Barbeiragem árabe detona avião de US$200 milhões
|
Chega a tripulação árabe da ADAT (Abu Dhabi Aircraft Technologies) para realizar testes preliminares no solo, tais como ligações dos motores, antes da entrega da aeronave à “Etihad Airways”, de Abu Dhabi. A tripulação da ADAT conduz o A340-600 pelo ‘taxi-way’ (taxiando) até à zona de decolagem.
A seguir, elevaram todos os quatro motores para a potência de decolagem, com um avião praticamente vazio. Sem terem lido os manuais de operação, eles não têm idéia do peso exato de um A340-600 vazio, e como é leve.
O alarme de decolagem disparou no cockpit devido a todas as 4 turbinas se encontrarem à potência máxima. Os computadores da aeronave entenderam que estavam tentando decolar, mas as configurações necessárias dos flaps e outros apêndices aerodinâmicos não estavam em suas posições corretas.
Um dos tripulantes da ADAT, “o mais esperto de todos”, decidiu desligar o Sensor de Proximidade do Solo para silenciar o alarme. Este procedimento engana o computador da aeronave, simulando que a aeronave está no ar, ou seja, voando. Os computadores liberaram automaticamente todos os freios e dispararam o avião.
A tripulação da ADAT não fazia a menor idéia de que tudo isto é um sistema de segurança para impedir que os pilotos pousem o avião com os freios ativados.
Nem um único, dos sete homens da tripulação árabe, teve a inteligência de inverter a potência das turbinas de sua potência máxima, e por isso, a aeronave novinha em folha, no valor de 200 MILHÕES de dólares, foi parar em uma barreira de retenção do aeroporto, ficando destruída.
Só me lembrar de não voar nessa companhia…imagine um estrago desse em solo…imagine voando…