Pular para o conteúdo

Sobradinho deve entrar no volume morto em 15 dias

04/10/2017

Área do reservatório está virando um grande deserto de areia e grama rala

O reservatório da hidrelétrica de Sobradinho atingiu ontem uma marca negativa histórica de 4,87% do volume.

O nível do reservatório vem caindo rapidamente, porque estão chegando à barragem apenas 290 m³/segundo e estão sendo liberados 550 m³/s.

No entanto, nos próximos 15 dias a barragem deve atingir o volume morto e a vazão defluente será igual àquela de entrada, reduzindo drasticamente a água a montante do rio, onde mais de uma centena de municípios tiram água do rio para dessedentação humana e animal.

As chuvas volumosas prometidas para os meses de dezembro e janeiro podem amainar a crise hídrica ao longo do rio, aumentando lentamente a vazão do rio.

A grande questão que se apresenta é se o reservatório atingirá mais de 50% da capacidade de reservação, para que não se repita ciclicamente essa crise hídrica.

Autoridades federais propõem que o rio São Francisco abandone a  geração de energia, como prioridade, em Três Marias, Sobradinho, Xingó e Itaparica, para servir como regulador da vazão ao longo do curso.

Pensa-se inclusive na criação de novas barragens no curso do rio e dos afluentes para ampliação dessa capacidade reguladora, além de medidas conservacionistas nas cabeceiras da grande bacia, como barraginhas e murunduns, terraços de base larga que ajudem a infiltrar as chuvas pesadas.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: