumar Júnior

Venho por meio desta nota,  agradecer a todos os amigos de Luís Eduardo Magalhães, em nome de toda minha família e colaboradores pela expressiva confiança depositada em nós no ultimo dia 05 de outubro.

Estes últimos dias foram um dos melhores e piores dias de minha vida, uma mistura de sentimentos, que somente com a fé em Deus, podemos suportar.
Dia 20/09/2014, nasceu meu primeiro filho, Davi Faria Borges, sendo a maior alegria de toda minha vida, e em seu 05º dia de vida, no dia 25/09/2014, meus pais, Ondumar Ferreira Borges, e Miriam Silva Souza Borges, na companhia do nosso amigo, Pastor Adail Jose dos Santos Martins, sofreram um trágico acidente, vindo a falecer.
Agradeço por nascer em uma família constituída por Deus, baseada em princípios e ideologias, que nos fortaleceram a seguir em frente, com a ajuda de Deus e de todos nossos amigos, unindo nossas forças, para continuar essa jornada, onde tivemos o prazer de terminar uma campanha começada pelo nosso pai, e continuar uma batalha por um futuro melhor, para nossas famílias, e nossos filhos no lugar onde vivemos.
Obrigado a 22.677 pessoas, que acreditaram e confiaram em nos, não apenas pelo voto, mas pela fé, força e carinho, onde foi realizado em apenas três dias, uma campanha justa, ética e moral, obtendo um resultado histórico de 16.684 votos jamais alcançado em Luís Eduardo Magalhaes, os expressivos votos de pessoas que uniram forças, para que nosso município tivesse um representante local, na Assembleia Legislativa da Bahia.

O meu muito obrigado a Luís Eduardo Magalhaes, que Deus abençoe você e toda sua família.
Vamos em frente, a luta continua!

Ondumar Junior

Polícia Federal apreende dinheiro vivo com assessores do Ministro das Cidades

Um assessor do ministro das Cidades, Gilberto Magalhães Ochi, foi encontrado com R$ 4 mil em espécie pela Polícia Federal (PF), quando o jato em que estava pousou no Aeroporto de Brasília. Ele estava com mais dois homens, que estavam com R$ 80 mil e R$ 30 mil cada. O nome de nenhum deles foi divulgado.

O trio foi levado para prestar depoimento na Superintendência da PF na capital federal. Apesar de transportar dinheiro não ser crime, devidos às circunstâncias, o valor foi apreendido e a polícia investigará a origem do recurso. Uma das suspeitas é de que o montante fosse injetado em alguma campanha eleitoral. A aeronave teria decolado de Belo Horizonte. A assessoria do Ministério das Cidades disse desconhecer que algum assessor tenha viajado à cidade. Informações de O Globo.

Afinal, o que há com esse Ministério das Cidades?

Deputado baiano condenado por informações falsas nas contas eleitorais

??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

A decisão, da Primeira Turma do STF, seguiu parecer da Procuradoria Geral da República

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu nesta terça-feira, 7 de outubro, de forma unânime, denúncia contra o deputado federal Paulo Sérgio Paranhos de Magalhães (PSD/BA) no Inquérito 3695. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), nas eleições de 2010, o parlamentar teria inserido informação falsa em documentos da prestação de contas ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.

O crime, previsto no artigo 350 do Código Eleitoral, consistiria na inclusão da empresa Market Indústria e Comércio Ltda como doadora da campanha do então candidato. No entanto, o Ministério Público Federal identificou que teria havido uma operação de compra e venda de material de propaganda.

Paulo Sérgio Paranhos afirmou que houve doação por parte da empresa que prestava serviços durante a campanha, referente a material de propaganda que não possuía a qualidade desejada. Porém, o administrador da Market Indústria e Comércio Ltda negou ter realizado doações e destacou que a quantia de R$ 28 mil referente aos serviços não foi paga pelo deputado.

“Ao informar que recebeu doação de R$ 28.000,00, quando em verdade o que houve foi operação de compra e venda, o denunciado atuou com fins eleitorais, visando conferir legalidade à prestação de contas de sua campanha eleitoral para deputado federal em 2010”, destacou em parecer o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Suspensão do processo – Mesmo com o recebimento da denúncia, será proposta ao parlamentar a suspensão condicional do processo. Para tanto, ele deve doar mensalmente, durante dois anos, 10% de seu vencimento bruto (R$ 2.672,31) à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ceilândia, no Distrito Federal. Além disso, o deputado teria que comparecer bimestralmente, durante dois anos, à secretaria do STF para justificar as atividades.

O Deputado vai poder usar seu estipêndio mensal para pagar a condenação. Ele foi reeleito com 77.045 votos pelos baianos.